30 de novembro de 2006
Notícia do Jornal de Notícias: Dois homens portugueses e uma mulher estrangeira foram detidos anteontem por elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), por supostamente obrigarem mulheres que se encontravam em situação ilegal no nosso país a prostituírem-se para pagar documentos que permitiam a sua legalização.
Notícia do Público e Portugal Diário: Dez por cento dos cerca de 40 mil imigrantes ilegais com processos pendentes conseguiu regularizar a sua situação desde Setembro, revelou ontem o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).Trata-se dos imigrantes que em 2004 tinham feito o registo prévio nos CTT e que, por razões burocráticas, tinham os processos pendentes.Em Agosto, o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, assinou um despacho para facilitar a legalização destas pessoas.De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, cerca de 3700 cidadãos estrangeiros regularizaram a situação em três meses e mais de mil ilegais já foram contactados para comparecerem no SEF nas próximas semanas.
29 de novembro de 2006
Notícia do Diário de Notícias (Internacional): "Parece-me que houve um uso excessivo de força. É para mim inaceitável ou inexplicável como é que foram disparados 50 tiros." As palavras de Michael R. Bloomberg, mayor de Nova Iorque, ditas esta segunda-feira, só vieram dar razão àqueles que criticaram o modo como a polícia interveio numa briga à porta de um bar, em Queens, na noite de sábado. Um morto e dois feridos, um deles em estado muito grave (foi atingido 11 vezes) foi o resultado da intervenção policial.
Notícia do Público: Pouco mais de meia centena de casos de discriminação totaliza as práticas ou crimes racistas registados pelas autoridades portuguesas entre 2004 e 2005, segundo os dados oficiais que constam no relatório anual do Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia (EUMC, na sigla inglesa). A escassez de informação prestada pelos Estados-membros sobre os incidentes racistas é uma das principais críticas da agência europeia relativamente ao período 2004/2005: a polícia portuguesa registou quatro casos e a Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial tratou de outros 48 processos. Portugal é, por isso, apontado como um dos nove países com mecanismos "limitados" de recolha de dados judiciais sobre a criminalidade e violência racista, a par da Bélgica, Holanda, Estónia e Hungria, entre outros, segundo o relatório divulgado ontem.
28 de novembro de 2006
Notícia do Diário Digital (Internacional): Os ciganos da povoação romena de Glod, onde foram filmadas várias sequências do filme «Borat», amaldiçoaram o comediante britânico Sacha Baron Cohen por terem aparecido na longa-metragem como um grupo de pessoas primitivas, bêbadas e violadoras. Dois dos habitantes de Glod, que aparecem no filme como criminosos, entraram com uma acção judicial contra a produtora, exigindo uma indemnização de quase 40 milhões de dólares (30 milhões de euros). Os ciganos romenos declararam que não tinham contrato com a produtora e que foram enganados, já que foram informados de que se tratava de um documentário para sensibilizar as autoridades sobre a miséria em que vivem.
Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): Uma multidão saiu às ruas de Nova Iorque para pedir justiça depois do incidente em que a Polícia matou um homem negro desarmado. Sean Bell, de 23 anos, foi morto no sábado ao sair de uma casa nocturna onde festejava a despedida de solteiro.Os manifestantes pediram a demissão do chefe da Polícia de Nova Iorque, Raymond Kelly, tendo o reverendo negro Al Sharpton dito que "não se pode permitir que isso continue a acontecer".A Polícia disparou cerca de 50 tiros contra o carro onde estavam Bell e outros dois amigos. Um deles, Joseph Guzman, foi atingido por 11 balas e e está em estado crítico.
Notícia do Diário de Notícias: José Magalhães, secretário de Estado da Administração Interna, prometeu regularizar todos os brasileiros inscritos ao abrigo do Artigo 71, dispositivo criado para legalizar os imigrantes que entraram em Portugal antes de 2003. A promessa implica a legalização de outros estrangeiros, já que se inscreveram 53 198 no pré--registo dos CTT e apenas 13 mil conseguiram legalizar-se.
27 de novembro de 2006
Notícia do Diário Digital (Internacional): O secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães, chefia uma delegação de mais de dez especialistas portugueses que participam em Brasília, de segunda a quarta-feira, no I seminário luso-brasileiro sobre tráfico de pessoas e imigração ilegal. A delegação é integrada também pelo director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Palos. De acordo com uma comissão parlamentar que investigou no ano passado a emigração ilegal do Brasil, há cerca de 150 mil brasileiras que estão prostituir-se na Europa, mais da metade na Península Ibérica, devido à facilidade dos idiomas.
26 de novembro de 2006
Notícia do Jornal de Notícias: A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) vai mobilizar esforços no combate à pobreza, em particular em África. Esta foi uma das decisões tomadas durante a XXII Assembleia geral daquele organismo, que decorreu em Guimarães. A UCCLA quer reforçar o combate à pobreza, indo além dos apoios pontuais que tem prestado, ciente, contudo, dos obstáculos, muitos deles relacionados com a burocracia. "Vamos ensinar a pescar e não oferecer a cana de pesca", referiu o secretário-geral Francisco Lopo de Carvalho.
Notícia do Jornal de Notícias: O combate à imigração ilegal deu um passo decisivo na XXII Cimeira Luso-Espanhola que ontem terminou em Badajoz. "Vão ser colocados agentes do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) no aeroporto de Barajas, em Madrid, e agentes espanhóis na Portela para controlar os fluxos migratórios oriundos da América Latina", disse ao JN, o ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, após o fecho da cimeira.
24 de novembro de 2006
Notícia do Jornal de Notícias: Presidência portuguesa da União Europeia, imigração, energia, ciência e infra-estruturas transfronteiriças. São estes os temas em destaque na XXII Cimeira Ibérica, que arranca hoje ao fim da tarde e termina amanhã em Badajoz. O anúncio da construção de uma ponte sobre o Tâmega e a antecipação da fusão das duas bolsas ibéricas de electricidade vão ser duas das notas mais importantes, numa cimeira na qual, ao contrário das anteriores, a alta velocidade (AV) ferroviária não vai estar no topo da agenda.
