30 de abril de 2006

Notícia do Diário Digital e Portugal Diário (Internacional): Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em Paris, contra um projecto-lei que descrevem como de «imigração descartável», enquanto algumas confissões religiosas pediam humanidade no tratamento da questão. Segundo os organizadores, entre dez mil e quinze mil pessoas protestaram contra o projecto de lei sobre imigração do ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, que começa a ser debatido terça-feira no parlamento. A polícia não divulgou números sobre a adesão à manifestação, convocada pela plataforma «Unidos contra uma Imigração Descartável», integrada, nomeadamente pelo SOS Racismo, pelo Movimento contra o Racismo e pela Amizade entre os Povos (MRAP).

29 de abril de 2006

Notícia do Jornal de Notícias e Diário Digital (Internacional): A primeira versão em castelhano do hino dos EUA, que já suscitou grande polémica, estreou ontem no meio de um debate sobre a política migratória. Para depois de amanhã estão previstas manifestações em defesa dos imigrantes. Nos Estados Unidos, 69% dos cidadãos considera «inapropriado» que se cante o hino nacional em espanhol, segundo um inquérito efectuado a 1.011 adultos, entre 28 e 30 de Abril.

28 de abril de 2006

Notícia do Público: A atribuição de bolsas de estudo pelo Governo português a estudantes africanos de países lusófonos leva à sua fixação em Portugal, em vez de contribuir para o desenvolvimento das suas nações de origem, refere um relatório da Organização do Comércio e Desenvolvimento Económico (OCDE) que avalia as políticas de cooperação em Portugal. Governo reconhece falhas apontadas no documento e vai mudar atribuição de apoios para formação.
Notícia do Primeiro de Janeiro e Público: As comemorações do 50º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian têm início a 18 de Julho deste ano e prolongam-se até ao final de 2007. De acordo com Rui Vilar, presidente da instituição, a imigração e a “interculturalidade” vão marcar a extensa agenda de actividades.
Notícia da Lusa (Internacional): O Departamento de Imigração da Austrália divulgou hoje uma lista de 24 atletas e dirigentes esportivos que permanecem ilegalmente no país após o fim dos Jogos da Commonwealth, realizados em março. A lista inclui cidadãos de Moçambique, Canadá, Reino Unido, Camarões, Nigéria, Trindade e Tobago, Índia, Tonga, Gana e Tanzânia.
Notícia do Diário Digital (Internacional): A Liga dos Cidadãos Unidos da América Latina (Lulac) lançou duras críticas a um jogo virtual que incita à defesa das fronteiras dos EUA. O videojogo tem como objectivo impedir a imigração ilegal «a qualquer preço».
Diversos sites racistas e homofóbicos divulgaram o jogo «Border Patrol», que chega a muitos cibernautas via e-mail. O responsável pela página que o distribui ainda não foi identificado.

27 de abril de 2006

Notícia do Jornal de Notícias e Portugal Diário: Portugal foi o país europeu que mais recusou a entrada de brasileiras suspeitas de serem vítimas do tráfico internacional com fins de exploração sexual no ano passado, revela um estudo da representação da ONU no Brasil. O estudo foi realizado com 175 mulheres no momento em que regressavam ao Brasil, depois de terem sido deportadas ou não aceites pelas autoridades de imigração no estrangeiro.

26 de abril de 2006

Notícia do Público e Correio da Manhã: O número de jovens que aderem ao movimento nacionalista é cada vez maior, revela um relatório do Serviço de Informações de Segurança (SIS) hoje citado pelo "Correio da Manhã". O SIS considera os movimentos de "skinheads" e neonazis portugueses "um factor de risco efectivo para a segurança interna" e apurou que a mobilização é feita sobretudo pela Internet e no âmbito das claques de futebol. De acordo com o documento do SIS, os grupos não constituem uma ameaça à democracia portuguesa, mas são "já um factor de risco efectivo para a segurança interna, no tocante ao incitamento e promoção da violência política e racial".

