24 de novembro de 2009

Diário Digital

Xenofobia desaloja, 3,5 mil estrangeiros na África do Sul. Cerca de 3,5 mil imigrantes, na maioria zimbabuanos, abandonaram as suas casas e refugiaram-se em instalações desportivas e municipais na vila sul-africana De Doorns, no Cabo Ocidental, depois de terem sido atacados pela população local.De acordo com a polícia, a situação desta manhã era calma, embora as autoridades considerem preocupante o número de imigrantes refugiados no campo de futebol da vila e num armazém municipal. Os estrangeiros começaram a abandonar as suas modestas habitações em bairros ilegais, após alguns deles terem sido atacados durante o fim-de-semana por grupos de sul-africanos que os acusaram de lhes «roubarem os empregos nas explorações agrícolas da região».

Escola em programa internacional de luta contra a xenofobia. A Escola EB 2/3 de Milheirós de Poiares, no concelho de Santa Maria da Feira, está a desenvolver com escolas da Bulgária, Polónia, Roménia e Turquia um projecto que, no âmbito do Programa Comenius, é o único no país centrado na luta contra a xenofobia.

Jacques Chirac surpreendido a fazer comentário racista. O ex-presidente francês Jacques Chirac foi surpreendido pelas câmaras de televisão a fazer um comentário ambíguo, de cunho racista, depois de um jovem negro ter pedido para tirar uma fotografia ao seu lado. Os meios de comunicação franceses reproduziram o diálogo e as imagens, que foram exibidas inicialmente na noite de segunda-feira pelo Canal+.

França/Identidade nacional: Socialistas criticam Sarkozy. Os socialistas franceses criticaram domingo a forma como o presidente, Nicolas Sarkozy, lançou o debate sobre a identidade nacional, classificando-a como uma manobra eleitoralista e contra as exigências de regularização dos imigrantes ilegais.

SEF desmantela rede de exploração sexual de mulheres. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve oito pessoas no Alentejo numa operação destinada a desmantelar uma alegada organização criminosa que se dedicava à exploração sexual de mulheres, a maioria estrangeiras e em situação irregular no país.

Paris inaugura controlo em aeroportos por impressão digital. Um dos terminais do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, inaugurou hoje um inovador dispositivo que permite que os passageiros evitem o habitual controlo dos agentes, efectuando-o numa máquina de leitura do passaporte e da impressão digital.

Polémico apresentador Lou Dobbs deixa a CNN. O polémico apresentador de notícias Lou Dobbs - fortemente criticado pelos seus ataques contra a imigração ilegal - abandonou abruptamente o canal CNN na quarta-feira, quando, durante o seu programa, anunciou que este seria o último.

Madrid: Detidos 28 membros de um partido de extrema-direita. A polícia espanhola anunciou ter detido sábado 28 membros de um partido de extrema-direita, que tentavam perturbar a reunião em Madrid de um grupo concorrente, na qual participava o líder do partido de extrema-direita britânica BNP, Nick Griffin.

Nova Vega lança colecção Sefarad esta terça-feira. A Nova Vega vai lançar esta terça-feira, dia 17 de Novembro, na FNAC do Chiado (pelas 16h00), a colecçãoSefarad, dedicada aos estudos judaicos.


23 de novembro de 2009

Correio da Manhã

Reforçar combate ao tráfico humano: Rui Pereira, ministro da Administração Interna, revela ao CM a estratégia de Portugal no ‘Diálogo 5+5’, que luta contra o terrorismo, tráfico de pessoas e imigração ilegal.

Detidos por lenocínio e tráfico de pessoas. A Polícia Judiciária (PJ) de Leiria deteve três mulheres estrangeiras em situação ilegal e ainda um homem, de 50 anos, pela presumível autoria dos crimes de lenocínio e de tráfico de pessoas.

