Notícias dos Correio da Manhã, DN, Público, JN, Portugal Diário: Três crianças carbonizadas. Foi uma autêntica tragédia que se abateu na noite de anteontem sobre a comunidade cigana a viver em Avis, Portalegre. Três irmãos – um bebé de dois meses, um menino de três anos e uma menina de seis – morreram carbonizados quando dormiam numa barraca junto ao bairro de casas pré-fabricadas construídas pela autarquia local. Uma outra irmã, de quatro anos, foi salva das chamas por um tio. Sofreu queimaduras graves nos membros superiores e está internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.
30 de abril de 2009
Notícia do Correio da Manhã: Gang aperta mamilo a mulher com alicate. Procuravam anúncios de jornal e telefonavam a marcar festas em grupo com as prostitutas. Sempre sob o pretexto da discrição, conseguiam que estas lhes indicassem as horas menos movimentadas na ‘casa de massagens’ – o cenário perfeito para atacarem. Foi o que fizeram duas vezes em Lisboa, uma em Cascais e outra em Sintra. Sempre em Dezembro do ano passado. O grupo variava entre os três e quatro homens, com facas, estiletes e pistolas, que assaltavam prostitutas e clientes. Chegaram a apertar um mamilo a uma mulher, com um alicate, para esta dizer onde escondia o dinheiro.
29 de abril de 2009
Notícia do DN: Nacionalistas vão celebrar Salazar no dia 2 de Maio. A extrema-direita prepara-se para prestar homenagem à memória de Salazar no dia 2 de Maio. Ontem, nos 120 anos do seu nascimento, houve romaria de populares à campa no Vimieiro e uma missa celebrada em Lisboa.
28 de abril de 2009
Notícia do Portugal Diário: (Internacional) Elefante gay causa polémica na Polónia. Político conservador considera intoleráveis as atitudes do paquiderme. Chama-se Niño, vive no jardim zoológico da cidade polaca de Poznan e, a julgar pelas suas atitudes, é um elefante homossexual. Pelo menos é esta a convicção dos responsáveis pelo zoo. E é precisamente esta tendência do elefante que está a gerar controvérsia. Nas últimas semanas, o Niño passou a ser a moscote dos gays da cidade e o alvo das críticas de políticos mais conservadores.
Notícia do JN: (Internacional) Mensagem de Auschwitz encontrada em garrafa. A mensagem, escrita a lápis e datada de 9 Setembro de 1944, contém a identificação de sete jovens prisioneiros da Polónia e de França. Opérarios que trabalhavam perto do antigo campo de concentração de Auschwitz-Birkenau encontraram uma garrafa no interior do qual estava uma mensagem escrita por prisioneiros, informaram responsáveis do museu citados pela BBC.
Notícia do Correio da Manhã: Dupla ataca prostitutas brasileiras. Dois homens armados causaram o pânico ontem à tarde em Lisboa, quando tentaram assaltar um apartamento conhecido como local de trabalho de prostitutas brasileiras.
Notícia do DN: (Internacional) Luta ao terrorismo junta Sarkozy e Zapatero. Após semanas de boatos, sobre críticas que o líder francês teria feito ao espanhol, os dois assinam hoje um reforço de cooperação policial, para travar o terrorismo, a imigração ilegal e o narcotráfico.
Notícia do JN: (Internacional) Escravidão em Espanha começa hoje a ser julgada. Processo em Logroño envolve dez portugueses, mas dezenas vão ser acusados em Portugal. Dez portugueses começam a ser julgados esta terça-feira em Logroño, acusados de subtmeterem compatriotas a semiescravidão na região de La Rioja. Em breve várias dezenas deverão ser acusados da exploração de três milhares.
27 de abril de 2009
Notícia do Público: (Internacional) New Hampshire vota casamento homossexual. O Senado do estado norte-americano do New Hampshire vai debater quarta-feira um projecto-lei para a legalização do casamento homossexual, cuja eventual aprovação poderá enfrentar obstáculos difíceis.
