26 de abril de 2010

Notícia do JN: Imigração e cinema cruzam-se na RTP2. A RTP2 estreia, em Setembro, uma série de 13 episódios protagonizada por jovens de bairros multiculturais país fora. "B.I." é, ao mesmo tempo, documentário e concurso. A realização de curtas-metragens abre caminho à reflexão sobre a pertença e a identidade.

Notícia do JN: Hispanos indignados com lei para a imigração no Arizona. Uma onda de cólera invadiu a comunidade hispânica nos Estados Unidos, após a entrada em vigor, na passada sexta-feira, dia 23, de uma nova lei para a imigração no estado do Arizona.Pela primeira vez na história da América, a lei autoriza a polícia a prender durante seis meses e a punir com uma multa de 2500 dólares um imigrante ilegal.A medida deverá ser discutida nos tribunais e poderá levar a uma tomada de posição de Barack Obama. De resto, o presidente do EUA já reagiu, afirmando que a lei é “irresponsável” e que “contraria os princípios básicos de justiça”, que os “distinguem como os americanos”.

Notícia do Correio da Manhã: Lei absolve suspeito de mandar matar. O homem acusado de ter planeado o roubo que culminou com a morte de um ourives, em Bajouca, Leiria, foi absolvido ontem da participação no assalto. Os guardas prisionais libertaram-no, mas, à saída da sala de audiências, foi detido por inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), para cumprir uma ordem de expulsão do território nacional.
Notícia do Correio da Manhã: Novo de Gogol Bordello chega às lojas'. Trans-Continental Hustle', o novo álbum de Gogol Bordello, chega às lojas na segunda-feira. Produzido por Rick Rubin, o novo registo da banda de Eugene Hutz contém 13 temas e denuncia a influência da música sul-americana, concretamente da brasileira. 'Uma Menina' é o título de uma das canções, sobre a ligação de Hutz com os ciganos daquele país.Eugene Hutz e os Gogol Bordello apresentarão 'Trans-Continental Hustle' ao vivo a 10 de Julho, no Festival Optimus Alive!


Notícia dos Correio da Manhã, Diário Digital: Processo contra superjuiz mobiliza e divide espanhóis. Milhares nas ruas apoiam Garzón.O processo contra Baltasar Garzón, por ter aceitado investigar os crimes do franquismo, continua a dividir os espanhóis. Ontem, realizaram-se em pelo menos 25 cidades espanholas manifestações de apoio ao juiz. Mas na capital, Madrid, desfilaram dezenas de pessoas numa contramanifestação promovida pela organização de Extrema-direita Falange, um dos grupos que processaram o magistrado.
Notícia dos DN, Correio da Manhã: RAPPER NÃO PASSOU POR OPERAÇÃO STOP. MC Snake não consumiu drogas ou álcool, revela autópsia.O relatório da autópsia a MC Snake indica que o rapper não consumiu álcool nem drogas na noite em que foi morto a tiro por um polícia, noticia o 'Correio da Manhã'. A investigação ao caso também descobriu que Nuno Rodrigues, o nome legal do cantor, não chegou a passar pela operação stop da PSP.

Notícia do DN: Escolas pedem a lésbicas e 'gays' para esclarecer alunos.Mais de 80 escolas do País, secundárias e básicas, solicitaram à associação de jovens homossexuais a promoção de debates e explicação do tema aos adolescentes.

Notícia do DN: MANIFESTAÇÕES CONTRA LEI. Imigração ilegal é crime no Arizona.Reacções. Obama e os democratas condenam a lei que alguns Governos da América Latina classificam de persecutória. Em Phoenix e noutras cidades do estado do Arizona sucedem-se as manifestações contra a mais repressiva lei anti-imigração dos EUA. Assinada sexta-feira pela governadora Jan Brewer, a SB 1070 - que entra em vigor dentro de 90 dias - considera crime entrar e permanecer ilegalmente no Arizona. O Presidente Barack Obama já ordenou ao Departamento de Justiça para verificar a legalidade do documento, criticado por países latino-americanos, em especial o vizinho México.

