29 de setembro de 2008

Notícia do Diário de Notícias (internacional): Os partidos de extrema-direita, de Heinz-Christian Strache e Jörg Haider, foram os únicos que conseguiram ganhar votos nas legislativas antecipadas de ontem. Os cenários de coligação começam agora a ser discutidos e não está excluído que, como em 2000, os radicais entrem no Governo
Notícia do Diário de Notícias: Incentivar a imigração de quadros qualificados. A confirmação de que o Ministério da Saúde vai contratar médicos estrangeiros para fazer face à falta de clínicos no sistema público é, à partida, uma boa notícia. Perante a debandada de clínicos para os hospitais privados, financeiramente mais atractivos, era urgente encontrar uma solução antes que o caos se instalasse.
Notícia do Diário de Notícias: A distribuição de casas do património disperso da CML faz-se sem regras há décadas. Mas a verdade é que há um regulamento pronto há pelo menos dois anos e arquivado numa qualquer gaveta camarária.

25 de setembro de 2008

Notícia do Correio da Manhã: O objectivo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras era claro. Identificar brasileiros para perceber a dimensão de uma realidade que começa a preocupar as autoridades portuguesas.

19 de setembro de 2008

Notícia do Correio da Manhã: A alteração da lei eleitoral foi aprovada com os votos da maioria socialista e do PCP, num debate aceso entre socialistas e social-democratas sobre o voto por correspondência, que teve a abstenção do Bloco de Esquerda e os votos contra do PSD e do CDS-PP.
Notícia do Correio da Manhã: Uma maioria parlamentar alargada vai viabilizar hoje o projecto de lei apresentado pelo PS e que altera a Lei Eleitoral da Assembleia da República, designadamente a substituição do voto por correspondência pelo presencial.
Notícia do Correio da Manhã: Um homem, de 27 anos, que em Novembro do ano passado engravidou uma criança de 11 anos num acampamento cigano de Oliveira do Bairro, começou ontem a ser julgado. O início da primeira audiência acabaria, no entanto, por sofrer um atraso, uma vez que o juiz foi confrontado com a falta do advogado de defesa.
Notícias do Diário de Notícias (internacional): Assalariados africanos entraram sem mesa marcada no Tour d'ArgentA revolta dos sem-papéis franceses recorreu ao Guia Michelin para realizar uma das mais insólitas manifestações do movimento. Os salões estilo Renascença do restaurante La Tour d'Argent, um dos mais luxuosos de Paris, foram tomados por dezenas de militantes pela regularização dos trabalhadores imigrantes

17 de setembro de 2008

Notícia do Correio da Manhã: No último ano duplicou o número de residentes que abandonaram o País, face ao valor obtido em 2006. Foram 26 800 os que saíram, quando em 2006 tinham emigrado 12 700.
Notícias do Correio da Manhã: A vice-presidente do governo espanhol lamentou que "a Direita não tenha mudado de postura", criticando o que disse ser o "radicalismo xenófobo" do Partido Popular (PP, oposição) que relacionou desemprego e imigração.
Notícia do Correio da Manhã: Um militar da GNR de Armação de Pêra começou ontem a ser julgado no Tribunal de Silves, sendo acusado de cerca de duas dezenas de crimes, nomeadamente violação, extorsão, auxílio à imigração ilegal, falsificação de documentos e abuso de poder. Miguel Soares, de 34 anos, encontra-se em prisão preventiva, em Tomar, desde Julho do ano passado.
Notícia do Correio da Manhã: "É o pior caso de discriminação da União Europeia." Foi desta forma que o economista George Soros, um dos mais conhecidos defensores dos direitos da etnia cigana em todo o mundo, começou ontem a sua intervenção no primeiro encontro europeu dedicado à etnia rom.

9 de setembro de 2008

Notícias do Diário de Notícias (internacional): As ruas de um bairro social perto de Almería, uma das maiores cidades andaluzas, ficaram a ferro e fogo depois de imigrantes africanos terem vingado a morte de um vizinho do Senegal incendiando a casa do presumível assassino. A polícia demorou sete horas a controlar a situação
Notícia do Correio da Manhã: O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, anunciou esta segunda-feira de manhã, que trinta famílias ciganas vão ser realojadas, acabando com as barracas no concelho.

5 de setembro de 2008

Notícia do Correio da Manhã: Foi sob forte aparato policial que ontem decorreu, nas Fontes de Estômbar, em Lagoa, o primeiro Festival Nacionalista de Verão do PNR.
A GNR montou vigilância nos acessos ao local e, ao longo do dia, fiscalizou pessoas e viaturas que entravam ou saíam do recinto, onde uma centena de membros do partido de extrema -direita convivia, comendo febras ao som de bandas formadas por militantes e simpatizantes e entretidos com jogos tradicionais e futebol. Não fora a predominância de roupas negras, cabelos rapados e palavras inflamadas contra a alegada "perseguição política" que dizem ser alvo, dir-se-ia uma reunião de família, onde até havia crianças e que acabou ao cair da noite.
Notícia do Correio da Manhã: Lisboa já faz parte dos roteiros gay e a prova disso é o desembarque de 1900 turistas homossexuais na capital, que viajam no cruzeiro ‘Celebrity Constellation’.