23 de março de 2008

Entrevista no Diário de Notícias (Embaixador da Ucrânia): A Embaixada da Ucrânia tem registo dos ucranianos que estão a sair de Portugal?Não, quem tem esses dados é o Serviço e Estrangeiros e Fronteiras. Mas não temos a ideia de que estão a sair muitas pessoas de Portugal.As associações e os próprios imigrantes indicam que sim.Não diria isso, pela quantidade de pessoas que atendemos diariamente na Embaixada.

22 de março de 2008

Notícia do Diário de Notícias: A Confederação Intersindical Galega promete formas de luta duras a partir de Junho, nomeadamente o recurso à greve e a manifestações de rua, se não forem respeitados os direitos dos trabalhadores portugueses. O aviso foi feito à Inspecção-Geral da Galiza, a quem deram dois meses para exigir o cumprimento do acordo colectivo para o sector.
Notícia do Diário de Notícias: Milhares de imigrantes ilegais querem regularizar a sua situação ao abrigo da nova lei da imigração, mas poucos estão a consegui-lo. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) recebeu 31 427 pedidos de legalização ao abrigo do regime excepcional, mas apenas 4337 obtiveram parecer favorável. A esmagadora maioria são cidadãos brasileiros.Os imigrantes regularizaram-se ao abrigo do artigo 88, uma medida excepcional para quem tenha um contrato de trabalho e entrado em Portugal depois de 2001, ano em que houve a última regularização extraordinária para todos os imigrantes. Entretanto, cerca de 20 mil brasileiros que imigraram até 11 de Julho de 2003 legalizaram-se através do chamado acordo Lula, que deu condições especiais aos cidadãos de ambos os países.

21 de março de 2008

Notícia do Jornal de Notícias e Diário de Notícias: O dia foi de festa no Bairro das Laranjeiras, em Moscavide, onde o portista Ricardo Quaresma se deslocou ontem. Tratou-se de uma acção de solidariedade e de um regresso às origens (foi o berço de Harry Potter para o futebol), que atraiu dezenas de fãs e muita comunicação social, ávida em saber das hipóteses do avançado rumar a um qualquer campeonato milionário na próxima temporada.Quaresma fez-se transportar num Mercedes e teve direito a segurança. Um pormenor, este último, meramente assessório, pois a tarde do craque do F. C. Porto faz-se de abraços, beijinhos e muitos autógrafos. A ideia partiu da Câmara Municipal de Lisboa, que ofereceu ao jogador o "Foral Manuelino da Cidade". A iniciativa enquadrou-se no Ano Europeu do Diálogo Intercultural e sendo o portista um símbolo da etnia cigana, a jornada redundou num êxito absoluto.
Notícia do Observatório do Algarve: Apesar de serem conhecidos pela herança de miscenização étnica e cultural, dos casamentos mistos e da actual legislação punir racismo e discriminação, um em cada cinco portugueses são racistas. Neste contexto, revelado por uma pesquisa do Instituto de Ciências Sociais acerca das atitudes e valores dos portugueses, o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, que se celebra hoje, 21 de Março, por decisão tomada em 1965 pela ONU, reveste-se de uma insuspeita actualidade. O sociólogo João Filipe Marques, docente da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, cuja tese de doutoramento “do «não racismo português» aos dois racismos dos portugueses” tem lançamento marcado para o próximo mês de Abril, salienta: “É na denúncia implacável dos afastamentos aos princípios da igualdade cívica, jurídica e política de todos os indivíduos que se pode, senão eliminar, pelo menos reduzir à mínima expressão as paixões racistas dos homens”.

