31 de maio de 2006

Notícia do Público: No dia 9 de Outubro, pelo menos meio milhar de colaboradores de mais de três dezenas de empresas vão estar em bairros degradados a pintar muros, paredes, casas; a plantar jardins, a trabalhar com crianças e jovens. É o projecto GIRO (Grace: Intervir, Recuperar e Organizar) em acção. O plano foi ontem anunciado, em conferência de imprensa, em Lisboa, pela Grace, uma associação sem fins lucrativos, que apoia as empresas com preocupações no âmbito da responsabilidade social. No concelho da Amadora, os bairros de Santa Filomena e o 6 de Maio vão entrar no projecto. No Seixal, no Bairro da Cucena, além de pinturas de paredes e ajardinagem do espaço onde funciona a Associação das Mulheres Ciganas Portuguesas (Amucip), os voluntários vão fazer acções de formação de informática e de prevenção rodoviária para crianças e jovens.
Entrevista do Diário de Notícias (Cavaco Silva): Talvez Portugal tenha que fazer uma análise da política de imigração que lhe interessa. E que talvez possa contribuir - é algo que deve ser estudado - para inverter este ciclo de envelhecimento e de desertificação.
Notícia do Jornal de Notícias, Correio da Manhã, Público e Primeiro de Janeiro: Governo simplifica imigração mas mantém restrições. Acabar com a exigência de que um imigrante entre no país já com contrato de trabalho firmado é uma das principais novidades do anteprojecto de Lei de Imigração que está em discussão pública até 30 de Junho. O documento - ontem apresentado a todos os grupos parlamentares, 70 associações de imigrantes e duas dezenas de organizações não governamentais e universitárias - prevê um regime de entrada baseado no livre funcionamento do mercado de trabalho, sendo dado ao candidato um prazo de seis meses para procurar emprego e aceder à autorização de residência.

30 de maio de 2006

Notícia do Público: Guineenses suspeitos de falsificarem documentos. Os três homens dedicar-se-iam à venda de passaportes, atestados de residência e contratos de trabalho.
Notícia do Público: Discoteca África Minha foi encerrada na Amadora. Queixas e longo historial de incidentes levaram Governo Civil a decidir pelo fecho.
Notícia do Primeiro de Janeiro e Público: Na visita ao novo espaço do Centro de Instalação Temporária de estrangeiros ilegais no Aeroporto Francisco Sá Carneiro António Costa salientou “o escrupuloso respeito pelos direitos humanos”,garantia que não estava assegurada nas instalações desactivadas em Dezembro passado. O Centro de Instalação Temporária (CIT) para estrangeiros que não têm autorizam para entrar em Portugal pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro estreia hoje novas instalações.
Notícia do Diário de Notícias: Duas em cada nove imigrantes que se queixam de violência doméstica têm a nacionalidade brasileira. O seu agressor, contudo, é português, os maltratos são continuados (52,3% dos casos) e usa e abusa do facto de a companheira ser estrangeira ou estar ilegal. O grupo das brasileiras destaca--se das restantes nacionalidades estrangeiras que recorrem à Unidade de Apoio a Vítimas Imigrantes e de Discriminação Racial ou Étnica (UAVIDRE), criada em Maio de 2005. Seguem-se as cabo-verdianas (8,6%), as são tomenses (7,1%) e as angolanas (6,1%).
Notícia do Jornal de Notícias: A integração e regularização dos estrangeiros que estejam a trabalhar em Portugal são os objectivos da segunda fase de uma campanha da Comissão Nacional para a Legalização de Imigrantes (CNLI) que se inicia hoje. Esta segunda fase da Campanha Nacional pela Integração e Legalização Dinâmica de Imigrantes em Território Nacional começa no dia em que o Governo apresenta a proposta de lei de Imigração, cuja discussão pública se prolongará por 30 dias.

29 de maio de 2006

Notícia do Correio da Manhã: Quatro indivíduos ficaram feridos, um dos quais a tiro de caçadeira, na sequência de uma discussão, ontem de madrugada, no bairro ‘Pantera Cor-de- Rosa’, junto à escola EB 2,3 João da Rosa, em Olhão, onde decorriam as comemorações do Dia de África. A PSP deteve um homem de 33 anos por posse de arma branca.
Notícia do Diário Digital (Internacional): O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, advogou este domingo uma política mais activa da União Europeia na imigração, uma «questão concreta» em que os 25 Estados-membros podem mostrar o valor acrescentado do trabalho conjunto. Os ministros acordaram em que a questão da imigração seja tratada na próxima Cimeira de Chefes de Estado e do Governo da UE, em Bruxelas, a 15 e 16 de Junho, informou o chefe da diplomacia espanhola, Miguel Angel Moratinos.
Notícia do Diário Digital, Primeiro de Janeiro e Correio da Manhã: Portugal concordou em enviar um navio patrulha para apoiar Cabo Verde a lutar contra os fluxos de imigrantes ilegais para a Europa, revelou Diogo Freitas do Amaral, em Viena. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cabo Verde está a ser um ponto de passagem de imigrantes que vêm do Senegal e da Mauritânia para depois tentarem entrar na União Europeia através das Ilhas Canárias.

28 de maio de 2006

Notícia do Correio da Manhã: Uma rixa ocorrida durante a madrugada deste sábado entre famílias de etnia cigana causou um morto e três feridos na zona da Picheleira, em Lisboa.

