30 de setembro de 2004

Notícia do Público e TSF: O grupo parlamentar do PCP requereu ontem a presença do secretário de Estado Adjunto do ministro da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte, na comissão de assuntos constitucionais da Assembleia da República sobre política de imigração. Por sua vez, o deputado do PS Artur Penedos entregou na Mesa da Assembleia um requerimento em que questiona o secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Luís Paes Antunes, também sobre política de imigração.

29 de setembro de 2004

Notícia do Jornal de Notícias:Os imigrantes de Leste a viver em Portugal sentem-se, actualmente, mais discriminados nos locais públicos e na rua do que no trabalho, revela o estudo "Novas imigrações, novos desafios: a imigração de Leste", divulgado, ontem. Ainda assim, "continuam a considerar que Portugal foi a aposta certa como país de destino", afirmou Maria Ioannis Baganha, investigadora do Centro de Estudos Sociais da faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (CES/FEUC).
Notícia do Público:O Bloco de Esquerda também reagiu aos números das quotas, considerando "evidente o fracasso da política de imigração preconizada pelo Governo". "Falhou na abertura de novas possibilidades de legalização pelos circuitos 'legais' e na promessa da sua simplificação", refere o BE, em comunicado, aduzindo: "A infindável lista de exigências prévias à atribuição de visto de trabalho - com promessa de contrato de trabalho, comprovativo de oferta de emprego pelo IEFP, de requerimento à IGT, pareceres do SEF e IEFP - tornam qualquer processo migratório num processo tortuoso e burocrático."
Notícia do Público:Desemprego e Contratação de Ilegais Podem Explicar Falha das Quotas
O facto de apenas três imigrantes terem conseguido legalizar-se no âmbito da política de quotas, tal como o PÚBLICO noticiou ontem, poderá ser explicado pela permanência de muitos estrangeiros ilegais no país e de muitos empregadores que preferem contratar clandestinos a submeterem-se aos procedimentos obrigatórios por lei.
Embora o Governo tenha continuado ontem sem dar qualquer explicação sobre o assunto, essa é, pelo menos, a opinião generalizada entre alguns responsáveis ligados à imigração, contactados no sentido de comentar o aparente falhanço deste mecanismo de regulação de entrada de trabalhadores estrangeiros em Portugal, que previa uma quota de 8500 vagas para 2004.
Notícia do Público:Os filhos de imigrantes dos PALOP gostam de Portugal e querem ter nacionalidade portuguesa, mas quando questionados acerca do seu sentimento de pertença consideram-se mais africanos do que portugueses, revela um estudo ontem apresentado em Lisboa.
"Mais de metade dos jovens inquiridos nasceu em Portugal e tem nacionalidade portuguesa, mas diz sentir-se mais africana do que portuguesa", disse à agência Lusa Fernando Luís Machado, um dos autores do estudo "Descendentes de Imigrantes Africanos em Portugal - Vínculos Objectivos e Subjectivos de Pertença Nacional".
Falando à margem do II Congresso Português de Demografia, que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, o docente do ISCTE disse ainda que do milhar de jovens inquiridos para o estudo, todos filhos de imigrantes oriundos dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, "a grande maioria gosta de viver em Portugal e não tem vontade de ir viver para os países de origem dos pais". "Mesmo dos cerca de 20 por cento que gostaria de ir viver para esses países, só metade é que diz que o tenciona fazer", salienta o documento.