Notícia do Público: O líder da comunidade chinesa em Portugal disse ontem ter obtido garantias de que a segurança dos 600 chineses que vivem e trabalham na Varziela, Vila do Conde, vai ser assegurada através de uma esquadra policial móvel. Y Ping Show afirmou à agência Lusa que a instalação de uma esquadra móvel da GNR na Varziela foi equacionada na sequência de uma reunião entre o embaixador chinês, Gao Kexiang, e a governadora civil do Porto, Isabel Oneto.
Notícia do Correio da Manhã: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) assinou ontem um protocolo com a Associaçãos dos Hotéis de Portugal, que põe um ponto final no controlo de estrangeiros em formulários de papel. Os boletins de alojamento dos turistas estrangeiros, antes enviados ao SEF por fax ou via e-mail, passam agora a ser processados exclusivamente em formato digital, permitindo um acesso mais rápido à informação e custos mais baixos, através do portal do SEF na internet. Uma das versatilidades deste sistema é poder ser simultaneamente usado por unidades hoteleiras com grandes recursos informáticos ou sistemas informáticos reduzidos.
Notícia do Jornal de Notícias: Ocomissário europeu para o Apoio ao Desenvolvimento, Louis Michel, propôs ontem uma verba de 40 milhões de euros para apoio à gestão do fluxo de migrantes africanos para a Europa.O comissário belga - que falava na reunião de ministros da União Africana (UA) e da União Europeia (UE) que decorreu desde terça-feira, em Trípoli, na Líbia -, sublinhou que o fluxo de migrantes é um fenómeno natural.
22 de novembro de 2006
Notícia do Diário Digital: As operações do Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol permitiram, nos últimos seis meses, desarticular 15 redes de imigração ilegal no continente africano e interceptar mais de 150 embarcações, anunciou hoje o ministro da Defesa.
Em declarações aos jornalistas, António Alonso explicou que a detecção e neutralização das redes e das embarcações foi possível devido à colaboração com vários países de origem e de passagem de imigrantes.
Em declarações aos jornalistas, António Alonso explicou que a detecção e neutralização das redes e das embarcações foi possível devido à colaboração com vários países de origem e de passagem de imigrantes.
Notícia do Jornal de Notícias: A Câmara Municipal de Águeda vai possibilitar a todos os imigrantes, a partir do dia 8 de Janeiro, na Escola Secundária Marques Castilho, a aprendizagem da língua portuguesa. Em contrapartida, os portugueses poderão vir a aprender russo.Trata-se, segundo Gil Nadais, presidente da Câmara, de um projecto que visa fornecer aos imigrantes uma ferramenta essencial para o seu sucesso durante a sua estada em Águeda, uma vez que só com o domínio da língua portuguesa poderão compreender melhor a nossa cultura e sentir-se parte da comunidade que os acolhe".
Notícia do Jornal de Notícias, Público e Portugal Diário: De acordo com um estudo, a maioria das mulheres que são vítimas de tráfico para fins de exploração sexual em Portugal é brasileira e permanece apenas seis meses em cada sítio, para não criar laços de fidelidade. O estudo de Madalena Duarte do CES sobre "tráfico de mulheres em Portugal para fins de exploração sexual", só será apresentado na totalidade em 2007, no entanto, os resultados intercalares, apresentados ontem em Lisboa, já permitem revelar alguns aspectos deste fenómeno que começou a ter maior expressão e m Portugal em 2001, sendo as cidades do Porto, Lisboa, Aveiro e a região do Algarve as mais afectadas.De acordo com a investigação deste tipo de crimes as redes têm um elevado grau de adaptação e de flexibilidade e as mulheres têm uma grande rotatividade.
Notícia do Jornal de Notícias: A s autoridades receiam que a costa portuguesa possa vir a ser o próximo alvo das redes de imigração ilegal, na sequência do reforço da vigilância no sul de Espanha, que envolve meios terrestres, marítimos e aéreos e com uma forte aposta em sistemas electrónicos de detecção e seguimento, sob coordenação da Guardia Civil, a congénere da GNR.A hipótese de trabalho foi ontem lançada no Porto, durante uma reunião à porta fechada do FIEP, uma organização de forças segurança com estatuto militar de vários estados e em que Portugal está representado pela GNR. Do FIEP fazem parte, além do nosso país como membro-fundador, a Itália, a Espanha e a França, a que se juntaram a Turquia, Holanda, Marrocos, Roménia, Chile e Argentina.
Notícia do Jornal de Notícias: Adoptar medidas contra a discriminação no mercado de trabalho dos imigrantes, acelerar o reconhecimento das qualificações profissionais, organizar acções sobre a cultura portuguesa - da língua aos costumes -, criar cursos nocturnos e a tempo parcial. São alguns dos objectivos da plataforma sobre políticas de acolhimento e integração de imigrantes, que foi assinada ontem entre 13 autarquias, seis fundações, seis associações e confederações patronais, as duas centrais sindicais e a comissão episcopal para a mobilidade humana.Promover acções de boas-vindas, apoiar a formação de pequenas empresas e de associações de imigrantes e criar gabinetes de atendimento específicos são outros princípios básicos da parceria subscrita no final do colóquio "A União Europeia e a Imigração", promovido e realizado, ontem, na Fundação Gulbenkian.
21 de novembro de 2006
Notícia do Diário de Notícias: A Conferência Episcopal Portuguesa chamou-lhe "um crime pior que a escravatura". Mas é de escravatura, precisamente, que vive o tráfico de pessoas, forçadas a trabalhar muitas vezes até à morte, como acontece com as vítimas das redes de prostituição. Com o objectivo de lutar contra este crime e tornar claro para as potenciais traficadas que o que as espera é uma rota de escravidão, a UE está, explicou ontem num seminário sobre tema o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, a "estudar a criação de barreiras". Foi também anunciada o estabelecimento, em Portugal, de uma rede de abrigos e de uma equipa móvel de apoio às vítimas. José Magalhães falou na sessão de abertura do Seminário Internacional sobre Tráfico e Exploração Sexual.