Notícia do Público: Social-democrata Heinz Fischer foi reeleito com 78,94 por cento. Candidata da extrema-direita com 15,62 por cento nas presidenciais austríacas.A candidata da extrema-direita à Presidência da Áustria, Barbara Rosenkranz, obteve 15,62 por cento dos votos nas eleições, em que, sem surpresas, o social-democrata Heinz Fischer foi reeleito com 78,94 por cento, segundo os resultados provisórios oficiais.

Notícia do Público: Legislação sobre imigração meteu-se no seu caminho. Senado dos EUA adia lei sobre alterações climáticas.A proposta de lei para o clima defendida pela Administração de Barack Obama — prioritária na agenda política do Presidente norte-americano — sofreu um forte revés com o Senado a adiar, sábado à noite, a sua discussão devido a uma polémica a propósito da reforma das leis de imigração.

Notícia do Público: Legislação sobre imigração meteu-se no seu caminho. Senado dos EUA adia lei sobre alterações climáticas.A proposta de lei para o clima defendida pela Administração de Barack Obama — prioritária na agenda política do Presidente norte-americano — sofreu um forte revés com o Senado a adiar, sábado à noite, a sua discussão devido a uma polémica a propósito da reforma das leis de imigração.

Notícia do Público: Milhares de preservativos distribuídos durante visita do Papa.A iniciativa espontânea de três jovens juristas de 23 anos já captou o apoio de mais de duas dezenas de associações. (...). A 20 de Março, no Facebook, Diogo criou o grupo Preservativos "ao" Papa em Portugal e convidou os seus "cento e tal amigos". Amigo puxa amiga. Em 24 horas, alcançou dois mil simpatizantes. Os três jovens alegram-se com a diversidade dos apoios que conseguiram captar. Entidades que trabalham na área, como a Associação Abraço ou o Movimento de Apoio à Problemática da Sida, mas também com outras sensibilidades, como o Espaço T, o Portugal Gay, o SOS Racismo, a União de Mulheres Alternativa e Resposta. Dizem-lhes que valorizam o facto de esta ser um movimento espontâneo.

Notícia dos Público, JN: Governo promete acabar com discriminação de imigrantes no acesso à habitação social. BE assegura ser "falso" ter aplicado regulamentos na Câmara de Salvaterra que limitam concursos a cidadãos nacionais. O Governo quer pôr termo a situações de exclusão de imigrantes na compra ou arrendamento de fogos sociais das câmaras municipais e já anunciou que vai alterar a lei de 1976 que restringe o acesso "apenas a cidadãos nacionais". "O que for preciso fazer para ficar tudo clarificado será feito", garante a secretária de Estado do Ambiente, Fernanda do Carmo, tendo anunciado que o novo diploma será levado já à próxima reunião do Conselho de Ministros.

23 de abril de 2010

Notícia da TSF: A realidade da imigração e o tratamento informativo. Jornalistas e investigadores da área da comunicação conheceram e debateram a realidade da imigração e o respectivo tratamento informativo numa acção realizada em parceria entre o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural e o Cenjor, o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas. No âmbito desta acção de formação foi publicada, em forma de agenda, uma lista de profissionais imigrantes, que ajudam os jornalistas a encontrar contactos para comentarem e debaterem temas da actualidade. Vamos conhecer em detalhe essa lista elaborada pela Organização Internacional para as Migrações. A componente musical do programa estará, esta semana, a cargo de Carmen Souza, uma cantora cabo-verdiana que está de passagem por Portugal. Vamos ouvir, o popular "Sôdade”, numa versão muito pessoal e próxima do jazz.
Notícia do Correio da Manhã: Cavaco no ‘bairro maldito’. O Bairro da Bela Vista enfeitou-se, ontem de manhã, para receber o Presidente da República. Cavaco Silva e a sua comitiva foram recebidos por algumas dezenas de pessoas, pontualmente, às onze horas, durante uma visita à escola básica e ao Centro Multicultural da Bela Vista, considerado um dos bairros mais pobres e, alegadamente, um dos mais violentos do País.

