31 de março de 2005

Notícia do Portugal Diário: A Câmara de Loures aprovou hoje a legalização da Portela da Azóia, o maior bairro de génese ilegal do concelho, com 90 hectares e cerca de três mil fogos, informou a autarquia.
Notícia do Público e do Correio da Manhã: A GNR e a PJ detiveram ontem sete pessoas em dois acampamentos ciganos de S. João da Talha, Loures, numa operação que envolveu 120 militares e 19 agentes. De acordo com a GNR, além dos detidos, que eram procurados por identidade falsa, foram identificadas mais 39 pessoas.
Notícia do Público, do Diário Digital e do Portugal Diário: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desenvolveu na terça-feira, na zona do Porto, uma operação na qual identificou 66 cidadãos romenos, metade dos quais menores de idade. Segundo um comunicado emitido esta quarta-feira, o SEF revela que 11 dos identificados deixará o País na próxima sexta-feira.
Notícia do Público (Internacional): Os portugueses ilegais têm abandonado a clandestinidade para pedir asilo ao Canadá. O engenhoso esquema resolve a sua situação imediata, mas coloca-os na alçada da polícia, multiplicando as expulsões. Talvez a reivindicada nova onda de legalizações os resgate.

30 de março de 2005

Notícia do Correio da Manhã: A taxa de natalidade em Portugal baixou para metade em quarenta anos, revela um estudo da União Europeia, que recomenda um aumento da imigração para assegurar o crescimento da população.
Notícia do Jornal de Notícias: As fundações Aga Khan e Gulbenkian vão desenvolver um programa de combate à pobreza na Alta de Lisboa e Mira Sintra, bairros da Grande Lisboa que foram alvo de processos de realojamento. As duas organizações assinam sexta-feira um protocolo que visa o desenvolvimento de um programa de desenvolvimento comunitário urbano.

29 de março de 2005

Notícia da SIC e do Correio da Manhã: Um camião com informação sobre o combate à discriminação estará no Porto e em Lisboa a 2 e 9 de Abril, respectivamente. Com o lema "Pela Diversidade. Contra a Discriminação", o camião azul e amarelo da campanha anti-discriminação da União Europeia tem a sua primeira paragem marcada para a Praça Parada Leitão, no Porto, a 2 de Abril, e a 9 estará no Parque da Nações, em Lisboa.
Notícia do Público (Internacional): Incidentes que já levaram à detenção de dezenas de suspeitos de actividades racistas estão a causar insegurança a moradores dos subúrbios de Los Angeles.
Notícia do Público (Internacional): Um estudante angolano foi hospitalizado depois de ter sido agredido no Metro da cidade de São Petersburgo por dois jovens russos, informou ontem a polícia local, segundo a AFP. Como explicação pode estar o aumento nos úlrimos anos da ocorrência de ataques racistas, por vezes mortais, cometidos muitas vezes por grupos de skinheads.

28 de março de 2005

Notícia do Portugal Diário: A GNR de Leiria anunciou hoje ter identificado cinco mulheres estrangeiras em situação ilegal num bar em Casal Caxins, concelho de Óbidos.
Notícia do Jornal de Notícias. O presidente da República vai deslocar-se ao bairro da Bela Vista, em Setúbal, no próximo dia 2 de Abril, segundo anunciou a Câmara local. O objectivo desta visita passa por dar a conhecer a Jorge Sampaio o trabalho social desenvolvido naquele que é considerado o bairro mais problemático do concelho.

25 de março de 2005

Notícia do Público, do Diário de Notícias, e do Diário Digital: O ex-primeiro-ministro português e presidente da Internacional Socialista, António Guterres, é um dos oito candidatos da lista anunciada quinta-feira pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para o cargo de Alto Comissário para os Refugiados (ACNUR).
Notícia do Público: O controlo da imigração legal através do sistema de quotas confirmou ser um fiasco. De acordo com números do Ministério dos Negócios Estrangeiros, desde o início de 2004 até quarta-feira passada, apenas haviam sido concedidos 641 vistos de trabalho destinados a preencher sectores carenciados de mão-de-obra. A quota definida pelo Governo, com base num estudo das oportunidades de trabalho feito pelo Instituto Português de Emprego e Formação Profissional (IEFP), era de 8500 novos imigrantes. Isto significa que ficaram por preencher cerca de 8000 vagas. Dados actuais sobre imigração.
Notícia do Público: O número de estrangeiros a quem foi recusada a entrada em Portugal aumentou exponencialmente no último ano, passando de 3700 pessoas barradas em 2003 para 10.787 em 2004, revela um relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a que o PÚBLICO teve acesso.
Notícia do Jornal de Notícias: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, anteontem, em flagrante delito, quatro carteiristas, de nacionalidade romena, que actuavam num autocarro, na zona do Castelo de S. Jorge.