Notícia do DN: PJ detém suspeitos de roubo e sequestro com "extrema violência". A PJ de Setúbal anunciou hoje a detenção de dois estrangeiros, alegadamente pertencentes a um grupo com "praticas criminosas de cariz extremamente violento", suspeitos de sequestro e roubo qualificado de uma mulher, na sua residência na Cruz de Pau.
Notícia dos Público, JN: PSP impõe número de detenções mínimo por esquadra. Há muitas esquadras no país que têm tabelas com números mínimos de detenções a efectuar até ao final deste ano, noticia o “Jornal de Notícias” na sua edição de hoje. A medida está a gerar mal-estar entre os polícias, que dizem não querer trabalhar para as estatísticas. Contudo, a direcção da PSP diz que o objectivo é prevenir e reduzir os números da criminalidade.
Notícia dos Diário Digital, Correio da Manhã (sexta, 24) Desporto: parlamento aprova diplomas sobre doping e violência. Os regimes jurídicos do combate à violência, racismo, xenofobia e intolerância nos espectáculos desportivos e da luta contra a dopagem foram hoje aprovados na Assembleia da República, sem votos contra na votação final.
Notícia do Correio da Manhã: Perdoar e lamentar são coisas diferentes. Pepe tem uma vantagem moral sobre os adeptos da Juventus. Tem um rosto, um nome, é perfeitamente identificável. Pepe e os adeptos da Juventus foram as ‘bestas’ do futebol europeu no passado fim-de-semana. Pepe, no jogo com o Getafe, por ter pontapeado um adversário que estava no chão e por ter esmurrado um adversário que estava de frente. A turba anónima dos adeptos da Juventus por ter entoado cânticos racistas sempre que tocava na bola o jovem Balotelli, jogador do Inter, filho de ganeses.
Notícia do Correio da Manhã: Tranca namorada e bate nos polícias. Os dois polícias foram chamados para uma situação de violência doméstica e acabaram agredidos por um homem em fúria. Um dos agentes foi mordido na mão e o outro sofreu lesões graves no ombro, devendo ficar de baixa médica cerca de um mês.
Notícia do Público: (Internacional) Arábia Saudita: Governo vai fechar ginásios exclusivos para mulheres. Muitos clubes desportivos só para mulheres na Arábia Saudita estão em risco de fechar devido a uma acção do Governo contra estes ginásios, que não detêm a devida licença para funcionar. Apenas os clubes ligados a hospitais ou clínicas sob supervisão do Estado vão poder continuar a operar, avançava o jornal anglófono saudita "Arab News".
Notícia do Público (Sábado, 24): Denúncia feita à SOS Racismo, CP abre inquérito sobre alegado caso de racismo. A CP vai abrir inquérito sobre um caso denunciado à SOS Racismo em que um grupo entre cinco e seis romenos, de etnia cigana, foi obrigado a sair de um comboio da empresa que fazia o percurso Pocinho-Porto.
24 de abril de 2009
Notícia do Diário Digital: (Internacional) Espanha desmantela rede de exploração de brasileiras. A Polícia espanhola deteve 17 pessoas, entre elas um ex-director de um banco, supostamente envolvidas num esquema de lavagem de dinheiro vinculada à exploração sexual de mulheres de origem brasileira e russa.
Notícia do Correio da Manhã: SEF e Serviços Prisionais assinam protocolo. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) assinam, esta quinta-feira, um protocolo para aprofundar e melhorar a comunicação entre as duas entidades e criar uma rede de contactos, “tanto a nível central como descentralizado”.
23 de abril de 2009
Notícia do Diário Digital: (Internacional) Estudo aponta para disseminação racismo e xenofobia Europa. Racismo e xenofobia estão mais presentes na Europa do que os registos oficiais apontam, indica um estudo da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (UE) divulgado em Bruxelas.
