28 de fevereiro de 2004
Notícia do Jornal de Notícias: O inspector-geral do Trabalho reuniu, ontem, os 32 dirigentes das unidades orgânicas com quem apreciou os mecanismos legais e a uniformização de procedimentos no âmbito do processo de legalização de trabalhadores imigrantes.
27 de fevereiro de 2004
Notícia do Público: O filme "Paixão" de Mel Gibson sobre as últimas doze horas da vida de Cristo esteve no centro de uma grande controvérsia nos últimos dias. "The Passion of the Christ" despertou preocupações de que pudesse incitar anti-semitismo, e houve também um debate sobre a veracidade histórica do seu retrato da morte de Jesus. A controvérsia atraiu a atenção de muitos espectadores.
Notícia do Público: Mais de 200 cidadãs brasileiras, colombianas e de Leste, que estavam ilegalmente em Portugal ou Espanha, foram detidas no Norte nos últimos quatro anos, revelou fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Notícia do Público e do Jornal de Notícias: Os cidadãos dos dez países que, a partir de 1 de Maio de 2004, irão integrar a União Europeia (UE) vão ter de entrar em Portugal submetendo-se às mesmas regras definidas para os imigrantes de países terceiros, pelo menos nos próximos dois anos.
Um estudo da Comissão Europeia apresentado ontem contraria os receios de que a partir de Maio ocorra uma enorme vaga de emigração dos novos Estados-membros da União Europeia (UE) para os países que actualmente a compõem. Uma sondagem do Eurobarómetro mostra que apenas um por cento da população activa desses dez países manifesta uma "firme vontade" de emigrar nos próximos cinco anos.
Um estudo da Comissão Europeia apresentado ontem contraria os receios de que a partir de Maio ocorra uma enorme vaga de emigração dos novos Estados-membros da União Europeia (UE) para os países que actualmente a compõem. Uma sondagem do Eurobarómetro mostra que apenas um por cento da população activa desses dez países manifesta uma "firme vontade" de emigrar nos próximos cinco anos.
26 de fevereiro de 2004
Notícia do Correio da Manhã: Portugal é um dos Estados-membros da União Europeia que vai impor restrições no acesso de cidadãos dos futuros membros da comunidade ao seu mercado de trabalho. Até ao momento, só a Irlanda não tenciona pôr em prática uma prerrogativa que é concedida aos Quinze pelos tratados de adesão dos dez novos membros. As medidas estão a irritar os países aderentes.
Notícia do Jornal de Notícias: O número de estrangeiros inscritos nos centros de Emprego era, no fim de Janeiro, 18 735, encontrando-se a maioria dos desempregados na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o número de desempregados subiu cerca de 2% em relação a Dezembro, quando existiam 18 393 imigrantes sem trabalho. O desemprego atinge maioritariamente os imigrantes oriundos de Cabo Verde (2938), do Brasil (2931), de Angola (2790) e da Ucrânia (2395).
25 de fevereiro de 2004
Artigo de Opinião no Público [Vital Moreira]: Realizou-se há poucos dias em Bruxelas, por iniciativa da Comissão Europeia, um seminário sobre o anti-semitismo na Europa, para responder às grandes preocupações que o tema suscita hoje em dia, mesmo se a situação nada tem a ver os anos 30, como algumas vozes irresponsáveis têm proclamado.
24 de fevereiro de 2004
Notícia do Público [Internacional]: O folhetim da eventual candidatura do líder de extrema-dreita Jean-Marie Le Pen às eleições regionais no Sul da França terminou ontem, acabando ao mesmo tempo com o receio de uma réplica do terramoto político de 21 de Abril de 2002, quando ele passou à segunda volta das presidenciais.
22 de fevereiro de 2004
Reportagem do Público: As publicações destinadas às comunidades imigradas em Portugal, que começaram a surgir nas bancas há cerca de dois anos e meio, parecem ter vindo para ficar. Sobretudo ligadas às comunidades de emigrantes eslavos, publicam-se na língua do público a que se destinam (em russo e em romeno), havendo um caso de uma revista bilingue.
Notícia do Público (Internacional): Mais de dois mil "Sikhs" - minoria indiana que se caracteriza pelo uso permanente do turbante - juntaram-se ontem à tarde em frente da embaixada de França em Londres como solidariedade aos seus congéneres residentes naquele país.