24 de março de 2005

Notícia do Público: "Temos de repensar a forma como lidamos com as diferentes culturas, porque o multiculturalismo, às vezes, não passa do folclórico." Foi desta forma que Ramon Sarrô, da Universidade de Lisboa, resumiu ontem o primeiro de cinco debates promovidos pela Câmara do Seixal, subordinados ao tema Migrações e cidadania no município.
Notícia do Jornal de Notícias: São cada vez mais as prostitutas que procuram o apoio do Projecto Auto-Estima, no distrito de Braga, acréscimo que teve um "boom" em 2001 com a chegada das sul-americanas e que tem vindo a ganhar terreno entre as estrangeiras que exercem em bares e apartamentos.
Notícia do Primeiro de Janeiro: A religião favorece a inserção social das minorias étnicas, influenciando os comportamentos e minimizando os riscos de marginalidade, segundo o estudo «Filhos Diferentes de Deuses Diferentes: manejos das religiões em estratégias de inserção social diferenciada». As conclusões foram retiradas após um inquérito a quatro grupos de origem indiana (incluindo hindus, ismailis e sunitas), a dois de ciganos (um dos quais pertencente à igreja Filadélfia), a quatro de cabo-verdianos (de várias crenças) e à minoria
sikh (com religião própria).

23 de março de 2005

Notícia do Público: Um loteamento de 200 fogos vai nascer no Bairro da Esperança, em Beja, fruto de um protocolo entre a câmara e o Centro Social, Cultural e Recreativo local para requalificar urbanisticamente aquela zona degradada. O Bairro da Esperança, na periferia de Beja, é uma área problemática da cidade, sobretudo ao nível da droga, tendo sido alvo, em Janeiro, de uma demolição de cerca de 60 barracas clandestinas, propriedade de famílias de etnia cigana.
Notícia do Público, do Diário Digital, e do Correio da Manhã: A entrada de imigrantes nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) está a estabilizar e em alguns casos, como Portugal, diminuiu, indica um relatório do organismo divulgado esta terça-feira. Por outro lado, o número de estrangeiros a sair dos países de acolhimento aumentou. O relatório mostra também que os imigrantes que vivem em Portugal são os que mais estão sujeitos a trabalhos temporários.
Notícia do Público, do Jornal de Notícias e do Diário Digital: Mais de 60%dos portugueses consideram que os imigrantes são fundamentais para a economia do país, revela um estudo - "Os Imigrantes e a População Portuguesa" - apresentado, ontem, em Lisboa. Os portugueses preferem os brasileiros para conviver, elegem os imigrantes de Leste para trabalhar, mas dificilmente escolhem relacionar-se, seja em que condição for, com os africanos. De qualquer forma, os dados revelados indicam, também, que entre 2002 e 2004 houve um acréscimo de portugueses que associam os imigrantes à criminalidade.
Notícia do Correio da Manhã: O crescente recrutamento de cidadãos romenos ilegais pelas máfias de Leste a operar em Portugal está a preocupar as autoridades, nomeadamente o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que alerta para o aumento dos assaltos à mão armada praticados por aqueles imigrantes.