26 de maio de 2006

Notícia do Portugal Diário: O presidente da Casa de Angola em Coimbra considerou hoje que em Portugal existe «um racismo subtil», que se evidencia em situações de maior proximidade entre africanos e portugueses. «Em termos teóricos somos bem recebidos, bebemos uns copos uns com os outros. Mas, em termos práticos, há falta de sensibilidade e intolerância», afirmou Bento Monteiro. O presidente desta organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) falava à agência Lusa à margem do primeiro congresso «A Diáspora Africana, o Direito e a Imigração em Portugal», que decorreu hoje no auditório do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados.
Notícia do Correio da Manhã: Os imigrantes brasileiros que vivem em Portugal enviam para o seu país de origem cerca de 320 euros todos os meses. No total, são enviados para o Brasil, todos os anos, entre 178 milhões de euros e 356 milhões de euros. Esta foi a conclusão do mais recente estudo da empresa de estudos de opinião Bendixem & Associates.
Notícia do Jornal de Notícias: A calma parece ter regressado a Vila de Rei e, hoje, a vida corre como sempre. As polémicas surgidas em torno da vinda de quatro casais do Brasil parecem encerradas, mas a presidente da Câmara garante que valeu a pena. Irene Barata admitiu, em declarações ao JN, que o processo não foi pacífico. Porém, sublinha que "colocou as pessoas a pensar e a falar de Vila de Rei". Têm até chovido contactos de gente interessada em aventurar-se por terras do interior.
Notícia do Portugal Diário e Diário Digital (Internacional): Vários imigrantes, entre os quais um moçambicano que ficou gravemente ferido, foram alvo de agressões racistas quinta-feira, no leste da Alemanha, duas semanas antes do início do Mundial de Futebol. Em Berlim, a polícia deteve 14 indivíduos que agrediram alegadamente quatro turcos, um libanês e um guineense durante o feriado nacional, que tradicionalmente é também o «Dia dos Homens», pretexto para passeios e reuniões em que se bebe muito álcool.
Notícia do Portugal Diário (Internacional): O senado norte-americano aprovou hoje a reforma da lei da imigração, que poderá abrir caminho à legalização de grande parte dos 12 milhões de clandestinos referenciados no país. Para a legalização, os imigrantes terão de pagar uma multa de 2.500 dólares (1.950 euros), demonstrar conhecimento do inglês, que têm trabalho fixo e registo criminal limpo, além de estar em dia com o fisco. Os pontos polémicos da legislação são a construção de um muro com 595 quilómetros na fronteira com o México, a contratação de mais 4.000 polícias e o envio de 2.500 agentes para os portos de entrada nos Estados Unidos.
Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): O presidente mexicano, Vicente Fox, no dia em que o Senado norte-americano discutiu a reforma sobre a sua política de imigração, solicitou a Washington "vontade política" para resolver o afluxo de mexicanos para os Estados Unidos. "Hoje, a prioridade dos dois Governos deve ser a de reconhecer a urgência de criar mecanismos e métodos que garantam uma imigração segura e que respeite os Direitos do Homem e do trabalho", afirmou Fox a parlamentares do Utah.
Notícia do Diário de Notícias: O saldo entre o fluxo de remessas recebido dos emigrantes e enviado pelos imigrantes, que em décadas anteriores teve um papel fundamental no equilíbrio das contas externas portuguesas, caiu, nos últimos quatro anos, praticamente para metade do seu valor.

25 de maio de 2006

Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): Está "claríssimo" que as medidas de controlo marítimo e de fronteiras são muito importantes, mas serão "absolutamente ineficazes" se, paralelamente, não forem desenvolvidos programas de cooperação com a África. Este alerta foi expresso ontem no Parlamento das Canárias, em Santa Cruz de Tenerife, por José Carlos Maurício, conselheiro de Economia e Finanças do Governo do arquipélago.
Notícia do Região de Leiria: Os directores dos Serviços de Migração e Fronteiras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovaram o regulamento do Observatório de Fluxos Migratórios da organização, que deverá começar a funcionar até ao final do ano."Aprovamos o regulamento que nos vai permitir ter informação actualizada sobre o que são os fluxos migratórios da CPLP", afirmou o director dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras português, Manuel Jarmela Palos.
Notícia do Jornal de Notícias, Diário Digital e Público: Clientes de prostitutas vítimas de exploração sexual poderão vir a ser punidos com penas entre um e cinco anos de prisão ao abrigo de um crime previsto na proposta de revisão do Código Penal já entregue no Parlamento e em discussão pública, disse ontem, em Lisboa, o secretáriode Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães. A intenção de dar uma luta sem tréguas ao tráfico de seres humanos foi uma das principais conclusões do I Seminári o Luso-Brasileiro sobre Tráfico de Pessoas e Imigração Ilegal/Irregular, que ontem terminou.
Notícia do Diário Digital e Jornal de Notícias: O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, anunciou que o Governo vai aprovar a terceira geração do Programa Escolhas, iniciativa que visa apoiar a integração social de crianças e jovens mais desfa vorecidos. «O Programa Escolhas 2ª Geração está a terminar e o Governo vai dar-lhe continuidade e reforçá-lo ao aprovar brevemente em Conselho de Ministros a terceira geração», disse Pedro Silva Pereira no seminário «Descendentes de Imigrantes: Um lugar na sociedade portuguesa» promovido pelo Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME).

24 de maio de 2006

Notícia do Público, Portugal Diário, Jornal de Notícias e Correio da Manhã: Os maus-tratos por parte das forças policiais e a violência contra as mulheres são as duas questões apontadas a Portugal no relatório anual da Amnistia Internacional (AI) sobre a situação dos direitos humanos no mundo. Quanto à violência policial – um problema recorrente denunciado pela organização – o relatório deste ano sustenta que é "ainda insuficiente a formação das forças de segurança quanto ao uso da força e das armas de fogo". Segundo a AI, em 2005 "pelo menos três pessoas” morreram em resultado do uso da "força letal" por parte da polícia.
Notícia do Portugal Diário (Internacional): A Comissão Europeia anunciou medidas para ajudar a Espanha a controlar a imigração ilegal que chega às Canárias, nomeadamente o envio em 15 dias de patrulhas navais e aéreas para vigiar as costas das ilhas espanholas.