21 de fevereiro de 2004
Reportagem do Jornal de Notícias: Em pequenos botes, com motores de fraca potência, milhares de clandestinos partem de África rumo ao Sul de Espanha.
Notícia do Público (Internacional): O endurecimento das políticas de asilo na Grã-Bretanha estão a deixar muitos refugiados em condições miseráveis. O facto de as autoridades terem, desde há um ano, deixado de dar assistência social àqueles que entrem no país sem a documentação devida, provocou uma vaga de novos sem-abrigo, alertaram ontem as seis maiores associações de defesa dos refugiados.
20 de fevereiro de 2004
Notícia do Jornal de Notícias: São cerca de 30 romenos. Homens, mulheres e crianças que, ao princípio da tarde de ontem, assentaram praça no parque de Nogueira, junto à igreja, em Braga. As oito caravanas, de gama alta, suscitaram, de imediato, a preocupação dos moradores que solicitaram a presença das autori- dades (GNR e Polícia Municipal de Braga). Foi-lhes dado um prazo de 24 horas para saírem de Nogueira, apesar daquela pequena comunidade romena - ao contrário do que se pensava - estar somente de passagem por Portugal, para visitar familiares.
Notícia do Jornal de Notícias: O condutor suspeito de ter causado o atropelamento mortal que deixou em polvorosa a Urbanização de Vila d'Este (Gaia) irá aguardar julgamento em prisão preventiva. O indivíduo, de 54 anos, entregou-se à Polícia Judiciária do Porto na passada terça-feira, tendo prestado pela primeira vez declarações sobre o incidente que culminou com a morte de Domingos Miguel, um angolano de 24 anos que, tal como o suspeito, residia na urbanização.
Artigo de Opinião no Primeiro de Janeiro [Leonardo Junior]: Domingos Miguel ("Boneca") morreu em consequência de um atropelamento. Tendo o acidente acontecido numa urbanização, é difícil aceitar que um atropelamento tenha resultado na morte imediata do jovem. A vítima era um angolano, de 24 anos. A revolta dos africanos não se fez esperar. O condutor do veículo fugiu, abandonando a vítima, o que aumentou ainda a ira da comunidade africana, que se juntou no local e, num ataque de ira, destruiu dois veículos. Racismo, disseram os africanos. Vandalismo, reagiram os que olhavam para aquela manifestação de ira.
Notícia do Diário de Notícias: As «lágrimas caíram quando vimos as máquinas entrarem ali e deitarem tudo abaixo», recorda António Monteiro, o único homem do clã Monteiro (todos os outros estão detidos) que recebeu, ontem, das mãos do presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, as chaves das novas habitações, no agora designado Parque Nómada, nos campos do Bolão.
Notícia do Correio da Manhã: O eurodeputado socialista português, Luís Marinho, viu ontem a Comissão das Liberdades Públicas do Parlamento Europeu aprovar um relatório no qual defende a entrada ordenada de refugiados na União Europeia, a partilha dos encargos inerentes ao processo e uma maior eficácia na admissão e retorno de refugiados.
Notícia do Público, Primeiro de Janeiro e Correio da Manhã: Três portugueses e dez brasileiras foram detidos ontem de madrugada num bar de alterne de Famalicão. O gerente, o porteiro e um outro funcionário do bar "Caribe" são suspeitos dos crimes de incentivo à prostituição (lenocínio), angariação de mão-de-obra e auxílio à imigração ilegal. A rusga ao bar seguiu-se a uma operação idêntica realizada em Dezembro passado no bar Recife, também em Famalicão, na qual foram detidos três portugueses e 17 brasileiras.
Notícia do Público [Internacional]: "As comunidades judaicas na Europa vivem com medo", disse ontem o sobrevivente do Holocausto e Nobel da Paz de 1986 Elie Wiesel. Líderes judaicos reunidos ontem num seminário em Bruxelas apelaram à União Europeia (UE) que tome a liderança no combate ao que consideram ser o reavivar do anti-semitismo no continente.
Notícia do Jornal de Notícias: A Associação Brasileira de Portugal (ABP) inaugura hoje a sua sede no Seixal, depois de terem "falhado as negociações" com a Junta de Freguesia da Costa de Caparica, concelho de Almada. A resposta da Câmara do Seixal foi mais rápida e "menos burocrática" e a ABP transferiu-se de Lisboa para a margem Sul, prometendo, desde já, criar uma escola de samba com mais de 150 elementos.
