30 de agosto de 2008

Notícia do Público: Cerca de 150 médicos imigrantes vão ter oportunidade de verem reconhecidas as suas equivalências, como já aconteceu com o russo Sergey Borisushkin, a terminar a especialidade em clínica geral e familiar no Centro de Saúde da Tábua. Na semana passada, o Ministério da Saúde aprovou o financiamento para o programa "Integração Profissional de Médicos Imigrantes", que será desenvolvido em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Serviço Jesuíta aos Refugiados.
Notícia do Diário de Notícias: Entre 1939 e 1945 Arthur Szyk combateu o nazismo do único modo que sabia: através do desenho. Agora, mais de meio século depois da sua morte, em Setembro de 1951, o Museu de História Alemão inaugura uma mostra, intitulada "Desenhando contra o nacional-socialismo", que reúne as caricaturas, de teor político, deste judeu nascido na Polónia. É a primeira vez que a obra deste influente ilustrador é exposta na Alemanha.
Notícia do Portugal Diário: A Polícia de Segurança Pública efectua esta madrugada duas operações de fiscalização para procurar armas e drogas nos Bairros da Cova da Moura e da Boavista, revelou à agência Lusa fonte do Comando. Nesta operação, a Polícia de Segurança Pública (PSP) integra efectivos da Unidade Especial de Polícia e agentes das Brigadas Anti-Crime. De acordo com a fonte do Comando Metropolitano da PSP, estas acções prendem-se com as Operações Especiais de Prevenção Criminal anunciadas, esta semana, em Lisboa por aquela força.
Notícia do Portugal Diário: Uma especialista em geografia humana defendeu este sábado que o realojamento das pessoas em bairros é insuficiente para resolver os seus problemas, que são sobretudo de precariedade no emprego, horários de trabalho extensos e falta de tempo para a família. A investigadora da Universidade Católica Alina Esteves procurou saber como se integram os imigrantes no território, analisando bairros periféricos de Washington, nos EUA, em comparação com cinco bairros da periferia de Lisboa relacionados frequentemente com a imigração, três deles de realojamento (Quinta do Mocho, em Loures, Chelas, em Lisboa, e Casal da Boba, na Amadora) e outros dois não (Paivas e Costa da Caparica, na margem Sul).

28 de agosto de 2008

Notícia do Público: A Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciou ontem à noite uma operação especial de prevenção criminal, simultaneamente na Quinta da Fonte e na Quinta do Mocho, Concelho de Loures, disse fonte do Comando de Lisboa.
Notícia do Público: PSP realiza operação para prevenção da criminalidade no Bairro da Arroja. A PSP está desde as 07h00 a realizar uma operação de prevenção da criminalidade no Bairro da Arroja, em Odivelas, disse a porta-voz da polícia, comissária Paula Monteiro.No local, estão vários agentes do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa e da Unidade Especial de Polícia a realizar buscas domiciliárias e a tentar detectar alegadas situações ilegais.

27 de agosto de 2008

Notícia do Diário de Notícias: Mulher baleada no Porto pelo marido com prognóstico muito reservado. Os vizinhos contam, sem querer revelar a identidade, que o casal, de etnia cigana, "andava sempre a discutir". Referem, também, que o marido, feirante, "lhe batia muito e toda a gente do bairro social sabia disso. Mas, é claro, são coisas entre o casal. Entre marido e mulher não metas a colher, sempre ouvimos dizer".
Notícia do Portugal Diário: Um partido checo vai oferecer bilhetes de avião à comunidade cigana para que esta abandone o país, informa o ABC. «O Partido Nacional anunciou hoje à comunidade cigana instalada na República Checa que está disposto a apoiar financeiramente a saída para onde quiserem, desde a Índia ao Canadá, de todos e cada um dos ciganos do país», pode ler-se no comunicado. Sem representação parlamentar, este partido de orientação nacionalista quer garantir o «êxodo» desta comunidade, para que não regressem ao país antes de 2010, já que «depois das eleições de 2010 já não será necessário este acordo invulgar». No entanto, o Partido Nacional não explicou esta insinuação.

