31 de julho de 2005

Notícia do Jornal de Notícias: Sensibilizar a Igreja e a Sociedade para a solidariedade com os migrantes e os refugiados é o objectivo da 33.ª Semana Nacional de Migrações, organizada pela Obra Católica Portuguesa de Migrações, de 8 a 14 de Agosto próximo.
Notícia do Correio da Manhã e do Diário Digital: A GNR e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Braga detiveram, no bar de alterne Rutis, nos arredores de Braga, 18 cidadãs brasileiras por permanência ilegal no país, disse à Lusa fonte policial.
Artigo de Opinião no Diário de Notícias (Paulo Cunha e Silva): vida de um brasileiro em Londres deve ser bem mais difícil do que a de um americano em Paris. E no entanto era suposto haver alguma simetria nestas duas vidas. Dois habitantes do Novo Mundo vêm à Velha Europa tentar a sua sorte.

30 de julho de 2005

Notícia do Público: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve na região de Coimbra uma brasileira e uma portuguesa no âmbito de uma acção de fiscalização realizada num estabelecimento de diversão nocturna, anunciou ontem aquela força policial.
Notícia do Público: Um grupo de imigrantes brasileiros vive em situação de pobreza extrema, em Évora, à espera que lhes paguem salários em atraso desde Janeiro, depois de terem sido encontrados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em situação ilegal, numa obra do Estado.
Notícia do Público: O CDS admite votar favoravelmente a proposta do Governo de revisão da lei da nacionalidade, mas tenciona apresentar algumas alterações como a introdução de uma prova escrita sobre conhecimentos do país para efeitos de naturalização. "Não temos uma reacção epidérmica, mas uma visão positiva" sobre alterações apresentadas pelo Governo.
Notícia do Diário Digital e do Correio da Manhã: A GNR da Póvoa de Lanhoso deteve na madrugada deste sábado 18 cidadãs brasileiras e uma venezuelana por permanência ilegal no país, durante uma rusga a cinco bares de alterne, disse à Lusa fonte policial.

29 de julho de 2005

Notícia do Diário de Notícias (Internacional): As autoridades britânicas revelaram ontem que o jovem brasileiro abatido pela polícia há uma semana, em Londres, tinha o visto caducado há dois anos e o seu passaporte continha um carimbo falso que lhe permitia permanecer indefinidamente no país. Desde a sua morte, a polícia tem procurado identificar a razão que levou este electricista de 27 anos a fugir dos agentes que o perseguiam, não obedecendo à ordem para parar.

28 de julho de 2005

Notícia do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias: A principal arguida do conhecido "caso Recife" foi condenada, ontem, pelo Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão a cinco anos e seis meses de prisão efectiva pelos crimes de lenocínio (exploração de prostituição) de forma continuada e auxílio à emigração ilegal.
Notícia do Correio da Manhã: O racismo, uma problemática universal mas adaptada à realidade portuguesa, constitui o tema principal da peça ‘Homem Branco, Homem Negro’, que estreia a 8 de Agosto no Teatro Aberto, em Lisboa.