Notícia dos Público, JN, Diário Digital, Sol: Imigrantes excluídos da compra de casas sociais. Um decreto-lei de 1976 abre campo à discriminação na atribuição de fogos sociais por parte das câmaras, restrigindo o concurso a cidadãos nacionais residentes no respectivo concelho.Por força desta lei, imigrantes que, tendo embora vínculo contratual de trabalho, residam na área dos municípios e paguem os seus impostos não podem concorrer, por exemplo, à compra de fogos a custos controlados, porque os regulamentos municipais, plasmados em normas daquele decreto, o impedem. A polémica rebentou em Famalicão, com os bloquistas a acusarem a câmara local, de maioria PSD, de discriminação e xenofobia.

Notícia dos Público, Portugal Diário, Sol, TSF: Prova pedia avaliação constitucional sobre casamento entre humanos e animais vertebardos domésticos. Casamento Homossexual: Faculdade de Direito de Lisboa vai analisar enunciado polémico. O Conselho Pedagógico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa deverá apreciar na próxima semana o enunciado de um exame, relativo ao casamento homossexual, que alguns alunos afirmam ser uma "provocação discriminatória e ridícula".

19 de abril de 2010

Notícia do Público: Iniciativa do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. Passeio em Lisboa em busca do conhecimento intercultural.“À descoberta da cidade da tolerância” foi o mote para uma visita guiada pela Praça da Figueira, Mouraria e Martim Moniz, em busca do conhecimento intercultural. A acção que decorreu hoje no centro de Lisboa foi organizada pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) - instituto público dirigido pela Presidência do Conselho de Ministros – e contou com a presença de todos os líderes religiosos das comunidades residentes no país.

18 de abril de 2010

Notícia do Sol: Ainda há ciganos vítimas de discriminação. Racismo, clandestinidade, segregação e 'apartheid escolar' são problemas que afectam a comunidade cigana, 500 anos depois de lhe ser reconhecida a cidadania portuguesa, alertam antropólogos e representantes da comunidade no Dia Internacional dos Ciganos, que se comemora quarta-feira.
Notícia da TVI 24: Tipificação não ajuda no combate ao racismo .O sociólogo Rui Pena Pires defendeu esta terça-feira que a tipificação do crime de racismo não melhora a eficácia do combate e tende mesmo a gerar categorias de vítimas e a reproduzir estereótipos, avança a Lusa.

Notícia do Diário Digital: Imigração: Políticas lusas são exemplo, Pedro Silva Pereira. As políticas portuguesas de integração social são internacionalmente reconhecidas e um exemplo «singular» num momento em que aumentam os relatos de racismo e xenofobia em vários países europeus, afirmou hoje o ministro da Presidência.Pedro Silva Pereira falava à agência Lusa depois de participar, na cidade espanhola de Saragoça, numa conferência ministerial europeia sobre Imigração, organizada pela presidência espanhola da União Europeia (UE).«Há vários países que reportam essa situação de aumento de ataques racistas e xenófobos. Houve vários testemunhos sobre uma situação de maior tensão social e de fratura política a propósito do tema de imigração», afirmou o governante português.

17 de abril de 2010

Notícia do DN: Decisão insólita poderá libertar Mário Machado. Juiz quer que nacionalista cumpra uma pena aos fins-de-semana noutra cadeiaO nacionalista Mário Machado vai ter de abandonar a cadeia anexa à Polícia Judiciária, onde se encontra em prisão preventiva, para cumprir uma pena de 48 fins-de- -semana numa cadeia do Norte do País. A insólita decisão poderá levar à sua libertação, adverte o advogado que o representa, José Manuel Castro.

Notícia do DN: Falso casamento pode dar quatro anos. A Lei da Imigração prevê penas de prisão entre um e quatro anos para quem casar com o único objectivo de obter um visto ou uma autorização de residência ou para quem defraudar a legislação em matéria de aquisição da nacionalidade portuguesa. Quem se ficar apenas pela tentativa também pode ser punido. Já quem fomentar ou criar condições para este tipo de casamentos pode ser condenado de dois a cinco anos de prisão.

Notícia do DN: O julgamento de Mário Machado, dirigente da Frente Nacional, e de outros sete arguidos, acusados de associação criminosa, iniciou-se hoje no Tribunal de Loures, com a audição de um elemento da Polícia Judiciária (PJ) que participou na investigação.
Notícia do DN: Mário Machado vai ser julgado por associação criminosa. O julgamento de Mário Machado, dirigente da Frente Nacional e líder do movimento Hammerskins em Portugal, e de outros sete arguidos, acusados de associação criminosa, inicia-se na quinta feira, no Tribunal de Loures.