19 de fevereiro de 2004
Notícia do Público e Correio da Manhã: Ficaram em prisão preventiva os dois proprietários de casas de diversão nocturna, conotadas com a prática de alterne, detidos pela PSP de Bragança no último fim-de-semana, por suspeitas da prática de crimes relacionados com a exploração da prostituição. Um dos suspeitos, proprietário do bar "Nick Havana", foi indiciado por crimes de lenocínio, sequestro e apoio à imigração clandestina.
Notícia do Público [Internacional]: O Presidente de Israel, Moshe Katsav, termina hoje uma visita de Estado altamente simbólica a Paris, em que juntou os seus esforços aos do Presidente francês, Jacques Chirac, para travar o processo de "anti-semitismo" intentado contra a França em Israel e nos EUA.
Notícia do Público [Internacional]: Cinco organizações cristãs da Europa estão contra o projecto de directiva europeia sobre o asilo, que hoje é debatido, por considerarem que não assegura "nenhuma protecção adequada aos verdadeiros refugiados" e nega aos requerentes de asilo o direito de serem julgados "caso a caso".
18 de fevereiro de 2004
Notícia do Jornal de Notícias: Há quase quatro décadas que o Clã Monteiro vivia num conjunto de barracas - um autêntico gueto cigano à entrada de Coimbra, junto à Estação Velha - e ontem "fez-se história" com as 11 famílias que ali moravam a abandonarem o local em direcção ao Parque Nómada, nos campos do Bolão.
Notícia do Jornal de Notícias: Seria necessário que até 2021 chegassem anualmente a Portugal mais 180 mil imigrantes para que o país anulasse a tendência para o envelhecimento e redução da população activa. Este cálculo é apontado pela investigadora Maria João Valente Rosa, autora de um estudo ontem divulgado pelo Observatório da Imigração.
Notícia do Público [Internacional]: O Parlamento holandês aprovou ontem a expulsão de 26 mil requerentes de asilo, uma medida inédita na Europa e que está a suscitar duras críticas nalguns sectores da sociedade. Para além da reacção de várias organizações humanitárias, nacionais e internacionais, as Nações Unidas também já vieram a público mostrar a sua preocupação.
15 de fevereiro de 2004
Notícia do Correio da Manhã: Os estrangeiros em situação ilegal estão a ser alvo de uma fiscalização cada vez mais apertada na região algarvia, nomeadamente por parte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que, na última semana, em diversas operações - efectuadas, na maior parte com o apoio da GNR -, detectou 32 imigrantes em situação irregular, na Praia da Luz, Albufeira, Lagos, Vila do Bispo e zona fronteiriça.
Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): Os deputados franceses aprovaram, na passada terça-feira, por larga maioria, a lei que interdita o uso do véu islâmico e outros símbolos religiosos nas escolas públicas, um diploma que o Governo de Paris diz acreditar que irá afastar das salas de aula as tensões crescentes entre muçulmanos e judeus.
14 de fevereiro de 2004
Reportagem do Correio da Manhã (Internacional): É o princípio do fim da França da liberdade, igualdade e fraternidade. Esta foi a reacção de muitos à aprovação pelo Parlamento francês de uma lei proibindo o uso, nas escolas públicas, do lenço islâmico (ou hidjab) e outros símbolos religiosos ostensivos.
13 de fevereiro de 2004
Reportagem no Primeiro de Janeiro: O Brasil foi em tempos o destino de muitos portugueses. Hoje, muitos brasileiros conhecem a experiência de atravessar o Atlântico. Chegam para trabalhar, mas também para estudar. Na Universidade do Porto, a Brazup é uma associação que desempenha o papel de anfitrião académico.
12 de fevereiro de 2004
Notícia do Primeiro de Janeiro: O posto fronteiriço luso-galaico de Tui procedeu, em 2003, à detenção de cerca de 200 prostitutas, a maioria das quais com passaporte brasileiro, e que se encontravam ilegalmente em Portugal ou e Espanha. A notícia foi avançada esta semana pelo jornal «La Voz de Galicia», que se publica na vizinha Espanha, com base em dados recolhidos junto dos responsáveis do posto, onde, para além da Guardia Civil espanhola estão agentes da GNR e inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
11 de fevereiro de 2004
Notícia do Jornal de Notícias: Os imigrantes que residem e trabalham em Lisboa vão contar, a partir do próximo mês, com um novo serviço de informação e encaminhamento. Trata-se de um dos dois Centros Nacionais de Atendimento aos Imigrantes promovidos pelo Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (o segundo, abrirá no Porto), que visam "facilitar a integração dos cidadãos estrangeiros, ajudando-os a ultrapassar os obstáculos com que se deparam", explicou Vaz Pinto. Em Lisboa, o projecto será desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, tendo sido assinado, ontem, um protocolo de cooperação.