25 de abril de 2006

Notícia do Correio da Manhã: O tráfico de mulheres oriundas do Leste da Europa tem Portugal como um dos países de destino. Segundo o primeiro relatório do Gabinete das Nações Unidas Contra a Droga e o Crime (ONUDC) destinado a avaliar a dimensão do tráfico de seres humanos, ontem divulgado, o nosso país apresenta uma “incidência média” do fenómeno. Portugal Diário: Grande parte das vítimas de tráfico humano encontradas em Portugal são classificadas como imigrantes ilegais e notificadas para sair do país. A denúncia é feita ao PortugalDiário pela porta-voz da Amnistia Internacional, Claudia Pedra, que acrescenta que «Portugal é considerado um país de risco médio porque não há dados que permitam avaliar a verdadeira situação».

24 de abril de 2006

Notícia do Público (Internacional): As autoridades espanholas interceptaram 111 imigrantes ilegais a bordo de dois barcos de pesca ao largo de duas ilhas do arquipélago das Canárias.

23 de abril de 2006

Notícia do Jornal de Notícias: A segunda e terceira gerações de imigrantes que pretendam adquirir a nacionalidade portuguesa poderão fazê-lo a partir de Julho , quando entrar em vigor a nova Lei da Nacionalidade. A Lei da Nacionalidade, publicada esta semana em Diário da República, vai entrar em vigor a 11 de Julho e constitui, segundo o Governo socialista, "um passo importante contra a exclusão".

21 de abril de 2006

Notícia do Portugal Diário: A presidente da Casa do Brasil de Lisboa, Heliana Bibas, pediu hoje às autoridades portuguesas para tratarem os imigrantes brasileiros com «mais moderação» e acabarem com as rusgas aos locais frequentados pela comunidade. O apelo da presidente da Casa do Brasil de Lisboa (CBL) surge por ocasião do Dia das Comunidades Luso-Brasileiras, que se comemora sábado para assinalar histórica chegada a Porto Seguro do navegador português Pedro Álvares Cabral, em 1500.

20 de abril de 2006

Notícia do Público, Jornal de Notícias, Correio da Manhã e Portugal Diário: Os cabo-verdianos que estão há mais de cinco anos a trabalhar em Portugal vão beneficiar de condições especiais de legalização, anunciou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral. No final de uma visita de três dias a Cabo Verde, marcada pela constituição de uma comissão conjunta para debater os problemas da comunidade cabo-verdiana em Portugal, Freitas do Amaral deixou esta informação, confirmada em conversa telefónica com o primeiro-ministro português, José Sócrates.
Notícia do Diário de Notícias: Os turistas nem levantam os olhos do prato quando se aproxima o indiano com os ramos estendidos. "Quer uma flor? Uma flor?" No Serviço de Estrangeiros e Fronteiras um homem que mal sabe falar português lança um olhar aflito à funcionária que lhe pede três fotocópias de um papel e mais outra cópia de outro e uma declaração de residência do patrão, "percebeu?, volte à tarde ou amanhã, percebeu?". Deveria talvez frequentar as aulas de português onde um grupo de imigrantes de Leste aprende a conjugar os verbos mais úteis para o dia-a-dia, comer, comprar, ser aldrabado. "Eu ontem fui aldrabado. Tu hoje és aldrabado. Nós amanhã seremos aldrabados." São retratos de imigrantes pintados por Sérgio Tréfaut no documentário Lisboetas.
Notícia do Correio da Manhã: Quando chegou a Portugal, com 14 anos, para viver com o pai, Raphael Oliveira Maciel, natural de São Paulo, mal podia imaginar que levaria quase uma década para se legalizar. O seu processo deu entrada no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em 1997 e, por burocracias várias, demorou quase “uma eternidade” a ser concluído.

19 de abril de 2006

Notícia do Jornal de Notícias e Diário de Notícias (Internacional): Números avançados esta semana indicam que o Partido Nacional Britânico (BNP) - da Extrema-Direita do quadro político britânico - poderá conquistar um quarto dos votos britânicos na eleições locais a 4 de Maio. O estudo foi realizado pela Joseph Rowntree Charitable Trust e, segundo os seus autores, este aumento nas intenções de voto será uma consequência do descontentamento da população em relação aos principais partidos - Trabalhista e Conservador -, particularmente no que respeita às políticas de imigração e multiculturalismo.