22 de março de 2005

Notícia do Público, do Jornal de Notícias, do Correio da Manhã, do Diário Digital e do Portugal Diário: Operação da PJ e da PSP cercou bairro da Cova da Moura. Uma operação conjunta da PSP e da Polícia Judiciária decorreu esta manhã no bairro da Cova da Moura, na freguesia da Buraca, concelho da Amadora. Várias dezenas de agentes percorreram todas as ruas do bairro, numa operação porta a porta. Segundo a SIC Notícias, há dezenas de carros do Corpo de Intervenção da PSP a cercar o bairro e várias dezenas de agentes encontram-se a patrulhar as ruas.
Notícia do Jornal de Notícias: Mais de um quarto das notícias publicadas, no ano passado, sobre racismo e imigração estão relacionadas com a criminalidade ou acções de fiscalização a estrangeiros indocumentados, segundo o Relatório de Imprensa 2004 da SOS Racismo, publicado ontem. Para a elaboração do relatório foram utilizadas as cerca de 1400 notícias sobre racismo e imigração publicadas em 2004, adiantou, Miguel Brito, do SOS Racismo, que colaborou na realização do documento.
Notícia do Público: Um quarto da população da Amadora vive em casas clandestinas ou degradadas. Numa altura em que o concelho da Amadora está novamente na ordem do dia, há uma questão que se impõe: quais serão as razões que levam a que este município, situado mesmo às portas de Lisboa, esteja a ser palco de cada vez mais actos de violência e criminalidade?

21 de março de 2005

Notícia do Jornal de Notícias, do Diário de Notícias e do Primeiro de Janeiro: Os episódios de violência policial contra indivíduos de minorias étnicas, a agressividade nas prisões, as dificuldades dos estrangeiros em adquirir uma casa e da comunidade cigana no acesso à educação e saúde, são os problemas que o SOS Racismo destaca no Relatório de Imprensa 2004, a divulgar hoje, Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
Notícia do Público, do Diário de Notícias, do Jornal de Notícias, do Correio da Manhã, do Primeiro de Janeiro, da SIC e do Portugal Diário: A legalização imediata de todos os imigrantes e a alteração da lei da nacionalidade foram dois dos principais motivos que levaram cerca de dois mil cidadãos estrangeiros a residir em Portugal a concentrarem-se, ontem, no Martim Moniz e a desfilarem até à porta do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI). Organizada por uma plataforma de associações de imigrantes, pela CGTP, por confissões religiosas e por organizações de defesa dos Direitos Humanos, a manifestação serviu, também, para dar conta ao novo Governo de que os imigrantes esperam novas políticas e, sobretudo, "uma política efectiva de imigração".
Notícia do Primeiro de Janeiro: O Observatório da Imigração publicou este mês um estudo de Hugo de Seabra e Tiago Santos, do Centro de Investigação em Ciências Sociais e Humanas, sobre a eventual ligação entre a nacionalidade e a prática de crimes. Entrevista (Tiago Santos) ao Jornal de Notícias: Quais os objectivos do estudo que o EUMC e a Númena desenvolvem.
Notícia do Diário de Notícias: equipa recusada pelo sotaque e pela cor da pele. Maurício de Sousa, o coordenador de uma empresa de estudos de mercado, acusa os responsáveis do Ikea de terem um comportamento racista, ao recusarem um grupo constituído por um brasileiro e dois africanos.
Notícia do Diário de Notícias, do Público e do Diário Digital: O Tribunal do Porto determinou a suspensão de um funcionário da Direcção-Geral dos Serviços Consulares que se dizia inspector do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para burlar imigrantes ilegais.

18 de março de 2005

Carta ao Director do Público [António Tomás]: Adoptar uma política de quotas, ao contrário do que advoga Rui Pena Pires, não é "racializar" a sociedade. É muito simplesmente politizar a questão da raça, tirando o racismo do domínio privado (onde ele parece causar os piores danos, os quais não podem ser quantificados ou sequer explicados) e colocando-o no público, onde pode ser resolvido através de medidas de correcção que promovam a participação de todos os cidadãos, a todos os níveis da sociedade.
Notícia do Público: Um levantamento de imprensa realizado pela Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM) concluiu que parte do noticiário sobre mulheres traficadas para exploração sexual em Portugal desvaloriza a sua condição de vítimas.
Notícia do Diário de Notícias: A delegação de Braga do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve ontem oito brasileiras e quatro portugueses, entre os quais uma mulher, no bar de alterne Arara, em Pevidém.