25 de julho de 2005

Notícia do Primeiro de Janeiro: O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, recusou “facilitismos” na atribuição da nacionalidade portuguesa a estrangeiros, adiantando que as alterações à actual legislação irão favorecer essencialmente os filhos dos imigrantes nascidos em território nacional.
Notícia do Jornal de Notícias [Internacional]: Jean Charles Menezes, o brasileiro que a polícia britânica tomou por terrorista e matou por engano, poderá ter fugido aos agentes por a sua situação no país ser ilegal, avançou hoje a BBC. De acordo com a estação pública britânica, que cita fontes da Scotland Yard, o visto de residência atribuído pelas autoridades a Menezes estava caducado há muito tempo, e só lhe reconhecia o estatuto de estudante, ou seja, nunca lhe serviria para trabalhar no país legalmente.
Notícia do Primeiro de Janeiro: O número de crianças e jovens em situação de risco social que deram entrada nos principais serviços de pediatria portugueses aumentou 10 a 20 por cento entre 2000 e 2003, segundo um estudo que refere o excessivo tempo de internamento a que muitas são votadas, por abandono dos pais. (...) Nos casos em que as crianças, filhas de imigrantes, não se encontram legalizadas, torna-se ainda mais difícil a sua ida para uma instituição de acolhimento, obrigando-as muitas vezes a permanecer meses, e até anos, hospitalizadas, até que a Segurança Social consiga encontrar colocação numa qualquer instituição.
Notícia do Primeiro de Janeiro: Fátima acolhe, entre 8 e 14 de Agosto, a XXXIII Semana Nacional das Migrações, subordinada ao tema «O diálogo intercultural fecunda uma sociedade integrada». “Sensibilizar para a solidariedade com os migrantes é o objectivo”, disse fonte da organização.

22 de julho de 2005

Notícia do Diário de Notícias: A Caixa Geral de Depósitos (CGD) criou uma linha de crédito bancário no valor de 250 mil euros com o objectivo de financiar pequenos negócios dos imigrantes em Portugal. Esta linha resulta de um protocolo entre a CGD e o Serviço Jesuíta aos Refugiados e faz parte de um projecto no valor de um milhão de euros.
Notícia do Público: Duas famílias de imigrantes recebem amanhã os primeiros títulos de residência de leitura óptica, que permitem um controlo mais apertado da imigração e residência ilegais, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Notícia no Correio da Manhã: A agência de notícias Lusa, através do subdirector de informação, António Bilrero, rejeita a acusação de ter existido pressão sobre a PSP durante o processo de recolha de informação sobre os assaltos verificados no dia 10 de Junho. “Declinamos qualquer responsabilidade na fixação do número de indivíduos e rejeitamos qualquer tipo de pressão sobre as fontes”, afirmou António Bilrero, comentando que a informação de ‘cerca de 500 adultos e jovens constituídos em gangs’ foi dada por uma “fonte policial perfeitamente identificada”.

21 de julho de 2005

Notícia do Correio da Manhã: A PSP entregou anteontem à Comissão de Assuntos Constitucionais, Liberdade e Garantias da Assembleia da República um documento onde nega a existência de um ‘arrastão’, no passado dia 10 de Junho.

20 de julho de 2005

Notícia do Portugal Diário, Jornal de Notícias e Correio da Manhã: A PSP negou a ocorrência de um «arrastão» nos incidentes de 10 de Junho na praia de Carcavelos, caracterizando-os como uma série de «agressões, furtos e roubos» e «alguma acção conjugada» de cerca de 30 indivíduos. No relatório - hoje divulgado à comunicação social - que o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP elaborou sobre aqueles acontecimentos para a Direcção Nacional da instituição e para o Ministério da Administração Interna (MAI) afirma-se que «a inexistência de denúncias de furtos ou roubos não sustenta a tese do «arrastão», termo utilizado inicialmente pela própria Polícia de Segurança Pública para definir os factos.
Notícia Diário de Notícias: "Será possível um movimento migratório sem fronteiras?". A pergunta é do Alto Comissário Adjunto para as Imigrações e Minorias Étnicas, Rui Marques, no livro Uma mesa com lugar para todos, lançado segunda-feira.
Notícia do Correio da Manhã: O Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, afirmou ontem em Bruxelas que é preciso combater com firmeza o terrorismo, mas evitando “discursos populistas” que ponham “no mesmo saco” segurança, refugiados e imigrantes.