18 de abril de 2006

Notícia do Público (Internacional): Mais dois ciganos assassinados na Russia. Na semana passada um grupo de jovens armado com barras de metal tinha espancado mortalmente outras duas pessoas, deixando uma idosa de 80 anos e uma rapariga de 14 anos gravemente feridas. Não há provas que o incidente de agora tenha sido motivado pelo ódio aos ciganos. Mas a Russia tem assistido a um aumento significativo de casos de xenofobia e racismo. Centenas de ataques têm sido levados a cabo contra imigrantes.
Notícia do Público e Correio da Manhã: A vereadora do CDS/PP vai propor amanhã ao executivo municipal de Lisboa a criação de duas Unidades de Revitalização Urbana, uma para intervir na Ajuda (Bairro 2 de Maio e Casalinho) e outra para a Alta de Lisboa (conjuntos de realojamento PER). As unidades de revitalização assemelham-se a micro-redes sociais de apoio e serão criadas segundo as necessidades específicas dos bairros.
Notícia do Correio da Manhã: O Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia (EUMC) denunciou, esta sexta-feira, que a comunidade cigana é a que mais sofre discriminação na vida pública da União Europeia (UE). A directora da EUMC, Beate Winkler afirmou que em muitos Estados-membros da UE “os ciganos enfrentam agressões raciais” e discriminação “sistemática” no acesso à saúde, ao ensino, ao emprego e à habitação.
Notícia do Público: Comerciantes queixa-se de famílias ciganas em Beja. Desde que as famílias ciganas foram para ali deslocadas, os incidentes entre automobilistas e as crianças têm sido uma constante, tendo-se verificado vários atropelamentos. A Autarquia tem programada a transferência de uma dúzia de famílias para o parque nómada recentemente aberto na periferia da cidade. Neste parque, apesar da melhoria das condições de habitabilidade, o mal estar está em crescendo no seio das famílias lá residentes, sobretudo pelo facto de o bairro estar rodeado de dois muros altos que os deixa sem horizonte ou qualquer perspectiva sobre o espaço que os rodeia.

17 de abril de 2006

Notícia do Jornal de Notícias: Diversas escoriações e uns olhos negros. Este é o resultado de umas escaramuças ocorridas ontem de madrugada à porta da discoteca Sushi, localizada no Alto do Vieiro, em Leiria. Segundo fonte da PSP, tudo terá começado por volta das 3 horas, quando três imigrantes fizeram intenções de entrar na discoteca. Alegadamente por se encontrarem alcoolizados, um dos seguranças tentou impedir essa entrada. Os seguranças da Sushi foram identificados pelos agentes. Um dos três ucranianos feridos deslocou-se ontem à tarde à esquadra da PSP de Leiria, onde apresentou queixa contra os agressores.

16 de abril de 2006

Notícia do Correio da Manhã (Internacional): Estudantes norte-americanos manifestaram-se ontem nas ruas de Los Angeles contra a proposta de lei que pretende combater os imigrantes ilegais nos EUA, por violar os direitos humanos.

13 de abril de 2006

Notícia do Jornal de Notícias: O PSD entregou, ontem, no Parlamento, um projecto de resolução que sugere ao Governo medidas de combate ao racismo no desporto. Uma das propostas é a criação de um registo dos infractores punidos por actos de incitamento ao racismo e xenofobia. Os deputados defendem, desse modo, a "proibição de entrada em recintos desportivos a todos os que se envolvam em práticas de incitamento ao racismo, xenofobia e outras formas de discriminação". Outra recomendação é a promoção de uma campanha de sensibilização, no âmbito do Europeu de Sub-21.
Notícia do Diário de Notícias: A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) está a averiguar a cobertura jornalística feita pela SIC da inspecção alimentar a restaurantes chineses no dia 30 de Março passado. No Jornal da Noite, a SIC passou três reportagens das inspecções em Lisboa, Porto e Coimbra, com cerca de três minutos cada. Na reportagem feita na região do Porto, é mostrado não só o local e o nome de um dos restaurantes visitados, como são identificados os inspectores da ASAE e os funcionários do estabelecimento.
Notícia do Correio da Manhã: As associações de imigrantes defenderam ontem a transferência de algumas competências do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), como a renovação dos vistos, para outros organismos públicos. Timóteo Macedo, presidente da Associação Solidariedade Imigrante, adiantou que um dos serviços que deveria ser retirado ao SEF seria a renovação das autorizações de residência. O SEF atribuiria apenas a primeira autorização de residência, mas as renovações estariam a cargo de um outro organismo público.
Notícia do Correio da Manhã, Jornal de Notícias e Público: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve na madrugada de ontem, numa operação em vários pontos do Algarve, um funcionário público, cinco empresários da construção civil, uma moldava, com cerca de 40 anos (líder da organização criminosa), e ainda seis moldavos e um romeno. Colocaram em Portugal, e outros países europeus, centenas de imigrantes com vistos ilegais.
Notícia do Portugal Diário (Internacional): Organizações de apoio aos imigrantes nos Estados Unidos, motivadas pelo sucesso das manifestações desta semana que juntaram centenas de milhar de pessoas, estão a planear uma greve em todo o país no próximo dia 01 de Maio.
A contar com idêntica mobilização, a greve poderá confirmar a luta dos imigrantes como nova força na cena política norte-americana, que alguns analistas já descrevem como «o novo movimento pelos direitos cívicos», numa referência à luta dos negros norte-americanos nos anos de 1960.

