27 de fevereiro de 2009

Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): Países africanos, países muçulmanos e a Santa Sé opuseram-se no dia 18 categoricamente na ONU à menção do conceito de orientação sexual num projecto de declaração internacional sobre o racismo que está a ser elaborado.

26 de fevereiro de 2009

Notícia do Diário de Notícias: José Maia, um empresário cigano, assinou um contrato-promessa de compra e venda de um apartamento nas Colinas do Cruzeiro, em Odivelas (Lisboa). E deu 50 600 euros para a família se mudar o mais rápido possível para o novo domicílio. Só nessa altura os promotores da obra se aperceberam de que tinham vendido a casa a ciganos e, quando estes se ausentaram, mudaram as fechaduras. Uma prática que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CIDR) condena.

20 de fevereiro de 2009

Notícias do Jornal de Notícias (Internacional): Países africanos, países muçulmanos e a Santa Sé opuseram-se hoje categoricamente na ONU à menção do conceito de orientação sexual num projecto de declaração internacional sobre o racismo que está a ser elaborado.
Notícia do Correio da Manhã (Internacional): O Ministério Público suíço incriminou a advogada brasileira Paula Oliveira, de 26 anos, por falso testemunho e proibiu-a de deixar o país até final das investigações sobre o suposto ataque de neonazis de que garante ter sido vítima e que lhe terá provocado um aborto. Para as autoridades suíças, Paula não estava grávida e foi ela mesmo quem se autoflagelou, cortando-se com um estilete.
Notícia do Correio da Manhã: Um grupo de cem cristãos da Marinha Grande enviou uma carta ao Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, criticando a Igreja por estar a "gastar energias" com a questão dos casamentos homossexuais quando existem "milhares de crianças ciganas" a precisar de apoio.
Notícia do Diário de Notícias: Os proprietários de restaurantes e estabelecimentos comerciais na Baixa de Faro vão passar a pente fino as notas entregues pelos clientes para pagar produtos, a fim de verificar a sua autenticidade. Tal sucede depois de terem sido detidos, na terça-feira, pela Polícia Judiciária (PJ), perto do Hotel Eva, três indivíduos de etnia cigana com uma mala cheia de notas de 20 euros falsas para trocar por outras de dez.

17 de fevereiro de 2009

Notícia do Correio da Manhã: O Governo Regional da Madeira limitou para vinte o número de trabalhadores extracomunitários que as empresas do arquipélago podem contratar durante 2009, revela a edição on-line do ‘Expresso’. Esta medida já está a gerar grande contestação por parte do SOS Racismo.

11 de fevereiro de 2009

Notícia do Diário de Notícias: Fernando Sérgio Gomes Lopes não é um completo desconhecido para a justiça portuguesa. Apesar de ter surgido, há poucos dias, como assistente no processo Freeport, os juízes e procuradores do tribunais portugueses já o conhecem há muito. Aúltima do emigrante, antes do Freeport, foi uma greve de fome junto do Tribunal de Cantanhede. E, tal como confirmou o próprio ao DN, ainda hoje tem pendentes nos tribunais queixas e contra-queixas com magistrados. Cansado de tanta "injustiça" tem em curso um processo de renúncia à nacionalidade portuguesa. "Ainda não foi aceite, porque estou à espera de obter nacionalidade francesa", contou.

10 de fevereiro de 2009

Notícia do Jornal de Notícias: O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, defendeu hoje a dinamização do sector exportador português, enfatizando o papel que os emigrante podem desempenhar na resolução das dificuldades que Portugal atravessa.
Notícias do Jornal de Notícias: Um estudo da Universidade do Minho sobre as relações sociais no bairro social da Atouguia, em Guimarães, concluiu pela existência, em geral e ao fim de 20 anos de convivência, de "indiferença ou mesmo racismo para com a comunidade cigana".
Notícia do Diário de Notícias: O século XXI iniciou-se em Portugal com o grande fluxo de imigrantes da Europa do Leste. A maior parte veio da Ucrânia. O país sofria as consequências da crise económica devido ao colapso do regime soviético. Não havia espaço para os trabalhadores, muito menos para quem tinha um curso superior. Emigraram para Portugal. Muitos assentaram arraiais, trouxeram as famílias, regularizaram a situação. Mas muitos outros decidiram regressar às origens. As condições de vida na Ucrânia melhoraram e o desemprego subiu em Portugal. Já não se justifica a vida de imigrante.
Notícia do Diário de Notícias (Internacional): Os eleitores israelitas escolhem hoje os seus representantes ao Knesset, o Parlamento situado em Jerusalém Ocidental. Fazem-no num ambiente algo crispado: os ecos da última operação militar coabitam com o endurecimento do discurso político.
Notícias do Diário de Notícias (Internacional): Agressores, de 16, 19 e 28 anos, tinham bebido e tomado drogas: "Regámo-lo com gasolina só para nos divertirmos. Queríamos saber quanto tempo aguentava. Não interessava se era negro ou romeno", declarou um dos três jovens que no domingo incendiaram um imigrante indiano em Nettuno, perto de Roma. As palavras do rapaz, citadas pela imprensa italiana, estão a causar uma onda de choque em Itália, onde o Presidente Giorgio Napolitano lançou um alerta contra o crescente número de ataques aparentemente ligados ao "racismo e xenofobia".
Notícia do Diário de Notícias: Uma comunidade cigana com mais de cem pessoas vive em condição degradante. A câmara aposta no realojamento, mas a população da freguesia da Madalena contesta o projecto e recusa ter como vizinhos pessoas que "têm armas" e "dão tiros para o ar". Os ciganos garantem que são pacíficos e não percebem as queixas.