23 de maio de 2006

Notícia do Jornal de Notícias, Público, Diário de Notícias e Correio da Manhã: Vítimas de redes de tráfico de pessoas que colaborem com as autoridades na denúncia e investigação vão ter acesso a autorização de residência no país, no âmbito da proposta de lei da imigração que o Governo vai apresentar "muito em breve" para discussão pública. O objectivo é privilegiar o apoio e integração da vítima e, simultaneamente, reforçar a luta contra as redes de tráfico. A nunciou o ministro da Administração Interna, António Costa, que falava à margem do I Seminário Luso-Brasileiro sobre tráfico de pessoas e imigração ilegal.
Notícia do Público: um relatório da Comissão Europeia sobre o abandono escolar afirma que a situação portuguesa é grave. Um dos aspectos preocupantes prende-se com o facto de a probabilidade de os alunos de outras nacionalidades abandonarem a escola ser duas vezes mais alta que a registada entre os estudantes naturais dos respectivos países.
Notícia do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Público: Começou mais um processo de demolição no Bairro das Marianas, em Carcavelos. Oito barracas foram ontem destruídas, deixando na rua, com roupa e mobiliário, 22 pessoas que, de acordo com a Câmara de Cascais, não se encontram recenseadas nem abrangidas pelo Plano Especial de Realojamento (PER).
Notícia do Jornal de Notícias: Quando entra num avião rumo a cidades europeias, uma mulher brasileira carrega o estigma de ter como destino a indústria do sexo, particularmente se tiver entre 25 e 40 anos. Adriana Piscitelli, da Universidade de Campinas, coordenou um trabalho de investigação no aeroporto de S. Paulo, junto de mulheres e transexuais deportadas ou não admitidas em países europeus, por as autoridades terem considerado que não tinham perfil de turista. Portugal ocupou o primeiro lugar na "devolução" de mulheres cuja entrada não foi admitida (37% do total de casos), mas ocupa apenas o quinto lugar nas deportações, capítulo em que lidera a Itália.
Notícia do Portugal Diário, Primeiro de Janeiro e Região de Leiria: investigador Rui Pena Pires defendeu que a imigração para Portugal não pode ser considerada clandestina, já que a maioria dos imigrantes entra no país com visto de turista e só se torna ilegal quando este expira. «No caso de Portugal, a imigração não é clandestina e o tráfico de pessoas é muito forte quando a imigração é clandestina», disse à Agência Lusa o docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) no dia que se iniciou em Cascais o seminário luso-brasileiro sobre o tráfico de seres human os e imigração ilegal.

22 de maio de 2006

Notícia do Público: Nove barracas do bairro das Marianas, em Cascais, vão ser hoje demolidas pela autarquia. Membros da plataforma pelo direito à habitação vão estar no local para tentar impedir as demolições e apoiar os moradores.
Notícia do Jornal de Notícias: Três mulheres de nacionalidade brasileira foram detidas, ontem, pela PSP de Viseu, numa rusga feita na madrugada de sábado para domingo em vários estabelecimentos de diversão nocturna no centro da cidade e arredores.
Notícia do Jornal de Notícias e Diário Digital: A maioria dos imigrantes em Portugal é oriundo do Brasil, na sequência da acentuada redução da imigração da Europa de Leste e de África, disse ontem Manuel Jarmela Palos, director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a propósito do I Seminário Luso Brasileiro sobre tráfico de pessoas e imigração ilegal, que decorre entre hoje e quarta-feira, em Cascais.
Notícia do Correio da Manhã (Internacional): O Governo do primeiro-ministro Tony Blair está no centro de novo escândalo, envolvendo, pela segunda vez numa semana, o Ministério do Interior. Desta feita descobriu-se que um funcionário dos serviços de imigração pediu sexo em troca do auxílio na legalização a uma jovem vítima de abusos sexuais do Zimbabwe.
Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): Mais de 400 imigrantes ilegais foram interceptados, no mar, ao longo de 48 horas, perto da pequena ilha italiana de Lampedusa, a sul da Sicília. A situação é problemática, na medida em que a ilha, embora não constitua novidade nas rotas clandestinas, apenas dispõe de um centro de acolhimento com capacidade para 190 pessoas.

21 de maio de 2006

Reportagem do Correio da Manhã: Taxi Drive - Taxista Moisés Ismael / Cidade Lisboa / Trajecto Praça da Figueira - Av. João Crisóstomo. Está muito calor – tenho pressa – é uma constante – mas o tema da conversa ventila a temperatura e amorna um crónico horário a abater. “Ainda há quem seja racista.” Alguém duvida? Há, sim, caro senhor, manadas de retardados que não pagam multa e não são presos por militarem e aplaudirem a bestialidade do racismo.
Notícia do Público e Diário Digital: O I Seminário Luso-Brasileiro sobre tráfico de pessoas e imigração ilegal arranca em Cascais, sob a alçada dos ministérios da Administração Interna de Portugal, através do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), e da Justiça do Brasil. O principal objectivo é prevenir e reprimir acções de organizações criminosas que se dedicam ao tráfico de seres humanos, numa altura em que o maior fluxo migratório para Portugal vem actualmente do Brasil.