12 de abril de 2006

Notícia do Público: A Câmara de Cascais quer terminar a demolição das barracas no Bairro das Marianas no início do próximo mês de Maio e finalizar a execução do PER (Programa Especial de Realojamento) no concelho em 2007. O vereador da Habitação na autarquia, Manuel Andrade falava durante a apresentação dos resultados da avaliação do PER de Cascais realizada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e especificou que as dez famílias residentes nas Marianas e inscritas no PER serão realojadas no empreendimento da Adroana. Disse ainda que "estão a ser encontradas soluções de realojamento alternativas" para as 16 famílias que não estão abrangidas pelo PER e que ainda vivem no bairro.
Notícia do Jornal de Notícias: Cinco mulheres de nacionalidade romena foram detidas por uma patrulha da GNR, anteontem, cerca das 12h30, depois de protagonizarem uma zaragata à porta do supermercado Intermarché de Belas, em Sintra, de onde tentaram furtar diversos bens de consumo.
Notícia do Público e do Portugal Diário: O PCP apresentou ontem um projecto de lei no qual defende que todos os trabalhadores estrangeiros ilegais, estabelecidos em Portugal, possam ser legalizados. O deputado comunista António Filipe esclareceu, no entanto, que não se trata de um processo de regularização extraordinária, mas da concessão de autorizações de residência que retirem do mercado clandestino os imigrantes em situação irregular.
Notícia do Diário de Notícias e Jornal de Notícias: A comunidade chinesa e a Comissão para a Igualdade Contra a Discriminação Racial (CICDR) acusam a Agência de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de potenciar a xenofobia e a estigmatização dos chineses. Em causa a "Operação Oriente", dia 30 de Março, em que fiscalizaram apenas restaurantes chineses. O presidente da ASAE vai hoje almoçar a um restaurante chinês para apaziguar os ânimos.
Notícia do Público, Correio da Manhã e Diário de Notícias: A ideia era original e poderia significar uma abordagem diferente do tema da imigração. O realizador Sérgio Tréffaut desafiara os deputados da Assembleia da República a assistirem à antestreia do seu documentário, Lisboetas, "um filme político" sobre os imigrantes que habitam a capital do país. Sucede que a sala do auditório do edifício novo da Assembleia da República esteve muito longe de encher, com apenas uma dezena de deputados presentes.

11 de abril de 2006

Notícia do Público:O ministro luxemburguês da Justiça fez ontem em Lisboa um anúncio há muito esperado pela comunidade portuguesa residente naquele país. "Dentro de dois meses, irei apresentar uma proposta de lei sobre dupla nacionalidade que irá permitir aos portugueses que vivem no Luxemburgo há mais de 10 anos e que se sabem exprimir em luxemburguês obter a nacionalidade luxemburguesa sem terem que renunciar à portuguesa", disse Luc Frieden.
Notícia do Portugal Diário: O projecto FIC - Formar, Integrar, Competir quer criar, até 2007, uma bolsa de emprego com mil imigrantes do leste europeu para, melhoradas as suas competências comunicacionais, trabalharem em empresas portuguesas, disse o seu director,
João Almeida Garrett, que hoje apresentou o FIC na conferência «Uma nova visão para o empreendedorismo social em Portugal».
Notícia do Diário de Notícias, Público e Jornal de Notícias (Internacional): Milhares de pessoas saíram ontem às ruas de mais de cem cidades dos EUA - entre as quais Washington, Nova Iorque e Los Angeles - para pressionar o Congresso a aprovar uma lei que facilite a integração dos 11 milhões de imigrantes ilegais. O Dia Nacional de Acção em prol da Justiça para os Imigrantes - La Marcha, como foi chamado pelos organizadores - reuniu imigrantes de várias nacionalidades, mas sobretudo oriundos da América Latina. Proposta que poderá criminalizar a entrada ilegal no país e será discutida no Congresso no próximo mês de Maio.