25 de agosto de 2008

Notícia do Público: Espanha, Itália, Reino Unido e República Checa são dos poucos países da UE onde existem docentes especializados na integração de alunos com necessidades especiais e de crianças imigrantes, segundo um estudo hoje divulgado. Elaborado pela Rede de Informação sobre Educação na Europa (Eurydice), o documento faz também referência a Portugal, indicando que é dos poucos países da União Europeia (juntamente com a Holanda e Reino Unido) que têm levado a cabo uma reflexão completa sobre o papel dos professores, levando a uma renovação global do seu estatuto e condições laborais.

21 de agosto de 2008

Notícia do SOL: A imigração é a única forma da população europeia se manter estável e não diminuir, indica um estudo apresentado hoje em Berlim e referente aos 27 países da União Europeia (UE), Noruega, Islândia e Suíça. Sem imigrantes, a população total da UE diminuiria em 52 milhões de pessoas e ficaria reduzida a 447 milhões em 2050, segundo as contas apresentadas no estudo do Instituto Berlinense para a População e o Desenvolvimento, que será publicado em Setembro na revista GEO.
Notícia do Portugal Diário: O Clube de Filipinos em Portugal é uma associação sem fundos lucrativos, sedeada em Lisboa, que auxilia imigrantes. Foi fundado por Marilou Durias, uma filipina de 54 anos com uma história tão invulgar, como o é a existência de um clube desta nacionalidade por terras lusas.
Notícia do Portugal Diário: O antigo jogador Faustino Asprilla anunciou que gostava de deixar de ser negro, pelo menos temporariamente, para tentar perceber se os vários incidentes que tem sofrido ao longo da vida se devem à cor natural da sua pele. «Seria bom poder mudar de cor por uns tempos, para ver como as pessoas me viam, se me viam de uma forma diferente, se passo despercebido, para ver se posso fazer as coisas como as pessoas comuns e normais sem que ninguém diga nada», destacou o antigo internacional a uma rádio colombiana.

20 de agosto de 2008

Notícia do Portugal Diário: Admir Marques é um cabo-verdiano de 28 anos que está em Portugal há cinco. Veio para estudar na universidade Portucalense e hoje é o presidente da Associação de estudantes cabo-verdianos em Portugal.

19 de agosto de 2008

Notícia do Diário de Notícias: Tiros após os desacatos registados no domingo de madrugada danificaram duas viaturas. Os tiros voltaram ao bairro da Quinta do Mocho, no domingo à noite, poucas horas depois de um jovem com 20 anos ter sido morto dentro de sua própria casa, em resultado de uma alegada rixa entre gangues que provocou também cinco feridos. O anunciado reforço policial não evitou os novos disparos sobre duas viaturas que parecem ter imposto o silêncio. Entre os residentes ninguém sabe de nada, ninguém viu nada. Os pais da vítima, no entanto, garantem que conhecem os alegados assassinos. Marco Paulo, a vitima mortal, deverá ser enterrado no sábado.
Notícia do Diário de Notícias: Confronto entre famílias rivais assustou moradores
A Polícia de Segurança Pública (PSP) reforçou o patrulhamento na feira semanal de Viseu, que hoje se realiza, depois do tiroteio protagonizado por indivíduos de etnia cigana no Bairro de Paradinha que assustou os moradores.
Notícia do Portugal Diário: De norte a sul, de este a oeste, são mais de 20 mil os chineses que vivem, trabalham e se divertem em Portugal. A comunidade é cada vez maior e são poucos os que, um dia, ainda esperam voltar. Y Ping Chow é um dos exemplos importados do Oriente, de uma pequena cidade perto de Xangai, que trouxe na bagagem para Portugal os negócios e uma grande vontade de triunfar.

