30 de abril de 2004

Notícia do Público: A Brigada Fiscal (BF) da GNR apreendeu 4080 quilos de haxixe na Praia da Barranquinha, concelho de Lagos, pela 01h00 da madrugada de ontem, quando surpreendeu dez imigrantes de Leste no momento em que os 118 fardos daquela droga, de origem marroquina, tinha chegado ao areal. A BF fez dez detenções e confiscou uma viatura usada por alguns para chegarem ao areal da Barranquinha.

29 de abril de 2004

Notícia do Correio da Manhã: O presidente da Comissão Nacional da Luta contra a Sida (CNLCS) manifestou-se ontem preocupado com as consequências do alargamento a Leste da União Europeia (UE) nas doenças infecto-contagiosas, defendendo uma relação estreita entre autoridades sanitárias.

28 de abril de 2004

Notícia do Correio da Manhã: Os CTT prevêem uma grande afluência de imigrantes aos balcões nos dois primeiros dias do período de registo prévio para a legalização que se inicia segunda-feira, disse ontem à Lusa fonte da empresa. Os imigrantes ilegais que pretendam regularizar a sua situação em Portugal têm de fazer, a partir de segunda-feira e num prazo de 45 dias, um registo prévio nos balcões dos CTT preenchendo um formulário, que deverá ser posteriormente remetido por correio registado.
Reportagem no Público: A Quinta da Princesa, assim chamada porque nos tempos de Dom José pertenceu à infanta, D. Maria Benedita, alberga hoje um bairro ensimesmado onde a esmagadora maioria dos habitantes são originários dos PALOP. O bairro é visto pelas povoações mais próximas como perigoso, chamar um táxi altas horas ou encomendar uma pizza pode por isso tornar-se em tarefa impossível.
Notícia do Público: O continente africano estará em destaque em Lisboa durante todo o mês de Maio, numa iniciativa multidisciplinar que visa assinalar o Dia de África, que se comemora no próximo dia 25. A iniciativa, denominada "Maio - Mês de África em Lisboa", é organizada pela RDP-África em conjunto com a Câmara de Lisboa e as embaixadas africanas em Portugal e foi ontem apresentada na capital.

27 de abril de 2004

Notícia do Público: O secretário de Estado adjunto do ministro da Presidência estima em 20 mil o número de imigrantes que poderá legalizar-se ao abrigo da Lei da Imigração, cujo decreto regulamentar foi ontem publicado em Diário da República.
Entretanto, as associações de imigrantes manifestaram ontem posições divergentes sobre a forma como vai decorrer o processo de legalização e quanto ao número de estrangeiros que vai conseguir regularizar a sua situação em Portugal.

26 de abril de 2004

Notícia da TSF e do Jornal de Notícias (Internacional): Uma centena de manifestantes lançou ovos e lixo contra o carro do líder da Extrema-Direita francesa, Jean-Marie Le Pen, ontem, quando saía de uma reunião em Manchester, onde manifestou o seu apoio ao Partido Nacional Britânico.
Notícia do Correio da Manhã: À semelhança do que aconteceu com os brasileiros, os imigrantes em situação irregular terão de fazer um recenseamento prévio como primeiro passo para se legalizarem ao abrigo do decreto regulamentar à lei de imigração que hoje foi publicado no 'Diário da República'.
Notícia do Jornal de Notícias: Portugal aperta a vigilância nas fronteiras. SEF, GNR e Polícia de Espanha controlam estradas, “ferry-boats” e comboios. Serviço de Estrangeiros forma mais 270 agentes para reforçar segurança.
Notícia do Diário de Notícias: O quotidiano das comunidades ciganas continua marcado pelo racismo institucionalizado nas relações sociais. «É necessário combater os estereótipos negativos que afectam as comunidades ciganas e lutar contra a pobreza», comenta Konrad Olszewski, representante da Unidade de Eleições da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), numa conferência sobre a comunidade cigana que terminou na passada semana, em Bucareste.