28 de setembro de 2004

Notícia do Público, Correio da Manhã e TSF:A tentativa do Governo de regular a imigração através do apuramento das necessidades de mão-de-obra no país - tarefa que coube ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) - não está a ter resultados. Dos 8500 imigrantes que deveriam entrar em Portugal este ano, no âmbito da quota definida pelo Governo, apenas três obtiveram o visto de trabalho que lhes permite estabelecerem-se em Portugal e apenas 60 se candidataram.
Notícia do Portugal Diário: Os filhos de imigrantes dos PALOP gostam de Portugal e querem ter nacionalidade portuguesa, mas quando questionados acerca do seu sentimento de pertença consideram-se mais africanos do que portugueses, revela um estudo hoje apresentado em Lisboa.
Notícia do Jornal de Notícias: Começam hoje as demolições das barracas que se situam numa parcela privada do Bairro Estrela d'África, junto à estação da CP da Damaia, na Amadora. Cumpre-se assim a sentença do tribunal que passados 20 anos restitui o terreno à sua proprietária. A maioria das famílias que ocupavam as construções abarracadas foi já realojada pela Câmara, mas cinco garantem não ter para onde ir.
Notícia do Jornal de Notícias: Integrar e realojar famílias ciganas são uma preocupação cada vez maior das autarquias. Para evitar fenómenos de marginalidade e segregação social, projectam-se, em Paços de Ferreira, seis novos edifícios com um particularidade: a comunidade cigana ajudou na sua concepção.
Notícia do Diário de Notícias , Jornal de Notícias e Primeiro de Janeiro: O tráfico de seres humanos, controlado por redes transnacionais, tem, anualmente, lucros semelhantes aos do comércio internacional de trigo, venda de petróleo e de fármacos. Com estimativas da ONU, os intervenientes no 2.º Seminário sobre Tráfico de Seres Humanos, realizado no Porto, no quadro dos trabalhos das Nações Unidas, alertaram para a globalização e sofisticação deste crime que também atinge Portugal.
Notícia do Diário de Notícias e Primeiro de Janeiro: A duplicação dos imigrantes nos últimos quatro anos, ultrapassando os 450 mil, é apontada como a segunda principal alteração demográfica do País. A primeira é o envelhecimento dos portugueses, seguindo as tendências de outros países europeus. O fluxo migratório vai continuar, com efeitos positivos na evolução demográfica, mas seriam precisos mais 188 mil estrangeiros por ano para se manter a actual relação de dependência da população idosa, já elevada.
Notícia do Público, Diário de Notícias e Correio da Manhã: O Tribunal de Bragança começou ontem a julgar o proprietário de uma das três casas de alterne encerradas em Fevereiro na cidade, na sequência da polémica em torno da alegada prostituição de mulheres brasileiras.
Notícia do Público, Jornal de Notícias e Primeiro de Janeiro:O Provedor de Justiça recomendou ontem ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que explique "sempre" aos cidadãos estrangeiros que têm o direito de recorrer a um advogado, quando está em causa a não admissão em território português. Segundo disse à agência Lusa fonte do gabinete de imprensa da Provedoria, esta recomendação surge depois da análise de algumas queixas, que, nalguns casos, "já têm alguns anos". O SEF deverá ainda obter prova de que esclareceu o cidadão estrangeiro.

27 de setembro de 2004

Notícia do Primeiro de Janeiro: Dados do INE indicam que, a partir de 1983, os valores da fecundidade em Portugal não asseguram a substituição de gerações. Para tal, o índice mínimo deveria estar nos 2,1 filhos por mulher. A média baixou de 3,1 filhos em 1960, para 1,5 em 1999.(...) É com base nas estatísticas demográficas que se chega a previsões como a da acentuada diminuição populacional, cuja solução é o acolhimento de mais imigrantes, porque não se prevê que as mulheres portuguesas comecem a ter mais filhos.
Notícia do Jornal de Notícias: A integração dos imigrantes do Bairro da Bela Vista preocupa Carlos de Sousa, presidente da câmara municipal de Setúbal, daí que há cerca de quatro meses tenha inaugurado um gabinete de imigração e minorias étnicas. "As minorias elegeram os seus próprios representantes e, assim, o contacto está mais facilitado", garantindo que estão a ser desenvolvidas acções com vista à integração destas pessoas. Na sua opinião, "o problema reside nos filhos dos imigrantes que nasceram em Portugal e não tiveram contacto directo com a sua cultura".
Em curso há três anos está o Proqual, um programa comunitários que pretende melhorar as condições dos bairros sociais e que tem por base uma parceria entre a Câmara e o Governo. Depois do jardim e da escola construídos, faltam ainda a pintura e o arranjo das casas do próprio bairro. Obras cujas candidaturas estão feitas, mas que ainda estão "presas" no Governo.
Notícia do Primeiro de Janeiro: A zona pedonal da Rua de Cedofeita foi “invadida” por pedintes. O grande problema é que alguns “chegam a ser agressivos” com os transeuntes, afastando-os literalmente das lojas. Os comerciantes apontam o dedo às autoridades, que “nada fazem para resolver o problema”. “Desde que fecharam esta parte da rua ao trânsito, começaram a aparecer pessoas a pedir. Mas a situação tem-se agravado, nomeadamente com a aparecimento de muitos jovens dos países de Leste”, explicou Artur Pereira, proprietário de um café. Entre “portugueses, ciganas com crianças ao colo e indivíduos de Leste”, descreveu, por seu turno, Maria do Céu Loureiro, “encontra-se de tudo, em vários pontos, a pedir dinheiro”. Isto aqui – caricaturava Artur Pereira –, “são quase mais os pedintes do que clientes!”.
Notícia do Correio da Manhã: Começa hoje no tribunal de Setúbal o julgamento de oito imigrantes do Leste europeu e de um indivíduo de nacionalidade portuguesa, acusados da prática de crimes de extorsão, roubo à mão armada, furto qualificado e agressão.
Notícia do Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e O Primeiro de Janeiro[Internacional]: Os eleitores suíços rejeitaram ontem as propostas do governo para facilitar a obtenção de passaporte nacional a descendentes de segunda e terceira geração de imigrantes, dando uma vitória favorável aos partidos antiestrangeiros, da ala da direita. O coordenador da secção suíça do Conselho das Comunidades Portuguesas, Manuel Beja, já se manifestou "profundamente chocado" com os resultados do referendo.