Notícia do Jornal de Notícias: Sete cidadãs brasileiras foram detidas pelos inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Coimbra, num estabelecimento de diversão nocturna do concelho de Pombal. As mulheres foram ontem à tarde presentes ao juiz de instrução criminal do Tribunal da cidade, para aplicação de medidas de coacção.
Notícia do Mais Futebol e Record: O Fórum Europeu de Ciganos e Nómadas vai apresentar uma queixa contra o F.C. Copenhaga, equipa que defronta nesta terça-feira o Benfica, por permitir a exibição de cartazes racistas durante um jogo do campeonato dinamarquês. No embate entre o Copenhaga e o Brondby (3-1), disputado a 5 de Novembro, os adeptos locais insultaram a claque adversária com cartazes contundentes: «Os ciganos roubam com armas e com as pernas, mas nunca pareceram tão elegantes.»
Notícia do Diário de Notícias: Daniela e o filho Raul, nomes fictícios, vivem no Centro de Acolhimento Pedro Arrupe, na Ameixoeira, há quatro meses. Fugiram de um clima de guerrilha e maus-tratos e, de início, mal falavam com os outros utentes. Agora, são quase uma família. Ela veio para Portugal com um visto de turista de três meses e está irregular. Diz que todos se ajudam no centro. Hoje, leva a almoçar o filho e os gémeos de Mariana Baba, uma guineense que veio há três anos para tratar a menina. As crianças partilham um banco do autocarro e trocam pedidos. Ela diz que sim: "Quando ganhar o euromilhões". Os medos dos imigrantes por irem viver para um bairro social em Lisboa habitado por ciganos, desvaneceram-se. Os seguranças nocturnos do centro são ciganos e as duas comunidades respeitam-se.
20 de novembro de 2006
Notícia do Correio da Manhã: Terminaram num arraial de pancada as comemorações do 31.º aniversário da independência de Angola – que começaram no sábado, em Vilamoura, no Algarve, e se prolongaram pela madrugada de domingo. A festa da independência (11 de Novembro de 1975) foi organizada pela Associação de Amizade PALOP/Algarve (AAPA), nas instalações do antigo casino de Vilamoura. "Um casal travou-se de razões, o homem agrediu a mulher e isso serviu de rastilho para que um grupo se pegasse á pancadaria”, disse ao CM um participante na festa que pediu o anonimato. A GNR destacou para o local reforços constituídos por uma dezena de militares. “Mesmo assim, um português, de 20 anos, agrediu um dos militares com um empurrão, não lhe causando ferimentos. Resistiu depois à detenção e proferiu injúrias”, informou uma fonte da GNR. Foi mesmo detido e conduzido ao posto, sendo hoje presente a Tribunal para aplicação das medidas de coacção.
Notícia do Jornal de Notícias: A terceira geração do Programa Escolhas, que é lançada hoje, vai abranger 120 projectos que visam apoiar a integração social das crianças e jovens mais desfavorecidos, particularmente os filhos dos imigrantes.A nova edição do Programa, que decorre até 2009, vai envolver um maior número de projectos e estar mais focalizada para as questões da integração dos imigrantes, da formação profissional, participação cívica, educação e inclusão digital.
Notícia do Diário de Notícias: Portugal já concedeu este ano 23 estatutos de refugiado, três vezes mais do que o ano passado. Foram, ainda, atribuídas sete autorizações de residência por razões humanitárias. Este aumento significativo deve-se à intervenção de António Guterres, alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, já que a regra era recusar os pedidos.
Notícia do Diário de Notícias: Costuma dizer-se que os imigrantes vêm fazer o trabalho que os "nativos" não estão dispostos a fazer. E aceitarem fazer o mesmo trabalho em troca de uma remuneração mais baixa. Um estudo (immigrants' earnings and workplace characteristics) realizado com base nos quadros de pessoal de 2000 por três investigadores da Faculdade de Economia do Porto, publicado no início do ano, vem demonstrar isso mesmo: em Portugal, os imigrantes recebem, em média, salários inferiores em 2,6% face aos trabalhadores nascidos no país que desempenham funções idênticas nos mesmos locais de trabalho.
19 de novembro de 2006
Notícia do Público e Correio da Manhã: Um portal das associações de imigrantes é hoje lançado em Lisboa com o objectivo de promover a participação e o diálogo entre os estrangeiros que vivem em Portugal e a sociedade de acolhimento. Lançado no âmbito do Fórum da Interculturalidade, é financiado pelo Fundo Social Europeu. Rolando Borges, um dos responsáveis pelo site (www.aimigrantes.org), disse à Lusa que o portal pretende ser "um espaço de encontro", no qual as associações de imigrantes dão a conhecer as suas comunidades.
Notícia do Jornal de Notícias: Desemprego e Schengen. Duas palavras que, acopladas a uma terceira - remessas - deitam por terra a ideia moderna de que Portugal é hoje um país de imigração. Não é só. É também, pelo menos tanto, um país de emigração. Cada vez mais, aliás, a acreditar nos últimos números disponíveis. E essencialmente para ausências temporárias. Como a que esta semana encheu os telejornais, envolvendo trabalhadores alegadamente explorados na Holanda.O que mudou, isso sim, foi a face da emigração como ela era conhecida. As partidas para o outro lado do Atlântico são residuais e limitam-se aos EUA e ao Canadá. Do lado de cá, mudaram de rumo, com uma excepção a França. É, ainda hoje, o país de eleição.
