30 de janeiro de 2009

Notícia do Correio da Manhã: Durou 15 minutos a agonia do funcionário do Centro Óptico Estigmaestilo, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia. Ontem, quando se encontrava sozinho no estabelecimento comercial, foi sequestrado na casa de banho por dois indivíduos.
Notícia do Diário de Notícias: Cinco portugueses residentes em Milagros, Navarra, foram detidos pela policia espanhola por traficarem emigrantes para trabalhar em quintas espanholas, em condições "miseráveis" e na "mais completa exploração", segundo o DN apurou junto da Embaixada de Portugal em Madrid. Foi um desses trabalhadores que denunciou a sua situação e a de outros 21 companheiros às autoridades policiais, mas 17 já tinham fugido quando se deslocaram ao local.

29 de janeiro de 2009

Notícia do Diário de Notícias: A realização no sábado, em Nafarros, da festa de aniversário de um grupo de extrema-direita (com presenças confirmadas de elementos de mais de 11 países) alarmou ontem autoridades e autarcas em Sintra, que só ao início da noite foram tranquilizados com a mudança de local. "Um dos directores do clube pediu-me o recinto para fazer uma festa com amigos, mas quando percebemos a complicação que ia ser falámos com ele e mudou de planos", explica Orlandino Martins, da União Desportiva e Cultural de Nafarros.

27 de janeiro de 2009

Notícia do Correio da Manhã: Condenado a quatro anos e dez meses de cadeia por discriminação racial, entre vários crimes violentos ligados ao movimento de extrema-direita no nosso País, o skinhead Mário Machado continua à solta, à espera do resultado ao recurso judicial – mas a militância continua activa. É ele o organizador do quarto aniversário da Portuguese Hammerskin Section – e a presença em Lisboa de "camaradas" da Europa e Estados Unidos, no próximo sábado, está a deixar as polícias e serviços de informação em alerta.
Notícia do Diário de Notícias: Das quatro grandes fundações portuguesas, a FLAD é aquela que claramente visa um reforço das relações entre Portugal e outro país. Aliás, os dinheiros para a sua criação, em 1985, vieram das contrapartidas pela utilização pelos militares americanos da base das Lages, nesses Açores que deram o grosso dos emigrantes nacionais para os Estados Unidos. E que são também o símbolo por excelência do atlantismo que tem marcado desde, pelo menos, há um século a política externa portuguesa, governe quem governe, em Lisboa ou Washington.
Notícia do Diário de Notícias (internacional): Muçulmanos, na sua maioria sunitas, e cristãos. A maior parte vive espalhada pelo mundo, uns como refugiados, outros como emigrantes. Alguns chegaram mesmo a impor-se nos países de acolhimento. É o caso de El Salvador, cujo Presidente - Antonio Saca - é um filho da cidade de Belém, na Cisjordânia.
Notícia do Diário de Notícias: São cada vez mais os portugueses que vêem em Angola uma saída para o desemprego ou quebra nos negócios. O problema são as dificuldades em ter um visto. As filas à porta do consultado são tão grandes, que já há um negócio montado para se vender os primeiros lugares e garantir a viagem.

24 de janeiro de 2009

Notícias do Diário de Notícias (internacional): Palestinianos. A maior parte vive espalhada pelo mundo, uns como refugiados, outros como emigrantes. Alguns chegaram mesmo a impor-se nos países de acolhimento. É o caso de El Salvador, cujo Presidente - Antonio Saca - é um filho da cidade de Belém, na Cisjordânia.

23 de janeiro de 2009

Notícia do Diário de Notícias: São cada vez mais os portugueses que vêem em Angola uma saída para o desemprego ou quebra nos negócios. O problema são as dificuldades em ter um visto. As filas à porta do consultado são tão grandes, que já há um negócio montado para se vender os primeiros lugares e garantir a viagem.
Notícia do Diário de Notícias: Comitiva de 38 presidentes de juntas de freguesia aterrou em Paris para os votos de Ano Novo ao autarca de Sainte-Geneviève-des-Bois, cidade dos arredores geminada com Penafiel. Vereador da câmara assume que os voos custaram 14 886 euros e diz que este valor "não pesa no orçamento".