26 de setembro de 2004

Notícia do Portugal Diário: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Braga deteve hoje de madrugada 21 mulheres em dois bares de alterne no concelho de Montalegre, por permanência ilegal no país, informou fonte do SEF. As mulheres, de nacionalidade brasileira, foram detidas em rusgas efectuadas aos bares de alterne "Manos", em Salto, e "Aquario Bar", em Pisões. Segundo a mesma fonte, durante a operação foram ainda detidas mais cinco pessoas, uma mulher brasileira e quatro homens portugueses, por suspeita da prática do crime de lenocínio (incentivo à prostituição) e auxílio à imigração ilegal.
Notícia do Jornal de Notícias e Correio da Manhã: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do Algarve detectou, na madrugada de anteontem, em Quarteira, 12 cidadãs brasileiras em situação ilegal, numa operação de fiscalização que envolveu cerca de 20 efectivos daquela força.

25 de setembro de 2004

Notícia do Jornal de Notícias: "Um abanão no negócio da prostituição". Foi a designação dada por uma fonte do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) à operação levada a efeito em dois bares de alterne de Lousada. No final, foram detidas 30 mulheres, na sua maioria brasileiras, sete indivíduos suspeitos dos crimes de lenocínio e auxílio à emigração iegal, apreendidas três viaturas e dois mil euros em dinheiro.
Notícia do Público e O Primeiro de Janeiro: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detectou na madrugada de ontem, em Lisboa, numa operação de fiscalização conjunta com a PSP, 13 estrangeiros em situação ilegal. Dos 13 cidadãos, seis foram detidos e ouvidos em tribunal, tendo em vista a aplicação de medidas de coação que permitam iniciar o seu processo de expulsão, dois foram intimados a abandonar o país em 20 dias e outros dois foram ouvidos no âmbito de um processo de expulsão já pendente.

24 de setembro de 2004

Notícia do Jornal de Notícias e Primeiro de Janeiro: As autoridades gregas lançaram, ontem, uma operação para socorrer uma embarcação em dificuldades a sul de Creta, com cerca 80 imigrantes clandestinos a bordo. O barco, com 22 metros e de pavilhão egípcio, foi colocado "em segurança" depois de ter arranjado refúgio numa baía do Sul de Creta, ao abrigo de ventos violentos de 60 quilómetros por hora que sopram na costa.

23 de setembro de 2004

Notícia do Primeiro de Janeiro: O Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, tem a funcionar há cerca de dois meses uma consulta especializada na ajuda às vítimas do choque de culturas, cidadãos com patologias mentais ligadas à integração numa nova sociedade. A Consulta do Migrante propõe-se ajudar imigrantes, ex-emigrantes, minorias étnicas e refugiados a ultrapassarem o medo, a ansiedade e a depressão associadas ao fenómeno da migração e à inserção numa sociedade culturalmente diferente. Inês Silva Dias, psiquiatra responsável pela consulta, explicou que sentiu necessidade de criar estas consultas quando se apercebeu que a questão da imigração estava a atingir “grandes dimensões em Portugal”.
Notícia do Jornal de Notícias: O Millennium BCP vai lançar a "conta passaporte", uma solução financeira especialmente dirigida aos imigrantes que tenham autorização de residência ou de permanência em Portugal. Por quatro euros por mês, os imigrantes que adiram aquele produto têm acesso a uma conta à ordem (sem despesas de manutenção), a um cartão de débito (isento de anuidade) e ainda a um seguro de acidentes pessoais, sem pagamento de prémio, que garante o recebimento de um capital de 5 mil euros em caso de morte do titular da conta e assistência na trasladação do corpo para o país de origem.
Notícia do Correio da Manhã: Quatro ucranianos começaram ontem a ser julgados no Tribunal de Portalegre por suspeitas da autoria de um crime que vitimou no início do ano um seu compatriota de 30 anos numa propriedade em Arronches.
Notícia da Capital: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detectou ontem de madrugada onze cidadãs estrangeiras ilegais a trabalhar em duas boites de Lisboa, na zona do Marquês de Pombal, no decorrer de uma operação de fiscalização.

