20 de outubro de 2009

Notícia do Diário Digital e da Visão: Ciganos «forçados» a circular como nómadas pelo Alentejo. Famílias ciganas estão a ter dificuldades em fixar-se nas suas terras, sendo «forçadas» a circular como nómadas pela região do Alentejo, denuncia um antropólogo que estudou esta comunidade.
Notícia do Diário Digital: Açores, BE quer «explicações» sobre contingente de imigrantes. O Bloco de Esquerda vai interpelar o Governo dos Açores na Assembleia Legislativa Regional para que apresente “explicações” sobre a sua posição relativamente ao contingente para a imigração no arquipélago.
Notícia do Correio da Manhã: (internacional) Caso Palomino: 26 anos de prisão. Um tribunal de Madrid condenou Josué Estébanez de Hija a 26 anos de prisão pelo assassínio, em Novembro de 2007, do menor Carlos Palomino, no Metro de Legazpi, quando se dirigia para uma manifestação convocada pela Juventude da Democracia Nacional, de extrema-direita.
Notícia dos Público, Diário Digital, Expresso e da Visão: Imigrantes com melhor acesso aos cuidados de saúde. O acesso dos imigrantes aos cuidados de saúde melhorou nos últimos meses, mas continua a haver dificuldades relacionadas com o desconhecimento da lei, disseram especialistas contactadas pela agência Lusa.

18 de outubro de 2009

Notícia do Sol: (internacional) 'Okupas' holandeses arriscam penas até dois anos de prisão. O Parlamento holandês aprovou uma lei que proíbe a ocupação de edifícios vazios e que castiga os 'okupas' com penas que podem ir até aos dois anos de prisão.
Notícia dos Diário Digital, Expresso: Ciganos. Famílias pobres circulam no Alentejo. No Alentejo, famílias ciganas pobres, sem casa e com dificuldades em fixarem-se nas suas terras são «forçadas» a circular como nómadas pela região, confrontando-se com a «tolerância temporária» ou com a «expulsão rápida», alerta um antropólogo.
Notícia do Sol: (internacional) Toronto organiza World Pride em 2014. A cidade canadiana de Toronto vai organizar a edição de 2014 do World Pride, iniciativa destinada à consciencialização sobre os direitos do universo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros).
Notícia dos Diário Digital, JN e da Visão: (internacional) Roma: milhares protestam contra racismo e lei sobre imigração. Cerca de 200 mil pessoas manifestaram-se hoje em Roma contra o racismo e a lei sobre a imigração ilegal instituída pelo governo de Silvio Berlusconi.
Notícia do DN: Transexuais contra rótulo 'doença mental'. Norte-americano rosto da campanha mundial contra a classificação da transexualidade como problema mental esteve em Lisboa.
Notícia do DN: Desacatos entre imigrantes acabam com morte à cadeirada. Alegado homicida, de 21 anos, romeno, da mesma nacionalidade que um ferido grave, ficou em prisão preventiva. Vítima mortal, de cerca de 30 anos, era ucraniano. Residiam todos juntos.
Notícia do Correio da Manhã: Magrebinos atacam bancos. O grupo investigado por assaltar dezenas de hotéis, no Algarve, e suspeito de estar ligado a redes terroristas internacionais será o autor de dois roubos a carrinhas de valores e a pelo menos um banco na região. Os elementos da rede criminosa, de origem magrebina e árabe, mas de nacionalidade francesa, são suspeitos de financiar organizações terroristas com os largos milhares de euros que já roubaram.
Notícia do Correio da Manhã: Entra a rir e apanha 20 anos. Entrou ontem mais uma vez a rir no Tribunal de Setúbal. Mas duas horas depois saiu calado e cabisbaixo. Edivaldo Rodrigues, 21 anos, acabara de ser condenado a 20 anos de prisão pelo homicídio, a 20 de Agosto do ano passado, do ourives José Correia.
Notícia dos Público, Correio da Manhã, DN, Diário Digital, JN: Tráfico de seres humanos: Mulheres e crianças são os dois grupos mais vulneráveis. Mulheres e crianças são os dois grupos mais vulneráveis ao tráfico de seres humanos, um crime transnacional cometido por redes difíceis de desmantelar, cujo combate se assinala hoje na forma de dia internacional.
Notícia do Público: Homens sujeitos a trabalho escravo são maioria dos casos confirmados de tráfico humano. Homens sujeitos a trabalho escravo constituem a maioria dos casos já confirmados de tráfico de seres humanos em Portugal. Isto numa altura em que Portugal sinalizou, desde 2008, um total de 231 casos de tráfico de seres humanos, dos quais 41 (18 por cento) estão já confirmados.