22 de janeiro de 2009

Notícia do Portugal Diário (internacional): Sete polícias e sete manifestantes ficaram feridos esta segunda-feira em violentos confrontos entre manifestantes de extrema-direita e a polícia em Litvinov, uma cidade no Norte da República Checa, noticia a Lusa.
Notícia do Correio da Manhã: Havia freguesias inteiras, e ainda há casos, em que todas as crianças de etnia cigana estavam no Ensino Especial. Numa escola democrática isto não se pode conceber, é uma aberração." A denúncia foi feita ontem pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, na apresentação do projecto de avaliação e acompanhamento da reforma na educação especial.

19 de janeiro de 2009

Notícia do Correio da Manhã: O Governo aprovou ontem um orçamento suplementar. Revê em baixa o crescimento e em forte alta o défice e o desemprego. Depois de decretada a recessão por Constâncio, era inevitável esta correcção.
O problema é que as nuvens que afectam a economia são demasiado negras, e com os sinais que chegam de fora o cenário apresentado pelo ministro das Finanças parece muito ‘cor-de-rosa’ – e apesar do Santos no nome o ministro não faz milagres.
Notícia do Correio da Manhã: O presidente eleito dos EUA escolheu Pete Souza, neto de emigrantes açorianos, como repórter fotográfico oficial da Casa Branca. Não é a primeira vez que o luso--descendente vai trabalhar com um presidente. No seu prestigiado currículo consta o seu trabalho como fotojornalista oficial de Ronald Reagan .
Notícia do Correio da Manhã: São 17h30. Já anoitece e a avenida José Afonso, a principal da Quinta da Fonte, em Loures, continua deserta. Praticamente sem comércio – a maioria das lojas está devoluta – são poucos os moradores que andam na rua. E dos poucos, muitos são jovens que quebram o silêncio à passagem do presidente da câmara. Carlos Teixeira, no seu estilo afável, responde aos cumprimentos. Depois continua rua acima até avistar uma mulher de avental e lenço na cabeça. Sentada num caixote, a vendedora de couve portuguesa reconhece-o. E é com entusiasmo que se levanta para o abraçar
Notícia do Diário de Notícias: Nas discussões sobre o estatuto do Kosovo, antes da independência, era frequente ouvir sempre alguém insistir na necessidade de proteger os direitos da minoria sérvia. Mas poucos eram os que referiam uma outra minoria, os ciganos, que ainda hoje vivem em campos de deslocados, votados ao esquecimento e contaminados pelo chumbo da mina de Trepca, na zona Norte do Kosovo. As crianças roma, ashkali e egyptian são hoje a geração envenenada que o Kosovo independente herdou.

16 de janeiro de 2009

Notícia do Correio da Manhã: O primeiro prédio de habitação social construído pela Câmara de Sátão está a causar polémica e "mal-estar" entre alguns moradores, contrariados por metade do edifício ser ocupado por famílias de etnia cigana.
Notícia do Correio da Manhã: Cerca de 50 jovens viajaram esta tarde no metro de Lisboa sem calças. A ideia partiu do grupo ImprovLisboa que com este evento quis provocar risos e alegria. O ponto de partida foi a estação do Campo Grande.

15 de janeiro de 2009

Notícia do Diário de Notícias e Jornal de Notícias, : Casar com um muçulmano "é meter-se num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde é que acabam". Foi esta a frase de D. José Policarpo que magoou a comunidade islâmica em Portugal. Alguns vão mais longe e acusam o patriarca de irresponsabilidade e islamofobia. Em comunicado, o movimento SOS Racismo considera que as palavras de D. José Policarpo são um "incentivo à islamofobia". "Foi irresponsável, sobretudo pelo contexto em que podem ser interpretadas", com o crescimento da islamafobia no mundo ocidental, disse Mamadou Ba ao DN.