22 de setembro de 2004

Notícia do Diário de Notícias: "Um Governo que tanto defende o aumento da produtividade devia começar por dar o exemplo - e um bom exemplo seria acabar com o excesso de burocracia que todos os dias retém centenas de imigrantes à porta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)." Palavras do secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, num encontro com jornalistas, realizado ontem no SEF, em Lisboa. Perante uma fila que, às nove e meia da manhã, reunia já muitas dezenas de pessoas, o líder comunista não poupou nas críticas aos serviços que o Estado presta aos imigrantes. «Há pessoas que estão aqui desde as seis ou sete da manhã para renovar um visto ou obter uma simples informação», afirmou Carvalhas, sublinhando que este é um cenário que se repete «todos os dias» junto ao SEF. Por isso, e também pelo que classifica como a «iníqua» lei da imigração aprovada pela maioria PSD-CDS/PP, o líder comunista dirigiu uma mensagem ao Governo: «Os imigrantes não são um grupo sem direitos, não são cidadãos de segunda».
Notícia do Público (União Europeia): Os responsáveis da pastoral católica das migrações de 24 países da Europa denunciaram "os perigos de uma 'harmonização redutora' das políticas da União Europeia em matéria de imigração e asilo". A ideia está contida no comunicado final da assembleia geral anual que reuniu os respectivos directores nacionais, em Malines (Bélgica).

21 de setembro de 2004

Notícia do Público: O Sindicato dos Trabalhadores da Construção do Norte denunciou ontem que 48 trabalhadores estrangeiros foram nos últimos dias "atirados fora como guardanapos", para utilizar a expressão do sindicalista, Albano Ribeiro. A empresa que os contratou, com sede em Felgueiras, encaminhou-os posteriormente para Espanha, com a promessa de um salário superior a 700 euros. Acabou a pagar pouco mais de 200, pretextando a necessidade de fazer descontos para o alojamento, transporte, refeições e Segurança Social. E a recusar o direito ao descanso ao fim de semana e a subsídio de férias e alimentação. Um ano e muitas jornadas de 14 horas de trabalho diário depois, dispensou-os com salários em atraso. Não sem antes ter mudado várias vezes de designação. "É uma forma de escaparem ao controlo das autoridades", explica Albano Ribeiro, que vai amanhã denunciar mais este caso ao Ministério do Trabalho. E os 48 trabalhadores? Ficaram sem emprego e a residir numa pensão do Porto, a troco de cinco euros por noite. "É a escravatura do mundo moderno", sintetiza o sindicalista.
Notícia do Público: A instalação de um acampamento cigano num terreno privado, situado no extremo sul da freguesia de Távora Santa Maria, no concelho de Arcos de Valdevez, está a provocar descontentamento entre a população. Vários moradores terão nos últimos tempos feito chegar queixas à junta de freguesia dando conta da sua insatisfação relativamente à presença de duas caravanas pertencentes a indivíduos de etnia cigana no lugar da Carreira. Alertada para a situação, a GNR de Arcos de Valdevez deslocou-se duas vezes ao local durante a última semana, a fim de averiguar as condições em que o acampamento fora instalado, mas, de acordo com o comandante daquela força de segurança, Tenente Cosme, "não existe ocupação indevida do terreno", pelo que este deverá continuar a albergar as caravanas com a permissão do seu proprietário.

20 de setembro de 2004

Notícia do Primeiro de Janeiro: A renovação das instituições católicas e da fé na Europa foi uma das várias reivindicações deixadas ontem em Fátima, no âmbito das Jornadas Missionárias Nacionais, que defendem maior abertura do continente a imigrantes de outras culturas e países.
Reportagem na Capital: Com a chegada dos imigrantes moldavos e ucranianos, seduzidos pelo boom das obras em Portugal, da Ponte de Vasco da Gama às auto-estradas e estádios, chegaram também as máfias do Leste. Violentas, extorquiam dinheiro em nome da protecção. Agrediam e matavam. Borman, o moldavo, era o terror. Preso durante 18 anos. Stepanov, da mafia de Ternopol, cidade da Ucrânia, recebe na prisão visitas de personalidades influentes na política do seu país. Esta a história pouco conhecida de alguns anos de violência e terror que varreram o País.

19 de setembro de 2004

Notícia do Jornal de Notícias e Correio da Manhã: O alto comissário adjunto para a Imigração, Rui Marques, defendeu que a revisão da Lei da Nacionalidade é um "combate" que Portugal terá que travar, tendo em conta o carácter "restritivo e egoísta" da actual legislação. Falando em Fátima, nos trabalhos da Jornadas Missionárias 2004, Rui Marques disse que Portugal tem "uma das leis mais restritivas e mais egoístas da Europa", segundo a qual "só é português o filho de português".