Sete detidos em megaoperação da GNR. O resultado da operação foram sete detidos, dos quais dois por posse de arma proibida, dois por condução sob o efeito do álcool, outros dois por condução sem carta e um por crime de desobediência.

SEF, operação de Viana à Ericeira. Uma megaoperação que contou com 182 inspectores do SEF, 155 agentes da PSP, 228 militares da GNR, 72 elementos da Polícia Marítima, um helicóptero Kamov e uma lancha rápida, que decorreu entre Viana do Castelo e a Ericeira, terminou com 18 estrangeiros em situação ilegal notificados para abandonar o País voluntariamente.

Martim Moniz, megaoperação. As autoridades policiais desenvolveram ontem, ao final da tarde, uma megaoperação no Martim Moniz, Lisboa, fiscalizando pessoas, viaturas e estabelecimentos comerciais. Vários agentes do SEF e da PSP estiveram no local, cujas saídas foram mesmo encerradas. Pelo menos duas pessoas, por falta de documentos, foram detidas.

Jornal de Notícias
Família de brasileiro abatido pela polícia londrina aceita indemnização: A família do brasileiro Charles de Menezes, morto pela polícia em Londres por ter sido confundido com um terrorista, chegou a acordo sobre a indemnização a receber da Scotland Yard.



Diário de Notícias

República Checa: extrema-direita tentou estragar feriado nacional. Cerca de 300 militantes de extrema-direita tentaram hoje perturbar, em Praga, as comemorações do vigésimo aniversário da "Revolução de Veludo", que ditou o fim do regime comunista na Checoslováquia e é actualmente um feriado nacional na República Checa.

Minaretes comparados a mísseis na Suíça. Partido Popular Suíço arranjou assinaturas suficientes e promove, no domingo, dia 29, votação para proibir os minaretes nas mesquitas. Minaretes com aspecto de mísseis invadem a bandeira suíça, com o patrocínio de uma mulher vestida com uma burqa negra. É esta a imagem de um dos cartazes usados pela extrema-direita para convencer os suíços a votarem pela proibição dos minaretes no referendo do próximo domingo, dia 29.

Extrema-direita discute a abertura a não brancos (internacional): Partido Nacionalista Britânico, reunido em conferência, vai alterar estatuto que agora só aceita "indígenas caucasianos" como militantes.

Ciganos formados com dificuldades em ter empregos: As mulheres de etnia cigana integradas no projecto Parque dos Nómadas, em Coimbra, que ao abrigo do programa Equal fizeram formação para arranjar emprego continuam desempregadas. Os homens estão na construção e nas florestas. As crianças continuam a estudar.

Só budismo aprova casamento homossexual: A união civil entre pessoas do mesmo sexo é contestada pelos líderes das principais confissões religiosas em Portugal. Aos católicos juntam-se muçulmanos, judeus, hindus e evangélicos que vêem na união entre homossexuais uma alteração do conceito de família. A excepção são os seguidores do budismo.

Público

Argentina e Brasil são os principais destinos: Imigrantes africanos procuram terra prometida na América Latina. O bairro El Once, em Buenos Aires, uma das zonas mais movimentadas da cidade, onde tradicionalmente se concentrava a comunidade judaica, passou a ter uma nova designação, pelo menos para parte dos seus mais recentes habitantes. "Pequena Dacar.


Imigração: Na Europa está muito difícil. "Sei, por amigos que foram para a Europa, que agora está muito difícil por lá. Por sorte a Argentina é um país de imigrantes." As palavras são de Alioune Ndiouje, 27 anos, um senegalês que ganha a vida como vendedor ambulante nas ruas de Buenos Aires. "Quase todos entramos pelo Brasil, porque é mais fácil conseguir um visto e viajar para São Paulo. Depois, entramos pela fronteira clandestinamente", contou ao jornal colombiano "El Espectador".