17 de novembro de 2006
Notícia do Diário de Notícias (Internacional): A população imigrante em Espanha, que quadruplicou nos últimos cinco anos, foi responsável por metade do crescimento económico e metade do excedente das contas públicas nesse período, segundo um estudo do governo espanhol. O estudo, revelado pela Lusa, sugere que a imigração contribuiu com mais cinco mil milhões de euros do que recebeu das contas públicas, sendo responsável por um crescimento de 1,6% da economia espanhola, metade do crescimento do PIB, e elevando em 623 euros o rendimento médio per capita dos espanhóis. A contribuição dos imigrantes permitirá mesmo que "no final da actual legislatura ou início da próxima", aproximadamente em 2008, o rendimento médio per capita dos espanhóis atinja a média europeia.
Notícia do Jornal de Notícias: Oconcelho de Oeiras está desde ontem dotado de três Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), um projecto desenvolvido no âmbito de um protocolo de cooperação firmado entre a Câmara Municipal e o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) e que pretende dar resposta às necessidades dos mais de 7300 cidadãos estrangeiros que ali residem (ler caixa).Os equipamentos, inaugurados ontem de manhã, situam-se no Centro Comunitário do Alto da Loba (Paço de Arcos), no Espaço Comunitário dos Navegadores (Porto Salvo) e no Centro Cívico de Carnaxide. Os dois primeiros funcionam em espaços cedidos pela Câmara Municipal, enquanto o terceiro pertence à Junta de Freguesia.
Notícia do Público: O concelho de Loures tem cerca de 13 mil imigrantes residentes, principalmente oriundos de Cabo Verde e Angola, segundo um estudo divulgado no debate Artigo 13º: Encontro sobre Migrações, que ontem terminou em Moscavide. De acordo com o documento, o número de imigrantes residentes nas 18 freguesias de Loures representa sete por cento do total da população do concelho.
Notícia do Jornal de Notícias: A intolerância "é como um fogo florestal, pode ser ateado de propósito ou por acidente, mas propaga-se com muita velocidade e rapidamente assume proporcões gigantescas, é preciso, por isso estar permanente atento ". Esta ideia foi transmitida - no Dia Internacional da Tolerância -, por Zaghloul Morsy, que em 1975 escreveu o ensaio "A tolerância", traduzido agora para português e divulgado ontem na cerimónia de apresentação da campanha: "Todos Diferentes, Todos Iguais", da responsabilidade do Ministério Presidência e do Instituto Português da Juventude (IPJ) e que decorrerá até Setembro de 2007.
16 de novembro de 2006
Notícia do Correio da Manhã e Diário Digital: Trinta e oito suspeitos foram constituídos arguidos no âmbito de um processo desencadeado em Abril deste ano, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), por suspeita de auxílio à imigração ilegal e angariação ilegal de mão-de-obra. O último golpe da rede que operava no Algarve, constituída por indivíduos de várias nacionalidades, verificou-se anteontem com a detenção dos últimos oito suspeitos
Notícia do Correio da Manhã: Desde Agosto que o jogador tem a vida virada do avesso. Foi pai de gémeas, mas apenas uma sobreviveu. A menina tem agora três meses e é fruto da relação de Quaresma com Cláudia Vanessa, jovem que conheceu numa saída nocturna. A notícia foi bem recebida pela comunidade cigana. “Com os anos, as leis ciganas mudaram. Antigamente, havia uma cultura mais tradicionalista”, diz Victor Marques, da União Romani portuguesa, deixando claro: “Nunca foi proibido o casamento de ciganos com pessoas de outras raças, mas evitava-se ao máximo.”
Notícia do Jornal de Notícias: Quatro homens e uma mulher, com idades entre os 20 e os 24 anos, foram detidos na madrugada de ontem pela GNR, duas horas depois de terem assaltado o posto de abastecimento da Galp, em Alverca do Ribatejo (Vila Franca de Xira). Os quatro jovens, de nacionalidade brasileira, são ainda suspeitos de terem cometido horas antes outros três assaltos, no Estoril e na capital.
Notícia do Jornal de Notícias: A s duas crianças romenas que há cerca de duas semanas foram apanhadas, no Porto, na sequência do assalto a uma pessoa junto a uma caixa multibanco, voltaram a ser interceptadas depois de terem tentado levar a cabo um "golpe " semelhante. Conforme o JN tinha noticiado, trata-se de uma rapariga de 12 anos e de um rapaz de 10 , que tinham um método característico - esperavam que as vítimas digitassem os códigos, depois entravam em cena simulando ser pedintes (e surdos-mudos) e distraíam os utilizadores das caixas automáticas, ao ponto de conseguirem efectuar levantamentos até aos 300 euros.
Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): O Partido Nacional Democrata (NPD) alemão, formação de extrema-direita que reúne neonazis de todo o país, realizou o seu primeiro congresso federal em Berlim desde a II Guerra cercado por um forte esquema de segurança, tantos foram os protestos. Poucas horas antes do início da reunião neonazi, uma manifestação convocada pelos partidos com representação no Parlamento da cidade-estado de Berlim reunia centenas de pessoas - apesar da chuva -, que manifestavam repúdio pela realização do congresso de NPD, autorizado por decisão judicial.
14 de novembro de 2006
Notícia do Record: O comunicado do FC Porto por causa da lesão de Anderson, mereceu por parte da SOS Racismo o envio de uma exposição para o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas e para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial. A entidade considera que há uma ligação abusiva de violência a cidadãos da Grécia, como esclareceu a Record Internet Ana Cruz, membro da direcção SOS Racismo. Artigo de opinião (Sandra Simões): O racismo é uma vergonha. Não há outra forma de rotular um comportamento que não é visível apenas no futebol mas nos diversos sectores da sociedade. Compreendo por isso a tristeza de Mantorras, que é a mesma de Eto'o, e de outros, que são insultados no exercício da sua profissão.
Notícia do Jornal de Notícias: Começaram por colocar um anúncio no jornal a oferecer aulas de chinês e, pouco tempo depois, surgiram os primeiros interessados. Inicialmente, com turmas de cinco, dez elementos, as aulas do professor Yujie Wang são, neste momento, frequentadas por mais de 50 pessoas. E, como são quase gratuitas - paga-se a inscrição (20 euros), com direito a dois meses de aulas -, a curiosidade tem atraído mais gente do que o docente esperava.As aulas têm lugar no Centro Comercial Sirius, no Porto, às quartas e sextas-feiras e aos sábados, das 21 às 23 horas.