10 de abril de 2006

Notícia do Correio da Manhã: A maioria das imigrantes ilegais que se dedicam à prostituição em Portugal não aceitaria denunciar patrões ou proxenetas, mesmo que a recompensa fosse a legalização, como está previsto em França. O medo de represálias e a vontade de ganhar dinheiro para garantir um futuro melhor no país de origem são as justificações das estrangeiras, para rejeitar a cooperação com uma lei deste género.
Notícia do Diário de Notícias: Na sala onde se pratica a democracia europeia, uma larga maioria de estudantes de 15 países assumiram, no plenário de Estrasburgo, que é preciso combater de forma veemente todas as manifestações de racismo. Uma das vozes mais empenhadas foi a de Bruna Matias, de 16 anos, da Escola Secundária de Santa Maria (Sintra/Portugal). O aproveitamento do desporto como arma contra o racismo foi uma medida aprovada por todos, no âmbito da iniciativa "Euroscola", que levou mais de 450 jovens ao edifício Louise Weiss.
Notícia do Público: O projecto Coimbra Cidade de Todos visa criar condições para a formação e para a inserção profissional de homens e mulheres de cultura cigana e combater o racismo e a xenofobia no mercado de trabalho. No Parque Nómada já começaram as aulas deste projecto, promovido pelo departamento da Habitação da autarquia.
Comunidades Ciganas - Representações Dinâmicas de Exclusão/Integração foi outro estudo encomendado pelo Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas por ocasião do Dia Internacional dos Ciganos que se assinalou no sábado. De acordo com o estudo, a opção pela vida itinerante foi imposta à etnia cigana pelos "constrangimentos históricos" e não por vontade própria, o que os leva agora a "apostar" na educação dos filhos.

9 de abril de 2006

Notícia do Público: A acção de fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, que há pouco mais de uma semana detectou problemas num elevado número de restaurantes chineses, lançou a desconfiança sobre todo o sector. Há quem fale em fechar portas. Mas também há quem se revolte: "E os portugueses?". A Liga dos Chineses em Portugal estimou anteontem que os prejuízos se traduzem numa diminuição entre 35 a 50 por cento na procura, mas há quem se queixe de pior.
Notícia do Público: Estudo da comissão para a igualdade mostra que peso das mulheres na população estrangeira tem subido e que é comum elas trabalharem mais de 45 horas semanais. Hoje, há cada vez mais estrangeiras a chegar a Portugal. E se muitas ainda vêm mais tarde para juntar-se ao marido, outras acompanham-no desde o início e são "cada vez mais vulgares os processos de migração feminina autónoma, desencadeados por solteiras ou divorciadas". São conclusões do estudo Mulheres migrantes: percursos laborais e modos de inserção sócio-económica das imigrantes em Portugal, financiado pela Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e realizado pelo Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, da Universidade Técnica de Lisboa.
Notícia do Público: Bruno Oliveira diz-se no meio de um ping-pong de "incompreensão": médicose enfermeiros não compreendem os ciganos e os membros da etnia desconfiamdas unidades de saúde. Para ele, que fica no meio, a tarefa não é fácil.Também porque é pioneiro. Mas sente-se útil. Bruno é o único mediador sociocultural cigano a trabalhar num hospital português. A relação dos ciganos com a instituição de saúde é "marcada pela desconfiança e cepticismo, características dos excluídos face às instituições", concluiu um estudo do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas anteontem divulgado.
Notícia do Correio da Manhã: Ribeiro e Castro estendeu ontem um convite a “todas as pessoas com origens africanas a participar activamente no CDS-PP”. Esta é uma abertura política à imigração que o líder dos populares frisou ontem durante uma visita à Casa de Angola, em Lisboa.