19 de julho de 2005

Notícia do Portugal Diário e Correio da Manhã: A PJ deteve na semana passada na área de Lisboa seis homens, com idades compreendidas entre os 23 e os 44 anos, pela prática de crimes de falsificação de documentos (...) na operação, denominada "Falsarius", foram detidos seis homens de nacionalidade portuguesa "fortemente indiciados pela prática de crimes de falsificação de documentos. De acordo com a PJ, os documentos eram utilizados na legalização de estrangeiros, permitindo o acesso ilegítimo a estatutos de cidadania e residência comunitária.
Notícia Jornal de Notícias: Em vésperas de abandonar o cargo de Alto Comissário para a Imigração, o Padre António Vaz Pinto esteve, ontem, na Culturgest, em Lisboa, num evento promovido pelo Instituto Pe. António Vieira, onde fez um balanço positivo dos três anos de mandato.

18 de julho de 2005

Notícia do Correio da Manhã: A nova proposta de Lei da Nacionalidade que visa desburocratizar o processo e “promover a inclusão social e a coesão nacional”, segundo as palavras do ministro da Presidência Pedro Silva Pereira (responsável pela proposta), já chegou à Assembleia da República e deverá ser discutida no próximo mês de Setembro.
Opinião no Correio da Manhã (Moita Flores): E desta vez, por mais alguns tempos, fica adiada a discussão e o ataque estratégico ao verdadeiro problema que se esconde por detrás do epifenómeno de Carcavelos, ou seja, o controlo da delinquência juvenil grupal que na última década se tornou uma realidade emergente na região metropolitana de Lisboa.
Notícia do Portugal Diário: A criação de uma agência de contratação de imigrantes para controlo dos fluxos migratórios é uma proposta defendida pelo alto-comissário adjunto para a Imigração e Minorias Étnicas, Rui Marques, no livro que hoje lança em Lisboa.

17 de julho de 2005

Notícia do Público: A proposta de lei sobre a Lei da Nacionalidade, que o Governo enviou esta semana à Assembleia da República, propõe uma significativa redução dos requisitos exigidos aos imigrantes para a naturalização.

15 de julho de 2005

Notícia do Portugal Diário e do Diário Digital: A Direcção Regional de Lisboa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras vai estar aberta todos os sábados a partir do dia 16 para entregar as 2.000 autorizações de residências em atraso, foi hoje anunciado.
Notícia do Portugal Diário: O Alto-Comissário Vaz Pinto afirmou «segundo as informações que obtive, só entraram em Portugal 164 imigrantes ao abrigo do sistema de quotas para a imigração previsto na lei», afirmou, acrescentando ser um «número verdadeiramente extraordinário», já que o Governo garantiu existirem postos de trabalho disponíveis para 8500 estrangeiros. Os outros 8336 postos de trabalho «ou ainda não foram preenchidos ou foram ocupados por imigrantes ilegais».
Notícia do Primeiro de Janeiro: Está a chegar ao fim o mandato do alto comissário para a Imigração e Minorias Étnicas. Nos três anos em que o padre António Vaz Pinto ocupou o lugar, muita coisa mudou. Mudanças que só foram possíveis depois de em Novembro de 2002 , o próprio organismo ter sido reformulado.
Notícia do Portugal Diário e do Primeiro de Janeiro: O alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas manifestou-se contra um processo extraordinário de legalização, defendendo como prioridade a regularização dos cerca de 80 mil estrangeiros que já iniciaram o processo e o reagrupamento familiar.
Notícia do Jornal de Notícias: Uma operação desencadeada ontem pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), nos concelhos de Sintra e Amadora, culminou com a detecção de vários imigrantes ilegais a desempenhar funções para um único empregador.
Notícia do Correio da Manhã: António Vitorino defendeu ontem que as fronteiras na União Europeia devem manter-se abertas, considerando que o seu fecho “não é solução para nada”.
Notícia do Diário de Notícias: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desmentiu, ontem, qualquer relação entre os acontecimentos em Londres e a operação dos últimos dias que desmantelou uma rede de falsificação de documentos. Ligação noticiada no Correio da Manhã.
Notícia do Público, do Jornal de Notícias, do Diário de Notícias e do Portugal Diário: Assembleia Legislativa da Madeira aprovou ontem um voto de protesto "pelo descaramento e incongruência" do Sr. Diogo, ministro dos Negócios Estrangeiros, ao apresentar um pedido de desculpas à China, pela declaração feita por Alberto João Jardim contra a presença de chineses na região. «O PSD-M não é um partido xenófobo ou racista, há partidos a nível nacional com extensão na Região Autónoma da Madeira que o são em relação aos madeirenses e porto-santenses».