Notícia do Diário de Notícias: "Medo. Agora temos muito medo." O desabafo é comum a muitos comerciantes chineses instalados na Zona Industrial da Varziela, em Vila do Conde. Queixam-se de que os assaltos crescem a ritmo diário e que as autoridades pouco fazem para garantir a segurança. Tudo se complica quando os "maus da fita", que "são portugueses, romenos ou ciganos", até podem ser da mesma comunidade, como também sucede.
Notícia do Correio da Manhã: A linguagem do futebol é universal. O guarda-redes Daniel Fernandes e o defesa-central Manuel da Costa inserem-se perfeitamente nessa premissa. Não nasceram em solo luso mas por opção adoptaram a nacionalidade portuguesa e o pouco contacto com a língua de Camões não os impediu de fazerem parte da revolução operada por Luiz Felipe Scolari. Internacionais pelas camadas jovens de Portugal, Daniel e Manuel são ambos filhos de emigrantes portugueses no Canadá e em França, respectivamente.
Notícia do Público e Jornal de Notícias: Mantorras disse, no centro de estágio no Seixal, que o jogo do Benfica, o sábado em Braga, é de dificuldade acrescida, mas não questiona a tranquilidade do grupo de Fernando Santos. O angolano deixou, porém, um lamento, ao dizer-se vítima de algumas atitudes racistas: "Tenho orgulho em ser o que sou, mas estes comportamentos deixam-me triste. Já aconteceu com o Marítimo e com o FC Porto, fui insultado e não consegui evitar as lágrimas. Não esperava que isto pudesse acontecer no futebol português".
Notícia do Jornal de Notícias: O vereador eleito pelo Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, exigiu ontem obras de reabilitação no bairro Portugal Novo, em Lisboa, bem como noutros bairros sociais onde tarda em ser aplicada uma proposta aprovada há um ano pela Autarquia. Diário de Notícias: pessoa aqui vai à terra e quando volta tem a casa ocupada ou vandalizada, se vai um velho para o hospital doente fica logo alguém à porta à espera que ele morra para ocupar a casa." Zélia Mascarenhas, 65 anos, mora há 23 no Bairro Portugal Novo, nas Olaias. Resume numa frase a tensão diária que ali se vive - nas traseiras da esquadra da PSP, do Hotel Altis Park, paredes meias com a encosta das Olaias, em que o preço de algumas casas pode chegar aos 500 mil euros.
Notícia do Correio da Manhã: Quase 40 por cento das crianças portuguesas dizem não estar interessados em fazer amizades com meninos de outras nacionalidades, principalmente com as de etnia cigana, revela um estudo ontem apresentado em Lisboa pelo Banco Espírito Santo. O estudo incidiu sobre 1021 crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os seis e os dez anos. Quando questionados sobre os motivos da rejeição, um terço responde que os outros “roubam e/ou são violentos”; 15 por cento “não gosta” e 13 por cento diz “não perceber a língua”.
13 de novembro de 2006
Notícia do Público: José Sócrates reservou ontem, no fecho do XV Congresso Nacional do PS, que decorreu em Santarém, uma parte significativa da sua intervenção para a presidência portuguesa da União Europeia (UE), que decorrerá no segundo semestre do próximo ano. No contexto da inclusão social, Sócrates defendeu ainda que a Europa tem de fazer "escolhas políticas" no quadro da imigração. Insurgindo-se contra a ideia de uma "Europa-fortaleza", o primeiro-ministro entende que a família europeia deve optar por "uma política realista de segurança e de controlo dos fluxos migratórios". "Ou a Europa escolhe a ilusão de uma Europa-fortaleza, com uma política de imigração apenas baseada na vertente securitária, fechada nas suas fronteiras, ou escolhe uma política realista de segurança e de controlo dos fluxos migratórios, que combata eficazmente o crime hediondo do tráfico e da exploração dos seres humanos, mas que também aposte na inclusão social dos imigrantes e na cooperação para o desenvolvimento dos países de origem", afirmou.
Notícia do Diário de Notícias (Internacional): A população romena vive paredes meias com duas minorias: os húngaros e os ciganos. Mas, quando o último relatório da Comissão Europeia critica "a discriminação" que sofrem, está a referir-se especificamente ao povo cigano (roma). O Governo romeno devolve a crítica e diz que cabe à União Europeia encontrar respostas para esta questão. "Não será muito fácil integrar o tema dos roma na agenda europeia, mas esta questão tem que ser resolvida com todos os países da UE. Todos têm ciganos. Tem que haver uma estratégia comum para esta comunidade", sublinha Leonardo Orban, o secretário de Estado romeno com a pasta da Integração Europeia e comissário europeu designado para o Multilinguismo, num encontro com jornalistas portugueses.
Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): Há várias semanas que os responsáveis da Extrema-Direita europeia trabalham visando a constituição de novo grupo parlamentar no Parlamento Europeu (PE) em Estrasburgo, de acordo com o diário francês "Le Monde", que cita Bruno Gollnisch, delegado geral da Frente Nacional (FN), partido francês de Extrema-Direita presidido pelo candidato presidencial Jean Marie Le Pen. Segundo Gollnisch, o projecto poderá ser realidade "entre Novembro e Janeiro" de 2007, sendo que o início do próximo ano se afigura a "data mais provável", de acordo com Carl Lang, vice-presidente da FN.
12 de novembro de 2006
Notícia do Diário de Notícias e Jornal de Notícias: O presidente da Junta do Bonfim, no Porto, defende a expulsão dos imigrantes "sem inserção na sociedade", porque "aumentam o número de sem-abrigo" na cidade e passam uma imagem de "degradação da nossa sociedade". Armindo Teixeira, social-democrata, denunciou ontem situações de insegurança na sua freguesia, "agravadas nos últimos três anos", e acusou a PSP de não fazer "o trabalho bem feito".Os imigrantes sem-abrigo, segundo o autarca, estão associados ao aumento de assaltos na zona do Bonfim. No entanto, Armindo Teixeira não apresentou quaisquer estatísticas ou dado oficial que justificassem a sua afirmação.