Notícia do DN (Internacional): Líder juvenil com potencial para incendiar de vez a nação arco-íris. Jacob Zuma diz que ele será o futuro líder do país e os seus detractores descrevem-no como demagogo. Julius Malema, líder da juventude do ANC, de 29 anos, é um dos políticos sul-africanos mais controversos e influentes.

Notícia do DN: Caso de morte de 'rapper' em segredo de justiça. A defesa do polícia que disparou pediu segredo para não prejudicar inquérito à morte de músico baleado. A defesa do agente da PSP que baleou o rapper MC Snake numa perseguição policial, em Lisboa, pediu ao Ministério Público (MP) a sujeição do processo a segredo de justiça, para não prejudicar a investigação do caso.

Notícia do DN: Portugal chumba no tratamento a ciganos. O terceiro relatório sobre Portugal elaborado pela Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI), relativo aos ciganos, recomenda às autoridades portuguesas medidas efectivas de combate à discriminação.

Notícia do Correio da Manhã: Mais de 25 mil pessoas identificadas. Cooperação luso-espanhola: 52 detenções por permanência ilegal. Os cinco Centros Cooperação Policial e Aduaneira entre Portugal e Espanha (CCPA's) desenvolveram entre Janeiro e Março deste ano, 978 operações de controlos móveis e patrulhas – operações coordenadas pelo lado português, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Notícia do Correio da Manhã: Em bar de alterne de Famalicão.SEF detém brasileiras ilegais. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve este domingo duas mulheres de nacionalidade brasileira num bar de alterne de Famalicão por não terem cumprido uma ordem de expulsão.
Notícia do Correio da Manhã: Prostituição. Polícia fica conhecido por ‘Padrinho’. Agente Luís Martins, da PSP, geria alterne da Margem Sul do Tejo ao Algarve: mais de 40 mulheres em 10 bares. Strippers e prostitutas, mais de 40 mulheres foram distribuídas pelo agente Luís Martins, da PSP de Lisboa, em pelo menos dez bares de Alterne que se estendem da Margem Sul ao Algarve. Sempre num esquema de 'grande rotatividade', mais lucrativo, a facturar à comissão pelo sexo pago por clientes às jovens brasileiras, portuguesas e do Leste da Europa. Servindo-se da condição de polícia, 'impunha-se como agente das mulheres' e era conhecido por 'Padrinho'. Tudo de 2007 a 2008, até que foi preso pela própria PSP e pelo SEF.

Notícia do Correio da Manhã, DN, Diário Digital: Outras cinco mulheres obrigadas a abandonar o País. SEF deteve três mulheres e dois homens ilegais. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve três mulheres sob a acusação de permanecerem ilegalmente em Portugal, no âmbito de uma investigação levada a cabo num estabelecimento de diversão nocturna na Figueira da Foz.
Notícia do Correio da Manhã, Sol: Imigração ilegal: 19 detenções nas 40 casas fiscalizadas em 12 distritos. SEF ataca alterne de Norte a Sul. CM acompanhou operação ‘Privado’, em que mulher foi apanhada em pleno sexo com turista.
Notícia do Correio da Manhã: Reconhecidas “resistências mútuas”. Ciganos: Mediadores “criam laços diferentes”. Um ano depois de lançado o projecto dos mediadores municipais para a comunidade cigana, a alta comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural considera que o balanço é "bastante positivo" no objectivo de "construir pontes".
Notícia do Correio da Manhã (Internacional): Racismo põe FPF em alertaOs 100 km que separam Joanesburgo, cidade que vai acolher o estágio de Portugal e Ventersdorp, local onde foi assassinado o líder do movimento de Extrema-direita, Eugène Terreblanche, estão a preocupar os responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol.

16 de abril de 2010

Notícia do JN: Detidas estrangeiras em bar de alterne. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve, na madrugada de hoje, domingo, duas cidadãs estrangeiras no bar de alterne "Via 14" em Famalicão por não terem cumprido uma ordem judicial de expulsão.