20 de maio de 2006

Notícia do Público, Primeiro de Janeiro, Correio da Manhã e Diário Digital: A Unidade Habitacional de Santo António, no Porto, foi inaugurada em Fevereiro com pompa e circunstância, mas até ontem permanecia vazia. O Conselho Superior de Magistratura (CSM) emitiu à tarde uma circular a avisar os juízes de que aquele espaço está preparado para receber estrangeiros com ordem judicial de expulsão do território nacional.
Notícia do Correio da Manhã e Diário Digital (Internacional): O Ministério do Interior do Reino Unido está no centro de um novo escândalo que está a embaraçar seriamente o governo de Tony Blair, depois de ter vindo a público que serviços daquele Ministério, responsável pelos serviços de imigração, deram emprego a imigrantes ilegais durante vários anos.
Notícia do Diário de Notícias, Diário Digital, Jornal de Notícias (Internacional): O governo de Madrid viu-se obrigado a pedir ajuda à União Europeia (UE) e a lançar uma ofensiva diplomática para tentar travar a grande vaga de imigrantes ilegais que nas últimas semanas desembarcaram nas Canárias.

19 de maio de 2006

Notícia do Público: O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) convocou uma greve para 2, 3 e 4 de Junho, em protesto contra a cessação de funções de 74 inspectores que aguardavam a integração nos quadros.
Notícia do Jornal de Notícias e Diário de Notícias: O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB), António José Carvalho, demarcou-se, ontem, do comunicado intitulado "Perigo Amarelo", que , depois de retirado da Internet, terá sido posto a circular na cidade. O responsável pela associação justifica-se, referindo que o documento "é anónimo", e acrescenta que não compactua com atitudes que sejam reveladoras de xenofobia. A Liga dos Chineses de Portugal não teme um boicote às suas lojas e que a campanha dos comerciantes de Bragança alastre a todo o País.
Notícia do Portugal Diário, Correio da Manhã, Público, Jornal de Notícias e Diário Digital: Um juiz de instrução espanhol decretou prisão preventiva para o comandante português de um pesqueiro detido no fim-de-semana por tentar transportar para as Ilhas Canárias mais de uma dezena de imigrantes ilegais, revelaram fontes judiciais.
Notícia do Diário dos Açores: A Associação dos Imigrantes dos Açores (AIPA) afirmou ontem que a integração dos cerca de seis mil imigrantes que residem no arquipélago constitui um "exemplo nacional" pelo envolvimento das autoridades e sociedade civil no processo.
Notícia do Correio da Manhã e Portugal Diário (Internacional): Foi o Muro de Berlim, é o da Cisjordânia e agora também o do México. O Senado norte-americano aprovou uma emenda que prevê a construção de um muro de 595 quilómetros ao longo da fronteira entre os EUA e o México e ainda de 800 quilómetros de barreiras adicionais para impedir a passagem de automóveis.
Notícia do Diário Digital: O Presidente norte-americano, George W. Bush, pediu hoje ao Congresso fundos suplementares destinados ao financiamento do seu projecto de reforma da política de imigração, incluindo 1,9 mil milhões de dólares para a segurança das fronteiras.

18 de maio de 2006

Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): Sem surpresa, a Assembleia Nacional francesa aprovou ontem, por 367 contra 164 votos, o projecto de lei sobre imigração e integração, apresentado pelo ministro do Interior, Nicolas Sarkozy. O diploma, que agrava as condições de entrada e de permanência de estrangeiros em França, foi votado por unanimidade pela União para um Movimento Popular (UMP) e por três votos da União para a Democracia Francesa (UDF). Por sua vez, a Esquerda - grupo socialista, comunistas e republicanos, deputados Verdes e da Extrema esquerda - votou em bloco contra o projecto de lei, que já tinha sido oportunamente rejeitado pelas igrejas cristãs, Católica, Ortodoxa e Protestante.
Notícia do Público: As políticas de ordenamento, diz o Programa Nacional de Ordenamento do Território, apresentado ontem, precisam de levar em conta que o país necessita de "volumes significativos de imigrantes". Isto implica tomar medidas para assegurar a sua integração social e a igualdade de tratamento no acesso a serviços colectivos, habitação e emprego.

17 de maio de 2006

Notícia do Diário Digital: O documentário «Djunta Môn», lançado em Lisboa, pretende dar voz aos habitantes da Cova da Moura, na Amadora, bairro que se esforça diariamente no combate à pobreza, marginalidade e na procura da integração. Realizado por Abílio Leitão e Teresa Maia e Carmo, o documentário traz para primeiro plano a vida dos habitantes da Cova da Moura e mostra que o bairro tem uma actividade própria.
Notícia do Público (Internacional): A deputada holandesa de origem somali Ayaan Hirsi Ali, conhecida pelas suas duras críticas ao islão, anunciouque pediu a demissão e que vai abandonar a Holanda, depois de ter sido revelado que mentiu às autoridades quando procurou asilo, em 1992.
Notícia do Diário Digital: A actriz norte-americana Halle Berry e o actor australiano Hugh Jackman, protagonistas da trilogia «X-Men», afirmaram esta terça-feira que o terceiro filme da saga reflecte a discriminação dos imigrantes. «Ao viver nos EUA como uma mulher negra, tive que me sujeitar a regras que fazem os imigrantes sentirem-se como vítimas. Nem sempre apoio o meu governo», assegurou Berry. Jackman explicou que em «X-Men 3» é encontrada uma «cura» para os mutantes que ameaçam alterar o curso da história.
Notícia do Diário de Notícias (Internacional): O plano do Presidente George W. Bush para controlar a entrada de imigrantes ilegais nos EUA através da fronteira com o México gerou reacções diversas entre os governadores dos estados do Sul. Por um lado, a democrata Janet Napolitano (Arizona) e o republicano Rick Perry (Texas) apoiam a proposta, que prevê o envio de 6000 guardas nacionais para a fronteira. Por outro, Arnold Schwarzenegger, republicano da Califórnia, e Bill Richardson, democrata do Novo México, mostraram-se preocupados com a medida.