Notícia do Jornal de Notícias: As estatísticas oficiais, iludidas pelo enfoque exclusivo em imigrantes legalizados, poderiam enganar(-se). As associações que lidam no terreno com imigrantes são, contudo, unânimes no reconhecimento da redução no número de chegada de pessoas. Durante a próxima semana, o investigador Jorge Malheiros conta apurar totalmente - e enviar à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) - números que dão conta do reforço, em 2005, dessa tendência. Segundo Jorge Malheiros, há uma resposta óbvia para a diminuição da vinda de estrangeiros "o crescimento muito grande das taxas de desemprego de imigrantes", que por nacionalidades apresentam algumas flutuações. No caso dos ucranianos, essa taxa duplicou no espaço de dois anos. Heliana Bibas, presidente da Casa do Brasil, considera que a realidade demonstra haver "uma espécie de auto-regulação dos fluxos migratórios, já que as pessoas só vêm quando sabem que terão emprego". Histórias de africanos, brasileiros; ucranianos e outros do do leste europeu
10 de novembro de 2006
Notícia do Correio da Manhã (Internacional): A polícia alemã deteve, na quinta-feira, 16 neonazis na cidade de Frankfurt, acusados de provocar distúrbios junto a uma antiga sinagoga transformada em monumento. De acordo com um porta-voz da polícia alemã, os detidos encontravam-se entre um grupo de cerca de 200 neonazis, com idades entre os 15 e 24 anos, na sua maioria indivíduos já referenciados como sendo de extrema direita, que se encontravam junto ao monumento para comemorar o aniversário da Noite dos Cristais, 9 de Novembro de 1938, marco histórico do Holocausto judeu na Alemanha nazi.
Notícia do Jornal de Notícias: Dois homens de nacionalidade chinesa foram detidos por suspeitas da agressão a tiro a um jovem de 20 anos, ontem de madrugada, na Zona Industrial da Varziela, em Vila do Conde. As circunstâncias do incidente não são claras, tendo em conta as versões contraditórias apresentadas às autoridades - a vítima alegou que tinha sido alvo de uma tentativa de roubo, enquanto que os acusados disseram ter disparado após terem surpreendido o jovem a assaltar um armazém. A investigação passou para a PJ.
Notícia do Público e Portugal Diário: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou ontem ter notificado 59 cidadãos romenos para abandonarem o país voluntariamente no prazo de 20 dias. Estas pessoas faziam parte de um grupo de 61 que se encontravam instaladas em edifícios abandonados no Cais do Ginjal, em Cacilhas, Almada. Dedicavam-se, supostamente, à mendicidade, utilizando crianças em algumas ocasiões.A operação, que envolveu dez inspectores do SEF, 35 da PSP e representantes da Comissão de Protecção de Menores, foi desencadeada após denúncia desta última instituição. No entanto, após terem sido referenciadas todas as pessoas em situação ilegal, chegou-se à conclusão de que no grupo existiam apenas dois menores de 16 anos, não se tendo feito prova de se os mesmos eram utilizados na mendicidade.
Notícia do Jornal de Notícias e Portugal Diário : Uma das quatro famílias brasileiras incluídas no projecto de combate à desertificação da Câmara de Vila de Rei alega ter passado "meses de sofrimento" e pretende contar "toda a verdade", hoje, em conferência de imprensa. "Foram meses muito complicados, de muito sofrimento. As promessas da dona Irene Barata [presidente da Câmara de Vila de Rei] não foram de forma alguma cumpridas" disse, à agência Lusa, Cecília Fraga, jornalista e ex-assessora de imprensa no Brasil. "Não vínhamos preparados para nada disto. Jamais teria trazido os meus filhos. Teria vindo sozinha", disse, adiantando esperar da comunicação social a mesma atenção que foi dada à chegada "É importante que se saiba toda a verdade", argumentou.
9 de novembro de 2006
Notícia do Público: O Plano Especial de Realojamento (PER) ficará concluído em Sintra até ao final do ano, com o realojamento de 24 famílias de Vale de Mourão e Belas, revelou ontem o vice-presidente da câmara municipal, Marco Almeida."Estão a ser construídos 24 fogos destinados ao realojamento das famílias de Vale de Mourão e Belas abrangidas pelo PER, em Varjemonda", referiu o vereador à Lusa. "As restantes habitações do bairro de Vale de Mourão vão ser demolidas até ao final de Dezembro" e, nesta data, "esperamos ter concluídos os espaços exteriores das habitações destinadas ao realojamento", disse Marco Almeida.
Notícia do Jornal de Notícias: Sessenta e um imigrantes oriundos de países do Leste europeu, que há vários meses ocupavam ilegalmente antigos armazéns situados no Cais do Ginjal, em Cacilhas, concelho de Almada, foram ontem despejados durante uma operação levada a cabo pela PSP e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) com a colaboração da Câmara Municipal. Segundo o JN apurou, a acção policial ocorreu devido às muitas queixas de habitantes e comerciantes que vinham chegando à autarquia.Os 61 imigrantes (25 homens e 36 mulheres), entre os quais se contavam cinco menores, foram identificados e notificados para abandonar o país voluntariamente. Os cinco menores foram encaminhados para a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Almada.
8 de novembro de 2006
Notícia do Correio da Manhã (Internacional): A Polícia italiana deteve ontem 28 pessoas suspeitas de pertencerem a uma rede pedófila que explorava crianças ciganas em Roma. As autoridades italianas iniciaram a investigação a este caso após assistentes sociais terem alertado para o facto de muitos homens de meia-idade frequentarem campos onde viviam ciganos. Descobriu-se então que os homens que frequentavam os campos ofereciam artigos caros, como telemóveis e ténis de marca, a crianças entre os oito e 13 anos em troca de sexo.