Notícia do JN: Desporto: Um atleta detido e 21 notificados para abandonarem o país - SEF. Um atleta estrangeiro foi detido e outros 21 foram notificados para abandonarem Portugal por se encontrarem ilegais, no âmbito de uma operação nacional a clubes e associações desportivas de alta competição, anunciou hoje o SEF.

Notícia dos JN, Correio da Manhã: Atleta detido numa acção do SEF. Um atleta estrangeiro foi detido e outros 21 foram notificados para abandonarem Portugal por se encontrarem ilegais, no âmbito de uma operação nacional do SEF a clubes e associações desportivas de alta competição.

Notícia dos JN, Correio da Manhã: Desporto: SEF realiza operação nacional de fiscalização aos clubes de futebol. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desencadeou durante o dia de hoje uma operação de fiscalização aos clubes de futebol, disse à Lusa fonte do SEF. A mesma fonte adiantou que a operação, de âmbito nacional, começou hoje de manhã, não adiantando mais pormenores.

Notícia do JN, DN: Ciganos: Marginalizados e pouco ativos numa sociedade que não lhes dá voz - Amnistia Internacional Portugal. Os ciganos em Portugal continuam a ser marginalizados nos serviços públicos e sem uma habitação condigna ou acesso a um emprego: participam pouco na identificação e resolução dos seus problemas perante uma sociedade que não lhes dá voz e os discrimina.

Notícia do JN (Internacional): Franquismo ainda divide a Espanha. O juiz Baltasar Garzon está no centro da batalha jurídico-política em torno da Guerra Civil espanhola (1936-1939) e do regime do general Franco (1936-1975). Ontem, enquanto a Esquerda manifestava o apoio ao magistrado que quer investigar os crimes do franquismo, a Direita repudiava a ideia.

Notícia do JN (Internacional): Debate histórico entre líderes dos principais partidos britânicos. Imigração, finanças públicas, saúde e defesa foram alguns dos temas ontem, quinta-feira, abordados no primeiro debate entre os líderes dos três principais partidos britânicos, que acabou sem fases chave ou gaffes, mas que mostrou diferenças.

Notícia dos Público, JN, DN, Diário Digital: Ciganos: Conselho da Europa recomenda a Portugal medidas de combate à discriminação, que está a aumentar. A situação das comunidades ciganas em Portugal tem-se agravado nos últimos anos, assumindo contornos particularmente preocupantes no acesso à habitação, emprego, bens e serviços, revela um relatório europeu, que recomenda às autoridades portuguesas medidas efetivas de combate à discriminação.

Notícia do JN: Novo ponto de tráfico em Lisboa.Mais de um quilo de cocaína foi apreendido, em Lisboa, a três indivíduos associados a uma zona da capital que até agora parecia imune ao tráfico de droga: o Martim Moniz. Os suspeitos constituíam um grupo que era chefiado por um indivíduo nigeriano.

Notícia do Público: SEF realizou 978 operações. Detidas 67 pessoas em três meses nos centros de cooperação policial e aduaneira.Os Centros de Cooperação Policial e Aduaneira entre Portugal e Espanha realizaram no primeiro trimestre do ano 978 operações de controlo de que resultaram 67 detenções, das quais 52 por permanência ilegal no país, anunciou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Notícia do Público: Pastoral dos Ciganos alerta que dinheiro europeu é mal aplicado na integração. Apesar do dinheiro investido na Europa na integração da comunidade cigana, há “poucos avanços” porque os fundos são mal aplicados pelos governos, que não ouvem os ciganos, afirmou o director executivo da Pastoral dos Ciganos.

Notícia do Público: Véspera da II Cimeira Europeia para a Inclusão do Povo Cigano. Amnistia Internacional alerta para marginalização dos ciganos em Portugal. Os ciganos em Portugal continuam a ser marginalizados nos serviços públicos e sem uma habitação condigna ou acesso a um emprego: participam pouco na identificação e resolução dos seus problemas perante uma sociedade que não lhes dá voz e os discrimina.

Notícia do Público: Mário Machado interrompe prisão preventiva para cumprir pena efectiva.Mário Machado, dirigente da Frente Nacional, vai ser obrigado pelo Tribunal de Estarreja a interromper a prisão preventiva em Lisboa para cumprir uma pena efectiva noutro estabelecimento prisional aos fins de semana.