Notícia do Público: SOS Racismo denuncia discriminação de cidadãos romenos pela CP em Marco de Canavezes. O núcleo do Porto da associação SOS Racismo diz ter recebido ontem a denúncia de que cinco a seis indivíduos romenos, supostamente de etnia cigana, terão sido impedidos de viajar num comboio da CP-Comboios de Portugal que fazia o percurso Pocinho-Porto.
Notícia do Portugal Diário: (Internacional) Declaração sobre racismo é «passo em frente». O ex-Presidente português Jorge Sampaio classificou a declaração sobre racismo da conferência Durban II como um «passo em frente». O actual Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações diz que o documento vai ajudar a «melhor definir questões pendentes», mas lamentou a saída de vários países ocidentais da reunião.
Notícia do Diário Digital: (Internacional) Parlamento Europeu quer imigrantes a votar nas autárquicas. O Parlamento Europeu defendeu hoje o direito de voto dos imigrantes em eleições locais, ao aprovar um documento que apoia medidas que reforcem a presença dos imigrantes na vida cívica e política da sociedade de acolhimento.
Notícia dos Correio da Manhã, Diário Digital: (Internacional) “Não foi racismo”, José Mourinho desvalorizou ontem os cânticos entoados pelos adeptos da Juventus contra Mar io Balotelli, no último Juventus-Inter."Não foi racismo. Creio que se tratou de uma forma ignorante de mostrar desagrado por um jogador adversário que tinha marcado um golo. Aquilo já aconteceu em muitos estádios e até no nosso", disse o técnico português do Inter de Milão.
Notícia do DN: Imigrantes denunciam racismo para arranjar casa. Os imigrantes dizem ter dificuldades em comprar ou alugar casa, o que se deve sobretudo à impossibilidade de acederem ao crédito. Os ciganos são os que se sentem mais discriminados no acesso à habitação, mas também é verdade que é o grupo étnico que mais se queixa de discriminação em Portugal. Isto, segundo um estudo da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA), que hoje será apresentado na Gulbenkian.
Notícia dos JN, DN: SEF/Porto deteve alegado burlão de 250 imigrantes ilegais. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do Porto deteve hoje um homem, membro de uma associação religiosa, que alegadamente terá burlado 250 imigrantes ilegais com falsas promessas de obtenção de autorizações de residência em Portugal.
Notícia dos JN, DN: (Internacional) Sevilha/Racismo: Luta contra discriminação é "tarefa para uma geração" - Jorge Sampaio. A luta contra formas de discriminação, xenofobia e intolerância, que ainda existem na Europa, é de "enorme complexidade" e, "no mínimo, tarefa para uma geração", disse o ex-Presidente da República de Portugal na abertura oficial de uma iniciativa sobre diálogo intercultural e racismo, hoje à tarde em Sevilha, Espanha.
22 de abril de 2009
Notícia do Diário Digital: Jornalistas discutem intolerância e discriminação na UE. A intolerância e discriminação que continuam a existir numa Europa cada vez mais multicultural e o papel que os media podem desenvolver a favor da diversidade e na luta contra o racismo juntam quarta-feira jornalistas europeus em Sevilha.
Notícia do Diário Digital: Comunidades muçulmanas em debate no Museu do Oriente dia 24. O Museu do Oriente vai acolher dia 24 de Abril, às 18:00 horas, o debate «Uma Oração à Sexta-feira», que vai abordar «a questão do Islão». A acção decorre no âmbito do ciclo de palestras «Diálogos e Viagens – Comunidades asiáticas em Portugal».
21 de abril de 2009
Notícia do Correio da Manhã: (Internacional) Racismo dá castigo à Juventus. A Juventus foi ontem punida com um jogo à porta fechada, na sequência dos cânticos racistas dos seus adeptos a Mário Balotelli, avançado do Inter de Milão, no embate de sábado em Turim (1-1).