16 de maio de 2006

Notícia do Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário Digital e Primeiro de Janeiro (Internacional): O presidente George W. Bush anunciou ontem medidas de combate à imigração ilegal no âmbito das quais deverão ser enviados para a fronteira com o México milhares de soldados da Guarda Nacional. O presidente dos EUA nega, no entanto, que a intenção seja militarizar a fronteira.
Notícia do Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Público e Diário Digital (Internacional): Aviões, barcos, mais acordos de repatriamento, dez diplomatas, uma nova embaixada e um satélite. Foram estas as principais soluções ontem apresentadas pelo Governo espanhol para melhor tentar controlar os fluxos de imigrantes ilegais que chegam às ilhas Canárias.No espaço de três dias, deram à costa mais de 900 clandestinos, elevando para seis mil o número de pessoas que chegaram ao arquipélago em embarcações de pesca rudimentares desde Janeiro deste ano.
Notícia do Jornal de Notícias e Público: As formas de pressão laboral sobre os imigrantes em Portugal são sobretudo de natureza psicológica, enquanto os emigrantes portugueses na Europa sofrem ameaças físicas, revela uma análise do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social feita com o apoio da Organização Internacional do Trabalho.

15 de maio de 2006

Notícia do Correio da Manhã: A Câmara de Peniche pretende criar um gabinete de recenseamento e acompanhamento dos indivíduos de etnia cigana residentes nos acampamentos localizados no concelho, com o objectivo de os ajudar a criar melhores condições económicas e habitacionais.
Notícia do Jornal de Notícias: Quando se vive em condições pouco dignas, pautadas por horas a fio de trabalho árduo, não se podem guardar traumas, só seguir adiante. Oito meses após o incêndio que ceifou uma família inteira no Bairro do Fim do Mundo, a vida continua, agora cada vez mais entre os escombros das barracas que vão sendo derrubadas pelas máquinas.
Notícia do Público (Internacional): Um total de 921 imigrantes ilegais, incluindo 33 crianças, chegou às ilhas Canárias desde sexta-feira, a bordo de 14 embarcações vindas do Senegal. O governo das Canárias denuncia o distanciamento de Madrid.
Notícia do Correio da Manhã: A primeira parte do estudo encomendado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) sobre a reforma do actual modelo de Segurança Interna já está concluída e deverá ser apresentada no final do mês. A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Polícia Judiciária (PJ) sob tutela do MAI e a integração da Polícia Marítima na Brigada Fiscal da GNR são apenas algumas orientações previstas pela equipa de Nuno Severiano Teixeira.

14 de maio de 2006

Notícia do Jornal de Notícias e Expresso (Internacional): Milhares de manifestantes contestaram pelas ruas de Paris, o projecto-lei sobre imigração do ministro francês do Interior, Nicolas Sarkozy, que prevê o agravamento das condições de entrada e permanência em França. Segundo a polícia, 11 mil pessoas participaram no protesto mas, segundo os organizadores, compareceram 35 mil.
Notícia do Jornal de Notícias: "Os meus alunos são pessoas extremamente educadas, aplicadas e interessadas em aprender e conhecer a língua e cultura portuguesa". As palavras são de Susana Figueiredo, professora do curso de Português para estrangeiros, falando sobre os seus 17 alunos. Este segundo curso, gratuito, teve início em Janeiro. É organizado pela Associação Cristã Ortodoxa de Aveiro e leccionado duas vezes por semana no Centro Coordenador de Transportes de Albergaria-a-Velha.
Notícia do Público, Diário de Notícias, Correio da Manhã, Jornal de Notícias e Primeiro de Janeiro : Seis dezenas de nacionalistas concentraram-se frente à Câmara de Vila de Rei num protesto promovido pelo Partido Nacional Renovador, de extrema-direita, contra o projecto autárquico de fixação de imigrantes brasileiros. O protesto, antecedido de um desfile silencioso pelas ruas da vila, foi observado nos passeios por meia centena de pessoas, incluindo residentes locais e alguns elementos da GNR.

13 de maio de 2006

Notícia do Jornal de Notícias: O presidente da Direcção da Rádio Clube Foz do Mondego, Ilídio Figueiredo, considerou que o programa "Linha Russa" é uma "aposta ganha" na grelha de programação daquela estação emissora da Figueira da Foz, que, recentemente, celebrou o 20.º aniversário. "Respondemos ao serviço público. Com a noção de que existe uma grande comunidade de Leste no concelho, quisemos aproveitar esta oportunidade de chegar junto dessas pessoas e, assim, ter também uma mais-valia na nossa grelha de programação", disse Ilídio Figueiredo.
Notícia do Diário Digital (Internacional): As organizações de defesa dos imigrantes de origem hispânica nos EUA, divididas durante o «dia sem imigrantes» do primeiro de Maio, reencontraram quinta-feira a unidade e apelaram para uma marcha nacional em Washington a 17 de Maio.
Notícia do Jornal de Notícias e Portugal Diário: A s famílias brasileiras que há uma semana se instalaram na povoação de S. João do Peso (Vila de Rei), a convite da presidente da Câmara que desta forma pretende combater a desertificação do seu município, estão a encarar com "tranquilidade" a manifestação do movimento de extrema-direita Frente Nacional, anunciada para hoje, na sede do concelho, contra a sua contratação. Autoridades vão reforçar a segurança mas esperam «manifestação ordeira».
Notícia do Portugal Diário: O estudo «Combate ao tráfico de seres humanos e trabalho forçado na Europa - o caso de Portugal», coordenado pela Direcção-Geral de Estudos, Estatísticas e Planeamento (DGEEP) do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e com o apoio da Organização Internacional do Trabalho, é apresentado terça-feira em Lisboa. No caso da exploração de trabalhadores imigrantes em Portugal, o estudo conclui que situações extremas de trabalho forçado «parecem não se verificar», existindo formas «mais subtis de coacção e de pressão psicológica sobre os trabalhadores imigrantes que resultam da precariedade e da fragilidade do seu estatuto jurídico e da sua fraca capacidade de negociação no mercado de trabalho».