23 de abril de 2004

Notícia do Jornal de Notícias: O Governo prepara-se para desmantelar um programa de prevenção da criminalidade juvenil, criado em 2001 e distinguido, no ano passado, pelo Conselho da Europa e pela União Europeia, pela excelência do trabalho realizado. Vai passar para a tutela do Alto-Comissário para os imigrantes. Ministro não adianta explicações. Trabalho de três anos que envolveu cinco mil jovens e centenas de associações.
Reportagem do Diário de Notícias: Novos países da União Europeia fogem ao perfil do imigrante-tipo. Os imigrantes dos novos países da UE não chegam aos 2500. Lituanos são 949.
Notícia do Público: A maioria dos jovens em risco identificados num estudo da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lisboa/Norte, ontem divulgado, está na casa dos 15 anos e não completou o primeiro ou o segundo ciclos do ensino básico.

22 de abril de 2004

Notícia do Público: O Programa de prevenção da criminalidade juvenil Escolhas - que foi criado há três anos na sequência dos incidentes na CREL - vai ser reformulado. Números do programa Escolhas
Reportagem do Diário de Notícias: A História da Europa tem uma constante: grandes movimentações populacionais internas com vastas consequências políticas. Esta época não escapa ao padrão. O mapa europeu de povos, culturas e religiões ganha nova complexidade com o alargamento.
Notícia do Público (Internacional): Amina Lawal não foi executada - como veicula um e-mail que está a correr mundo desde o início de mês. Esta é uma história que acabou bem. A nigeriana condenada à morte por apedrejamento viu a sentença anulada, está viva e deverá casar ainda este mês, informou ontem a Amnistia Internacional (AI).
Notícia do Público (Internacional): Uma resolução que visa a abolição definitiva da pena de morte foi aprovada ontem pela Comissão dos Direitos do Homem das Nações Unidas. O texto, que recebeu 29 votos a favor, 19 contra e cinco abstenções, desafia os países que ainda mantêm este castigo a deixarem de o aplicar.

21 de abril de 2004

Notícia do Jornal de Notícias: O Parlamento Europeu aprovou, ontem, em Estrasburgo, o relatório do deputado do PSD Carlos Coelho sobre o Sistema de Informação sobre Vistos (VIS) europeu, rejeitando as propostas de António Vitorino nessa matéria.
Notícia do Jornal de Notícias: Dez famílias, todas de etnia cigana, estão há cerca de 40 anos à espera que a Câmara Municipal da Maia cumpra a promessa de lhes dar casas com as devidas condições de habitabilidade. São cerca de 50 pessoas a viver em barracas sem as mínimas condições.
Notícia do Diário de Notícias: O Governo vai alterar o modelo do programa Escolhas, destinado à prevenção da criminalidade juvenil e grupal, que está a ser aplicado em áreas onde as ocorrências registadas pela Polícia de Segurança Pública têm aumentado nos últimos anos. Esta decisão pode «fazer regressar milhares de jovens à criminalidade», teme o coordenador, Eduardo Vilaça.

20 de abril de 2004

Notícia do Diário de Notícias: A criminalidade grupal nas áreas urbanas em Portugal subiu 32% nos últimos cinco anos. Entre 2002 e 2003, esse aumento foi de 8%. A criminalidade associada a indivíduos estrangeiros registou um aumento de detenções de 21%, merecendo destaque o facto de estes utilizarem «um grau de violência significativo.
Notícia do Jornal de Notícias: Um indivíduo do Bangladesh, acusado de falsificar cartas de condução, deverá ser brevemente julgado. Os alvos das burlas eram maioritariamente chineses, que não possuíam qualquer habilitação legal para conduzir e assim conseguiam que a Direcção-Geral de Viação lhes fornecesse documentos portugueses. Tudo, nas cartas de condução apreendidas pela PJ era falso. O suspeito aproveitava-se da necessidade dos chineses e, a troco de elevadas quantias, consumava o crime.
Notícia do Público [Internacional]: O vice-presidente do Senado italiano e coordenador do partido conservador de direita Liga do Norte, Roberto Calderoli, propõe que sejam expulsos mil muçulmanos dos países "canalhas" por cada dia de sequestro de italianos no Iraque.
Noticia do Jornal de Notícias: As autoridades portuguesas têm estado a apreender cartas de condução devidamente passadas pela Direcção-Geral de Viação (DGV), mas que foram obtidas mediante a substituição de um título falso de habilitação para conduzir obtido no estrangeiro. A situação mais grave envolve cidadãos chineses, que pedem para trocar as suas cartas em Portugal.
Notícia do Correio da Manhã: A polícia de fronteiras espanhola, a UCRIF, apreendeu vários documentos portugueses falsificados. Os bilhetes de identidade, as cartas de condução e os certificados de residência eram utilizados por uma rede de imigração ilegal para credenciar em Espanha cidadãos dos PALOP.
Notícia do Correio da Manhã: Seis mulheres de nacionalidade chinesa foram detidas, na semana passada, na posse de passaportes japoneses falsificados, com os quais tentavam passar o controlo de fronteira no aeroporto de Lisboa.

