24 de novembro de 2009
23 de novembro de 2009
Minaretes comparados a mísseis na Suíça. Partido Popular Suíço arranjou assinaturas suficientes e promove, no domingo, dia 29, votação para proibir os minaretes nas mesquitas. Minaretes com aspecto de mísseis invadem a bandeira suíça, com o patrocínio de uma mulher vestida com uma burqa negra. É esta a imagem de um dos cartazes usados pela extrema-direita para convencer os suíços a votarem pela proibição dos minaretes no referendo do próximo domingo, dia 29.
Extrema-direita discute a abertura a não brancos (internacional): Partido Nacionalista Britânico, reunido em conferência, vai alterar estatuto que agora só aceita "indígenas caucasianos" como militantes.
Ciganos formados com dificuldades em ter empregos: As mulheres de etnia cigana integradas no projecto Parque dos Nómadas, em Coimbra, que ao abrigo do programa Equal fizeram formação para arranjar emprego continuam desempregadas. Os homens estão na construção e nas florestas. As crianças continuam a estudar.
Só budismo aprova casamento homossexual: A união civil entre pessoas do mesmo sexo é contestada pelos líderes das principais confissões religiosas em Portugal. Aos católicos juntam-se muçulmanos, judeus, hindus e evangélicos que vêem na união entre homossexuais uma alteração do conceito de família. A excepção são os seguidores do budismo.
Argentina e Brasil são os principais destinos: Imigrantes africanos procuram terra prometida na América Latina. O bairro El Once, em Buenos Aires, uma das zonas mais movimentadas da cidade, onde tradicionalmente se concentrava a comunidade judaica, passou a ter uma nova designação, pelo menos para parte dos seus mais recentes habitantes. "Pequena Dacar.
Imigração: Na Europa está muito difícil. "Sei, por amigos que foram para a Europa, que agora está muito difícil por lá. Por sorte a Argentina é um país de imigrantes." As palavras são de Alioune Ndiouje, 27 anos, um senegalês que ganha a vida como vendedor ambulante nas ruas de Buenos Aires. "Quase todos entramos pelo Brasil, porque é mais fácil conseguir um visto e viajar para São Paulo. Depois, entramos pela fronteira clandestinamente", contou ao jornal colombiano "El Espectador".
10 de novembro de 2009
9 de novembro de 2009
Gays: PSD quer união civil registada. Dirigentes e deputados do PSD admitem a apresentação no Parlamento de um projecto para criar a figura legal da união civil registada para os casais de homossexuais, como alternativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Mulher usava vagina para esconder tesouro. Peças em ouro foram furtadas, de Leiria a Setúbal, por grupo de nómadas. Na vagina de uma mulher, a PSP encontrou onze jóias em ouro e um relógio Omega Speed Master. Faz parte de um grupo nómada, cujo julgamento está marcado mas pode não realizar-se; o tribunal não encontra os arguidos para os notificar.
.