5 de fevereiro de 2009

Notícia do Jornal de Notícias: Uma família cigana de oito adultos e cinco crianças foi esta segunda-feira expulsa das suas quatros barracas em Trajouce, Cascais. Revoltados, mudaram-se com cobertores para as portas da Câmara Municipal. Dizem ser alvo de racismo.
Notícia do Correio da Manhã: Os 12 emigrantes portugueses que ainda se encontravam na refinaria da petrolífera Total, em Lindsey, no Nordeste de Inglaterra, regressaram ontem a casa. "Mal chegámos, os ingleses começaram a ameaçar fazer greve. Senti--me apreensivo porque não podíamos sair dos apartamentos", explicou ao CM o ajudante de tubista Júlio Cunha. O colega Henrique Pimenta, que trocou Braga por Inglaterra, disse ser uma "pena sermos europeus e não podermos trabalhar no estrangeiro".
Notícia do Diário de Notícias: Crise económica, desemprego a subir, exploração laboral, manifestações contra a contratação de estrangeiros. Realidades que estão a fazer regressar muitas pessoas a Portugal, onde a situação não é melhor. Nacionais procuram outros mercados.

4 de fevereiro de 2009

Notícia do Diário de Notícias: Cavaco Silva devolveu à Assembleia a lei do PS que imporia o voto presencial nas legislativas. Para a aprovar de novo só com dois terços dos deputados. Um resultado impossível por desacordo do PS com o PSD. Resultado: o projecto morreu.
Notícia do Diário de Notícias (Internacional): Agressores, de 16, 19 e 28 anos, tinham bebido e tomado drogas "Regámo-lo com gasolina só para nos divertirmos. Queríamos saber quanto tempo aguentava. Não interessava se era negro ou romeno", declarou um dos três jovens que no domingo incendiaram um imigrante indiano em Nettuno, perto de Roma. As palavras do rapaz, citadas pela imprensa italiana, estão a causar uma onda de choque em Itália, onde o Presidente Giorgio Napolitano lançou um alerta contra o crescente número de ataques aparentemente ligados ao "racismo e xenofobia".

2 de fevereiro de 2009

Notícia do Correio da Manhã (Internacional): Cerca de 30 portugueses estão a deixar os postos de trabalho na refinaria de Lindsey, da empresa petrolífera Total, devido aos protestos xenófobos dos trabalhadores no Nordeste de Inglaterra que entraram em greve contra a contratação de mão-de-obra estrangeira. Segundo o CM apurou, onze dos trabalhadores portugueses já regressaram a Portugal, estando prevista para hoje a chegada de mais onze. Os restantes vão continuar em Immingham, perto de Grimsby,esperando que a situação se resolva.
Notícias do Correio da Manhã (Internacional): Um grupo de indivíduos sequestrou, na Venezuela, um comerciante luso-descendente, por quem pedem de resgate um milhão de bolívares fortes (350 mil euros). Filho de emigrantes madeirenses, o luso-descendente, de 40 anos, foi raptado a 25 quilómetros a leste de Caracas.
Notícias do Correio da Manhã: Apenas quatro agentes da Investigação Criminal da PSP – à civil e em dois carros descaracterizados – acompanharam de perto a festa do quarto aniversário dos Hammerskins portugueses, tida com a facção mais violenta do movimento skinhead. Apesar dos temores das autoridades, o encontro que juntou pouco mais de 60 nacionalistas, ontem de madrugada numa quinta privada na aldeia de Areias, próximo da Terrugem, Sintra, decorreu sem problemas.
Notícias do Diário de Notícias: Com dois anos de atraso, o júri do Ministério da Administração Interna, escolheu três empresas com quem vai negociar a instalação de radares para vigiar a costa portuguesa. Uma delas representa a maior indústria israelita deste material, usado em Gaza e na fronteira com o Líbano.