14 de julho de 2005

Notícia do Diário de Notícias (Internacional): Muçulmanos britânicos alvo de ataques racistas. Um partido de extrema-direita fez um panfleto com a foto do autocarro 30 e a seguinte frase "Talvez seja tempo de começar a dar ouvidos ao BNP". Tony Blair apelou à calma e condenou as agressões à comunidade islâmica.
Notícia do Diário de Notícias: As associações de imigrantes sentem-se enganadas com a proposta de lei da nacionalidade, por continuar a privilegiar o ius sanguinis. E vão marcar uma reunião para discutir formas de luta. "Vamos ter de mudar de postura e de atitude. Achamos que não está nada perdido e vamos lutar para que seja aplicado o ius soli e não o ius sanguinis, que se mantém na proposta do Governo", disse ao DN Mamadu Ba, porta-voz da Plataforma de associações. Entrevista a Pedro Silva Pereira sobre a Lei da Nacionalidade.
Notícia do Portugal Diário e do Primeiro de Janeiro: Ainda em fase de lançamento, a Unidade de Apoio à Vítima Imigrante da Associação de Apoio à Vítima (APAV) atendeu desde Maio cerca de três dezenas de casos na sua maioria relacionados com violência doméstica. Foi criada em Novembro passado através de um protocolo estabelecido entre o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).
Notícia do Público, do Portugal Diário, do Diário Digital e do Correio da Manhã: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desmantelou na zona de Lisboa uma rede de falsificação de documentos e deteve 11 cidadãos de várias nacionalidades, revelou hoje à Agência Lusa fonte daquela instituição policial. Os 11 cidadãos detidos têm nacionalidades portuguesa (5), indiana (2), angolana (1), congolesa (1), moçambicana (1) e paquistanesa (1).

13 de julho de 2005

Notícia do Portugal Diário: Oito associações anti-racistas e de imigrantes acusaram hoje o presidente do Governo Regional da Madeira de contribuir para a propagação do racismo e repudiaram as suas declarações sobre os cidadãos chineses, indianos e do Leste europeu.
Reportagem do Jornal de Notícias: A existência de comunidades de várias proveniências - Brasil, África, Europa de Leste de etnia cigana - é um dos principais focos de insegurança na Margem Sul do Tejo. Não só porque a diferença de culturas nem sempre é fácil de harmonizar, mas também porque são estas comunidades as mais afectadas pelos problemas económicos e sociais que atingem esta zona do país.
Notícia do Correio da Manhã, do Diário Digital e do Portugal Diário: A PSP anunciou terça-feira a detenção de 14 pessoas de várias nacionalidades por permanência ilegal em Portugal, durante uma operação realizada nas noites de sábado, domingo e segunda-feira em estabelecimentos de restauração e bebidas de Lisboa.

12 de julho de 2005

Notícia do Correio da Manhã: Foram encerradas pela GNR, durante a madrugada de ontem, duas casas de alterne em Vila Flor, distrito de Bragança, e Mondim de Basto, Vila Real. A operação resultou na detenção de 26 brasileiras, três brasileiros e três portugueses, estes últimos os proprietários dos bares.
Notícia do Primeiro de Janeiro: A Associação dos Guineenses do Porto escolheu domingo a sua primeira direcção. A lista A, liderada por Paté Job, foi a vencedora no escrutínio, ao obter 81 por cento dos votos.
Entrevista no Diário de Notícias (Diana Andringa): "Quando se deram os incidentes em Carcavelos, verificámos que se estava a levantar um clima de racismo e entendemos que era necessária, por um lado, uma reflexão sobre o caso e, por outro, fazer uma defesa dos direitos das minorias étnicas residentes em Portugal".
Reportagem do Diário de Notícias: O arrastão nunca existiu? Um mês após os acontecimentos de 10 de Junho, na praia de Carcavelos, os actores que intervieram na mediatização da mensagem estão de acordo. Como explicar, então, que o País tenha estado em choque durante vários dias? Como se construiu a ilusão?. O documentário e a entrevista da polémica