12 de maio de 2006

Notícia do Portugal Diário e Diário Digital (Internacional): Um jovem apresentado como próximo da extrema-direita abateu uma mulher de origem africana e uma criança em pleno centro de Antuérpia, segunda cidade da Bélgica onde é grande a tensão com as comunidades de imigrantes. Numa primeira audiência, esta manhã, Hans Van Themsche, 18 anos, de Antuérpia, explicou «ter comprado uma arma de caça e munições e ter saído à procura de pessoas de origem estrangeira com a intenção de as abater», disse uma porta-voz do Ministério Público da cidade, numa conferência de imprensa.
Notícia do Público: Quinze imigrantes moldovos, entre os quais duas crianças, permaneceram cerca de 20 horas no aeroporto de Lisboa à espera de embarcar para o seu país, sem qualquer espécie de assistência, depois do voo de quarta-feira à noite da Air Moldova ter sido cancelado, mas a situação foi desbloqueada pelo embaixador da Moldova em Portugal.
Notícia do Correio da Manhã: A segurança dos brasileiros que imigraram para Vila de Rei não está garantida. O receio é da governadora civil de Castelo Branco, a propósito da manifestação marcada para amanhã, na localidade, pelo Partido Nacional Renovador (PNR). A GNR vai reforçar o efectivo do posto local e fazer uma “vigilância máxima” à manifestação organizada a partir de Lisboa pelo PNR de protesto contra a iniciativa da autarquia de apoiar a fixação de 14 cidadãos brasileiros que já vivem em Vila de Rei. O objectivo da câmara é fixar 50 famílias imigrantes.
Notícia do Público e Correio da Manhã: direcção do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) contestou hoje a associação feita entre os reclusos que actualmente cumprem pena em Portugal e os imigrantes, afirmando que tal ligação conduz ao "aumento do racismo, xenofobia e intolerância". "As estatísticas citadas pela DGSP referem-se a estrangeiros. Em nenhum local, essa fonte refere imigrantes pelo que, desde logo, o título usado é errado ", refere o alto comissariado. "Um estrangeiro tem o dobro da probabilidade de lhe ser aplicada prisão preventiva e é vítima do dobro dos erros do sistema, sendo muito mais injustiçado”.

11 de maio de 2006

Notícia do Jornal de Notícias e Expresso: O Bloco de Esquerda apresentou, ontem, um diploma para acabar com as quotas da imigração e garantir a entrada legal em Portugal, com visto de residência, de todos os estrangeiros que queiram procurar trabalho no país. "As quotas só foram aplicadas uma vez, em Março de 2004, e só foram preenchidas em 2%, atribuindo vistos a 100 imigrantes. A actual lei é uma fantasia sem qualquer aplicação prática", disse, em conferência de Imprensa, a deputada e chefe de gabinete da bancada do BE, Helena Pinto.
Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): Um estudo desenvolvido pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América (EUA), concluiu que quanto mais escura for a pele de um negro acusado de ter assassinado um branco maior é a probabilidade de ser condenado à morte nos EUA. O trabalho académico revela critérios racistas na aplicação da pena capital.
Notícia do Correio da Manhã: Catorze por cento dos reclusos que cumprem pena nas cadeias portuguesas são estrangeiros e a maior parte deles (696) foram condenados por tráfico de droga. Segundo os números da Direcção-Geral dos Serviço Prisionais (DGSP), a que o CM teve acesso, num universo de 9844 reclusos, 1381 são imigrantes.

10 de maio de 2006

Notícia do Público: Afinal nem todos os imigrantes legais em Portugal têm direito ao abono de família. O Governo anunciou recentemente que iria alargar essa prestação a todos os estrangeiros a viver legalmente no país, mas pouco depois restringiu esse direito: ele apenas é válido para os imigrantes naturais de países com os quais Portugal tem acordos bilaterais nesta área.