19 de abril de 2004

Notícia do Diário de Notícias: O Alto Comissariado para as Minorias Étnicas tem em discussão uma carta de princípios sobre a comunidade cigana e a venda ambulante. O objectivo é sensibilizar as autarquias para que facilitem este negócio nas suas localidades, já que é cada vez mais difícil encontrar espaços e obter uma licença de venda. Mas este é de facto o seu principal meio de subsistência, até mesmo para alguns com emprego fixo. E, muitas vezes, a alternativa à venda ambulante são os negócios ilícitos, nomeadamente o tráfico de estupefacientes.
Notícia do Portugal Diário: A emigração diminuiu nos últimos 30 anos em Portugal enquanto o número de estrangeiro com estatuto legal de residência aumentou cerca de oito vezes, conclui um estudo hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Notícia do Jornal de Notícias [Internacional]: O corpo do bebé de nove meses meses desaparecido na sequência de um naufrágio, ocorrido anteontem ao largo de Fuertventura, uma das ilhas do arquipélago das Canárias, em Espanha, foi encontrado ontem ao final do dia pelas autoridades espanholas, elevando para16 o número de vítimas mortais. De acordo com a Guarda Cilvil, o corpo do bebé foi encontrado sem vida, flutuando perto da praia de Jacomar, poucos metros a Sul do local onde ocorreu o acidente.
Notícia do Jornal de Notícias: Bilhetes de Identidade, cartas de condução e certificados de residência portugueses eram, entre outros, os documentos falsificados que uma rede desmantelada pela polícia utilizava para credenciar, em Espanha, imigrantes ilegais dos Palop, bem como da AméricaLatina, apurou o JN.
Notícia do Jornal de Notícias [Internacional]: O ministro do Interior britânico, David Blunkett, anunciou ontem a detenção de 58 pessoas em operações contra presumíveis redes de prostituição e imigração clandestina. "O crime organizado é implacável na exploração da vulnerabilidade das pessoas para fazer dinheiro", comentou o governante "Continuaremos resolutamente a nossa luta contra a imigração clandestina organizada", acrescentou.
Notícia do Correio da Manhã: Os montes alentejanos voltaram a ser um alvo apetecível para os ladrões, depois da onda de assaltos verificada entre 1999 e 2001 e que acabou com a detenção de seis indivíduos de etnia cigana. Desde o início do mês, segundo o Correio da Manhã apurou junto da GNR, ocorreram mais de dez assaltos em propriedades situadas no distrito de Évora. O medo está de volta ao Alentejo.
Notícia do Correio da Manhã: O apreciação do projecto de criação de uma força de polícia municipal no concelho de Loures foi adiada pelo Ministério da Administração Interna (MAI), há poucas semanas, alegadamente por não ter sido inscrita qualquer dotação orçamental no Orçamento de Estado de 2004. (...) Assaltos em centros comerciais e imigração crescente são problemas para uma autarquia, que tem em Sacavém, Camarate e Apelação as zonas mais críticas. "Vou convidar o ministro da Administração Interna a visitar Loures em breve. Espero que aceite", refere Carlos Teixeira.

18 de abril de 2004

Notícia do Correio da Manhã [Internacional]: Pelo menos 14 imigrantes ilegais morreram ontem afogados na sequência do naufrágio de duas embarcações em que seguiam na costa de Fuerteventura, em Las Palmas, Espanha.
Notícia do Público: Cerca de 30 por cento dos imigrantes que entre 1986 e 1998 trabalhavam em Portugal desempenhavam profissões altamente qualificadas. E ainda que o peso relativo deste tipo de imigração se tenha mantido constante, os dados mostram que, em termos absolutos, o número duplicou durante o período analisado.