16 de outubro de 2009


Notícia da Visão e do Expresso: Racismo? Modelo branca pintada de negro coloca Vogue no centro da polémica. A edição deste mês da Vogue francesa volta a colocar a conceituada revista de moda no centro das atenções ao exibir uma modelo holandesa com o rosto e corpo pintados de forma a torná-la negra. As acusações de racismo não se fizeram esperar.
Notícia da Visão: O outro Brasil... é na Costa de Caparica, Almada, Portugal. Encontra-se ali a maior comunidade de brasileiros residentes no nosso país. Agora, a surpresa: trata-se de um verdadeiro case-study sobre a boa integração de imigrantes tirada a ferros.
Notícia do Diário Digital: (internacional) Madonna doa par de sapatos para leilão cigano na Roménia. Madonna ofereceu um dos seus pares de sapatos favoritos da marca Christian Dior para uma organização de caridade que apoia a educação infantil dos ciganos.
Notícia do Correio da Manhã: Faro. Fugitiva apanhada em Espanha. Uma mulher residente, que estava desaparecida desde dia 1 de Outubro, foi capturada esta quarta-feira em Espanha. A mulher, que se encontrava em prisão domiciliária com recurso a vigilância electrónica, foi encontrada pelas autoridades na localidade de Alcorcon, em Madrid.
Notícia do Diário Digital: (internacional) Austrália. Interceptado barco com 52 passageiros. O ministro do Interior australiano, Brendan O'Connor, afirmou que as autoridades interceptaram um barco com 52 passageiros, no oceano Índico a norte da Austrália.
Notícia do Diário Digital: (internacional) Livro de Guenter Wallraff denuncia racismo na Alemanha. O jornalista e escritor alemão Guenter Wallraff, famoso pelas reportagens «undercover», apresentou hoje na Feira do Livro de Frankfurt o seu último livro, em que volta a desmascarar a exploração desenfreada de trabalhadores por algumas firmas alemãs. O novo livro de Wallraff chama-se «Aus der schönen neuen Welt. Expeditionen ins Landesinnere» (Do Belo e Novo Mundo - expedições ao Interior do País), e põem também a nú.
Notícia do Portugal Diário: (internacional) Espanha: detida rede de tráfico de mulheres. A Polícia Nacional de Espanha deteve os líderes de um grupo criminoso que se dedicava ao tráfico de mulheres, em Espanha e França, refere o «El Pais».
Notícia do Portugal Diário: (internacional) Uganda: proposta morte para «homossexualidade agravada». Um deputado do partido no poder no Uganda propôs a instauração da pena de morte para castigar o que classifica de «homossexualidade agravada». Neste conceito, David Bahati inclui relações com pessoas com deficiência, com menores de idade e quando o acusado esteja infectado com o vírus HIV.
Notícia do Público: (internacional) Romance de Angeles Caso sobre imigrante cabo-verdiana vence prémio Planeta 2009. A escritora espanhola Angeles Caso foi a vencedora do prémio Planeta 2009, no valor de 601 mil euros, por um romance que narra os infortúnios de uma cabo-verdiana que imigra para Portugal e Espanha. Angeles Caso, escritora, jornalista e editorialista nascida em 1959, nas Astúrias, concorreu ao prémio, o de maior dotação monetária em Espanha, com o pseudónimo Virgínia Évora.
Notícia dos JN, DN, Portugal Diário: BE retoma legalização do casamento homossexual. Bloco de Esquerda entregou no Parlamento um diploma para legalizar os casamentos homossexuais e iniciativas que retomam "temas quentes" da anterior legislatura.
Notícia dos Público, Portugal Diário, Diário Digital e da Visão: Ministério Público vai recorrer no caso da legalização irregular de imigrantes. O Ministério Público recorreu, esta semana, do acórdão das Varas Criminais do Porto, relativo a um esquema de legalização irregular de imigrantes em que os arguidos, entre os quais, inspectores do SEF, foram absolvidos do crime de associação criminosa.

13 de outubro de 2009

Notícia dos DN, JN: (internacional) Nova rota cultural europeia acolhida como esperança contra o preconceito. A nova rota cultural europeia dedicada ao povo cigano, lançada esta semana na Eslovénia, é recebida como uma fórmula de esperança contra o preconceito."É um passo para reparar as injustiças históricas cometidas em séculos passados", assinalou Julia Sardelic, da associação Amizade Romani, de Kamenci, sítio incluído na rota devido aos seus esforços artísticos e criativos em prol da cultura cigana.Sardelic espera que a nova rota transnacional contribua para o reconhecimento das tradições ciganas como "parte equitativa da cultura europeia".
Notícia dos Público, Portugal Diário: Marcha dos direitos gay marcada para hoje em Washington. Obama promete acabar com restrições aos homossexuais no Exército. Na véspera de uma marcha dos direitos gay, marcada para hoje em Washington, o Presidente norte-americano renovou a promessa de que irá acabar com as restrições à presença de homossexuais no Exército, a chamada política “não pergunte, não conte”. Faltou-lhe avançar com um calendário, acusam alguns críticos.

9 de outubro de 2009

Notícia dos Expresso, Público, JN, Sol, DN, Correio da Manhã, Diário Digital, Portugal Diário, Visão e TSF: Nobel da Paz, prémio atribuído ao presidente Barack Obama. O Prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "pelos seus extraordinários esforços com vista a reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", anunciou o Comité Nobel norueguês.