Notícia do Correio da Manhã: Gang à solta tenta abater polícias. Faziam a limpeza à Pastelaria Pão d’Anta, já com a porta fechada após mais um dia de trabalho, quando ouviram as três caçadeiras a bater no vidro. Um gang invadiu o café no bairro da Anta, em Agualva, Sintra, e mal uma das vítimas se identificou como polícia não perderam tempo a disparar. O agente da PSP sobreviveu e reagiu a tiro, ferindo há mais de uma semana um dos assaltantes que, apurou o CM, pertence ao grupo que no sábado passado voltou a atirar sobre a polícia, em Oeiras.
Notícia do Público: (Internacional) Ahmadinejad omitiu palavras que punham em causa Holocausto. O Presidente iraniano criou escândalo quando ontem acusou Israel de ser o “mais cruel regime racista”, mas segundo as Nações Unidas, que organizam a conferência sobre o racismo, Mahmoud Ahmadinejad omitiu uma referência em que punha em causa o Holocausto.
Notícia dos Público, JN, DN, Diário Digital: (Internacional) Aprovada declaração final da conferência sobre o racismo. Foi esta tarde aprovada, por consenso, a declaração final da conferência sobre o racismo, que se prolonga até sexta-feira, numa iniciativa destinada a salvar do fracasso a reunião das Nações Unidas, abalada ontem por um polémico discurso do Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.
Notícia do Público: (Internacional) França vai enviar embaixador a cimeira do racismo, mas avisa Ahmadinejad. A França irá enviar um embaixador à cimeira Durban II da ONU sobre o racismo mas o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, já avisou que o representante francês sairá da sala caso o Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, faça “acusações anti-semitas”.
Notícia dos Público, JN, DN: (Internacional) Presidente iraniano classifica Israel como "o mais racista" de todos os Governos. Dezenas de delegados ocidentais à conferência sobre o racismo das Nações Unidas, a decorrer em Genebra, abandonaram esta tarde o plenário durante o discurso do Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que voltou a acusar Israel de ser “o mais racista” de todos os governos.
20 de abril de 2009
Notícia da TSF: SOS Racismo lamenta discriminação fora dos tribunais. O Movimento SOS Racismo lamenta que poucos sejam os casos de discriminação racial que chegam aos tribunais. Facto que, na opinião do responsável pelo movimento, contribuiu para o crescimento da extrema-direita.
Notícia do Diário Digital: (Internacional) A II Conferência das Nações Unidas sobre o Racismo começa hoje em Genebra, na Suíça, com a ausência de vários países que apontam o seu carácter anti-semita. A conferência, para a qual os Estados Unidos, Itália, Austrália, Alemanha, Holanda, Nova Zelândia, Canadá e Israel anunciaram que não iriam participar, decorre até sexta-feira.
Notícia do Correio da Manhã: Portugueses escravizam compatriotas. Dez portugueses, cinco homens e cinco mulheres, estão a ser julgados em La Rioja, Espanha, por maltratarem e manterem em cativeiro vários compatriotas. O grupo dedicava-se a recrutar trabalhadores em Portugal, oferecendo-lhes alojamento, mas depois obrigava-os a subsistir em quartos sem as mínimas condições de alimentação e higiene.
Notícia do DN: O perigoso caso dos ciganos portugueses. O caso da menina cigana resgatada de um rapto para um casamento à força veio pôr a nu uma realidade que deve envergonhar qualquer país civilizado, um Estado de direito onde se respeitam os direitos humanos. Parece de mais?
Notícia do DN: Ex-director da PJ atribui crime às leis penais e à imigração. Num seminário, organizado pela revista "Segurança e Defesa", onde altas figuras da segurança interna discutiram a criminalidade, foi um antigo Director Nacional da Polícia Judiciária, Marques Vidal, o único a aquecer o debate que decorria morno.
Notícia do DN: (Internacional) Papa pede trabalho conjunto para acabar com racismo e discriminação. Bento XVI formulou hoje “votos sinceros de que os delegados na Conferência de Genebra (contra o racismo) trabalhem em conjunto, num espírito de diálogo e de escuta recíproca, para o fim de todas as formas de racismo e de discriminação”.