17 de abril de 2004

Notícia do Jornal de Notícias: O imigrante ucraniano Georgy Petko, em greve de fome há 14 dias contra a sua extradição para a Ucrânia, foi transferido, quarta-feira, da cadeia de Braga para a prisão-hospital de Caxias, disse o advogado do detido. O imigrante entrou em greve de fome em protesto contra a decisão dos tribunais portugueses de o extraditarem para a Ucrânia. O advogado apresentou já uma queixa no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem contra o Estado português, alegando que não lhe foram dados os direitos de defesa no processo. Afirma que, caso venha a ser extraditado, o imigrante será sujeito a tortura, como já aconteceu quando esteve detido na Ucrânia.
Notícia do Jornal de Notícias [Internacional]: Um barco com pelo menos 80 imigrantes clandestinos a bordo foi dado como desaparecido, anteontem à noite, no canal da Sicília, no sul de Itália, informou ontem, em Roma, a Capitania Nacional italiana."Temos actualmente meios no mar sob coordenação das autoridades maltesas", precisou um responsável da Capitania, acrescentando que "as investigações continuam com a esperança de encontrar os sobreviventes o mais rapidamente possível".
Notícia do Correio da Manhã [Internacional]: Uma embarcação com cerca de uma centena de imigrantes ilegais a bordo está dada como desaparecida ao largo de Malta e teme-se que tenha naufragado. As buscas, levadas a cabo por navio da NATO, foram canceladas devido ao mau tempo.

16 de abril de 2004

Notícia do Jornal de Notícias: Uma comunidade enorme de estrangeiros vive em Braga. A "vaga" de Leste despertou para problemas de integração que até então não eram tão visíveis, mas na cidade vivem angolanos, guineenses, moçambicanos, chineses, brasileiros, entre outros. Desde há alguns anos que fermentava a ideia de reunir diferentes etnias, até porque urge tomar consciência dos projectos que existem, para optimizar os recursos.

15 de abril de 2004

Notícia do Diário de Notícias [Internacional]: A jornalista Oriana Fallaci publicou um novo panfleto anti-islâmico que está a abalar os meios políticos e mediáticos italianos. Os argumentos do livro estão a ser utilizados na campanha da Liga contra um projecto de lei do Governo que visa conceder aos imigrantes o direito de voto, nas próximas eleições autárquicas.
Notícia do Jornal de Notícias: O Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) apelou, ontem, às juntas de freguesia para emitirem atestados de residência a imigrantes ilegais e considerou infundados os receios de que tal medida permita a legalização automática.

14 de abril de 2004

Notícia do Correio da Manhã: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras expulsou uma cidadã romena, que seguiu para o seu país acompanhada por três menores. Numa acção realizada ontem, em Lisboa, foram identificados mais 16 romenos que terão de abandonar o território nacional no prazo máximo de 10 dias.
Notícia do Público [Internacional]: Thabo Mbeki prepara-se para ser reconduzido nas eleições gerais de hoje que darão uma vitória clara ao Congresso Nacional Africano (ANC), num voto sem adversários de peso para o partido no poder. Em vésperas das eleições o Público faz uma análise do legado de cinco décadas de segregação racial.

13 de abril de 2004

Notícia do Portugal Diário: Em Janeiro de 2005, Lisboa vai receber o congresso internacional "Nas fronteiras da tolerância", uma das primeiras iniciativas da recém-criada secção portuguesa do Laboratório de Estudos sobre Intolerância, revelou hoje a presidente daquela instituição.
Notícia do Público e Jornal de Notícias: Uma fábrica de papel e escolas inter-culturais em Coimbra, Luanda e Recife são os projectos que cidadãos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão a dinamizar através da Cooperativa de Ensino e Arte (CEA), uma organização não-governamental sedeada em Coimbra e cujo projecto, lançado em 1998, é precisamente a criação de uma escola inter-cultural afro-luso-brasileira em Coimbra.
Notícia do Correio da Manhã: Uma loja de vestidos de noiva e trajes de cerimónia foi assaltada ontem de madrugada, na Rua João de Deus, em Faro. O montante do roubo não foi divulgado, mas segundo uma testemunha os meliantes, dois homens de etnia cigana, ‘limparam’ todo o recheio da loja, deixando apenas quatro vestidos que se encontravam nos manequins.
Notícia do Correio da Manhã: Três ucranianos e dois portugueses foram hospitalizados na sequência de uma rixa ocorrida anteontem de madrugada em Alcanena, no Bairro do Tojal. Recorde-se que no distrito de Santarém há uma comunidade muito grande de imigrantes de Leste e em 2002, em Amiais de Baixo, um confronto entre ucranianos e portugueses fez duas mortes, uma para cada lado.