19 de março de 2008

Notícia do Portugal Diário (Internacional): Os imigrantes latino-americanos em Espanha vivem em condições equivalentes às das favelas brasileiras, havendo casos em que pessoas são obrigadas a alugar uma cama por hora para dormir, alertou o relator especial das Nações Unidas ONU para a Habitação, segundo noticia a agência Lusa. No relatório apresentado à ONU sobre a situação em Espanha, o relator especial para a Habitação Miloon Khotari alerta que os imigrantes continuam a sofrer discriminações naquele país, onde ainda «podem ser presos por não terem tecto».
Notícia do Público (Internacional): O Supremo Tribunal dos Estados Unidos anulou hoje uma condenação à morte de um cidadão afro-americano da Luisiana, porque considerou que a questão da raça teve um papel indevido no caso, em que o júri seleccionado era todo composto por cidadãos brancos.Numa votação por 7-2, o tribunal decidiu que Allen Snyder, que em 1996 foi condenado e sentenciado à morte por ter esfaqueado quinze vezes a sua mulher, com problemas mentais, e ter morto o homem com que ela estava a falar na altura.

18 de março de 2008

Notícia do Público: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou 45 cidadãs estrangeiras e deteve seis portugueses, em flagrante delito, pela prática dos crimes de tráfico de pessoas e de lenocínio qualificado, na madrugada de domingo numa operação em Vila Nova de Famalicão.
Notícia do SOL: A aplicação dos fundos comunitários em Portugal estabelece pela primeira vez medidas de intervenção específicas para acolher e integrar imigrantes em Portugal, segundo o Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Interculutral (ACIDI)
Notícia do Público: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) procura quatro imigrantes ilegais marroquinos que escaparam de uma operação, em Lisboa, em que foram detidos outros nove que entraram no país escondidos num navio de carga, disse fonte daquele organismo.Fonte do SEF confirmou hoje que treze imigrantes ilegais de nacionalidade marroquina chegaram domingo a Portugal a bordo de um navio de carga proveniente de Casablanca, Marrocos, sendo que "quatro continuam foragidos". A operação - desencadeada pelo SEF em estreita colaboração com a Polícia Marítima - decorreu no início da manhã de domingo e pouco depois do navio de carga "Nativa" ter atracado no porto de Santa Apolónia, em Lisboa.

17 de março de 2008

Notícia da RTP: Em quatro anos de funcionamento o Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) de Lisboa atendeu mais de um milhão de pessoas, tendo os cidadãos brasileiros sido a comunidade imigrante que mais procurou aquele serviço em 2007. Os imigrantes que no ano passado mais recorreram aos serviços do CNAI de Lisboa a seguir aos cidadãos brasileiros (26 por cento) foram os cabo-verdianos (em 19 por cento dos casos), seguindo-se a comunidade da Guiné-Bissau (13 por cento). No total o Centro realizou 1.136.807 atendimentos.

15 de março de 2008

Notícia da RTP: A recém-criada Federação das Associações de Imigrantes em Portugal pretende fomentar uma ligação mais directa com os países de origem, anunciou hoje a presidente da instituição, que abrange seis organizações de apoio a imigrantes. "Os imigrantes têm dois problemas: o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e os países de origem que criam dificuldades aos próprios `filhos`, nomeadamente na questão do envio de documentos", disse Maria Cláudia Henrique à agência Lusa, no final da tomada de posse, em Coimbra. A Federação das Associações de Imigrantes em Portugal foi constituída pela Associação Luso-Africana Pontos nos Is (Porto), Casa de Angola e Casa Lusófona (ambas de Coimbra), Associação Amizade Portugal Países de Leste (Gondomar), Amigrante (Leiria) e Liga dos Chineses, mas o objectivo é integrar mais organizações.

8 de março de 2008

Notícia da Jornal de Notícias e RTP e : Dor e muitas lágrimas. O ambiente era de pesar, ontem, à porta do instituto forense de Huelva onde o corpo de Mari Luz estava a ser autopsiado. A menina de cinco anos foi encontrada morta 50 dias depois de ter desaparecido. O cadáver boiava no rio Tinto, a cerca de três quilómetros da casa onde vivia com os pais e dois irmãos, no bairro cigano de El Torrejon. O corpo estava em avançado estado de composição e tinha um corte profundo na cabeça, que os exames médico-legais vão esclarecer se foi provocado ou acidental.