9 de maio de 2006

Notícia do Portugal Diário: No último ano, o número de cidadãos estrangeiros expulsos de Portugal aumentou 52 por cento. Os brasileiros são os imigrantes mais vezes afastados do território nacional. E é também esta a nacionalidade que leva mais carimbos de recusa à entrada de estrangeiros no nosso país. O Brasil é referido no Relatório Anual de Segurança Interna como um dos países que «representam mais risco migratório para Portugal». Angola, Guiné-Bissau, Senegal, Ucrânia, Roménia e Moldávia são citados no mesmo capítulo.
Notícia do Diário de Notícias: O presidente da Câmara de Cascais disse ontem desconhecer a intenção da PSP de levar jovens de bairros problemáticos à praia de Carcavelos, a 10 de Junho, para assinalar o denominado "arrastão" que há um ano ocorreu naquele local.
Notícia do Portugal Diário: Portugal e Espanha vão aumentar a colaboração para travar a imigração ilegal, com a criação de uma comissão conjunta e o aumento de voos conjuntos de repatriação, anunciou em Lisboa a vice-presidente do Governo espanhol.
Após um encontro com o primeiro-ministro português e o ministro da Administração Interna, Maria Teresa Fernández de la Vega afirmou a necessidade de uma «política comum e mais cooperação bilateral» ibérica para os temas da imigração.
Artigo de Opinião no Diário de Notícias (José Manuel Barroso - Jornalista): Se os brasileiros - que são gente nossa, mesmo com diferenças, falam a nossa língua e desejam trabalhar - quiserem "repovoar" o nosso interior e se essas experiências foram efectivas, porque não? Nós fizemos muitas cidades brasileiras, povoámos muita terra através do mundo, fizemos das Terras de Vera Cruz o Brasil, porque não ajudarem-nos eles agora, com conta, peso e medida, a refazer o nosso país? A crescer demográfica e economicamente (os imigrantes já contribuem com 7% do PIB nacional) e a rejuvenescer a população?
Notícia do Jornal de Notícias, Correio da Manhã, Portugal Diário, Público e Diário de Notícias: O ministro da Administração Interna, António Costa, pediu, ontem, à Direcção Nacional da PSP que tome medidas de responsabilização disciplinar, criminal e contra- -ordenacional em relação a dois dirigentes do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) por declarações "xenófobas". Os visados alegam que se trata de um meio de "intimidação" e garantem "Não somos racistas!". Público e Portugal Diário: A presidente da Casa do Brasil classificou as declarações de sindicalistas da PSP que relacionavam o aumento da criminalidade com a imigração como «absolutamente xenófobas», lamentando que os estrangeiros sejam usados como «bodes expiatórios» de reivindicações sindicais.

8 de maio de 2006

Entrevista ao Correio da Manhã (Pacman): Os imigrantes representam um contributo importante para o desenvolvimento de Portugal. Quem disser o contrário é tacanho. Portugal é um país onde o racismo surge de forma encapotada. Isso nota-se, por exemplo, a nível do mercado de trabalho. Eu já me senti discriminado.
Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): Na altura em que passa um ano sobre o processo extraordinário de regularização de imigrantes ilegais em Espanha, mais 259 estrangeiros nesta situação chegaram à ilha de Tenerife.Os imigrantes em situação irregular, todos homens, chegaram a bordo de três barcos ao porto de Los Cristianos, no município de Arona, no sul da ilha. Esta é a terceira maior onda de imigrantes ilegais procedente do Norte de África, registada este ano no litoral espanhol, depois da chegada de 417 em 14 de Março e de 372 um dia antes.

7 de maio de 2006

Notícia do Público (Internacional): Sem visto de trabalho, saltou de emprego em emprego e de quarto alugado em quarto alugado. Há dez anos que Elizabete vive ilegalmente nos EUA. O medo impediu-a de participar nas manifestações que há uma semana encheram as ruas americanas. "Tenho uma boa vida: pagam-me bem e tratam-me bem, mas há sempre aquela coisa que me diz que eu não sou como eles".
Notícia do Diário de Notícias: "O aumento da criminalidade em Portugal deu-se com a abertura das fronteiras." As palavras são de António Ramos, presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). Num comunicado enviado às redacções sobre a condenação de Marcus Fernandes, o sindicato sustenta que Portugal "há muito que deixou de ser um país dos brandos costumes", tornando-se, "ao invês, um país multiétnico e multi-cultural, com fronteiras de livre trânsito, propício à manifestação de novos e inéditos fenómenos criminais de extrema violência".

6 de maio de 2006

Notícia do Público e Portugal Diário: O primeiro centro de alojamento temporário para imigrantes sem-abrigo em Lisboa foi inaugurado na zona da Ameixoeira. O principal objectivo do espaço é dar apoio aos cidadãos estrangeiros em situação de extrema carência.
Com capacidade para 25 utentes, o Centro Pedro Arrupe é um projecto do Serviço de Jesuítas aos Refugiados (SJR). "Hoje o sonho tornou-se realidade. É um grande dia para nós e para os nossos parceiros", disse Rosário Farmhouse, directora do SJR, durante a apresentação da infra-estrutura.

5 de maio de 2006

Notícia do Jornal de Notícias: A Comissão de Moradores de Avanca está indignada com a Câmara Municipal de Estarreja, a quem acusam de nada ter feito para evitar que diversas famílias de etnia cigana se instalassem num terreno contíguo a algumas casas da freguesia de Avanca. Os habitantes da zona dizem ter alertado inúmeras vezes a autarquia para a situação ilegal que se estava a criar. Ao que tudo indica, as famílias terão abatido árvores, construído barracas em tijolo sem terem licença, para além de não terem saneamento. O Presidente de Câmara afirma que o terreno foi comprado há dois anos e que é propriedade das famílias que lá estão instaladas.
Notícia do Diário Digital: A Associação dos Imigrantes nos Açores vai disponibilizar dentro de três semanas, na Internet, o seu clube de emprego, que permite o cruzamento de dados para apoiar a colocação de imigrantes no mercado de trabalho.
Notícia do Público, Diário de Notícias, Correio da Manhã ePortugal Diário: Oito adultos e seis crianças. Deixaram a família e os amigos, abandonaram a vida que tinham em Maringá, no Brasil, e partiram em busca de um sonho: maior estabilidade, segurança, um futuro mais risonho e viver na Europa. Ontem, ao princípio da noite, chegaram a Vila de Rei, no coração do Pinhal Interior, sorridentes e cansados, mas conscientes da sua missão: ajudar a repovoar uma zona em risco de desertificação e envelhecida. Quase todos vão trabalhar em lares da terceira idade.
Notícia do Diário Digital e Primeiro de Janeiro: A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) recomendou aos jornalistas que evitem referências à nacionalidade, etnia, religião ou situação documental de pessoas sempre que não sejam essenciais à notícia. Em comunicado, aquele organismo presidido pelo Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas considera que tais referências «induzem potencialmente a uma cadeia de estigmatização e de reforço de preconceitos contra estrangeiros, minorias étnicas ou religiosas e imigrantes em situação irregular».