17 de março de 2005

Notícia do Público: O Presidente da República pôde ontem assistir, "em primeira mão", a uma campanha publicitária, patrocinada pelo Alto-Comissariado para a Imigração, que será apresentada brevemente. O slogan será "Portugal Imigrante. Portugal Tolerante" e visará "reforçar a consciência pública do contributo muito positivo que os imigrantes aportam à sociedade portuguesa".
Notícia do Correio da Manhã: O presidente da Comissão Episcopal das Migrações, D. Januário Torgal Ferreira, culpa o anterior Governo por ter adoptado uma estratégia “de provocar medo e pânico” em relação à política de imigração.Notícia do Jornal de Notícias: O facto de Portugal ser o quarto país europeu mais resistente aos imigrantes era "previsível", dadas as políticas de imigração adoptadas entre nós. Para o presidente da associação Solidariedade Imigrante, essa resistência "é alimentada por políticas feitas com base na desconfiança".
Notícia do Público: A área relativa à integração dos imigrantes irá manter-se no ministro da Presidência, confirmou ontem ao PÚBLICO o próprio titular da pasta, Pedro Silva Pereira, à margem da visita oficial ao Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, em Lisboa. A notícia da separação da política de imigração por dois ministérios - Administração Interna (MAI) e Presidência - foi encarada de forma muito positiva por várias associações de imigrantes, que chegaram a temer que o PS voltasse a centralizar esta matéria exclusivamente no MAI. O alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), António Vaz Pinto, assegurou ontem que continuará no cargo até ao fim do seu mandato, que termina em Julho.
Notícia do Público, do Jornal de Notícias, do Correio da Manhã e do Diário de Notícias: O Presidente da República lamentou ontem de forma veemente as conclusões do estudo do Observatório Europeu dos Fenómenos Racistas e Xenófobos, divulgado pelo PÚBLICO, que dá conta do facto de seis em cada dez portugueses serem contra a entrada de mais imigrantes no país. E exigiu uma maior penalização dos empregadores de mão-de-obra ilegal. Defendeu também a alteração da lei da nacionalidade.

16 de março de 2005

Notícia do Público: O Comité Português de Coordenação da Habitação Social (Cecodhas.P) reclamou ontem, no encerramento do primeiro congresso do sector, três vezes mais fogos deste tipo para satisfazer as necessidades do país. E defendeu que "têm que se inventar novas formas de habitação social, sem deixar que se criem guetos" nas cidades, como sucedeu com a criação de bairros sociais nas cinturas das áreas metropolitanas.
Notícia do Público, do Correio da Manhã: Os portugueses são a quarta comunidade nacional de entre os 25 países da União Europeia a manifestar maior resistência à aceitação de mais imigrantes. Essa posição foi assumida por 62,5% dos portugueses inquiridos num estudo apresentado pelo Observatório Europeu dos Fenómenos Racistas e Xenófobos, segundo o qual metade dos europeus não quer mais estrangeiros residentes nos seus países.

15 de março de 2005

Notícia do Diário de Notícias e do Portugal Diário: Tavira vai ter uma delegação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a partir de Abril, de forma a responder ao aumento do número de estrangeiros residentes naquele concelho, declarou o presidente da Câmara de Tavira.

14 de março de 2005

Notícia do Jornal de Notícias: Um grupo de 32 brasileiras foi detido, em três bares de alterne de Mogadouro e Felgueiras, durante duas operações da GNR. As mulheres encontravam-se em situação ilegal no nosso país.

12 de março de 2005

Notícia do Diário de Notícias: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve ontem de madrugada, em Lisboa, 33 cidadãs estrangeiras por se encontrarem ilegais em Portugal, no âmbito de uma operação conjunta com a PSP, anunciou aquele organismo de fiscalização.
Notícia do Diário de Notícias: Em 2004, em média, foram impedidos de entrar em Portugal 30 estrangeiros por dia, quase três vezes mais do que em 2003, o que se deve à realização do Europeu de futebol. Neste período foi recusada a entrada a 7333 indivíduos, estimando-se que outros quatro mil tenham sido impossibilitados de pisar o solo português no ano passado. Para estes, a Ordem dos Advogados (OA) lançou ontem um folheto em várias línguas para ser distribuídos nas postos fronteiriços.