10 de novembro de 2009

Diário de Notícias
Casamentos homossexuais. Movimentos juntam-se à igreja e pedem referendo. Bispos criticaram ontem a legalização das uniões 'gay'. A mesma posição têm os grupos cívicos que já lutaram contra o aborto e que agora exigem uma consulta popular. Acto que, diz a Ilga, servirá para atrasar direitos.
Público
Aguiar Branco a favor de união civil entre homossexuais e contra referendo. O líder parlamentar do PSD disse hoje ser a favor de uma união civil registada para os casais de homossexuais, como alternativa ao casamento, e manifestou-se contra a realização de um referendo sobre esta matéria.
.
.
Adopção por casais homossexuais é opção política e não jurídica. Ainda sem ser conhecida a proposta de lei do Governo que reconhecerá o direito ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, os constitucionalistas consideram que qualquer decisão sobre a inclusão ou não neste diploma do direito à adopção é uma decisão política.
.
.
Crescimento da população em Portugal está muito dependente da imigração. O crescimento efectivo da população em Portugal "está muito dependente da imigração" e a pequena subida registada em 2008 face a 2007 relaciona-se com o abrandamento do número de estrangeiros residentes, defendeu hoje o demógrafo Mário Bandeira.

9 de novembro de 2009

TSF
Bispos denunciam campanhas ideológicas contra a família. Os bispos reunidos esta segunda-feira em Braga denunciaram o que consideram ser campanhas ideológicas contra a família, repudiando o casamento entre pessoas do mesmo sexo. D. Jorge Ortiga afirmou que com a entrada em funções de um novo Governo é de esperar uma nova fase de relacionamento com o poder civil.
.
.
Casamento homossexual. PS rejeita referendo, CDS admite que margem de manobra é curta. O PS rejeitou a possibilidade de um referendo sobre o casamento homossexual e diz que a questão «não é para atrasar». Já o CDS defende que a questão ainda não foi suficientemente debatida, embora admita que a margem de manobra para um referendo é muito curta.
Expresso
Bispo do Porto defende referendo ao casamento gay. D. Manuel Clemente diz que o referendo seria uma das formas de promover o debate alargado sobre o casamento gay na sociedade portuguesa.
Sol
GNR patrulha campos de Moura e Serpa para evitar crimes durante apanha da azeitona. A GNR está a patrulhar campos agrícolas dos concelhos de Moura e de Serpa, no Baixo Alentejo, durante a actual campanha de colheita da azeitona, para prevenir furtos, fiscalizar ilícitos e combater a imigração ilegal
Portugal Diário
Gays: PSD quer união civil registada. Dirigentes e deputados do PSD admitem a apresentação no Parlamento de um projecto para criar a figura legal da união civil registada para os casais de homossexuais, como alternativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
.
.
Discriminação segundo orientação sexual «comum» no País. A orientação sexual é o principal factor de discriminação no País. Um inquérito divulgado, esta segunda-feira, em Bruxelas pela Comissão Europeia revela que os portugueses colocam a orientação sexual à frente da origem étnica e da deficiência quando questionados sobre discriminação.
.
.
Alentejo: GNR fiscaliza campos de azeitona. A GNR está a patrulhar campos agrícolas dos concelhos de Moura e de Serpa, no Baixo Alentejo, durante a actual colheita da azeitona, para prevenir furtos, fiscalizar ilícitos e combater a imigração ilegal.
.
.
Muçulmanos suíços abrem portas das mesquitas. Três semanas antes dos suíços decidirem em referendo se pretendem acabar ou não com os minaretes nas mesquitas do país, os muçulmanos helvéticos decidiram abrir as portas dos templos a quem quiser entrar.
Diário Digital
Casamento gay: PS contra referendo, BE defende também adopção. O PS voltou, esta segunda-feira, a rejeitar a possibilidade de um referendo sobre o casamento homossexual antes de avançar com o tema na Assembleia da República, por entender que a questão «não é para atrasar». Já o CDS-PP, um dos defensores da ideia, defende que a questão ainda não foi suficientemente debatida, embora admita que não vai ser fácil fazer vingar a sua posição, face à união de esforços PS-Bloco.
.
.
(Internacional) Macau: Número de imigrantes ilegais subiu mais de 75%. As autoridades de Macau detectaram, até Setembro, 124.607 pessoas em situação de imigração ilegal ou de excesso de permanência na região, o que corresponde a um aumento de quase 77 por cento face a igual período de 2008.
.
.
Apanha da Azeitona: GNR patrulha campos de Moura e Serpa. A GNR está a patrulhar campos agrícolas dos concelhos de Moura e de Serpa, no Baixo Alentejo, durante a actual campanha de colheita da azeitona, para prevenir furtos, fiscalizar ilícitos e combater a imigração ilegal.
Correio da Manhã
