31 de outubro de 2003

Notícia do Jornal de Notícias: Os trabalhos de demolição da ilha do Outeiro, em Requião, Famalicão, começaram ontem, limpando o espaço das barracas e casas degradadas onde viviam 14 pessoas em condições desumanas, já realojadas pela Câmara local. Ali serão construídas 12 moradias unifamiliares destinadas às famílias que ali habitavam, as de Requião e ainda de freguesias vizinhas. Quem está ainda por realojar são 20 famílias de etnia cigana do Bairro da Estação. O terreno ocupado pelo bairro destina-se à construção do interface, do qual fará parte um parque de estacionamento, que servirá a nova estação de caminho-de-ferro de Famalicão. Segundo Jorge Paulo Oliveira, a Câmara está a negociar um outro terreno para construir casas (financiadas pela REFER) que realojem os ciganos do Bairro da Estação.

30 de outubro de 2003

Notícia do Público [Ultimas Notícias]: O alto comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, padre Vaz Pinto, defendeu hoje que Portugal deve avançar com uma política de acolhimento e integração concertada e eficaz dos imigrantes. O responsável considera, ainda assim, que a legislação é "generosa" porque em termos de direitos equipara imigrantes e portugueses mas, ressalva, "entre a Constituição e a realidade vai uma grande distância". Num colóquio sobre imigração marroquina, a decorrer até sexta-feira na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, Vaz Pinto considerou que a gestão dos fluxos migratórios através de quotas é "a menos má das políticas, embora ainda muito imperfeita". "As medidas que facilitam nem sempre são as mais humanas e não evitam o racismo e a xenofobia", disse Vaz Pinto.
Notícia do Público: Vieram para ganhar dinheiro, deixaram a mulher e os filhos no país de origem, ganham cerca de 450 euros por mês, trabalham mais de 42 horas semanais, aprenderam rapidamente a comunicar em português e contam regressar aos seus países de origem. Resumidamente, é este o perfil dos imigrantes do Leste, a maioria ucranianos (89 por cento), a que chegaram os investigadores responsáveis pelo primeiro grande estudo sobre esta comunidade.
Notícia do Público: Os consulados alemães localizados em países como a Ucrânia, a Moldávia e a Rússia têm promovido o aumento das bolsas de imigrantes do Leste ilegais ocorrido, em Portugal, nos últimos anos, refere um relatório oficial da responsabilidade do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Inspecção-Geral do Trabalho e do Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.

29 de outubro de 2003

Notícia do Jornal de Notícias, do Público, e do Correio da Manhã: Os bairros de Outorela/Portela, em Oeiras, vão ter acesso a uma experiência pioneira de "internet social", com a criação de um posto de utilização gratuito e distribuição de kits de acesso e computadores a 30 famílias. A ideia partiu da associação cabo-verdiana ECO, que dinamiza o projecto em colaboração com a Câmara de Oeiras, estando a inauguração do posto, que vai funcionar entre as 9 e as 22 horas, prevista para o dia 7 de Novembro.
Notícia do Jornal de Notícias: Portugal e Angola vão ajustar procedimentos para facilitar a circulação de cidadãos dos dois países nas suas fronteiras. O anúncio foi feito ontem em Benguela por pelo primeiro-ministro, José Manuel Durão Barroso, que, no entanto, não concretizou os termos em que se vai processar essa agilidade "nos dois sentidos". Ainda assim, o chefe de Governo acredita que Angola vai "procurar tornar mais fáceis os procedimentos administrativos relativos à circulação" de cidadãos portugueses em Angola, que, refira-se, estão sujeitos a um esquema razoavelmente rígido de obtenção de vistos de entrada no país. Certa é a intenção do Governo em "reforçar a presença diplomática em Angola", disse Durão Barroso.
Notícia do Público [Internacional]: Mais de 300 agentes da polícia alemã tomaram ontem de assalto 50 propriedades do grupo neonazi Combate 18, no estado de Schleswig-Holstein, no Norte. As autoridades deram conta da apreensão de armas e da detenção de várias pessoas suspeitas de "formar uma organização criminosa politicamente motivada."

28 de outubro de 2003

Notícia do Correio da Manhã, do Público, do Diário de Notícias e da TSF: O Governo português não vai abrir uma iniciativa especial de legalização para os angolanos que se encontrem em situação irregular em Portugal, ao contrário do processo que promoveu recentemente para a comunidade brasileira. Com José Eduardo os Santos a seu lado, Durão Barroso afirmou ontem, em Luanda, que Portugal "não tem capacidade de aceitar sem limites correntes de imigração", sobretudo "numa altura em que o desemprego cresce no nosso País". Ao realçar que seria "demagogia" defender a "aceitação de todos", o primeiro-ministro recupera o polémico discurso de Paulo Portas na ‘rentrée’ do CDS-PP em Aveiro, não obstante garantir a adopção de medidas de reintegração, reagrupamento das famílias e apoio social para cidadãos luso-angolanos.