8 de outubro de 2009

Notícia do Diário Digital: Alta Comissária exorta imigrantes a denunciarem ilegalidades. A Alta Comissária para a Imigração e o Diálogo Intercultural exortou hoje os imigrantes em Portugal a denunciarem os casos de violações da lei para que as autoridades possam garantir o cumprimento da legislação.
Notícia do Correio da Manhã: Xenofobia. Em semana de eleições legislativaso partido suíço UDC, de direita, publicou no ‘La Tribune de Genève’ um anúncio contraa afluência de trabalhadores vindos de França. Diz que trazem criminosos para o país.
Notícia do Público: Presença de 84 anos. Testemunhas de Jeová reconhecidas como comunidade religiosa radicada em Portugal. A Associação das Testemunhas de Jeová anunciou hoje ter sido reconhecida oficialmente como comunidade religiosa radicada em Portugal, ao fim de 84 anos de presença no país e de oito à espera deste estatuto.
Notícia do Público: Presença de 84 anos. Testemunhas de Jeová reconhecidas como comunidade religiosa radicada em Portugal. A Associação das Testemunhas de Jeová anunciou hoje ter sido reconhecida oficialmente como comunidade religiosa radicada em Portugal, ao fim de 84 anos de presença no país e de oito à espera deste estatuto.

7 de outubro de 2009

Notícia do Portugal Diário: Roubaram e sequestraram cinco pessoas, mas foram presos. A Polícia Judiciária (PJ) deteve três cidadãos estrangeiros pela presumível prática de vários crimes de roubo qualificado, sequestro e burla informática.
Notícia do Correio da Manhã: Prostituição na Estrada Nacional 125. Condutores aliciados. A Estrada Nacional 125 está cada vez mais transformada numa enorme rua dedicada à prostituição. Em quase todas as zonas da via que liga o Algarve de ponta a ponta é possível encontrar mulheres, a maioria jovens e imigrantes, que vendem o corpo por dinheiro. A todas as horas do dia. E como a concorrência é feroz, para conquistar os clientes muitas levantam o top ou a minissaia para mostrar o corpo a cada viatura que passa.
Notícia dos JN, Correio da Manhã, Diário Digital, Sol: Paulo Portas diz "é preciso gerir imigração conforme oportunidades de trabalho". O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, considerou hoje que "é preciso ter calma, bom-senso e gerir a política de imigração conforme as oportunidades de trabalho".
Notícia do Correio da Manhã: (opinião) Porta(s) Aviões (...) Conduzindo uma campanha extremista, esse partido reforçou-se com o discurso do racismo social, contra pobres e imigrantes, dissimulando a sua predatória passagem pelo governo. Enfim, Portas põe o roto contra o nu, mas quer colarinho branco. Se Sócrates teve como principal estratégia evitar o escrutínio ao seu Executivo, Portas foi exímio. E se chegar ao poder retomará a sua rota. Submarinos, sobreiros ou roletas. Tudo isso e muito mais cabe no Porta(s)-aviões.
Notícia dos DN, Diário Digital: Silva Pereira destaca boa nota na imigração. O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, considerou ontem que a "avaliação positiva" da ONU da política de imigração portuguesa é "um incentivo a fazer mais".
Notícia dos Público, DN: (internacional) Detido um dos principais suspeitos do genocídio do Ruanda. Um dos principais suspeitos do genocídio do Ruanda foi detido na capital do Uganda, noticiou a BBC Online. Idelphonse Nizeyimana, então chefe dos serviços secretos, é suspeito de ter organizado o massacre de tutsis, incluindo a rainha daquela etnia, criando unidades militares especiais para pôr em prática o genocídio. Em 100 dias, em 1994, cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram mortos por milicianos hutus, incluindo a rainha tutsi Rosalie Gicanda.

1 de outubro de 2009

Notícia do Diário Digital: Investigação traça perfil dos magistrados portugueses. (...) Neste estudo, a equipa definiu três áreas de análise: o perfil sociográfico dos magistrados, tendo em consideração as diferenças de sexo, idade, trajectória educacional, origem geográfica ou classe social; o itinerário e mobilidade profissionais e as atitudes relativamente às suas carreiras, direitos e deveres, e em relação à administração da Justiça em geral; e as representações e atitudes sobre questões sociais quotidianas que crescentemente são levadas aos tribunais. João Paulo Dias adiantou que através de questões sobre «temas sensíveis», como imigração e racismo, direitos das crianças, género, orientação sexual, criminalidade ou sobre a interrupção voluntária da gravidez, com que os tribunais se vão confrontando será traçado o perfil ideológico do magistrado.
Notícia do Expresso: "Bem-vindo" - Quando o auxílio aos imigrantes se torna crime .É um filme que chega até nós após ter causado grande impacto e polémica em França. No centro da história está um refugiado curdo que pretende atravessar a nado o Canal da Mancha para chegar a Inglaterra.
Notícia do DN: (Internacional) Grécia/Eleições. Imigração ilegal no centro da campanha. A questão da imigração ilegal tornou-se num dos temas mais fracturantes das eleições legislativas na Grécia, que decorrem no próximo domingo.