7 de março de 2008

Notícia do Portugal Diário: Portugal tem a sétima maior comunidade de emigrantes no mundo, revelou, com base em dados estatísticos nacionais e internacionais, fonte dos assuntos consulares e das comunidades do Estado português. No âmbito do «Colóquio sobre as políticas para a juventude, cultura e associativismo nas comunidades portuguesas», foram apresentados, esta sexta-feira na Universidade Lusófona, dados estatísticos das comunidades portuguesas, com base em dados públicos do Instituto Nacional de Estatística (FNE), da Organização da Cooperação para o Desenvolvimento Económico (OCDE) e das Nações Unidas. «Com 1 049 500 emigrantes portugueses no mundo, Portugal possui a sétima maior comunidade do mundo», afirmou Ana Cristina Ribeiro, da Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, durante a apresentação de dados estatísticos das comunidades portuguesas, na Universidade Lusófona.
Notícia do RTP: Uma biografia de Arthur Miller a publicar em breve pela Weidenfels & Nicolson documenta a precocidade da paixão anti-racista do grande dramaturgo nort-americano, patente num romance que não chegou a concluir e em vários contos inéditos.
Notícia do Jornal de Notícias: José Falcão, presidente da SOS Racismo foi anteontem condenado a 20 meses de pena suspensa, por difamação a três juízes que em 2004 julgaram o caso do polícia que disparou um tiro mortal sobre Toni, um jovem morador do bairro da Bela Vista, em Setúbal, no decorrer de uma rixa.O caso remonta a 2004 quando o líder da associação contra a discriminação racial indignou-se com o desfecho do caso - o referido polícia foi absolvido -, e escreveu um texto, publicado no Correio da Manhã, onde fazia criticas à pena aplicada, destacando na altura que "os juízes eram incapazes de o ser".Quatro anos volvidos, o colectivo de juízes do tribunal da Moita deu como provados os factos que sustentam a acusação de difamação e determinaram a pena de 20 meses, que foi suspensa. Do acórdão deu-se como provada a autoria do referido texto pela parte de José Falcão e que as expressões utilizadas "atentaram contra a honra dos juízes".
Notícia do Jornal de Notícias: Oito barracas foram demolidas, ontem, no bairro do Fim do Mundo, em Cascais, em mais uma manhã de demolições, cujos trabalhos decorreram sob o olhar de dezenas de moradores que assistiram com tristeza e críticas ao avançar das pesadas máquinas. Ao todo, 12 agregados familiares tiveram de rumar a outras paragens. Mas nem todos conseguiram a tão almejada casa nova. Felisberto Fernandes e Manuela Ângela moram no Fim do Mundo há quase uma década, mas não estão inscritos no Plano Especial de Realojamento. "Estamos na rua com as nossas coisas", lamentavam. A Fátima Silva foi disponibilizado, na Torre, um "pequenino escritório onde só cabe uma cama", mas a moradora, que não tem um braço, recusou. "Não posso morar tão longe das pessoas que me ajudam nas minhas tarefas diárias", disse.

6 de março de 2008

Notícia do Público: A recém nomeada alta-comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse, reúne-se hoje pela primeira vez com as associações de imigrantes para discutir "as principais necessidades e prioridades de actuação para o seu mandato".Rosário Farmhouse, que a 08 de Fevereiro assumiu o cargo de alta-comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, convidou os representantes das comunidades imigrantes e seus descendentes para a primeira reunião formal de trabalho, em Lisboa.