27 de outubro de 2003

Notícia do Jornal de Notícias: Moradores de prédio na Rua Fonte do Mundo, em Braga, queixam-se ao governador civil de restaurante russo. Os moradores que lideram o protesto advertem que não os move "nenhuma hostilidade de carácter xenófobo contra os donos e a maioria dos frequentadores" do restaurante russo da Rua Fonte do Mundo. Apenas exigem o cumprimento da lei, para que seja garantido o sossego a que têm direito. Mas o dono do restaurante associa as queixas ao facto de alguns moradores do prédio "não gostarem de russos, nem de ucranianos".
Notícia do Público: Slogans" panfletários contra os imigrantes ou as "uniões 'gay'" , frases que exortam os valores da família como uma "prioridade nacional", apelos "contra o sistema da destruição nacional". São estes alguns dos contéudos que podem ser lidos em cartazes espalhados nas ruas de Lisboa, Porto e Aveiro, naquela que é mais uma campanha de propaganda do Partido Nacional Renovador (PNR). Rectificação de parte da notícia no Público de Quinta feira, dia 30 de Outubro.

26 de outubro de 2003

Notícia do TSF: A Comissão Europeia quer combater as redes transnacionais de crime organizado, pelo que António Vitorino, comissário europeu para a Justiça e Assuntos Internos, anunciou a criação de uma agência para a gestão de fronteiras externas da UE.
Notícia do Correio da Manhã [Internacional] e do Público: O tribunal da cidade italiana de L’Aquila ordenou à direcção de uma escola local a remoção dos crucifixos das salas de aula, aceitando a queixa apresentada por um pai muçulmano. A decisão reabriu uma polémica antiga em Itália, opondo governantes conservadores e sacerdotes católicos a secularistas e representantes de outras religiões.
Reportagem no Jornal Público: O preço vulgar por um noivo português será de dois mil euros. Mas ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já chegaram informações de consortes que receberam cinco mil, adianta o chefe do departamento de Investigação, Joaquim Pedro Oliveira. E nos Serviços de Registo e Notariado até já se ouviram cochichos que apontavam para os 25 mil euros.
Notícia do Jornal Público e do Correio da Manhã: A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um presumível membro da associação criminosa desmantelada em Setembro através da "operação Queen", que operava a partir de Portugal em diversos países europeus. O homem, detido quinta-feira, é suspeito da prática dos crimes de contrabando de álcool e tabaco, branqueamento de capitais, receptação de mercadorias objecto de crime aduaneiro, introdução fraudulenta no consumo, fraude fiscal qualificada e falsificação de documentos, entre outros. A rede criminosa, cujos prejuízos "são incomensuráveis", segundo a polícia, tinha ligações em Espanha, França, Itália, Reino Unido, Bélgica, Dinamarca e Noruega. A PJ deteve também um estrangeiro por "fortes suspeitas" da prática continuada de crimes de falsificação de documentos autênticos. As investigações apontam para a falsificação, há mais de um ano, de cartas de condução do Paquistão e de certificados da respectiva embaixada a confirmar a autenticidade daqueles documentos.
Entrevista no Jornal Público: "As Políticas de Integração Europeia Trouxeram Enormes Desvantagens para África" afirma o nigeriano Adebayo Adedeji, professor de Economia, fundador e actual director do "African Centre for Development and Strategic Studies", na Nigéria. "Ninguém a nível oficial europeu dirá que perdeu o interesse por África mas o certo em que não se vêem acções concretas", disse em entrevista ao PÚBLICO.

25 de outubro de 2003

Notícia do Jornal de Notícias: A Câmara do Porto recusa comentar as acusações de que pressionava a PM para que perseguisse os pedintes, nomeadamente, ciganos romenos. Igualmente recusado foi um pedido expresso de um comentário por parte de Mário Jorge Rebelo. Recorde-se, no entanto, que, quanto aos romenos, a autarquia chegou a assumir publicamente que pretendia demover a sua presença nos cruzamentos.
Notícia do Jornal de Notícias: A Câmara Municipal de Lisboa deu conta, ontem, de um abaixo-assinado dos moradores do Bairro das Calvanas, onde estes recusam partilhar o mesmo bairro de realojamento com pessoas de etnia cigana. No documento, os moradores consideram os novos vizinhos "anti-sociais, nada higiénicos, confusionistas, aldrabões e vândalos".
Notícia do Público [Internacional]: O Parlamento austríaco aprovou ontem a mais restritiva lei europeia sobre o direito de asilo. Com os votos do partido conservador OeVP, do chanceler, Wolfgang Schuessel, e da extrema-direita do FPOe, o novo diploma facilita a expulsão de estrangeiros e torna mais exigentes os procedimentos de concessão de asilo.
Notícia do Público: A reinstalação de 12 famílias de etnia cigana, que vivem e estão recenseadas no Entroncamento, em algumas habitações degradadas do bairro José Frederico Ulrich está a criar algum descontentamento entre a população dos bairros vizinhos.