Notícia do Público: A criminalidade nos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa "aumentou genericamente" no último ano, nomeadamente na linha ferroviária de Cascais, onde se registou um acréscimo de cerca de oito por cento. Na Linha de Sintra ocorreu o fenómeno inverso, tendo-se verificado uma diminuição de mais de 16 por cento na criminalidade. O responsável adiantou que, no último ano, a criminalidade na Linha de Cascais "aumentou ligeiramente", em cerca de oito por cento, mas diminuiu mais de 16 por cento na Linha de Sintra. A subcomissária Paula Monteiro explicou que o maior decréscimo foi ao nível do roubo em geral e sobretudo do roubo por esticão e também no crime por danos nos transportes públicos, acrescentando que entre 2004 e 2005 também tinha havido uma diminuição na criminalidade, na ordem dos 53 por cento.
Notícia do Correio da Manhã: Maria, uma brasileira ilegal de 24 anos, estava desesperada quando saiu do Hospital de Vila Franca de Xira. Tinha escondido durante meses a gravidez imprevista e, com uma criança nas mãos, a única coisa que conseguiu fazer foi entrar num comboio em direcção à Gare do Oriente, em Lisboa. No rosto de Mariama Embaló, uma completa desconhecida que estava sentada na estação, encontrou a “segurança e confiança” que precisava para entregar a pequena Raquel. Perguntou onde era a casa de banho e pediu a Mariama para tomar conta da criança. O arrependimento fê-la voltar, duas horas depois, mas já não havia ninguém.O programa ‘Fátima’, transmitido pela SIC, encontrou as duas mulheres.
Notícia do Jornal de Notícias: Em 2005, inscreveram-se no Ensino Básico quase 77 mil alunos oriundos de minorias étnicas. Destes, mais de 28 mil são de origem africana, 1300 asiáticos e 39200 europeus, principalmente do Leste da Europa. Desde 2002 que a Fundação Gulbenkian prepara um projecto sobre diversidade linguística na escola portuguesa. Ontem, num colóquio organizado para apresentação de um CD, o multilinguismo foi defendido como "riqueza" cultural. Novas políticas de educação linguística foram defendidas, assim como lançados alertas de que os docentes precisam de conhecer as culturas de origem dos seus alunos."Parece que as escolas se transformaram em verdadeiras torres de Babel", afirmou Luisa Solla, da Escola Superior de Educação de Setúbal.
Notícia do Público e Jornal de Notícias: A comunidade chinesa do Norte do país tem a partir de hoje um espaço onde os seus filhos podem aprender mandarim. As aulas arrancam já na próxima segunda-feira no Colégio Chinês, o primeiro espaço do género no Porto. O objectivo é divulgar a língua e a cultura chinesas, aproximando os filhos dos imigrantes das suas raízes."Colégio Chinês é um nome um bocadinho grandioso para um espaço tão pequeno", reconhece o presidente da Liga dos Chineses em Portugal (LCP), Y Ping Chow, acrescentando que essa denominação traduz "o desejo" de o criar no futuro.
7 de novembro de 2006
Notícia do Público, Jornal de Notícias e Correio da Manhã: A "nova" Cova da Moura - que nascerá de um ambicioso projecto de requalificação - será um bairro aberto à sociedade e um dos locais de eleição para quem mora na zona da Grande Lisboa. Passear, comer em restaurantes especializados, por exemplo, em comida cabo-verdiana, apreciar arte, através de exposições culturais ou festivais de música são algumas da proposta. Esta é, pelo menos, a visão futurista do ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, ontem traçada durante a assinatura do protocolo que visa colocar em marcha, já no próximo ano, a requalificação de um bairro tido como "crítico" e que ocupa 16,5 hectares do concelho da Amadora, nas freguesias da Buraca e Damaia. "Reconversão da Cova da Moura em vez da sua total destruição." A expressão consta de um rap que foi ontem cantado de forma inesperada por um membro da associação local Moinho da Juventude para mostrar o desagrado da colectividade quanto ao facto de o plano de acção para o local poder prever um número significativo de demolições.
Notícia do Jornal de Notícias: Crianças romenas estão a ser usadas para a prática de assaltos a pessoas que se encontram em caixas de multibanco. O método tem-se repetido os menores esperam que as vítimas digitem os códigos, depois distraem-nas fazendo-se passar por pedintes, um deles marca a importância que pretende furtar (entre 200 e 300 euros), fugindo com o dinheiro. Um esquema de tal forma eficaz que muitas vezes os lesados não se apercebem do furto, na altura.
6 de novembro de 2006
Notícia do Correio da Manhã: Cerca de 100 alunos, professores e funcionários da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos da Trafaria (Almada) estão a ser submetidos desde terça-feira a um rastreio da tuberculose. Isto porque foi detectado um caso numa professora da escola, que já se encontra em tratamento em casa, em Lisboa. A tuberculose está associada, na maioria dos casos, à sida, toxicodependência e imigração. Os distritos de Lisboa, Porto e Setúbal concentram 60 por cento dos casos de tuberculose detectados em Portugal. O concelho de Almada é o mais problemático da margem sul: por ano são detectados cerca de 100 casos.
Notícia do Portugal Diário: A assinatura do protocolo de reconversão da Cova da Moura terminou de forma inesperada e agitada, tudo por causa de um rap, com letra incómoda, repleto de críticas ao programa de requalificação previsto para aquele bairro degradado da Amadora. O jovem rapper afirma ter sido a «voz dos oprimidos» da Cova da Moura, garantindo que os moradores que não acreditam no plano de reconversão do bairro. «Isto é só uma fachada», disparou Celso, levantando muitas dúvidas sobre o «nova» Cova da Moura. Joaquim Raposo não gostou das críticas e acusa a Associação Moinho da Juventude - entidade que «não está disponível» para participar na recuperação do bairro, diz -estar por de trás do protesto. O autarca admite, no entanto, que existe alguma «descrença» entre os moradores da Cova da Moura porque «não vêem o dinheiro» para avançar com o plano.