Notícia do Público, Diário de Notícias e Jornal de Notícias[Internacional]: Os deputados franceses aprovaram ontem, por uma larga maioria, a lei que interdita o uso do véu islâmico e outros símbolos religiosos nas escolas públicas, um diploma que o Governo de Paris diz acreditar que irá afastar das salas de aula as tensões crescentes entre muçulmanos e judeus.
Notícia no Diário de Notícias [Internacional]: Uma menina tajique de nove anos foi morta com 11 golpes de faca por adolescentes, presumivelmente skinheads, que feriram também o seu pai e o seu primo de 11 anos em pleno centro de Sampetersburgo, na Rússia.
10 de fevereiro de 2004
Destaque no Público [Internacional]: O projecto-de-lei sobre a proibição de porte de "sinais religiosos ostensivos" nas escolas primárias e secundárias públicas francesas vai hoje a votação na Assembleia Nacional. O intenso debate parlamentar - cerca de 150 deputados discursaram sobre a questão na semana passada - não reflectiu, porém, a veemência do debate nacional, sintomática de um profundo mal-estar moral e social.
9 de fevereiro de 2004
Notícia do Público: O sonho europeu abraça-se no antigo Estado Português da Índia com recurso a redes organizadas de falsificação de documentos. A Conservatória dos Registos Centrais tem 11.221 processos pendentes. À liberdade de circulação na União Europeia de que gozam os portugueses há que acrescentar a não exigência de visto para destinos tão apetecíveis como os Estados Unidos. "A nacionalidade portuguesa transformou-se num negócio - quer nos antigos territórios, quer em Portugal", admite o Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.
Notícia do Público [Internacional]: A polícia britânica está a investigar a morte dos 19 chineses que na quinta-feira passada foram surpreendidos pela subida repentina da maré, quando apanhavam amêijoas na baía de Morecambe, no Norte de Inglaterra. As autoridades começaram a procurar os angariadores responsáveis por estes apanhadores de bivalves.
8 de fevereiro de 2004
Notícia do Público (Internacional): "Quando um professor me diz 'tira o véu', tenho vontade de lhe responder 'baixe as calças", confessava recentemente ao "Libération" uma muçulmana francesa, aluna de um liceu onde o véu islâmico não é permitido. O debate, iniciado na terça-feira passada no Parlamento, sobre a lei do laicismo em França, abriu uma verdadeira "caixa de Pandora". Os argumentos e os símbolos.
7 de fevereiro de 2004
Reportagem do Diário de Notícias: Nos últimos anos o comércio na Almirante Reis, na capital, passe o exagero, muda de dia para dia.
Notícia do Jornal de Notícias: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desencadeou, anteontem à noite, uma nova "rusga de sensibilização", à semelhança daquela que foi levada a efeito na quarta-feira, onde foram identificados, e posteriormente libertados, cerca de 200 imigrantes.
Notícia do Diário de Notícias: A quota de novos 6500 imigrantes para Portugal dividiu o Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigração (Cocai), ontem, numa reunião para analisar os três despachos aprovados recentemente pelo Governo.
Notícia do Público: O diploma do Governo que confere ao Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas a tarefa de registar os menores estrangeiros ilegais está em fase de discussão. A ideia é garantir que os filhos dos imigrantes acedem à saúde e à educação pré-escolar e escolar. No documento considera-se "intolerável" que o registo possa servir de base de legalização para os miúdos ou para os pais. Para a CGTP-IN, o decreto-lei "não passa de uma hipocrisia, de um véu atrás do qual se mascara o receio de assumir abertamente uma política desumana".
6 de fevereiro de 2004
Notícia do Correio da Manhã: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desencadeou uma operação conjunta com a PSP no Campo Grande, em Lisboa, tendo por objectivo interceptar o transporte de mulheres para casas de prostituição. A acção resultou na detenção de mais de 50 mulheres.
Notícia do Público, Diário de Notícias, Correio da Manhã, Primeiro de Janeiro e Jornal de Notícias: Todas as pessoas detidas quarta-feira na sequência de uma rusga da Polícia Judiciária (PJ), da Polícia de Segurança Pública (PSP) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no Intendente, estão em liberdade, segundo adiantou ontem a PJ.