Traziam imigrantes mediante extorsão. SEF ataca grupo de LesteO SEF desencadeou quarta-feira, em Torres Vedras e Odemira, uma operação contra suspeitos de imigração ilegal, tráfico de pessoas, extorsão, receptação e falsificação. Trata-se de um “grupo criminoso organizado” que trazia imigrantes de Leste para o mercado de trabalho clandestino, mediante extorsão. Foram apreendidos armas e dinheiro e foi detido um homem.
.
.
Cascais: SEF identifica dez. Uma operação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, em conjunto com outras cinco entidades, ontem, em Alcabideche, Cascais, conduziu à identificação de dez imigrantes, três dos quais ilegais. Duas empresas foram multadas em 2235 e 4470 euros.
.
.
Primeiro Centro de Acolhimento em Portugal irá acolher 14 menores. 100 mil euros para crianças refugiadas O primeiro centro de acolhimento temporário para crianças refugiadas em Portugal, tutelado pelo Conselho Português para os Refugiados, já dispõe de uma verba de 100 mil euros para o início das obras. O montante resultou do quinto projecto de responsabilidade social desenvolvido pela Swatch, em parceria com diversas entidades, entre as quais o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação Luís Figo.
Jornal de Notícias
Mulher usava vagina para esconder tesouro. Peças em ouro foram furtadas, de Leiria a Setúbal, por grupo de nómadas. Na vagina de uma mulher, a PSP encontrou onze jóias em ouro e um relógio Omega Speed Master. Faz parte de um grupo nómada, cujo julgamento está marcado mas pode não realizar-se; o tribunal não encontra os arguidos para os notificar.
.
.
Portugueses queixam-se de discriminação sexual. Os portugueses apontam a orientação sexual como o principal factor de discriminação no país, à frente da origem étnica e da deficiência. Dados de um inquérito hoje divulgado em Bruxelas pela Comissão Europeia. O "Eurobarómetro" de 2009 sobre "Discriminação na União Europeia" revela que 58 por cento dos portugueses consideram "comum" no país a discriminação em função orientação sexual, enquanto, em média, os europeus apontam-na apenas como o quarto tipo mais comum de discriminação.
Diário de Notícias
GNR identifica 14 mulheres em situação ilegal no País. Brasileiras trabalhavam em estabelecimentos de diversão nocturna. Guarda apreendeu material diverso. Catorze mulheres brasileiras foram identificadas no âmbito de uma operação da GNR, que envolveu 50 militares do Destacamento de Felgueiras e do Destacamento de Intervenção do Porto.
.
.
(Internacional) Neonazi é guarda da realeza na Dinamarca. No horário de expediente, Daniel Carlsen é um dos guardas da família real. Quando tira a farda, este jovem de 19 anos é um membro activo do Movimento Nacional-Socialista da Dinamarca - por outras palavras, o partido neonazi.
Público:
Islão na Europa. Os suíços têm medo dos minaretes e não são os únicos na Europa. Uma torre não é só uma torre, quer se erga no cimo de um castelo, de uma mesquita ou de uma igreja. Um minarete não é nem nunca foi só uma torre. Na Europa, tem-se tornado num dos símbolos de tensão entre grupos de não muçulmanos, que vêem os crentes do islão como estranhos à sua cultura e identidade, e comunidades muçulmanas que, cada vez mais integradas e orgulhosas, querem dar visibilidade aos seus templos.
.
.
Casamentos entre homossexuais avançam. A opção por fazer um referendo prévio à aprovação de uma proposta de lei que legalize o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma decisão exclusivamente política e quando o primeiro-ministro ontem afastou esta hipótese no debate do programa do Governo tinha toda a legitimidade. Essa a conclusão que se pode tirar do que dizem os constitucionalistas Ana Mayer Moreira, Jorge Miranda e Tiago Duarte.
.
.
Bispos não querem conflito com Governo na questão do casamento homossexual . Vários bispos católicos, que a partir de hoje reúnem em Fátima para a sua assembleia plenária, relativizam a opção do Governo na defesa do casamento homossexual e a provável aprovação, pelo Parlamento, de legislação sobre o testamento vital - que, de acordo com as críticas dos bispos em Julho, deve evitar abrir as portas à eutanásia.
.
.
Movimentos Acção Católica favoráveis à “aceitação da diversidade”. Os movimentos da Acção Católica defendem “uma abertura permanente à novidade para acolher os novos desafios e as exigências de renovação” e sustentam que um dos grandes desafios é “a aceitação da diversidade”.
.
.
O preconceito contra os imigrantes ainda é lei entre os portugueses. A primeira vez que aconteceu foi na escola. "Preta!" Houve outras vezes, mas para Nádia, de 18 anos, filha de pais cabo-verdianos, nascida no concelho de Cascais, aquela foi a que mais se assemelhou a uma bofetada - catapultou-a para o mundo dos "diferentes". Ela não esqueceu, embora admita que as coisas entretanto melhoraram.