Notícia do Portugal Diário: A reconversão do bairro da Cova da Moura, na Amadora, deverá estar concluída dentro de cinco anos e irá custar cerca de 110 milhões de euros, segundo as contas da autarquia. O ministro do Ambiente recusa-se, no entanto, a avançar para já com uma projecção dos custos. Segundo o plano apresentado esta segunda-feira, a Cova da Moura deverá ser um novo bairro em 2011, mas o presidente da Câmara da Amadora diz que «é surrealismo total» avançar este prazo. «Este não é um problema que se resolva em cinco anos, é um problema para dez anos», sustenta Raposo, que aproveitou ainda para deixar bem claro ao ministro do Ambiente que a autarquia não está disposta a «abdicar» da gestão do ordenamento do território na zona onde está implantado o bairro.
Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): AXVI Cimeira Ibero-americana, que ontem terminou em Montevideu (Uruguai), ficou marcada por dois grandes temas internacionais subscritos pelos governos de 22 países presentes a defesa aos direitos dos imigrantes e a condenação do muro que os EUA pretendem construir na fronteira com o México. No que à imigração respeita, a comunidade não aceita o que considera ser uma crescente tendência para rotular os os imigrantes como delinquentes. Por isso, pedem aos países de origem, trânsito e destino que "assumam a responsabilidade de enquadrar o fenómeno no âmbito dos direitos humanos".
Notícia do Diário de Notícias e Portugal Diário: O primeiro-ministro José Sócrates afirmou ontem, em Montevideu, que os EUA são um "exemplo" no respeito pelos direitos humanos e na defesa de uma visão humanista, sublinhando que estes valores estão no "coração" do povo norte-americano e na Constituição do seu país, noticiou a agência Lusa. Falando sobre migrações, tema da declaração final do encontro, Sócrates referiu que cada Estado tem "uma escolha política a fazer" para lidar com a imigração: ou opta pela via securitária e unilateral ou pela que concilia a segurança com integração e apoio ao desenvolvimento.
5 de novembro de 2006
Notícia do Diário de Notícias (Internacional): Mais de três mil apoiantes de partidos nacionalistas e neonazis russos concentraram-se ontem numa das zonas centrais de Moscovo, apesar da proibição e das fortes medidas de segurança. A praça onde se encontra o monumento a Leon Tolstoi foi escolhida por nacionalistas, cabeças-rapadas e monárquicos ortodoxos para, como diziam os oradores, "se fazerem ouvir as palavras dos russos".
Notícia do Jornal de Notícias e Correio da Manhã: Oministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, disse ontem, no final da sessão plenária do segundo dia da XVI Cimeira Ibero-americana, que Portugal vai subscrever hoje a crítica desta comunidade à construção pelos EUA de um muro na sua fronteira com o México, acrescentando que os líderes políticos dos 22 países vão pedir a Washington "que reconsidere a posição tomada".
3 de novembro de 2006
Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): Um pai foi condenado a dez anos de prisão por um tribunal da Geórgia (sudeste) por ter praticado a excisão da sua filha de dois anos, no primeiro julgamento nos Estados Unidos da América sobre um caso de mutilação genital. Khalid Adem, 31 anos, de origem etíope, foi declarado culpado de ter praticado a ablação do clítoris da sua filha quando ela tinha dois anos com um par de tesouras. O homem incorria numa pena de 40 anos de prisão.
Notícia do Público: O alto-comissário para a Integração e Minorias Étnicas considerou ontem que Portugal "ainda tem muito que aprender" no domínio do acolhimento e integração de imigrantes e no combate à imigração irregular. Rui Marques, que falava durante a apresentação do relatório internacional da OCDE Perspectivas das Migrações Internacionais, considerou também ser fundamental "estimular a imigração legal" para que os imigrantes encontrem em Portugal protecção jurídica e social.
Notícia do Correio da Manhã: A diva do pop Madonna está petrificada com os comentários que ouve quando passeia com David Banda, o bebé do Malaui, de 18 meses, que ela e o marido Guy Ritchie adoptaram, dando aos filhos Lourdes, de dez anos, e Rocco, seis, mais um irmão. “As pessoas abordam-me na rua só para me perguntarem a razão de ter adoptado uma criança negra”, disse a cantora em entrevista a um canal de televisão, garantindo: “Nem me digno a responder a questões do género, mas dá para perceber que há imenso racismo no Mundo”, afirmou.
2 de novembro de 2006
Notícia do Correio da Manhã: A entrada de portugueses na Suíça quase que quadruplicou entre 2001 e 2004, revela o último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Apresentado ho-je em Lisboa, o relatório ‘Perspectiva das Migrações Internacionais’ revela que o número de portugueses que deixa o País está a aumentar anhã:
Notícia do Público: Portugal é o quarto país com menos pedidos de asilo na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). Em 2005, houve apenas 110 pedidos e em 2004 foram 107. Atrás de Portugal estão apenas a Islândia (93 pedidos em 2005), a Letónia (20 pedidos) e a Estónia (10). Estados Unidos e França estão no outro extremo da escala, com, respectivamente, 50.050 e 48.770 pedidos de asilo no ano passado.Estes números constam do relatório Perspectivas das Migrações Internacionais, publicado pela OCDE em Junho passado e que hoje é apresentado em Lisboa por um responsável da organização.
Notícia do Jornal de Notícias: O número de estrangeiros a entrar em Portugal tem vindo a diminuir desde 2001. À excepção dos cidadãos oriundos do Reino Unido, as entradas de imigrantes registaram quedas significativas. O número de ucranianos, por exemplo, baixou 98% de 2001 para 2004.De acordo com o relatório "Perspectivas das Migrações Internacionais", da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) - que hoje vai ser apresentado em Lisboa -, no ano de 2001, entraram legalmente em Portugal 45 200 imigrantes ucranianos. Em 2004, foram apenas 700.
Subscrever:
Mensagens (Atom)