Entretanto, a associação SOS Racismo, através de um comunicado ontem divulgado, condenou entretanto a actuação do Governo na sequência da mega-rusga policial do Intendente.
Entretanto, a associação SOS Racismo, através de um comunicado ontem divulgado, condenou entretanto a actuação do Governo na sequência da mega-rusga policial do Intendente.
Notícia do Público e Primeiro de Janeiro: Portugal vai aplicar o mesmo tipo de restrições que a maioria dos países da União Europeia (UE) à entrada de trabalhadores dos novos estados membros do Leste no mercado de trabalho. Esta posição significa que as fronteiras portuguesas ficarão fechadas aos trabalhadores dos oito países em causa durante pelo menos dois anos, que poderão prolongar-se ainda por mais cinco.
Entrevista no Primeiro deJaneiro: Há quatro anos, Abdul Mangá assumiu a presidência do Centro Cultural Islâmico do Porto. Um local de culto para os cerca de 4 mil muçulmanos residentes na cidade. Ajudar na integração é outra das tarefas da instituição, instalada na Rua do Heroísmo.
5 de fevereiro de 2004
Notícia do Público, Primeiro de Janeiro, Correio da Manhã, e Jornal de Notícias: Cerca de duas centenas de pessoas foram ontem identificadas no decurso de uma mega-rusga desencadeada em Lisboa, na zona do Intendente, pela Polícia Judiciária, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e PSP. O principal objectivo era detectar suspeitos de integrarem redes de imigração ilegal mas, também, "dar uma demonstração de força numa zona violenta da cidade".
Notícia do Público e do Primeiro de Janeiro: "Queremos integrar os imigrantes brasileiros, mas queremos integrá-los com qualidade, rigor e exigência perante as entidades empregadoras". Foi com esta frase que o inspector-geral do Trabalho, Nuno Ataíde das Neves, respondeu ontem em conferência de imprensa, no Porto, "à mensagem passada por alguns meios de comunicação social de que a Inspecção-Geral do Trabalho [IGT] estaria a assumir uma atitude de entrave ao processo de legalização dos imigrantes brasileiros".
Notícia do Público [Internacional]: O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos já registou mais de 190 queixas contra a Turquia por causa da proibição do uso do véu islâmico, mas ainda não fixou jurisprudência sobre o assunto.
Notícia do Jornal de Notícias [Internacional]: Três em cada quatro professores franceses apoiam a proibição do uso "ostensivo" de símbolos religiosos nas escolas públicas, lei actualmente em discussão na Assembleia Nacional. De acordo com uma sondagem publicada ontem pelo jornal "Le Monde", a posição é maioritariamente adoptada por mulheres e jovens docentes, que acompanham, assim, a tendência geral da população. Segundo um inquérito realizado em Dezembro, 69% dos franceses em geral são favoráveis à aplicação da nova lei da laicidade.
Notícia do Primeiro de Janeiro: A PSP de Braga apresentou, ontem publicamente, os produtos apreendidos em quatro buscas, realizadas dia 27, no decurso de uma investigação criminal a uma mulher de etnia cigana, no Bairro de Santa Tecla, em Braga, e, também, num armazém que ela possuía em Areias de Vilar.
4 de fevereiro de 2004
Notícia da TSF: A Inspecção-Geral do Trabalho nega que esteja a mover perseguições a imigrantes brasileiros. O presidente da Casa do Brasil denunciou as alegadas perseguições, aproveitando o processo de legalização para fiscalizar as empresas onde os imigrantes trabalham.
Notícia do Público: A Comissão Nacional para a Legalização de Imigrantes (CNLI) está a prestar apoio informativo e processual sobre a entrega da declaração de IRS/2003 junto dos imigrantes que sejam trabalhadores dependentes. Como frisa um comunicado da CNLI, a declaração de IRS é um dos documentos essenciais para a renovação de residência e é obrigatória para a obtenção de visto de trabalho, ao abrigo da nova Lei de Estrangeiros.
Notícia do Jornal de Notícias e Público [Internacional]: O debate sobre o controverso projecto-de-lei destinado a banir os sinais religiosos nas escolas públicas franceses começou ontem no Parlamento francês com uma certa solenidade. Estão inscritos mais de 150 oradores, que terão entre 10 e 20 minutos para se exprimirem até sexta-feira. O voto foi marcado para terça-feira.