14 de agosto de 2008

Notícia do Jornal de Notícias: A intolerância política, a pobreza e as alterações climatérias são segundo o arcebispo do Lubango, Angola, fenómenos que provocam as migrações. Zacarias Kamwenho pediu em Fátima aos migrantes que vivam na verdade. Mais de 100 mil fiéis (tantos como em 2007, riscando assim a palavra crise do Santuário de Fátima) assistiram ontem à peregrinação do migrante e ouviram o arcebispo angolano afirmar que a "religião verdadeira" deve estar atenta "aos fenómenos que provocam as migrações". Na sua homília, D. Zacarias lembrou as palavras do Papa Bento XVI, que pede aos cristãos para estarem atentos "ao processo de globalização em curso no mundo, que traz consigo exigência de mobilidade e estimula também numerosos jovens a emigrar e a viver longe de suas famílias e dos seus países".

13 de agosto de 2008

Notícia do Correio da Manhã: O pai de Paulo Salazar, rapaz de 13 anos que foi abatido a tiro pela GNR numa perseguição na zona de Loures, segunda-feira à noite, depois de a família ser apanhada a roubar, enganou ontem o tribunal. Identificou-se como José Lourenço, nome que consta no bilhete de identidade falsificado, mas na realidade chama-se Sandro. Fontes judiciais e policiais asseguram ao CM tratar-se de um foragido da cadeia de Alcoentre, por crimes de roubo, mas quando perceberam o juiz já o tinha ontem libertado.
Notícia do Correio da Manhã: O número de casamentos em que pelo menos um dos cônjuges é imigrante mais do que duplicou entre 2001 e 2005, revelam dados divulgados esta quarta-feira na Revista de Estudos Demográficos do Instituto Nacional de Estatística (INE).

12 de agosto de 2008

Notícia do Público: Na noite do assalto à agência do Banco Espírito Santo, em Lisboa, são muitos os curiosos que esperam o desfecho da situação. No momento em que se ouvem tiros, um homem de calções e chinelos nos pés, grita em plenos pulmões: "Matem esses brazucas. Matem-nos a todos". Do outro lado da lona, que rodeia a entrada da agência, o resultado da operação de resgate é: um assaltante morto, outro gravemente ferido e a libertação dos dois reféns. Para Ana Cruz, dirigente da associação SOS Racismo, "não é notícia os assaltantes serem brasileiros". Nos últimos meses, aumentou o número de assaltos e nunca se falou da nacionalidade dos assaltantes, senão agora, justifica. Mamadou Ba, dirigente da mesma associação, condena os fazedores de opinião que "estigmatizam as comunidades migrantes".
Notícia do Diário de notícias: Wellington Nazaré, o brasileiro envolvido no assalto ao BES, tem direito a cumprir no seu país de origem a pena de prisão a que for sujeito em Portugal, ao abrigo de um tratado assinado em 2001 entre Portugal e o Brasil, o que lhe permitirá sair em liberdade após cumprir apenas um terço da condenação
Notícia do Diário de Notícias, Correio da Manhã, Jornal de Notícias: Uma criança de 11 anos morreu ontem ao ser atingida por disparos efectuados por militares da GNR contra a carrinha em que esta seguia acompanhada por dois homens suspeitos de terem acabado de furtar material de construção em Santo Antão do Tojal, concelho de Loures. A vítima era filha de um dos ladrões e ainda chegou com vida ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde acabou por morrer. Os suspeitos foram detidos, enquanto a Polícia Judiciária (PJ) investiga as circunstâncias em que ocorreu este tiroteio mortal.