8 de abril de 2006

Notícia do Público: Os ciganos que vivem em muitos dos países da União Europeia sofrem uma "discriminação sistemática", declarou ontem Beate Winkler, directora do Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia. Winkler apelou a um maior esforço para retirar esta população da pobreza em que está muitas vezes mergulhada. Hoje é Dia Internacional dos Ciganos. Estima-se que vivam na Europa oito milhões de ciganos. E que muitos sejam discriminados no acesso a coisas tão básicas como trabalho, casa, educação ou saúde, nota o observatório, citado pela Associated Press.
Notícia do Público (Internacional): O Congresso norte-americano adiou ontem por duas semanas a votação de uma proposta de reforma da lei de imigração. Republicanos e democratas falharam um entendimento que permitisse evitar o impasse relativamente à possibilidade de legalização de milhões de imigrantes que trabalham ilegalmente nos Estados Unidos. A Proposta tem vários focos de polémica e tem reunido multidões em manifestações de protesto.
Notícia do Público: Presidente da República promulgou a lei da nacionalidade, na semana passada. O Presidente não julgou suficientemente pertinentes argumentos do CDS para vetar diploma
Notícia do Jornal de Notícias: Durante todo o mês de Abril, e sempre às quintas-feiras, as famílias de etnia cigana do bairro social da Quinta da Cucena, Aldeia de Paio Pires, vão ter aulas especiais no Centro Comunitário, gerido pela Santa Casa da Misericórdia do Seixal. Os parceiros do projecto "Seixal Saudável" decidiram comemorar o Dia Mundial da Saúde com várias actividades, incluindo as sessões onde Camila e outras 10 mulheres ciganas aprendem mais sobre alimentação, higiene oral, corporal e habitacional
Notícia do Jornal de Notícias: Seis estudos sobre a comunidade cigana em Portugal mostram sinais de abertura num contexto que permanece genericamente tradicionalista e fechado. Na educação, no planeamento familiar e na actividade profissional sopram ventos de mudança. Hoje, Dia Internacional dos Ciganos, o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) assinala o contributo da cultura cigana para a sociedade portuguesa com a divulgação de retratos recentes sobre a minoria mais representativa da Europa. Entrevista a um dirigente cigano: "Este alto comissário (Rui Marques) tem esquecido as minorias, só se tem preocupado com os imigrantes. Nunca trabalhou com a comunidade cigana. A iniciativa de hoje é uma operação de cosmética, vazia de conteúdo, que se limita a divulgar estudos, alguns mais do que conhecidos, e outros feitos sem qualquer participação dos membros ou das associações ciganas, o que lhes retira credibilidade. "

7 de abril de 2006

Notícia do Portugal Diário: O Governo português vai promover «brevemente» uma «discussão pública alargada» em torno da proposta de lei da imigração com vista à «verdadeira integração» dos 450 mil imigrantes em Portugal, anunciou o ministro da Presidência, no início do I Fórum Nacional das Estruturas Representativas dos Imigrantes, a decorrer até sábado em Ponta Delgada. E adiantou que a revisão da lei visa atenuar o divórcio existente entre os números oficiais e a realidade.
Notícia do Público, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Correio da Manhã e Portugal Diário: Três dos quatro suspeitos que ontem foram detidos na sequência da Operação Ícaro do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ficaram em prisão preventiva depois de terem sido ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal do Porto. O quarto suspeito foi também constituído arguido mas deixou o tribunal depois de ter pago uma caução de dois mil euros. Os três arguidos que ficaram detidos são os dois funcionários do SEF e uma advogada. Em troca de dinheiro, corrompiam serviços públicos, falsificavam documentos e garantiram a presença em Portugal a mais de 250 imigrantes ilegais.