Notícia do DN: (Interncaional) Racismo, II Conferência das Nações Unidas começa hoje com boicote de vários países. A II Conferência das Nações Unidas sobre o Racismo começa hoje em Genebra, na Suíça, com a ausência de vários países que apontam o seu carácter anti-semita.
Notícia do JN: (Internacional) EUA: Segurança interna alertou contra possível ressurgimento da extrema-direita. O ministério norte-americano de Segurança Interna (DHS) alertou contra uma possível renovação das actividades da extrema-direita nos Estados Unidos, segundo um relatório confidencial publicado a 07 de Abril, ao qual vários meios de comunicação social tiveram acesso.
Notícia dos JN, DN: (Internacional) Racismo: EUA ausentes da Conferência da ONU. Os Estados Unidos "não vão participar" na Conferência da ONU sobre o racismo que começará segunda-feira à Genebra, porque a declaração final contém passagens que "não podem ser aceites", anunciou sábado o departamento de Estado norte-americano.
Notícia do JN: (Internacional) Racismo: Durban II com acordo sobre o projecto de Declaração final. Os diplomatas que preparam a Conferência de Durban II sobre o racismo, que arranca segunda-feira em Genebra, concordaram hoje num projecto de Declaração final, que vai agora ser submetido às respectivas capitais.
8 de abril de 2009
Notícia da TSF: Amnistia Internacional apela a resposta rápida do Governo a detidos de Guantanamo. A secção portuguesa da Amnistia Internacional vai apelar a que o Governo português responda com urgência ao desejo de alguns detidos na prisão de Guantanamo de vir para Portugal.
Notícia do Diário Digital: (Ontem) Municípios vão ter mediadores para comunidades ciganas. As câmaras municipais vão ter mediadores junto das comunidades ciganas, no âmbito de um projecto-piloto que contempla 10 candidatos, «preferencialmente ciganos», anunciou hoje o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI).
Notícia do Diário Digital: Portugal apoia Moçambique em formação na área policial. Portugal vai apoiar este ano com 1,4 milhões de euros a formação de moçambicanos na área da polícia, bombeiros e controlo de fronteiras, segundo um protocolo hoje assinado entre os dois países.
Notícia dos JN, DN: (Ontem) Dia dos Ciganos: Comunidade ainda é alvo de racismo, segregação e apartheid. Racismo, clandestinidade, segregação e "apartheid escolar" são problemas que afectam a comunidade cigana, 500 anos depois de lhe ser reconhecida a cidadania portuguesa, alertam antropólogos e representantes da comunidade no Dia Internacional dos Ciganos, que se comemora quarta-feira.
7 de abril de 2009
Notícia do Diário Digital: (Internacional) Há racismo «latente» no mundo da moda, diz Naomi Campbell. Naomi Campbell afirma que existe «um racismo latente» no mundo da moda, já que «as modelos das grandes campanhas são sempre louras», de acordo com uma entrevista que deu à revista alemã Glamour. «No passado, as modelos negras tinham mais possibilidades, mas agora a tendência em relação às mulheres louras é de novo extrema», sublinha, adiantando que, «nas páginas das revistas e nas passarelas predominam, sobretudo, modelos louras com olhos azuis».
Notícia dos JN, Correio da Manhã e Diário Digital: Pediram chinelos e tentaram raptar bebé. Um casal de brasileiros a residir no Porto há cinco anos viveu, esta segunda-feira, um dos dias mais dramáticos das sus vidas. Duas mulheres romenas tocaram à porta, forçaram a entrada e tentaram raptar o filho de sete meses.