10 de julho de 2005

Notícia do Jornal de Notícias: A Frente Anti-Racista considerou ontem "restritiva" a proposta do Governo de alteração à Lei da Nacionalidade, mas admitiu que foi dado "um passo significativo e bastante positivo".
Notícia do Público: O comandante da PSP de Lisboa, Oliveira Pereira, afirmou que, ao contrário do que foi divulgado pela polícia num comunicado no dia 10 de Junho, não se verificou qualquer "arrastão" na praia de Carcavelos. Declarou ter sido influenciado, no dia dos acontecimentos, por uma descrição errada de um agente que se encontrava na praia e pelos relatos e "pressão" exercidos por jornalistas que o contactaram logo a seguir.
Notícia do Diário de Notícias: Os resultados escolares dos estudantes africanos em Portugal têm vindo a melhorar. O problema é que muitos destes jovens ficam pelo caminho e são poucos os que concluem o secundário, de acordo com o último levantamento de dados do Entreculturas, com o apoio do Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME). Ciganos muito mais assíduos na primária. Aumento de 55% para 75% dos que acabam 1.oºciclo tem a ver com rendimento mínimo.

9 de julho de 2005

Notícia do Diário Digital e do Correio da Manhã: O comandante da PSP de Lisboa, Oliveira Pereira, afirma ter sido pressionado para dizer que os incidentes do passado mês em Carcavelos foram um “arrastão” e envolveram 400 pessoas, segundo um comunicado da Polícia citado este sábado pelo semanário Expresso.
Notícis do Público: Afinal, o que parecia ser uma medida corajosa acabou por ser uma ténue alteração. Essa é, pelo menos, a opinião de algumas das mais importantes associações de imigrantes, para quem a proposta aprovada ontem é uma mera operação de cosmética, que não resolve o problema essencial: integrar os jovens que pertencem à segunda geração, independentemente do facto de os seus pais estarem ou não legais.
Notícia do Público: Alberto João Jardim reiterou ontem as afirmações feitas há uma semana contra a presença dos chineses e indianos na Madeira. "Não retiro uma vírgula", disse, no regresso de Bruxelas, o presidente do Governo madeirense.

8 de julho de 2005

Notícia do Diário Digital: O Governo não tem previsto realizar um processo de legalização extraordinária de imigrantes com a nova lei da nacionalidade, anunciada na quinta-feira pelo primeiro-ministro. A prioridade do Executivo é regularizar a situação de processos em atraso.
Artigo de Opinião no Público (Amilcar Correia): Não faz sentido recusar a nacionalidade a nascidos em território português e insistir em fazer com que gerações de jovens que nunca conheceram outro país continuem a viver numa situação de ilegalidade.
Notícia do Diário Digital: Plataforma das Organizações de Imigrantes criticou, na quinta-feira, a proposta de alteração à Lei da Nacionalidade anunciada pelo primeiro-ministro José Sócrates, considerando «absurdo» que faça depender a aquisição da cidadania portuguesa do estatuto legal dos pais. Mamadou Ba, não tem dúvidas em afirmar que «esta é a mais absurda proposta do Governo em matéria de imigração».
Notícia do Público, do Diário Digital, da SIC e do Jornal de Notícias: O Governo vai aprovar esta sexta-feira na reunião do Conselho de Ministros uma proposta para alterar a lei da nacionalidade. A a proposta do Governo permitirá a «aquisição originária da nacionalidade às pessoas nascidas em Portugal filhos de progenitores que também já tenham nascido no país e aqui tenham permanecido».