Notícia do Público: A empresa proprietária d' "O Independente" vai lançar dois novos semanários, "O Correio do Brasil" e um outro dedicado aos assuntos da África lusófona, dirigidos aos residentes em Portugal que se interessem pelo que se passa naqueles grandes espaços de língua portuguesa.
3 de fevereiro de 2004
Notícia do Jornal de Notícias [Internacional]: A integração europeia continua a constituir um baluarte contra o antisemitismo, apesar de se assistir actualmente a um recrudescimento dos actos antisemitas na Europa. Uma mensagem de esperança que o presidente da Comissão Europeia (CE), Romano Prodi, quis ontem levar à comunidade judaica europeia, por ocasião da reabertura de uma academia judia em Viena, queimada pelos nazis em 1938, no âmbito dos pogroms da "Noite de cristal".
Notícia do Público: "Lá é mais profissional e maior, mas foi bonito", comentava ontem uma comerciante chinesa, depois de assistir às comemorações do Ano Novo Chinês no Martim Moniz.
Notícia do Público [Internacional]: Israel pediu que fosse retirada uma exposição "horrorosa" do Museu Anne Frank, em Amesterdão (Holanda). A exposição tem caricaturas comparando o primeiro-ministro israelita Ariel Sharon a Adolf Hitler.
Notícia do Público [Internacional]: O Parlamento francês inicia hoje o debate sobre o muito controverso projecto de lei de interdição do véu islâmico nas escolas, uma iniciativa muito contestada em certos países muçulmanos.
Notícia do Público [Internacional]: O Tribunal do Trabalho de Angers julga hoje o caso de cinco portugueses e de um marroquino recrutados por uma empresa francesa de desossamento, o GID-France, e explorados em condições de "escravatura humana" segundo defensores dos direitos humanos, autarcas, diplomatas e militantes sindicalistas.
2 de fevereiro de 2004
Notícia do Primeiro de Janeiro: Seis imigrantes clandestinos, alegadamente de nacionalidade argelina, foram detidos pela Brigada Fiscal da Figueira da Foz, após terem abandonado um navio de pavilhão alemão fundeado no porto comercial daquela cidade, foi ontem anunciado. A detenção ocorreu por volta das 12 horas de sexta-feira, depois dos clandestinos terem abandonado o cargueiro alemão, pondo-se em fuga.
Notícia do Público e do Primeiro de Janeiro[Internacional]: Quase 200 clandestinos foram descobertos num barco identificado pela polícia num porto de Las Palmas, nas Canárias, ontem de manhã. Os imigrantes, provenientes da África negra, viagavam num navio chamado "Conakry", provavelmente guineense. Os membros da tripulação foram detidos.
Notícia do Público [Internacional]: Os controlos comuns nos principais portos de passagem do Canal da Mancha e do Mar do Norte, por parte dos serviços de imigração francês e britânico, começaram ontem, criando pequenos "deslocamentos de fronteiras" inéditos, segundo as autoridades dos dois países.
Editorial do Público: Embora o Alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas seja o jesuíta António Vaz Pinto, as críticas mais incómodas para com a nova política de imigração em Portugal têm vindo da Igreja Católica.
Entevista no Público [António Vitorino]: O rsponsável pelas políticas de imigração da Comissão Europeia, António Vitorino, alerta para que as quotas são apenas um instrumento e que a questão central é a da integração.
Notícia do Diário de Notícias: A notícia da presença de Oksana Bilozir em Portugal espalhou-se rapidamente graças ao jornal da comunidade, que quase todos os imigrantes ucranianos presentes no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, traziam nas mãos. Ninguém quis perder a oportunidade de ver a cantora-deputada ao vivo, e para muitos esta era sem dúvida uma noite diferente do habitual.
1 de fevereiro de 2004
Público, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF, Primeiro de Janeiro: Manifestação reuniu centenas de imigrantes no Largo de Camões, em Lisboa. Associações, sindicatos, políticos e membros da Igreja alertam para carácter securitário da lei.
Notícia do Público e do Primeiro de Janeiro: O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Presidência revelou sexta-feira que o Governo está a preparar acções de formação para elementos da comunidade cigana em Portugal, de modo a minorar a sua dependência da venda ambulante. Anunciou também a inauguração de dois Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante
Subscrever:
Mensagens (Atom)