Notícia dos Público, DN: (Internacional) PJ e SEF investigam suspeitas de que Portugal receba crianças traficadas do Iraque. A Polícia Judiciária (PJ) e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) estão a investigar suspeitas de que Portugal esteja a receber crianças traficadas do Iraque, sendo um dos países europeus na rota de uma rede de tráfico de seres humanos denunciada pelas autoridades de Bagdad, avança hoje o “Diário de Notícias”.
Notícia dos Público, JN: (Internacional) Pfizer vai pagar quase 55 milhões de euros por morte de crianças na Nigéria. A farmacêutica americana Pfizer vai pagar quase 55 milhões de euros em indemnizações pela morte de 11 crianças que teria usado como cobaias para experimentar um novo medicamento, noticiou a BBC.A verba foi acordada após a farmacêutica ter chegado a acordo com o estado nigeriano de Kano, que responsabilizou a Pfizer pela morte das crianças, mas esta batalha legal ainda não chegou ao fim e ainda decorrem negociações.
6 de abril de 2009
Notícia do Correio da Manhã: Emigração: 31 milhões em todo o Mundo. O total de portugueses e luso-descendentes no Mundo, até à terceira geração, é superior a 31 milhões. A conclusão é do estudo ‘Emigração: A diáspora dos portugueses’, realizado pelo empresário Adriano Albino, de 78 anos, que fez um levantamento dos portugueses que emigraram entre 1951 e 1965, através de entrevistas e recolha de dados.
5 de abril de 2009
Notícia do Portugal Diário: Portugueses adoptaram 53 crianças estrangeiras. Em seis anos, 53 crianças estrangeiras foram adoptadas por portugueses e outras 35 crianças portuguesas foram adoptadas por estrangeiros, segundo dados da Segurança Social, informou a Lusa.
Notícia dos Diário Digital, Correio da Manhã e Portugal Diário: Portugal tem 31,2 milhões de cidadãos espalhados pelo mundo. O total de portugueses e luso-descendentes até à terceira geração soma cerca de 31,19 milhões no estrangeiro e Portugal teria actualmente mais de 40 milhões de habitantes, não fosse a emigração, segundo um estudo, escreve a Lusa.
Notícia do Correio da Manhã: (Internacional) Recepcionista ajudou polícia. Uma das duas recepcionistas do centro de acolhimento de imigrantes de Binghamton, em Nova Iorque, onde um homem armado matou 13 pessoas na passada sexta-feira, foi elogiada pela polícia como uma autêntica heroína. A mulher, que fingiu estar morta, conseguiu esconder-se debaixo de uma secretária e ligar para as autoridades, descrevendo minuto a minuto todos os passos do atirador.
Notícia do Público: (Internacional) Polícia italiana descobre 24 crianças afegãs a viver nos esgotos de Roma. A polícia italiana encontrou mais de cem imigrantes a viver no sistema de esgotos por baixo das estações de comboio de Roma, noticiou ontem o jornal italiano “La Repubblica”. Entre os imigrantes contam-se 24 crianças afegãs com idades entre os dez e os 15 anos.
Notícia dos Público, JN: (Internacional) Papa Bento XVI pede acção urgente contra tráfico de migrantes. O Papa Bento XVI pediu hoje uma acção urgente dos países da União Europeia e de África para terminar o tráfico de migrantes, considerando que a crise económica levou mais pessoas a empreenderem a viagem rumo à Europa.
4 de abril de 2009
Notícia do Diário Digital: (Internacional) Brasil: Muros para conter favelas vistos como «apartheid». A construção de 11 quilómetros de paredes de betão em pelo menos 10 favelas no Rio de Janeiro, para conter o avanço sobre as áreas verdes, está a gerar polémica entre cariocas e movimentos sociais que temem uma política de apartheid. «Fazemos a leitura de uma política de segregação do ponto de vista dos Direitos Humanos que segue a lógica da limpeza social e de uma política higienista», diz à Lusa Sandra Carvalho, directora executiva da organização não-governamental Justiça Global.