11 de março de 2005

Notícia do Jornal de Notícias: "Gosto da escola, mas só um bocadinho. Quero é ir para um café ganhar dinheiro", confessa Elísio (nome fictício), de seis anos. Este menino é um dos 18 de etnia cigana da Escola Básica do 1.º Ciclo do Fujacal, Braga, que fazem parte do público-alvo de um método original de sensibilização para travar o abandono escolar, habitual entre aquela cultura. Os poucos alunos mais velhos que frequentam entre o 4º e o 8º ano vão tentar convencê-los a prosseguir os estudos, experimentando um fenómeno de imitação positiva.
Notícia do Jornal de Notícias: A Fundação Gulbenkian decidiu desenvolver um projecto com o objectivo de integrar os imigrantes mais qualificados na sociedade portuguesa. A aposta foi direccionada para a Medicina e, depois de dois anos e meio de trabalho, 85 médicos estão já integrados no Sistema Nacional de Saúde. Em estágio para a preparação do exame de equivalência estão 25 e dez vão repetir o exame. São, na sua maioria, da Ucrânia e da Moldávia.
Notícia do Diário de Notícias (Perfil): Os temas das migrações, dos refugiados e das sociedades multiculturais na Europa, Austrália e Ásia atravessam toda a carreira de Stephen Castles.
Notícia do Público: Imigrantes da orquestra das Beiras em dificuldade. O polaco Jan está desempregado e tem quatro filhos para criar. A chinesa Yaoki dá aulas de música para combater a indefinição do futuro da orquestra. Vladimir está convicto de que "as pessoas estão a sentir falta da OFB" e Yaoki lembra que a orquestra - que uma comissão composta por várias autarquias e liderada pela Universidade de Aveiro prometeu recuperar - "é um símbolo da cultura da região".

10 de março de 2005

Notícia do Portugal Diário: Na obra "Globalização, Transnacionalismo e Novos Fluxos Migratórios", lançada ontem, o investigador britânico Stephen Castles considera que Portugal ainda não está preparado paras as transformações culturais que deverão ocorrer a longo prazo. "A população imigrante é ainda muito menor que a diáspora portuguesa (perto de cinco milhões). No entanto, Portugal tem agora que enfrentar questões relacionadas com a gestão da imigração, gizando políticas apropriadas para o emprego, para a segurança social e para a educação, e com vista a responder às transformações culturais que se perfilam no longo prazo", refere Stephen Castles.
Notícia do Público e do Diário Digital: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detectou no ano passado, no âmbito das operações de controlo de fronteiras, 991 fraudes documentais, na mesma ordem de grandeza dos últimos quatro anos. O maior número de documentos fraudulentos confiscados provinha da Guiné-Bissau, da Venezuela, do Senegal e do Brasil.

9 de março de 2005

Notícia do Jornal de Notícias (Internacional): Enquanto num tribunal de Munique, Alemanha, dois de quatro réus confessaram ter preparado o atentado de 9 de Novembro de 2003 contra o centro judaico de Postdam, a sentença de outro tribunal contra 11 jovens neonazis significa uma viragem muito importante. Ontem, pela primeira vez desde há 15 anos, e dois anos depois da alteração da legislação, um tribunal alemão volta a condenar neonazis.

8 de março de 2005

Notícia do Público, do Diário de Notícias, do Portugal Diário, do Jornal de Notícias e do Correio da Manhã: Um estudo financiado pelo Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), ontem apresentado publicamente, concluiu que existe uma maior representação dos cidadãos estrangeiros nos tribunais e nas prisões portuguesas comparativamente com os cidadãos portugueses. Para os autores do estudo, Hugo Seabra e Tiago Santos, no entanto, esse fenómeno deriva quer das condições sociais e demográficas dos arguidos estrangeiros, quer de preconceitos xenófobos por parte dos responsáveis judiciais, quer de uma maior dificuldade em conseguirem bons advogados.
Notícia do Diário de Notícias e do Diário Digital: Numa operação conjunta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e da PSP, realizada na madrugada de domingo, em Lisboa, foram identificados 122 cidadãos estrangeiros, entre os quais 56 em situação ilegal.
Notícia do Diário Digital, do Público e do Diário de Notícias: Um ferido grave e dois ligeiros é o resultado de um assalto efectuado ao início da madrugada desta segunda-feira por quatro homens armados à Associação Cultural e Recreativa da Cova da Moura, Amadora, disse à Lusa fonte policial.
Notícia do Diário de Notícias: Desde os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos, que a discriminação para com a comunidade muçulmana da Europa aumentou significativamente. Esta é principal conclusão do relatório Intolerância e Discriminação contra Muçulmanos na União Europeia, ontem divulgado pela Federação Internacional para os Direitos Humanos de Helsínquia.