7 de julho de 2005

Notícia do Público e Portugal Diário: O Governo Regional da Madeira considera que houve "interpretações abusivas" e "descontextualizadas" das declarações do seu presidente, Alberto João Jardim, sobre os imigrantes chineses, garantindo que na região prevalece o espírito de "respeito e tolerância por todos". Já hoje, o SOS Racismo apresentou uma queixa contra Alberto João Jardim na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial por "afirmações racistas e xenófobas".
Notícia do Público, do Portugal Diário e do Diário Digital: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) conta concluir, até final de Agosto, o processo de legalização de cerca de 23 mil estrangeiros. Trata-se, na maior parte dos casos, de pessoas cujos processos já se encontravam nos serviços para além dos prazos normais. Segundo os dados estatísticos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), existem, actualmente, cerca de 465 mil estrangeiros legalizados em Portugal. Destes, os maiores contingentes são de ucranianos e brasileiros.
Notícia do Público: Estávamos Sentados na Margem do Mundo é uma peça sobre a mestiçagem e para a levar ao palco o encenador Denis Marleau imaginou uma praia onde a fronteira entre céu e mar não existe e onde as cores se misturam.

6 de julho de 2005

Notícia do Correio da Manhã: O presidente da Liga dos Chineses residentes em Portugal aconselhou o Embaixador da China em Portugal, Ma Enhan, a cancelar uma visita à ilha da Madeira agendada para amanhã.
Notícia do Público, do Diário de Notícias e do Correio da Manhã: O PSD rejeitou ontem, no parlamento madeirense, dois votos de protesto pelas declarações consideradas xenófobas e racistas de Alberto João Jardim, apresentados pelo PS e BE. O Partido Nacional Renovador (PNR) reagiu ontem à polémica suscitada pelas declarações do presidente do Governo Regional da Madeira, chegando à conclusão de que Alberto João Jardim "dá razão ao PNR". CDS condenou declarações de Alberto João Jardim. JS apresenta queixa na Comissão de Igualdade.
Notícia do Diário de Notícias e do Correio da Manhã : Os ministros do Interior do G5, os cinco países mais industrializados da Europa, decidiram ontem, no encontro em Évian (França), organizar voos conjuntos para expulsar os imigrantes clandestinos.
Artigo de Opinião do Público (Fernando Ka): O país que somos terá de caminhar para a democracia racial ou comprometerá seriamente o futuro do seu relacionamento atlântico, donde poderá vir a sua mais-valia para o espaço da União.

5 de julho de 2005

Notícia do Público, da TSF, da SIC e do Portugal Diário: Associações representativas dos imigrantes em Portugal condenaram hoje as declarações do presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, sobre a entrada de estrangeiros na região, considerando-as "racistas e xenófobas".José Falcão, do SOS Racismo diz que as palavras proferidas são «irresponsáveis». O ACIME deixou em aberto a possibilidade de vir a sancioná-lo com uma coima, no âmbito da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial. PSD diz que Alberto João desrespeitou o Estado; PCP e BE pedem a acção das autoridades. CDS afirma compreender as declarações.
Notícia do Diário de Notícias, do Primeiro de Janeiro, do Correio da Manhã e do Público: O Presidente da República reagiu ontem às palavras de Alberto João Jardim - que disse não querer chineses na Madeira -, afirmando que "em caso algum podemos ter em Portugal algo que possa ser interpretado como racista ou xenófobo".
Notícia do Diário de Notícias: 30.º aniversário da independência de Cabo Verde. São mais de 55 mil os cabo-verdianos que vivem em Portugal, segundo os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Entrevista a Corsino Tolentino consultor do Banco Mundial, cabo-verdiano.
Notícia do Jornal de Notícias: Cerca de trinta estrangeiros começaram no primeiro dia do mês a frequentar o décimo quinto curso de Verão de Português para estrangeiros, este ano com um contigente forte de professores universitários vindos de Timor Leste.
Reportagem do Público (Internacional): Fora da Londres ultracosmopolita, em Thetford, no Leste de Inglaterra, os recém-chegados portugeses encontram dificuldades em actos básicos como abrir uma conta e alugar uma casa. Têm enfrentado até alguns actos xenófobos.