5 de novembro de 2009

Notícia do Público: Brasileiros são três quartos do total. Triplicaram os pedidos dos imigrantes que querem regressar ao país de origem. Aumenta de dia para dia o número de imigrantes brasileiros que querem regressar ao seu país. Este ano, só até final de Outubro, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) recebeu, no escritório de Lisboa, um total de 854 pedidos de retorno ao país de origem - mais do triplo dos que se registavam em 2006. Desses, 653 são de brasileiros.

3 de novembro de 2009

Notícia do Portugal Diário: Ilga quer casamento gay «o mais rápido possível». A Associação Ilga Portugal diz que a inclusão do casamento entre homossexuais no programa do Governo é uma medida importante para ultrapassar a discriminação.
Notícia do Diário Digital: Mais de 300 pessoas identificadas em operação do SEF e GNR. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou que foram identificadas mais de 300 pessoas no distrito de Viseu, na sequência de várias operações de fiscalização, levadas a cabo em colaboração com a GNR. No total foram identificados 125 cidadãos estrangeiros e 226 cidadãos nacionais, tendo sido detidos dois cidadãos estrangeiros, um deles arguido num processo-crime em curso no Tribunal de Santa Comba Dão.
Notícia do Diário Digital: Radicais pedem estudantes boicotem homenagem a Yitzhak Rabin. Radicais de direita entregaram panfletos na entrada de vários colégios de Jerusalém nos quais pedem que os estudantes boicotem os atos de hoje em lembrança do assassinato do primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin, há 14 anos.
Notícia do Diário Digital: Governo vai dar prioridade à modernização dos consulados. O programa do XVIII Governo constitucional aposta na área de imigração na continuidade da modernização dos consulados, no alargamento da rede de ensino fora da Europa e na captação de investimento dos imigrantes para Portugal.
Notícia do Diário Digital: EUA, Obama anuncia fim da proibição entrada de seropositivos. O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou sexta-feira o fim da proibição para os doentes com sida de viajarem para os Estados Unidos, veto que permanecia em vigor desde 1987.
Notícia do Correio da Manhã, Sol: Imigrantes ilegais notificados a abandonar o País. Doze imigrantes ilegais foram na madrugada desta quinta-feira notificados para abandonarem voluntariamente o País, numa operação da PSP, em conjunto com outras autoridades, nas discotecas lisboetas Black Tie e Mussulo.
Notícia do Correio da Manhã, Sol: Líder do BNP “linchado”. O líder do Partido Nacional Britânico (BNP, de extrema-direita) foi quinta-feira arrasado pelos comentadores e pela plateia do programa ‘Question Time’, da BBC, ao ponto de ter vindo ontem queixar-se de ter sido vítima de um "linchamento público".
Notícia do Correio da Manhã: Confrontos em manifestação contra BBC. Quase 500 pessoas protestaram esta quinta-feira em frente aos estúdios da BBC em Londres contra a participação do líder do Partido Nacional Britânico (BNP), ligado à extrema-direita, num debate televisivo.