12 de abril de 2004

Notícia do Primeiro de Janeiro: O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Braga constatou que os dois romenos expulsos, há dias, por via aérea, por se dedicarem à mendicidade, transportavam algumas dezenas de notas de 500 e 100 euros. "Levavam umas centenas de contos em notas na carteira e nos bolsos, o que mostra bem o lucro da mendicidade", afirmou ao «PJ» um dos inspectores do SEF que lidou com o caso. O dinheiro, embora proveniente de uma actividade ilícita – a mendicidade profissional – não poderia ter sido «expropriado» pelo SEF, pois não havia ordem judicial. Os romenos haviam sido detidos em Barcelos pela PSP, tendo a expulsão decorrido de uma ordem do Tribunal Judicial local.
Notícia do Público: O mal estar é patente nos membros da etnia cigana que estão a ser instalados em contentores, pela Câmara de Santiago do Cacém, na periferia de Alvalade Sado. A solução encontrada para os realojar desagrada não só aos próprios, mas também aos vizinhos.
Notícia do Diário de Notícias: A Semana Santa, que mergulhou Sevilha numa forte devoção e terminou com espaço a menos para tanta gente, é para os muçulmanos «uma semana igual às outras», explicou ao DN, Hassan Idrissi, imã da comunidade islâmica do bairro da Macarena. «O Al Corão diz que Jesus foi um profeta importante. Mas ainda estamos à espera do Messias». O significado da crucificação de Cristo não existe, pois os muçulmanos «acreditam que Jesus foi elevado aos céus e, como tal, não ressuscitou», esclareceu.

9 de abril de 2004

Notícia no Diário de Notícias: «Portugal caminha para uma integração dos cidadãos estrangeiros a várias velocidades». A opinião é de José Leitão, antigo alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, para quem o Decreto-Lei n.º 34/2003, que rege a entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional, representa um retrocesso na política de imigração.

8 de abril de 2004

Notícia do Correio da Manhã: O governo marroquino está preocupado com a expulsão dos seus emigrantes de países como a Espanha e Portugal, de tal forma que o conselho de ministros de hoje, em Rabat, abordará especificamente esta questão. Depois do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português (SEF) ter anunciado na semana passada a expulsão de 37 cidadãos marroquinos, títulos como "Aberta a caça aos marroquinos" abriram as páginas da imprensa em Marrocos.
Notícia do Portugal Diário: A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, em Lisboa, de um homem de 37 anos de nacionalidade estrangeira, por fortes suspeitas de envolvimento numa organização criminosa que se dedicava à falsificação de documentos e prática de burlas.
Notícia do Correio da Manhã: Operários de construção civil e um grupo de indivíduos de etnia cigana envolveram-se terça-feira numa zaragata numa obra em Teivas, Viseu, que causou dez feridos.

7 de abril de 2004

Notícia do Jornal de Notícias: Há precisamente um ano, a Associação Portugal-Moçambique abria, simbolicamente, a sua sede, numa data com grande significado histórico. Em 1971, também no dia 7 de Abril, morria Josina Machel, víuva de Samora Machel, ex-presidente de Moçambique. No programa dos festejos de hoje está um colóquio/debate (às 19 horas), que contará com a presença de Nassalete Miranda, directora do "Primeiro de Janeiro" e Elisa Nandja, finalista de Medicina no Porto. Promover a integração é o objectivo do espaço situado no Largo Duque da Ribeira e aberto de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas.
Carta de Leitor no Público [António Martins Rodrigues]: A Câmara Municipal de Lisboa (CML) criou um "Plano Municipal de Prevenção e Inclusão de Toxicodependentes e Sem Abrigo" que considera que "a miscigenação cultural crescente" é um factor "de tensão social urbana e de marginalização". Deu-me uma imensa vergonha de viver numa cidade governada por gente que acha que a diversidade cultural é uma fonte de criminalidade galopante e a coexistência entre elementos de diferentes culturas um foco de conflito social.

6 de abril de 2004

Notícia do Correio da Manhã e Diário Digital: O secretário de Estado Adjunto do ministro da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte, anunciou ontem que o Governo pretende criar até ao final do ano mais 20 novos Centros Locais de Apoio ao Imigrante (CLAI). Espaços de apoio dedicados ao acolhimento e informação, com a integração de balcões do SEF, da Segurança Social, Trabalho, Habitação, Educação e Saúde, que terão a intervenção directa das próprias autarquias.
Notícia do Público, Jornal de Notícias e Correio da Manhã: O comissário europeu para a Justiça e Assuntos Internos, António Vitorino, defendeu ontem a necessidade de se encontrarem políticas comuns de integração dos imigrantes nos países de acolhimento ao nível da União Europeia (UE).