18 de setembro de 2004

Notícia do Jornal de Notícias: Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e de Cabo Verde anunciaram, ontem, a criação de uma comissão mista para avaliar e propor soluções para os problemas de integração dos imigrantes cabo-verdianos. A decisão decorre da convicção dos países de que "para construir soluções é incontornável discutir abertamente os problemas", explicou Vítor Borges, ministro do Negócios Estrangeiros cabo-verdiano.

17 de setembro de 2004

Notícia do Correio da Manhã: Uma família cigana foi indemnizada pela Câmara de Castelo Branco para deixar a cidade e mudou-se para uma aldeia do concelho vizinho de Penamacor. Parte da população local quer expulsá-la, alegando “má vizinhança”. Num abaixo-assinado, rubricado por dezenas dos 580 habitantes de Pedrógão de São Pedro e entregue na Câmara de Penamacor, os subscritores manifestam-se contra a permanência de ciganos, acusando-os de “barulho e desrespeito por regras da convivência em comunidade”.
A família cigana que comprou duas casas em Pedrógão de São Pedro foi ajudada nas mudanças pela Câmara de Castelo Branco, que disponibilizou uma carrinha para o efeito, o que aumentou o receio de alguns populares quanto à hipótese de as ‘transferências’ continuarem.
Notícia do Correio da Manhã: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a levar a cabo um autêntico combate nacional às imigrantes ilegais que trabalham nas casas de alterne de todo o País. Apesar de não haver qualquer levantamento oficial da situação, as autoridades asseguram que funcionam no nosso país mais de 780 casas de alterne, onde trabalham cerca de dez mil mulheres, na sua maioria ilegais. Embora o motivo primeiro das rusgas seja o lenocínio, crime pelo qual têm sido detidos diversos proprietários de casas de alterne, a verdade é que, diz o SEF, “o objectivo essencial é o combate às redes de imigração ilegal”.
Notícia do Correio da Manhã: A morte por desnutrição do ucraniano Vasyl Lazarenko, de 51 anos (ver artigo de 16 Setembro), não é um caso único na região do Oeste. Depois da tragédia verificada a 4 de Agosto na Aldeia da Vermelha (Cadaval), o CM apurou mais dois casos de mendicidade que poderão ter um desfecho idêntico, se não houver intervenção das autoridades.

16 de setembro de 2004

Notícia do Correio da Manhã: Vasyl Lazarenko, 51 anos, como milhares de compatriotas seus, escolheu Portugal para tentar a sua sorte e melhorar a vida na Ucrânia. Três anos depois, alcoolizado, acabou por morrer à fome, há 43 dias, na aldeia da Vermelha, Cadaval. E diz quem sabe, que este não é o único caso entre imigrantes do Leste.
Notícia do Público: Em Portugal, cerca de 90 mil dos alunos do pré-escolar e ensino básico de 1º, 2º e 3º ciclo, são de origem estrangeira ou filhos de emigrantes portugueses. Ao todo, representam cerca de três por cento da população estudantil até aos 15 anos de idade, que frequentam a escola.
Notícia do Público e Primeiro de Janeiro: O secretário de Estado Adjunto do ministro da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte, anunciou ontem em Argel a criação em Portugal de uma unidade de missão para o diálogo com as religiões. O secretário de Estado representa Portugal na reunião de delegações de países do Mediterrâneo Ocidental, que se realiza até hoje em Argel, para debater a imigração ilegal. Na reunião de Argel participam delegações ministeriais representantes dos países do chamado Diálogo "5+5", que tentarão definir uma estratégia comum.
Notícia do Primeiro de Janeiro: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Braga deteve ontem de madrugada 14 mulheres e três homens num bar de alterne dos arredores de Cabeceiras de Basto, disse fonte judicial. Segundo a fonte, 13 das mulheres detidas são de nacionalidade brasileira e dedicavam-se à prostituição, e uma, de nacionalidade colombiana mas sem documentos, é a alegada gerente da casa.
Notícia do Primeiro de Janeiro: Duas brasileiras de 21 e 24 anos foram detidas na tarde de terça-feira, em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia. As mulheres não possuíam residência fixa em Portugal.

15 de setembro de 2004

Notícia da Capital (Internacional): O governo espanhol apresentou ontem aos parceiros sociais e às distintas forças políticas a proposta do plano de integração de milhares de imigrantes ilegais, que pretende aprovar em meados de Outubro.
A proposta apresentada ontem a sindicatos, organizações empresariais e partidos políticos prevê um prazo curto em que empregadores podem regularizar a situação dos imigrantes que empregam de forma ilegal sem ser sancionados.