3 de março de 2008

Notícia do Jornal de Notícias: O número de portugueses a residir em Espanha cresceu 40,43% no último ano. Ao todo, no país vizinho residem, agora, 101 818 mil portugueses, a quarta maior comunidade proveniente da União Europeia, a seguir à romena, inglesa, búlgara e italiana. Desses, perto de 83 mil estão inscritos na Segurança Social.Os dados do Governo espanhol revelam que, em 31 de Dezembro de 2007, estavam registados 6246 portugueses com idades até aos 15 anos, 91 928 entre 16 e os 64 anos e 3639 com mais de 64 anos, sendo que 3810 já nasceram em Espanha. A média de idades dos emigrantes ronda os 36,3 anos e a comunidade é constituída por 33,68% de mulheres.
Notícia da RTP: ministro da Presidência considerou hoje que o diálogo intercultural e a valorização da tolerância e da diversidade em Portugal são "fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e coesa". O governante, que falava na cerimónia do lançamento oficial do Ano Europeu para o Diálogo Intercultural em Portugal, sublinhou que a promoção deste diálogo é um desafio fundamental para a Europa, que "se tornou numa multiplicação de sociedades de acolhimento".
Notícia do Correio da Manhã (Internacional): O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, chamou ontem “hipócritas” aos que consideram a imigração “um perigo” e depois vão “à missa aos domingos e comungam”. Zapatero contrastou a sua postura face à imigração com a “hipocrisia” e “xenofobia” do PP e afirmou ontem que os seus quatro anos de governo testemunham a forma como tem combatido a imigração ilegal. Ao contrário do que diz Rajoy, frisou, tem recorrido à repatriação de clandestinos, mas “com dignidade e com acordos com os países de origem”.

2 de março de 2008

Notícia do Jornal de Notícias: Aos 15 anos, Vânia ainda experimenta uma confusão de sentimentos sobre o Bairro de S. João de Deus, no Porto, onde viveu até há um mês e meio. Pouco saía de casa, mas do alto da janela do último andar do bloco 4 viu de tudo. O tráfico, o consumo, as zaragatas com os ciganos, as rusgas da Polícia. Viu a mãe entregar-se à droga durante 14 anos. Viu dois tios serem presos por não resistirem ao dinheiro fácil do "pó". Viu os avós comerem "o pão que o diabo amassou" para a criarem, juntamente com o seu irmão mais novo.Vânia e Bruno, de 9 anos, viram tudo isto, mas ainda têm saudades do bairro, principalmente do tempo em que tinham amigos e familiares na vizinhança, antes dos blocos começarem a ser demolidos. Foi ali que cresceram, no meio da miséria humana, e, apesar de tudo, acham que o S. João de Deus "era fixe". A irreverência da idade não os deixa dar valor ao sossego que agora têm.
Notícia do Record: As duas iniciativas previstas para o segundo dia da Semana Contra o Racismo e a Violência no Futebol – um workshop sobre o papel dos jogadores, treinadores e árbitros no futebol, e um jogo entre estrelas de futsal e futebol – não se realizaram. O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Joaquim Evangelista, justificou este cancelamento com o formato (workshop) escolhido, que considerou não ser o adequado. Ao final da tarde, já após a chegada de alguns jogadores, entre eles Madjer (mais conhecido no futebol de praia, mas actualmente na equipa de futsal dos Ismailitas), a falta de atletas suficientes levou ao cancelamento do jogo.

1 de março de 2008

Notícia do record: Foi ontem dado o pontapé de saída na Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto, promovida pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e pela Câmara Municipal de Lisboa.No preâmbulo da iniciativa, o Sindicato esteve reunido com algumas claques. Apesar de só terem comparecido cinco – Directivo Ultra XXI (Sporting), Frente de Leiria (U. Leiria), Fúria Azul (Belenenses), VIII Exército (V. Setúbal) e Mancha Negra (Académica)–, Joaquim Evangelista garantiu que estes encontros vão repetir-se.
Notícia da RTP: A organização Breakthrough, que se dedica à defesa dos directos humanos, criou um videojogo que reproduz a vida de cinco imigrantes nos Estados Unidos e com o qual pretende denunciar as injustiças políticas da imigração no país. O jogo ICED, que pode ser descarregado gratuitamente na Internet, leva os utilizadores a desempenhar o papel dos imigrantes nos Estados Unidos e enfrentar todas as situações que passam para ficar no país