5 de abril de 2004

Notícia do Correio da Manhã: O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Presidência defendeu ontem que, “mais tarde ou mais cedo, os partidos têm de se abrir aos imigrantes de modo a que eles possam ser militantes e mesmo dirigentes a curto e médio prazos”.
Notícia do Diário de Notícias: «Participação Cívica dos Imigrantes nas Sociedades de Acolhimento». Este é o tema do seminário que hoje irá decorrer no Hotel Solplay, em Oeiras. O debate, promovido pelo Governo Português, em conjunto com a Comissão Europeia, contará com a presença de 70 participantes dos 15 Estados Membros, bem como dos dez países que, a partir do dia 1 de Maio, irão fazer parte da União Europeia.
Notícia do Primeiro de Janeiro e Portugal Diário: Dois cidadãos romenos que se dedicavam à mendicidade da cidade de Barcelos foram expulsos do país por via áerea. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras fez cumprir a ordem do tribunal, reafirmando que a instituição consintua no encalço de duas redes criminosas.
Notícia do IndyMedia: Desde o início deste ano que o governo holandês planeia fazer passar um decreto para permitir a deportação massiva de 26.000 refugiados, permitindo que apenas que um pequeno numero deles recebesse permissão para permanecer na Holanda. Organizações internacionais como a “Human rights Watch"condenam esta politica visto que ela violaria os princípios internacionais e criaria situações difíceis para os refugiados.
Notícia do Público: A maior parte da população cigana residente em acampamentos na margem do rio Nabão, em Tomar, recusa a transferência em bloco para um bairro social, com medo dos conflitos entre as várias famílias.

4 de abril de 2004

Notícia do Correio da Manhã: As dificuldades de integração dos imigrantes pouco têm a ver com a sua inserção no mercado de trabalho em Portugal. Dados fornecidos pelo Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte, são claros a esse respeito: “A taxa de desemprego dos estrangeiros é metade dos nacionais [actualmente o desemprego atinge cerca de 17 mil imigrantes], revestindo, em regra, características de curta duração”.
Notícia do Primeiro de Janeiro: A música cigana é a fonte de inspiração do espectáculo "Castañeda", que estreou ontem na Damaia (Amadora), pela mão da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC), explicou à agência Lusa o coreógrafo Benvindo Fonseca. Segundo Benvindo Fonseca, a concepção de "Castañeda" - que integra o I Programa da Temporada 2004 da CPBC que estreia no Teatro D. João V na Damaia - conjugou a música cigana oriunda da Hungria, Espanha e Roménia, adoptando as várias características típicas deste povo.
Notícia do Público e Diário Digital: A PSP levou a cabo uma mega-operação na Área Metropolitana de Lisboa, entre sexta-feira e ontem, durante a qual deteve 90 pessoas. (...) Para esta acção, que envolveu agentes fardados e à paisana, a PSP contou com a colaboração do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Inspecção-Geral das Actividades Culturais e da Inspecção-Geral das Obras Públicas e Transportes. O controlo dos frequentadores de pensões, residenciais e casas de hospedagem resultou na detenção de 23 estrangeiros cuja permanência no país foi considerada ilegal.
Notícia do Público: A família de Berta Fernandes readquiriu hábitos nómadas. Não por tradição cigana, mas sim por instinto de sobrevivência. Moravam num apartamento do Bairro de São João de Deus, no Porto, de onde foram despejados pela autarquia no ano passado.
Notícia do Público: O aviso não podia ser mais claro: é urgente inverter as condições de acolhimento dos imigrantes de Leste. Caso contrário, serão cada vez mais aqueles que vivem em barracas, que procuram comida nos contentores do lixo, que se suicidam por falta de apoio.