11 de agosto de 2008

Notícia do Correio da Manhã: Paulo Pedroso, o ex-ministro do Trabalho e da Segurança Social que foi arguido no processo Casa Pia, é um dos nomes por detrás de um projecto para a promoção da integração da comunidade cigana na Roménia, numa iniciativa que partiu do Banco Mundial. O objectivo é dar a conhecer casos de sucesso na comunidade cigana, para combater a imagem negativa que a etnia tem de si própria, por "incorporação da marginalização".
O projecto, que já se iniciou em 2005 e decorre até 2015, é orientado para a área do emprego, mas também integra os sectores da saúde, educação e habitação.

10 de agosto de 2008

Notícia do Jornal de Notícias: Os recentes confrontos na Quinta da Fonte (Loures) são sobretudo resultado de uma política de habitação social que concentra pessoas com grandes níveis de pobreza e não de um problema de convivência entre etnias, afirma o ex-ministro Paulo Pedroso.

9 de agosto de 2008

Notícia do Diário de Notícias: Nasceram em Portugal ou vieram para cá ainda pequenos. Seja como for, os filhos dos imigrantes chineses estão completamente integrados na comunidade portuguesa. Quanto melhor falam a língua, melhor é essa integração. Há contudo aqueles que preferem viver imersos na comunidade chinesa, por acharem que têm mais coisas em comum. Afinal, já diz o provérbio chinês, "uma árvore não faz uma floresta". Viver na China não está nos planos deles, mas também não é algo que afastam completamente. Para já, limitam-se a visitar a terra dos pais para conhecer um pouco mais das suas origens.

4 de agosto de 2008

Notícia do Correio da Manhã: Ana Gabriela Freitas, juíza do Tribunal de Felgueiras, proferiu na terça-feira uma sentença onde faz considerações polémicas à comunidade cigana. São "pessoas malvistas socialmente, marginais, traiçoeiras, integralmente subsidiodependentes": eis algumas das frases que constam num acórdão a que a Lusa teve acesso.
Notícias do Diário de Notícias: O Ministério Público encerrou o inquérito aberto em Setembro de 2007 contra dois indivíduos, à época identificados como skineads, que invadiu e vandalizou um cemitério judaíco em Lisboa, acusando os arguidos de vários crimes, segundo se lê num documento da Procuradoria Geral Distrital de Lisboa.
Notícia do Jornal de Notícias: Em vez de ficarem em liberdade condicional, depois de cumprirem parte da pena de prisão, são expulsos do país. Isto é o que sucederá a estrangeiros condenados a penas de prisão pelos tribunais portugueses, se o artigo 184º do anteprojecto do Código de Execução das Penas e Medidas Privativas não sofrer alterações. A medida visa os cidadãos estrangeiros que um tribunal condenou a pena de prisão e a pena acessória de expulsão. A ideia é que o Tribunal de Execução de Penas antecipe a expulsão, desde que esteja cumprida metade da pena de prisão e mediante o consentimento do recluso.
Notícia do Público: Experiência no Regimento de Infantaria de Beja prova que as regras da vida militar contribuem para o aumento da assiduidade às aulas e a redução do abandono escolar
Passam o dia no quartel, mas ainda são muito novos para a recruta. As crianças que vai para dois anos frequentam provisoriamente aulas do primeiro ciclo do ensino básico no Regimento de Infantaria n.º 3 (RI3) de Beja, entre as quais se inclui um elevado número de etnia cigana, aprendem entre os militares ensinamentos para a vida civil.

1 de agosto de 2008

Notícia do Jornal de Notícias: As famílias ciganas foragidas da Quinta da Fonte acusam os africanos de terem incendiado a habitação de uma família que pretendia regressar. A origem do fogo é desconhecida, por agora, mas a PSP já reforçou o contigente no bairro. A Polícia Judiciária está a investigar a origem do incêndio que destruiu, anteontem à noite, a casa de uma família cigana, que tinha decidido voltar à Quinta da Fonte, na Apelação (Loures). O fogo terá deflagrado num quarto, cuja janela está virada para a avenida principal do bairro, e propagou-se às restantes divisões.