3 de março de 2005

Notícia do Primeiro de Janeiro: A Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres promove hoje um encontro de debate e tomada de posição sobre o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual. Aprofundar conhecimentos sobre a realidade das vítimas que se encontram em Portugal e implementar novos modelos de abordagem do fenómeno são alguns dos objectivos da iniciativa.
Notícia do Jornal de Notícias: O Brasil é o segundo país no número de emigrantes ilegais que tentam atravessar a fronteira do México com os Estados Unidos. Por dia são ali detidas 51 pessoas, cerca de um terço das que tentam alcançar o "sonho americano". Mas o que elas desconhecem são os riscos que correm ao colocar-se nas mãos de redes organizadas que os maltratam e exploram, das dificuldades da travessia e, quando bem sucedida, a chegada a um país onde têm grandes dificuldades de integração. A emigração clandestina foi o tema central escolhido por Glória Perez para a nova telenovela da Globo

2 de março de 2005

Notícia do Primeiro de Janeiro: O número de pessoas que solicitaram asilo político em 2004 foi o mais baixo em 16 anos, marcando uma tendência decrescente no número de refugiados que vem a ocorrer desde o inicio da década.
Notícia do Primeiro de Janeiro: A Carta de Princípios sobre a Comunidade Cigana e a Venda Ambulante registou ontem as primeiras subscrições, mas o representante de três associações do Norte colocou-se para já à margem. No entanto, o processo é contínuo e será ainda assinado por várias autarquias. Vítor Marques, da União Romani, que esteve na reunião de celebração dos acordos representando os três organismos, optou pela não assinatura, justificando que como a Carta de Princípios levanta uma série de deveres e compromissos não poderia estar a assumi-los por toda a comunidade.
Notícia do Correio da Manhã: Está frio. Expressão quase unânime entre imigrantes da Europa de Leste e Brasil. Clima húmido e ventoso que “estala” os ossos. “Se neva, o tempo é calmo, seco e não se sente frio”, recorda Tatiana Dyak, 23 anos, o Inverno que vivia na Ucrânia. O oposto no Brasil. Se não chover: “é dia de ir à praia”, diz Carmen Queiroz, 35 anos.
Notícia do Público: Quatro associações comunitárias da urbanização da Quinta do Mocho, em Sacavém, onde o fenómeno da delinquência juvenil e das guerras de "gangs" rivais fez vários feridos no último mês, vão organizar sexta-feira uma Marcha pela Paz idêntica à que se realizou há duas semanas na Cova da Moura, onde um polícia foi morto numa operação de rotina. A marcha, com início às 16h, visa chamar a atenção para o aumento da criminalidade na zona, fruto sobretudo da rivalidade entre jovens oriundos dos bairros problemáticos existentes nesta freguesia do concelho de Loures.
Notícia do Público e do Jornal de Notícias: A Provedoria de Justiça mostrou-se contra a recusa das juntas de freguesia em passarem certidões a imigrantes ilegais em Portugal.
Para este organismo, seja qual for a situação dos imigrantes no país, as juntas são obrigadas por lei a emitir documentos, como atestados de residência, de vida ou da situação económica.

1 de março de 2005

Notícia do Diário Digital: O número de pessoas que solicitaram asilo político em 2004 foi o mais baixo em 16 anos, marcando uma tendência decrescente no número de refugiados que vem a ocorrer desde o inicio da década.O número de pessoas que solicitaram asilo político em 2004 foi o mais baixo em 16 anos, marcando uma tendência decrescente no número de refugiados que vem a ocorrer desde o inicio da década.