3 de abril de 2004

Notícia do Jornal de Notícias: Três mulheres portuguesas, todas do Norte do país, foram detidas pela Polícia espanhola, por suspeita de liderarem uma rede de imigração ilegal de cidadãs brasileiras que eram obrigadas a prostituir-se em clubes nocturnos de Salamanca.
Notícia do Público: Vestida de preto e lavada em lágrimas, a mulher irrompe no meio da multidão que ontem de manhã assistiu à demolição de mais dois blocos habitacionais no Bairro S. João de Deus, no Porto: "Deus tenha piedade de nós", clamava, mãos erguidas e olhos postos no céu: "Foi mobília, foi frigorífico e fogão, foi tudo. Só fiquei com a roupa que tenho no corpo".
Notícia do Público: Três indivíduos de origem árabe, que entraram ilegalmente em Portugal, estão nesta altura a monte (presumivelmente, na região Centro), depois de terem estado presos durante 60 dias no Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC). Faziam parte de um grupo de seis, que foi libertado no passado dia 30 de Março.

2 de abril de 2004

Notícia do Diário Digital: "O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detectou, no decorrer de uma acção de fiscalização realizada na quinta-feira, em conjunto com a Guarda Nacional Republicana (GNR), em Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira, 47 estrangeiros ilegais, num total de 55 estrangeiros identificados."
Notícia do Diário Digital [Internacional]: O líder da ultradireita francês, Jean-Marie Le Pen, foi condenado por um delito de discriminação e incitamento ao ódio racial pelo Tribunal Correctivo de Paris, que lhe impôs uma multa de 10.000 euros.
Notícia do Público [Internacional]: O Departamento de Justiça dos Estados Unidos decidiu proceder judicialmente contra os responsáveis de uma escola do Estado de Oklahoma (Sul), depois de estes terem suspenso uma aluna que foi vestida com um véu para a escola.
Notícia do Público [União Europeia]: Ao fim de quase seis anos de negociações, os 15 países da União Europeia, mais os 10 que serão integrados em Maio, chegaram a um acordo de base relativamente a uma política de asilo comum. Os ministros da Justiça e da Administração Interna, reunidos anteontem, aceitaram finalmente alguns princípios destinados a harmonizar as legislações de cada um dos Estados-membros sobre a matéria.
Notícia da TSF: A direcção da escola de Coimbra onde num inquérito aos alunos foi questionado o grupo cultural de origem dividiu hoje as responsabilidades do processo com o Ministério de Educação.

1 de abril de 2004

Notícia do Correio da Manhã [União Europeia]: O Centro Europeu de Monitorização do Racismo e Xenofobia (EUMC) divulgou esta quarta-feira um relatório, denunciando o aumento do anti-semitismo na União Europeia. A tendência já havia sido denunciada por um estudo alemão, que atribuiu culpas a jovens árabes e muçulmanos, mas a agência europeia, além de confirmar, estipula que são jovens brancos.
Notícia do Jornal de Notícias: Executivo Municipal analisa hoje a situação de 23 pessoas que integram cinco famílias ciganas de Creixomil que devem ficar instaladas nos bairros do IGAPHE de Atouguia e de Gondar. Com a proximidade do Euro 2004, e perante a perspectiva de uma elevada afluência de adeptos e turistas à cidade, a Câmara Municipal de Guimarães aplicou mais celeridade no processo, que pode estar em vias de ser resolvido.
Notícia do Diário de Notícias: As fichas de identificação de alunos utilizadas pela esmagadora maioria das escolas portuguesas também violam a Lei de Protecção de Dados e a própria Constituição. É esta a convicção da CNPD, que deverá em breve ordenar que este tipo de documentos sejam profundamente alterados, de forma a não identificar os jovens com informações como a sua raça, grupo cultural ou situação socio-económica.
Notícia do Público: A partir de hoje, a Europa dispõe de uma rede de excelência que vai articular a investigação científica de dez países da União Europeia e também da Suíça no âmbito das migrações, das relações inter-étnicas e do nacionalismo.
Notícia do Diário Digital e Portugal Diário: Três indivíduos, presumivelmente do Sri Lanka, portadores de passaportes indianos falsificados foram interceptados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no aeroporto de Lisboa, segundo um comunicado emitido esta quinta-feira pelo Ministério da Administração Interna. Os três foram enviados na véspera para o seu país de proveniência, Cabo Verde.
Notícia do Correio da Manhã, Primeiro de Janeiro e do Público [Internacional]: A ministra britânica da Imigração Beverley Hughes demitiu-se esta quinta-feira na sequência da denúncia de que a tutela não controlava devidamente a entrada no país de migrantes da Roménia e da Bulgária, que usavam documentos falsos.