Notícia dos Público, JN, Correio da Manhã, DN, Diário Digital: Mário Machado abandona sala de audiências revoltado com testemunho de inspector da PJ.O julgamento de Mário Machado, dirigente da Frente Nacional, e de outros sete arguidos, acusados de alegada associação criminosa, ficou hoje marcado por um incidente provocado pelo testemunho de um inspector-chefe da Polícia Judiciária (PJ).

Notícia do Público (Internacional): Filha de Le Pen confirma candidatura à chefia da Frente Nacional. Marine Le Pen, filha do histórico dirigente da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen, confirmou hoje à televisão France 2 que se vai candidatar à liderança da extrema-direita francesa.

Notícia dos Público, Diário Digital (Internacional): Hungria vai virar à direita, com os extremistas a forçar a balança. Com a ida às urnas de hoje, a Hungria começa a dar uma cambalhota que só vai completar a 25 de Abril, quando for a segunda volta. A vitória mais do que anunciada será do Fidesz, do líder populista de centro-direita Viktor Orbán, que pode inaugurar, pela primeira vez desde a queda do Muro de Berlim, uma maioria de dois terços. Mas neste país destroçado pela crise, a principal notícia deve ser a transformação da Hungria na mais recente conquista eleitoral da extrema-direita xenófoba e racista na Europa, com a possível transformação do Jobbik no segundo maior partido.

12 de abril de 2010

Notícia do Público: Imigração. SEF deteve 19 estrangeiros e notificou 45 para abandonarem o país. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje a detenção de 19 cidadãos estrangeiros por permanência ilegal em Portugal e notificou outros 45 para abandonarem voluntariamente o país em 20 dias.
Notícia do Público: Alta comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural. Mediadores municipais têm feito “pontes” com comunidade cigana. Um ano depois de lançado o projecto dos mediadores municipais para a comunidade cigana, a alta comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural considera que o balanço é “bastante positivo” no objectivo de “construir pontes”.
Notícia do Público: Imigração. SEF expulsou dois estrangeiros por dia em 2009 e avisou mais de cinco mil por estarem ilegais. Números são os mais baixos desde 2000. Crise explica aumento dos pedidos de apoio ao abandono voluntário.
Notícia do Público: Primeira fase da Operação “Alto Impacto”. Dezanove pessoas detidas em Portugal em operação europeia contra a imigração ilegal. Dezanove pessoas foram detidas em Portugal no âmbito da primeira fase da operação europeia “Alto Impacto”, de controlo do fluxo migratório e combate à imigração ilegal, que decorreu ainda na Alemanha, Espanha, França e em Itália, anunciou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Notícias do Público: Refugiados timorenses querem asilo em Portugal. Um grupo de 396 refugiados de Timor-Leste ainda a viver no acampamento de Taupukan, no Timor indonésio (parte ocidental da ilha), tenciona solicitar asilo a Portugal, noticiou o site Media Indonesia.com, mencionado pelos serviços de monitorização da BBC na Ásia e no Pacífico.
Notícia do Público: Racismo. Investigação europeia coordenada por português analisa discursos e políticas anti-racistas. Analisar os discursos e políticas anti-racistas nos diversos contextos é o tema de um projecto europeu de investigação que agora se inicia, coordenado pelo português Boaventura de Sousa Santos e a incidir sobre sete países.
Notícia do Público (Internacional): Movimento AWB pode renascer das cinzas. Depois da decadência, o estatuto de mártir? É verdade que sempre houve quem não o levasse a sério e visse nas suas tiradas provocadoras mais bluff do que ameaça. Mas Eugène Terre’Blanche era um mestre na arte de chamar a atenção e começou cedo a aprendizagem.
Notícia do Público (Internacional): Depois do assassínio de Eugène Terre'Blanche. Teme-se uma situação explosiva na República da África do Sul. A oposição sul-africana ao Governo do Congresso Nacional Africano (ANC) avisou que o assassínio do líder de extrema-direita Eugène Terre'Blanche poderá criar uma situação potencialmente explosiva, trazendo de novo a lume todas as tensões dos tempos do apartheid.