14 de setembro de 2004

Notícia da Capital: Seis famílias ciganas de Paços de Ferreira ajudaram a desenhar as casas térreas onde vão ser realojadas para que estas se ajustem às tradições comunitárias da sua etnia. "Evitam-se assim mudanças radicais do seu estilo de vida", defende a autarquia, esclarecendo que no desenho das seis habitações o arquitecto camarário, Paulo Bettencourt, considerou mesmo sugestões no sentido de criar espaços para as carroças e animais usados pelas famílias ciganas.
Notícia do Público: Vinte e duas cidadãs brasileiras foram detidas na madrugada de ontem, na sequência de uma operação realizada pela GNR numa suposta "casa de alterne", localizada na freguesia de Friande, em Felgueiras.

13 de setembro de 2004

Notícia do Diário de Notícias e Correio da Manhã: O desembarque de 650 imigrantes ilegais a bordo de duas embarcações na noite de sábado, na ilha de Lampedusa, em Itália, está a criar uma situação limite para as autoridades. Tudo porque o centro de acolhimento da ilha, encarregue de fazer os primeiros controlos policiais e dar os primeiros cuidados aos clandestinos, só está preparado para receber 200 pessoas.

12 de setembro de 2004

Notícia do Correio da Manhã: O embaixador de Cabo Verde em Lisboa, Onésimo Silveira, fez duras críticas ao Governo por considerar que Portugal discrimina os cidadãos africanos, em detrimento dos brasileiros e dos imigrantes da Europa de Leste. O embaixador, em declarações ao 'site' cabo-verdiano 'A Semana', diz mesmo que há um certo "expedientismo político", que leva a este tipo de comportamento.
Notícia do Jornal de Notícias: Cidadãos do Leste Europeu, brasileiros, africanos e portugueses disputaram, ontem, na praia de Santo Amaro de Oeiras, o primeiro torneio de futebol das comunidades imigrantes, uma iniciativa do programa televisivo NóS.
O objectivo é promover a integração dos imigrantes através da criação de um espaço onde possam conviver, resgatando-as ao isolamento em que muitas vezes se encontram, disse, à Agência Lusa, Flávio Bignon, da produção do programa NŸS. Para além do futebol, a iniciativa contou com a apresentação de grupos de música e dança de associações das comunidades.
Notícia do Jornal de Notícias e Público: Começou ontem à tarde e prolonga-se até às 22 horas de hoje, na Serra das Minas, nas Mercês, a segunda edição da Festa Comunitária e Multicultural de Sintra, uma organização da "Associação Luso-Caboverdeana de Sintra", em estreita colaboração com a Câmara Municipal. O objectivo é divulgar a cultura e música de Cabo-Verde e promover um encontro entre as comunidades imigrantes que vivem no concelho.

11 de setembro de 2004

Notícia do Público: As questões económicas e a segurança continuam a ser as principais causas dos movimentos migratórios, concluiu ontem o seminário "Um Olhar Sobre as Migrações nos Diferentes Países", que decorre em Carcavelos desde quinta-feira.
Notícia do Jornal de Notícias: A promoção hábitos de convivência entre as etnias que habitam no bairro social Quinta da Fonte, Loures, é o objectivo da Câmara e das associações que dão apoio ao bairro ao organizarem hoje uma festa representativa das várias culturas. Segundo a autarquia, o encontro entre a população do bairro onde residem cerca de três mil pessoas, na sua maioria africanos e ciganos, visa minorar os conflitos.«Promover os hábitos de participação e reforçar redes de solidariedade e vizinhança são os objectivos da festa popular», sublinha a Câmara.

10 de setembro de 2004

Notícia do Primeiro de Janeiro: Está ainda no início, mas a andar bem, o processo de recensea-mento dos oito mil imigrantes moçambica-nos em Portugal que, pela primeira vez, poderão votar nas eleições gerais do seu país. Nos nove países em que decorre a inscrição eleitoral, deverão recensear-se 300 mil pessoas.
Notícia do Correio da Manhã: Um apertado conjunto de medidas de segurança foi aplicado no espaço da sinagoga Shaaré Tikvá, em Lisboa, no âmbito da celebração do seu centenário. A visita do grão rabino de Israel (figura máxima da religião hebraica), Shlomo Moshé Amar, à sinagoga levou a que o local fosse protegido pelo Corpo de Intervenção da PSP (bem visível na parte de trás do templo).
Notícia do Jornal de Notícias: Um recente estudo, realizado no concelho de Barcelos, sobre imigrantes de Leste e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), elaborado no âmbito de um mestrado em Estudos Europeus na Universidade do Minho, mostra a realidade da imigração para tentar "combater uma lacuna que existe no nosso país que é a inexistência de estudos sobre situações micro".
Notícia do Jornal de Notícias: A Polícia Judiciária de Aveiro deteve três homens suspeitos de terem praticado os crimes de extorsão e ofensas à integridade física qualificadas. Os indivíduos, com idades compreendidas entre os 22 e os 35 anos, nasceram no Cazaquistão e trabalham no concelho de Aveiro, segundo apurou o Jornal de Notícias.
Notícia da Capital: Encontrar as pessoas em risco e trabalhar com elas no seu meio é a forma de estar da Associação Conversas de Rua, uma instituição particular de solidariedade social, que desde ontem é responsável por lidar com um novo grupo – os arrumadores de automóveis – ao abrigo de um protocolo assinado com o pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa para implementar o projecto Arrumar 1 Rumo.
Este trabalho permite confirmar o perfil do arrumador, que aponta para traços de toxicodependência e imigração.