4 de maio de 2006

Notícia do Correio da Manhã, Portugal Diário e Diário Digital: Os estrangeiros que residem legalmente em Portugal já representam quatro por cento da população total. De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no Relatório Anual de Segurança Interna de 2005 existem neste momento 457.721 imigrantes com a situação regularizada, mais três por cento do que no ano anterior. Angola, Guiné-Bissau, Senegal, Ucrânia, Roménia, Moldávia e Brasil são os países que mais contribuíram para o número de imigrantes em Portugal, aponta o documento. De acordo com os jornais, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) efectuou mais de metade (52%) das expulsões de imigrantes ilegais em Portugal. Durante o ano passado, 754 estrangeiros, na maioria brasileiros, foram obrigados a deixar Portugal. Por outro lado, foi recusada a entrada a 4.146 estrangeiros, mais 748 casos que em 2004.
Notícia do Público: A Polícia Judiciária (PJ) anunciou ontem a detenção de dois homens romenos por tentativa de contrafacção de cartões bancários, com recurso, nomeadamente, a uma câmara fotográfica digital instalada de forma oculta numa caixa multibanco de Lisboa.
Notícia do Jornal de Notícias: A polícia de imigração portuguesa (SEF) repatriou para o Brasil duas cidadãs peruanas que planeavam entrar em Portugal com passaportes bolivianos falsos, apurou o JN.
Notícia do Portugal Diário e Primeiro de Janeiro: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou a detenção, terça-feira, de uma mulher suspeita de falsificar contratos e promessas de contratos de trabalho com vista à legalização de imigrantes em Portugal. De acordo com o SEF, as investigações prosseguem ainda com o objectivo de apurar a responsabilidade de outros envolvidos no caso, tendo a detida sido presente ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.
Notícia do Portugal Diário e Diário Digital: O director regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do Algarve, José Van der Kellen, revelou esta quarta-feira que a região algarvia é a única do país onde as redes de auxílio à imigração ilegal continuam activas.
«Nesta altura temos pacificado [o trabalho das organizações criminosas ]. O Algarve é a excepção nesta matéria», afirmou o responsável do SEF no seminário «Casos problemáticos de polícia», organizado pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

3 de maio de 2006

Notícia do Jornal de Notícias, Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público: Para a maioria dos moradores da Torre, o despertar de ontem foi inesperado. Durante quase seis horas, 600 elementos da PSP e da Polícia Judiciária Militar cercaram o bairro de barracas, para dar cumprimento a138 mandados de busca domiciliária, na sequência de uma investigação relacionada com tráfico de armas que, em Março, culminou com a detenção de 29 pessoas, entre as quais cinco funcionários da PSP. O volume dos meios utilizados na operação "Torre de controlo" - sem precedentes em Portugal - foi fortemente criticados pelos habitantes. Tanto mais que o resultado se ficou pela detenção de dez pessoas e a apreensão de 19 armas de fogo. "Até parece que estamos no Iraque", ouvia-se. Muitos residentes queixavam-se dos prejuízos causados nas fechaduras das portas e nos haveres pessoais revirados. Havia ainda quem, como Alexandre, 16 anos, acusasse os agentes de maus tratos.
Notícia do Correiro da Manhã (Internacional): O Parlamento francês começou ontem a debater o controverso projecto de lei da imigração, proposto pelo ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, que defende energicamente a selecção dos estrangeiros que entram no país para trabalhar.

2 de maio de 2006

Notícia do Correio da Manhã: Nuno Sá e Paulo Faria jantaram em família e saíram de casa, no domingo à noite, só para comprar cigarros. Extensa mas ordenada, a fila ia andando, numa animada conversa, até um cliente, de origem africana, decidir furá-la. Foi chamado à atenção, acusou os dois “de racismo” e logo “chegaram dez reforços” às bombas da Repsol de São Domingos de Rana, em Carcavelos. Nuno Sá “foi espancado com vários pontapés na zona da cabeça”
Notícia do Diário de Notícias: Desde ontem, Portugal, Grécia, Espanha e Finlândia juntaram-se ao Reino Unido, Irlanda e Suécia, na abertura das suas fronteiras à mão- -de-obra dos novos Estados membros do Leste. Porém, os restantes parceiros estão reticentes ou pretendem ganhar mais algum tempo, até verificarem se as suas economias - ou opiniões públicas - estão preparadas para a chegada de novos trabalhadores. Em várias capitais receia-se que a retirada de restrições à circulação de trabalhadores do Leste possa levar a forte concorrência de mão-de-obra barata externa.
Notícia do Público, Jornal de Notícias e Diário de Notícias (Internacional): "Não ao trabalho, não à escola, não às compras, não às vendas." Os imigrantes americanos foram convidados a mostrar ontem a sua importância para a economia americana. Milhares de pessoas, em todo o país, participaram nos protestos contra a lei da imigração que está a ser debatida no Congresso. O Dia do Trabalhador foi rebaptizado dia do "Grande Boicote Americano".
Notícia do Jornal de Notícias, Portugal Diário e Primeiro de Janeiro: A jovem búlgara Vânia é a protagonista do documentário «à espera da Europa» que retrata o percurso de uma mulher imigrante que escolheu Portugal para trabalhar e ganhar dinheiro para poder mais tarde regressar. O documentário, que acabou de ser filmado este mês de Abril, é um «olhar profundo sobre a perspectiva feminina da imigração», um percurso que nem sempre corresponde às expectativas iniciais, segundo a realizadora do filme, Christine Reeh.