4 de julho de 2005

Notícia da TSF, do Portugal Diário e do Diário Digital: O presidente do Governo Regional da Madeira manifestou-se, domingo à noite, contra a entrada de emigrantes na ilha da madeira. No encerramento das festas «24 horas a bailar», em Santana, Alberto João Jardim, criticou a entrada em Portugal de emigrantes chineses, indianos e dos países da Europa de Leste.
Reportagem do Jornal de Notícias: Bairros sociais são refúgio preferido de criminosos. Laços de familiaridade e de vizinhança levam moradores de zonas como Chelas ou Quinta do Mocho a esconder delinquentes.
Notícia do Portugal Diário: Polícias com regras apertadas na vida privada. Um agente da PSP foi dado como tendo participado na organização da manifestação nacionalista, que decorreu em Lisboa. Ao PortugalDiário, a Direcção Nacional da PSP afirmou que o indivíduo em causa «não é agente, nem tem nada a ver com a PSP». No entanto, o indivíduo identificou-se como agente ao Governo Civil de Lisboa e ao jornal Tal & Qual.
Reportagem do Jornal de Notícias: A alteração à lei da nacionalidade promete marcar a agenda política nos próximos tempos. Para Paulo Costa os direitos políticos devem ser prioridade. Opiniões à mudança da lei da Nacionalidade: Hoje não é difícil obter a nacionalidade; Sociedade não é mãe nem sequer madrasta; Processo deve ser facultativo; Mais um instrumento de integração social.

2 de julho de 2005

Notícia do Público: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve ontem de madrugada nove estrangeiros ilegais em três casas de diversão nocturna no Cacém.
Notícia do Público: Um estudo publicado pelo Departamento de Educação Básica em 2003, a partir de um inquérito às escolas sobre a população que não tinha o português como língua materna, concluiu que em todas as direcções regionais de Educação eram mais os alunos que não tinham qualquer apoio específico para a aquisição de competências nesta área do que os que tinham. Estatísticas.
Notícia do Público: ME recebe por dia 40 novos pedidos para equivalência de estudos estrangeiros. Ucranianos e brasileiros encabeçam a lista de processos por analisar mas os mais de dois mil pendentes abrangem dezenas de nacionalidades. Tabela legal contempla apenas 25 países.
Artigo de Opinião no Público (António Filipe): Apropósito do chamado "arrastão de Carcavelos", cuja gravidade não subestimo, desencadeou-se uma verdadeira campanha política e mediática de culpabilização dos imigrantes no seu conjunto pela criminalidade praticada entre nós, servida por um maniqueísmo levado ao extremo com uma lógica simples: quem não atacar os imigrantes está a defender os criminosos.

1 de julho de 2005

Notícia do Portugal Diário: Um agente da PSP foi um dos promotores da manifestação skinhead que se realizou em Lisboa no passado dia 18 de Junho, apesar de a lei proibir os elementos de segurança de participar ou promover manifestações xenófobas.
No´ticia do Jornal de Notícias e do Diário de Notícias: O director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Jarmela Palos, considera que a actual da Lei da Nacionalidade é desajustada, origina "injustiças, havendo até situações que esta não contempla". Por isso, apoia a sua revisão, já em curso.
Notícia do Portugal Diário e do Diário Digital: Críticas à falta de "análise crítica" nos media e acusações de organização de campanha contra os imigrantes marcaram quinta-feira a apresentação de "Era uma vez um arrastão", documentário que tenta desmontar os incidentes ocorridos na praia de Carcavelos. Para o sociólogo Rui Pena Pires, "inventou-se um acontecimento que reforçou a estigmatização [dos imigrantes] e criou um pânico social com consequências na decisão política", nomeadamente na discussão sobre a lei da nacionalidade.