6 de abril de 2006

Notícia do Público (Internacional): O serviço britânico das prisões publicou ontem um relatório muito crítico sobre as condições de três centros de detenção de imigrantes em França, localizados no porto de Calais e arredores. Um deles foi mesmo caracterizado pelo próprio pessoal britânico que gere os centros como um "canil". Os três centros visitados sem aviso pela responsável máxima dos serviços prisionais em Agosto de 2005 são utilizados pelos serviços de imigração para filtrar os candidatos à entrada no Reino Unido via canal da Mancha. A gestão é assegurada por Londres através da empresa Group 4 Securicor.
Notícia do Diário de Notícias: Em 1996, 40/% dos países queriam diminuir os níveis de imigração e tinham para isso políticas bastante restritivas. Hoje só 22% dos países continuam a tentar alcançar esse objectivo, revela um relatório sobre migração internacional apresentado esta terça-feira em Nova Iorque, durante a reunião da Comissão da ONU para a População e o Desenvolvimento.
Notícia do Diário de Notícias: Portugal expulsou 784 imigrantes ilegais em 2005, mais 270 do que no ano anterior, o que representa um aumento de 53%. Praticamente duplicou o número de indivíduos "conduzidos à fronteira" e aumentaram substancialmente as expulsões administrativas. A nacionalidade brasileira é a mais expressiva entre os cidadãos afastados. Estes são os primeiros dados relativos à actividade de 2005 do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Notícia do Público, Correio da Manhã e Portugal Diário: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve ontem quatro pessoas por suspeita de auxílio à imigração ilegal, esclareceu esta manhã a porta- voz do organismo. Trata-se de dois elementos do próprio serviço, uma advogada e um dirigente da Inspecção-Geral do Trabalho do Porto.
Notícia do Jornal de Notícias e Público: Portugal e Angola chegaram ontem a um princípio de acordo que visa acelerar os processos de pedido de visto. Segundo foi possível apurar, é intenção dos dois governos criarem uma espécie de linha especial que dê resposta em 48 horas a empresários, ONG's, diplomatas e professores que viajam de Portugal para Angola e vice-versa.

3 de abril de 2006

Notícia do Correio da Manhã: O Hospital de Todos os Santos será construído em Lisboa, junto ao Bairro do Condado, mais conhecido como Zona J de Chelas. Um nome associado ao crime, cuja vinda da megaunidade de saúde poderá curar de males que alguns juram crónicos. Mas será boa ideia trazer o Hospital para uma zona pouco segura?
Notícia do Público: Mais do que a procura de um trabalho, são sobretudo motivos amorosos e familiares que levam actualmente os europeus a mudarem de país. Isso mesmo concluiu um inquérito realizado junto de cinco mil cidadãos estrangeiros radicados nalgum dos cinco maiores Estados da União Europeia (UE): França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido. O estudo, da responsabilidade da rede internacional de cientistas sociais e centros de investigação Pioneur, constitui a primeira investigação sistemática sobre os movimentos migratórios dentro da UE.
Notícia do Correio da Manhã: O cantor Pacman reagiu quando ouviu adeptos do Benfica gritar “uh-uh-uh”, imitando um macaco, sempre que Eto’o tocava na bola. Acabou agredido e no hospital. Histórias de racismo e violência levam as audiências mais pacíficas para longe dos estádios. Entrevista ao cantor.

2 de abril de 2006

Notícia do Portugal Diário: A GNR anunciou a detenção de seis mulheres por permanência ilegal em território nacional, durante uma operação "Stop" realizada em Montemor-o- Novo (Évora).
Notícia do Público: Os ciganos que vivem em Portugal são uma comunidade mergulhada "num mundo de problemas". A expressão é de Francisco Monteiro, director executivo da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos, organização com 34 anos de existência, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento espiritual, humano, cultural e social da população de etnia cigana em Portugal, através da sua integração livre e consciente na sociedade.Vítimas de exclusão e racismo de Norte a Sul do país, os ciganos portugueses têm ainda que se defrontar com a violência policial quando tentam dedicar-se àquilo que constitui o modo de vida da grande maioria dos elementos da comunidade: a venda ambulante. "Não lhes dão licenças para vender, a legislação do comércio ambulante é obsoleta", sublinha Francisco Monteiro.
Notícia do Jornal de Notícias: O futebolista costa-marfinense Marc André Zoro, do Messina, foi vítima de insultos no jogo com o Inter por parte de adeptos do clube de Milão, mostrou-se esperançado em que a FIFA aplique as medidas anti-racistas que recentemente aprovou. Zoro foi vítima de vários insultos no jogo de sábado, com os adeptos racistas do Inter a "não perdoarem" ao jogador africano o facto de ter parado o jogo Messina-Inter, na primeira volta da Liga italiana, pelos mesmos motivos.