9 de setembro de 2004

Notícia do Público: No local, a estação ferroviária de Colónia-Deutz, ancoradouro para meio milhão de "Gastarbeiter", "trabalhadores convidados", portugueses e espanhóis que arribaram à Alemanha ao abrigo dos Acordos de Recrutamento, evocou-se ontem o imigrante "um milhão", Armando Rodrigues de Sá, que, mercê de uma encenação clássica para os media, viria a dar rosto aos números.

8 de setembro de 2004

Notícia do Jornal de Notícias: A Casa do Brasil de Lisboa lamentou, ontem, que menos de seis mil brasileiros tenham obtido visto de trabalho em Portugal e apelou às autoridades portuguesas e brasileiras para avaliarem os "fracos resultados" do acordo. Assinado a 11 de Julho de 2003, o acordo de contratação recíproca de trabalhadores prevê a legalização de todos os cidadãos brasileiros com contrato de trabalho válido que tenham entrado em Portugal até essa data e dos portugueses no Brasil nas mesmas condições. "Passados 14 meses, dos aproximadamente 30 mil recenseados, menos de seis mil obtiveram o visto", diz a Casa do Brasil de Lisboa (CBL) em comunicado. De acordo com a CBL, o processo burocrático, os custos elevados (cerca de mil euros) e a "má-fé" de algumas entidades patronais explicam o "fracasso" do processo de legalização dos brasileiros em Portugal.
Notícia do Público, Jornal de Notícias e Correio da Manhã: O primeiro-ministro Pedro Santana Lopes manifestou ontem ao presidente brasileiro a "vontade política" do Governo em "regularizar todas as situações" relacionadas com a legalização dos emigrantes brasileiros em Portugal (...) Segundo Santana Lopes, dos 30 mil processos de regularização em marcha, já foram emitidas 1407 licenças de permanência e sete mil vistos de trabalho. Os que continuam em apreciação terão, garantiu Santana Lopes, despacho o mais rapidamente possível.

7 de setembro de 2004

Notícia do Diário de Notícias: As fronteiras do Caia e de Vilar Formoso estão a ser frequentemente cruzadas por redes de prostituição, que introduzem nas casas de alterne de Espanha mulheres em situação ilegal, obrigando-as a prostituir-se. A maioria provém da América do Sul - são sobretudo brasileiras - e dos países de Leste. Portugal passa assim a país de acolhimento apenas temporário mas privilegiado como porta de entrada na Europa. A denúncia é feita pela Polícia Nacional espanhola e confirmada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português.
Notícia do Diário de Notícias: Portugal, além de ser um destino para as vítimas de tráfico humano, é também, em alguns casos, um ponto de passagem para a Europa. Esta é uma das conclusões do Relatório dobre Tráfico Humano do Departamento de Estado dos EUA, divulgado no mês de Junho, que faz uma análise anual deste problema em todos os países do mundo.
Notícia do Jornal de Notícias: Em que medida é que nos estamos a preparar para receber a vaga de imigrantes que chega a Portugal? Os centros de saúde e hospitais estão adaptados a este novo contexto social? As questões são pertinentes e vão ser discutidas no Congresso Europeu de Epidemiologia que vai decorrer no Porto. O objectivo é pôr um fim à exclusão social de que são vítimas milhares e milhares de imigrantes em Portugal.
Notícia do Primeiro de Janeiro (Internacional): O ministro da Justiça suíço, Christoph Blocher, defendeu ontem o estabelecimento de campos de refugiados no estrangeiro como forma de controlar o número de pedidos de asilo político ao país e combater a imigração ilegal. A proposta, já criticada pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados que a considera ineficaz como forma de controlo da imigração ilegal, surge numa altura em que o parlamento debate o endurecimento da lei de asilo. A proposta de Blocher, dirigente do Partido Popular Suíço, da ala direita, defende que centros de acolhimento de refugiados seriam construídos em nações africanas e nos Balcãs, como primeiro passo de verificação dos pedidos de asilo. Caberia depois à ONU avaliar quem são os refugiados que reúnem condições, distribuindo-os pelas nações europeias capazes de os acolher. O debate sobre o asilo verifica-se quando as tendências gerais apontam para a redução no número de pedidos de acolhimento a nações europeias.
Notícia do Público: Um colóquio sobre "Os judeus em Portugal, hoje" é uma das iniciativas programadas para assinalar a reabertura ao culto, na próxima quinta-feira, da Sinagoga Shaaré Tikvá (Portas da Esperança), de Lisboa, que foi sujeita a obras de restauro.