Notícia dos Público, JN, DN, Correio da Manhã, Diário Digital e Portugal Diário: (Internacional) Líder dos taliban paquistaneses reivindica tiroteio de ontem em centro de imigrantes nos EUA. Baituallah Mehsud, o líder dos taliban paquistaneses reivindicou hoje a responsabilidade do movimento pelo tiroteio de ontem na Associação Cívica Americana um centro de acolhimento de imigrantes e refugiados em Binghamton, a 300 quilómetros de Nova Iorque, que fez 13 mortos.
3 de abril de 2009
Notícia dos Público, JN, DN: (Internacional) Governador confirma 12 ou 13 mortos em tiroteio numa associação cívica do Estado de Nova Iorque. O governador do estado de Nova Iorque, David Paterson, acaba de confirmar que doze ou treze pessoas terão perdido a vida num “traumatizante ataque” na Associação Cívica Americana de Binghamton, uma localidade de cerca de 50 mil habitantes a 300 quilómetros da cidade de Nova Iorque.
Notícia do Público: Casamento homossexual foi legalizado no Iowa. O Supremo Tribunal do Iowa declarou inconstitucional uma lei estadual que proibia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A partir de hoje, o Iowa é o terceiro estado norte-americano a permitir o casamento homossexual, seguindo o exemplo do Massachusetts e do Conneticut.
Notícia do Diário Digital: Casas de Moçambique e Guiné assinam protocolo. A Casa de Moçambique e a Casa da Guiné comprometeram-se hoje em Lisboa a desenvolver em conjunto acções de solidariedade e integração social, na abertura de um fórum dedicado à suposta correlação entre imigração e criminalidade.
2 de abril de 2009
Notícia dos Correio da Manhã, Diário Digital e Portugal Diário: (Internacional) Moldava suspeita de traficar criança. Uma mulher de nacionalidade moldava foi detida quando alegadamente tentava transportar ilegalmente uma criança da Moldávia para Portugal.
Notícia dos Correio da Manhã e Diário Digital: (Interncaional) Croácia: Detidos 40 por tráfico humano. A polícia croata deteve cerca de 40 pessoas, esta quarta-feira, numa grande operação de combate à imigração ilegal na União Europeia (UE). Foram ainda apreendidas armas e droga. Os suspeitos são, alegadamente, membros de redes de tráfico de seres humanos, detidos em diferentes zonas do país, como Zagreb, segundo fontes policiais.
Notícia dos Correio da Manhã, DN, Diário Digital e da TSF: (Internacional) Amnistia acusa França de violação de direitos. A Amnistia Internacional (AI) acusou esta quinta-feira a suposta impunidade dos membros de forças de segurança na França, que denuncia serem graves violações aos direitos humanos. Assim, pede às autoridades francesas que criem um “órgão independente de inquérito”.
Notícia do JN: "A última das coutadas dos hetero". Críticas às "minorias activas que intoxicam sociedades", por parte de Nuno da Câmara Pereira, e uma "machadada na coutada dos heterossexuais", segundo António Serzedelo. Mantém-se o divórcio sobre casamento entre homossexuais.
Notícia do Público: (Internacional) Mau tempo e pânico causaram as mortes de imigrantes no naufrágio ao largo da Líbia. As buscas para recuperar os sobreviventes do naufrágio de domingo ao largo da Líbia de um barco transportando 257 clandestinos terão terminado, indicou o chefe da missão na Líbia da Organização Internacional para as Migrações (OIM) Laurence Hart. Ao mesmo tempo, reconheceu serem quase nulas as hipóteses de encontrar sobreviventes.
Notícia dos Público e Portugal Diário: Associações de imigrantes entregam hoje a José Sócrates reivindicações. A comissão que representa as associações de imigrantes que se manifestaram no dia 15 de Março, em Lisboa, é recebida hoje pelo gabinete do primeiro-ministro, em São Bento, onde vai entregar uma resolução com várias reivindicações.