Notícia do Correio da Manhã: Seminário da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Tráfico humano em debate. Os direitos do homem e do cidadão vão estar em debate num seminário sobre Imigração e Tráfico de Seres Humanos, a realizar no Hotel Júpiter, em Portimão, nos dias 18, 19 e 20 de Novembro.
Notícia do Correio da Manhã: Inglaterra, confrontos violentos. A cidade inglesa de Leeds foi ontem palco de violentos confrontos depois de 900 militantes de uma organização de extrema-direita ter feito uma marcha contra o uso do véu islâmico no país. Ao protesto acorreram 400 activistas anti-racismo que se envolveram em confrontos. A polícia efectuou cinco detenções.
Notícia do DN: Maioria vive na Grande Lisboa. Há 50 mil ciganos em Portugal actualmente e a maioria vive na região da Grande Lisboa, Grande Porto, distrito de Setúbal e no Algarve.
Notícia do DN, Sol: Ciganos portugueses têm mais doenças crónicas. Estudo da União Europeia revela que um quarto dos ciganos no País tem asma e bronquite. A comunidade portuguesa é também aquela em que se começa a fumar e beber mais cedo.
Notícia do JN , Correio da Manhã: Avisos de operações do SEF pagos com sexo. Dois inspectores acusados de dezenas de crimes de corrupção com mulheres de alterne. ois inspectores do SEF vão ser julgados, no Porto, por alegado envolvimento num esquema que passaria pela promessa de avisos sobre operações em bares de alterne a troco de favores sexuais das mulheres.
Notícia do JN, Diário Digital: SEF detectou três situações ilegais em estabelecimentos comerciais. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras fiscalizou três estabelecimentos comerciais na zona de Braga que recorrem a mão-de-obra estrangeira, tendo detectado três situações ilegais, disse hoje à Lusa fonte judicial.
Notícia dos JN, DN, Diário Digital: Ciganos: Asma e Bronquite são as doenças que mais afectam comunidade, estudo. As doenças respiratórias, como a asma e a bronquite, são as que mais afectam a comunidade cigana e estão relacionadas com as más condições de habitabilidade, conclui um estudo elaborado pela Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, hoje apresentado no Porto.
Notícia do DN: (internacional) Racismo leva a prisãointernacionais. Seis jogadores do Bada Bing, da terceira divisão espanhola, foram condenados a seis de prisão por agredir jogadores de uma equipa rival motivados "excitações" racistas .
Notícia do DN: (internacional) Jogador denuncia racismo. Os adeptos do Rangers reagiram de forma violenta à humilhante derrota caseira frente aos romenos do Unirea Urziceni (1-4), na Liga dos Campeões, e não pouparam os jogadores.
Notícia do Público: O porta-voz do grupo de militantes socialistas católicos, Cláudio Anaia, desafiou hoje o primeiro-ministro, José Sócrates, a ter “coragem política” para avançar com um referendo sobre o casamento homossexual.