6 de setembro de 2004

Notícia do Jornal de Notícias, Primeiro de Janeiro e TSF: O número de crianças "abandonadas" em hospitais está a aumentar, em Portugal, obrigando os menores a internamentos prolongados sem justificação clínica, disse, à Lusa, a presidente da Comissão Nacional de Saúde da Criança e Adolescente (CNSCA) (...) Não é um problema novo, mas "aumentou exponencialmente, no último ano" com a entrada de "muitos imigrantes que vieram construir a Ponte Vasco da Gama e posteriormente os estádios", disse a presidente, que é também directora do serviço de Pediatria do Hospital Amadora-Sintra. "Agora acabaram as obras públicas e os imigrantes foram ficando e vivem em condições socioeconómicas muito precárias", acrescentou. "Quando nos chegam crianças às urgências, ao preencher na ficha o campo da profissão dos pais, é assustador verificar a quantidade de desempregados que há", sublinhou.

5 de setembro de 2004

Notícia da TSF (União Europeia): O papa João Paulo II apelou este sábado à União Europeia para abrir as portas aos imigrantes, especialmente aos atingidos pela pobreza, guerras e perseguições.

4 de setembro de 2004

Notícia do Jornal de Notícias, Diário Digital e Capital: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detectou ontem de madrugada dez cidadãs estrangeiras em situação ilegal durante uma operação de fiscalização em quatro estabelecimentos nocturnos nas zonas das Amoreiras e do Conde Redondo, na cidade de Lisboa.
Notícia do Público e Jornal de Notícias: O presidente da Junta de Freguesia de Benfica considera "inadmissível" que o chefe da Organização Internacional para as Migrações em Portugal tenha fechado um centro de apoio a imigrantes, sem o seu conhecimento prévio, contrariando um protocolo em vigor até 2024.

3 de setembro de 2004

Notícia do Jornal de Notícias: O director do Centro de Formação Profissional de Vila Real, Lázaro Alves, foi acusado de "racismo" por uma formanda do 2.º ano do curso de Cabeleireiro. Lucinda Coimbra, de 21 anos, acusa aquele responsável de a "tratar abaixo de cão" e garante que "é por causa da cor". A formanda diz que, "por várias vezes", foi "mandada embora, assim que entrava no centro" pelo próprio director, e queixa-se de pressões que pretendem obrigá-la "a desistir do curso".

2 de setembro de 2004

Notícia do Jornal de Notícias: A Ucrânia quer assinar em 2005 um acordo de segurança social com Portugal para permitir que os descontos dos imigrantes ucranianos sejam considerados para efeitos de reforma. Das três maiores comunidades de imigrantes em Portugal (ucranianos, brasileiros e cabo-verdianos), apenas a Ucrânia não tem qualquer acordo em matéria de Segurança Social com o nosso país, o que inviabiliza o reembolso dos descontos dos trabalhadores e o pagamento de pensões.
Notícia do Público (União Europeia): Ao longo do ano de 2003, o conjunto dos 25 países da União Europeia (UE) viu a sua população aumentar em grande medida porque recebeu um milhão e 700 mil estrangeiros, segundo estimativas do Eurostat e do Conselho da Europa divulgadas esta semana.
Notícia do Público (Internacional): Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Roménia e de Espanha assinaram ontem um acordo para facilitar a regularização de 45 mil trabalhadores romenos no país ibérico. O acordo incide sobre a sua situação jurídica, protecção social, acesso a actos administrativos e reconhecimento da validade de documentos como a carta de condução.
Notícia do Público e Portugal Diário: A Comunidade Israelita de Lisboa vai comemorar na próxima semana o primeiro centenário da inauguração da sinagoga Shaaré Tikva, o primeiro templo judaico em edifício próprio depois da extinção do judaísmo em Portugal, em 1497.