1 de abril de 2009
Notícia do Correio da Manhã: PSP acusado de homicídio por negligência. O agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) que baleou mortalmente um jovem no Bairro da Lage (Amadora), em Janeiro, foi acusado pelo Ministério Público pelo crime de homicídio por negligência.
SOS Racismo: agita-te pelos direitos humanos
Este Projecto insere-se no sector prioritário "Participação social e cívica das pessoas jovens na comunidade". Projecto financiado pela Comissão para a Igualdade e Género através do EE Grant. Visa sobretudo a capacitação (utilizando metodologias e técnicas de educação não formal) e incentivo dos jovens para uma maior sensibilização em áreas que consideramos fulcrais para o seu desenvolvimento. Áreas que abrangem a temática dos direitos humanos, a promoção de atitudes de não discriminação, de igualdade e de desenvolvimento sustentável.
Consideramos crucial o trabalho em equipa com os alunos, professores, Associações e outras entidades para o sucesso e continuidade deste Projecto.
Pretende-se que no final do projecto, estejam criadas as condições que permitam a sustentabilidade dos resultados alcançados durante o projecto, designadamente através da criação de grupos de jovens, nas escolas e nos bairros.
Escolas parceiras:
Escola EB 2,3 Telheiras nº 2
(aqui gostaríamos de destacar este blogue de um Projecto da Esc de Telheiras “Vencer a Conviver - http://venceraconviver.blogspot.com/)
(aqui gostaríamos de destacar este blogue de um Projecto da Esc de Telheiras “Vencer a Conviver - http://venceraconviver.blogspot.com/)
Escola EB 2,3 Bairro Padre Cruz
Notícia dos Diário Digital e Portugal Diário: OIM: 90 estrangeiros quiseram regressar a países de origem. Cerca de 90 estrangeiros em Portugal contactaram a Organização Internacional das Migrações (OIM) desde o início do ano para beneficiarem do programa de retorno aos países de origem, um número «três vezes» superior à média mensal do ano passado.
Notícia do Diário Digital: (Internacional) Imigração: Espanha denuncia fronteiras «estendidas» a África. As fronteiras europeias estão a ser «estendidas», com a criação de «países fronteiras» no Norte de África, pressionados a serem os polícias da Europa em matéria de imigração, a troca de ajudas ao desenvolvimento. A denúncia é feita por várias organizações não-governamentais em Espanha, que criticam as políticas europeias e especificamente as espanholas, que consideram violar Direitos Humanos e põem em risco situações genuínas de asilo.
Notícia do Correio do Manhã: (Internacional) Associação neo-nazi alemã ilegalizada. O Ministério do Interior alemão anunciou esta terça-feira a ilegalização de uma organização de extrema-direita, a Heimattreue Deutsche Jugend (Associação de Juventude fiel à pátria), com afinidades neo-nazis.
Notícia dos DN , Correio da Manhã e Diário Digital: Desemprego aumentou quase 50 % entre imigrantes. O número de imigrantes desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou quase 50 por cento num ano e nos dois primeiros meses de 2009 a subida foi 27 por cento, revelam dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Notícia do JN: (Internacional) Emigração desesperada de africanos para a Europa faz três naufrágios. Barcos sobrelotados saíram da Líbia rumo a Itália. Há mais de 300 afogados.Nigerianos, argelinos, marroquinos, tunisinos, curdos, palestinianos, somalis: mais de 300 africanos morreram afogados desde sábado, ao largo da Líbia. A aflição da pobreza empurra-os para o mar, a sonhar com a Europa.
Notícia do Público: (Internacional) Activista russo dos direitos humanos brutalmente espancado. Um dos mais reputados activistas russos dos direitos humanos foi violentamente espancado na noite de ontem, perto de casa, no centro de Moscovo, num ataque que colegas e amigos de Lev Ponomarev, citados pelos media russos, relacionam directamente com a sua actividade. Encontra-se hospitalizado em estado grave.
Subscrever:
Mensagens (Atom)