24 de outubro de 2003

Notícia do Público e do Diário de Notícias: As autoridades efectuaram ontem de madrugada uma rusga em casas de diversão nocturna de Ponta Delgada, detendo 17 cidadãs estrangeiras, que vão ser expulsas do país por se encontrarem ilegais, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. A operação, iniciada na noite de quarta-feira e concluída ontem de madrugada, permitiu ainda a recolha de indícios da existência de redes de auxílio à imigração ilegal e de angariação de mão-de-obra ilegal. Os proprietários das casas de alterne vão ser alvo de processos de contra-ordenação por empregarem estrangeiros em situação ilegal.
Notícia do Correio da Manhã: A grande maioria das 55 prostitutas brasileiras libertadas de bares e discotecas de Mirandela, Vinhais, e Verin, Espanha, regressaram ao trabalho após terem sido ouvidas pelo tribunal que não lhes decretou qualquer medida de coacção limitativa, nem determinou ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras o seu repatriamento. Além disso, receberam a promessa de melhores condições, como ar condicionado nos quartos.
Notícia do Jornal de Notícias: A escassos metros da Gare do Oriente, há um terreno que está a manchar a alegada imagem de qualidade do Parque das Nações e área envolvente. O local, onde se situam os edifícios arruinados de um antiga fábrica, é utilizado como lixeira, vazadouro de entulhos, abrigo de toxicodependentes e imigrantes, e parque de estacionamento. Ao JN, José Rosa do Egipto, presidente da Junta de Santa Maria dos Olivais. adiantou que "a fábrica, desactivada na altura da Expo, serve agora de abrigo a imigrantes de Leste. Dormem lá e depois há fulanos que os vão buscar".

22 de outubro de 2003

Notícia do Jornal de Notícias: Sem qualquer contestação. Foi assim que, ontem, a população da aldeia de Rebordinho recebeu as crianças de etnia cigana que foram rejeitadas pelos pais de Teivas. Do grupo de 12, só duas faltaram ao primeiro dia de aulas: uma por doença e outra, deficiente motor, por dificuldades de transporte.
Notícia do Jornal de Notícias e do Diário de Notícias: Um grupo de moradores do Vale do Forno, em Lisboa, recusa abandonar as habitações degradadas que ocupam naquele antigo paiol, caso a Câmara Municipal de Lisboa não garanta o realojamento de todas as famílias. O ultimato dos moradores, todos de etnia cigana, foi feito ontem, na Assembleia Municipal, por Mariano Pereira, um dos residentes daquele espaço, para onde foram mudados para permitir a construção da Expo'98.
Notícia do Correio da Manhã: Cinco Estados-membros da União Europeia (UE) querem reforçar o combate à imigração ilegal através da criação de uma ‘zona de segurança’ no Mar Mediterrâneo. A proposta foi debatida numa reunião de ministros do Interior da Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido e vai ser apresentada aos restantes membros da UE no próximo mês.

21 de outubro de 2003

Notícia do Diário de Notícias: O Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT) vai aproveitar a regularização de cidadãos brasileiros, que ontem teve início, para fiscalizar as empresas nacionais. Esta é a certeza de Carlos Vianna, presidente da Casa Brasil, que em declarações ao DN acrescentou outra tese: «Esta etapa [a entrega no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do pedido de visto de turismo que possibilitará a legalização em Portugal] será uma boa receita extraordinária, pois vão entrar no SEF mais de dez milhões de euros.» A conta é simples: cada cidadão em situação ilegal terá de pagar cerca de 400 euros de multa, o que a multiplicar por 30 mil brasileiros que se registaram na primeira fase, dá um valor perto do referido.
Notícia do Diário de Notícias e do Público [Internacional]: Os resultados das eleições legislativas na Suiça deram vitória à União Democrática do Centro (UDC, nacionalista e xenófoba), com 27% dos votos. A direita burguesa é a grande perdedora, numa campanha eleitoral marcada pela imigração e temas xenófobos. Racismo suíço já vem desde os referendos dos anos 60.
Notícia do Jornal de Notícias e do Público [Internacional]: A morte de 13 imigrantes ilegais somalis, segundo as autoridades, e 70, a fazer fé nos sobreviventes, a bordo de uma embarcação detectada anteontem à noite ao largo da ilha de Lampedusa, a sul da Sicília, repôs na agenda europeia o problema das deslocações clandestinas de africanos para o Velho Continente e está a ser usada pelo Governo italiano para justificar a sua insistência na realização de patrulhamentos comuns nas costas da União.
Notícia do Público, do Diário de Notícias, do Correio da Manhã e do Jornal de Notícias: A Polícia Judiciária deteve em Mirandela e Vinhais (distrito de Bragança) cinco indivíduos, três homens e duas mulheres, de idades compreendidas entre os 24 e 57 anos, suspeitos de tráfico de pessoas, exploração sexual de mulheres e sequestro. Nas rusgas foram "identificadas e resgatadas 40 mulheres de nacionalidade brasileira, que eram exploradas sexualmente pelo grupo criminoso em investigação", refere fonte da PJ.
Notícia do Público, do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias: O tráfico de mulheres, crianças e de mão-de-obra é um negócio de 12 mil milhões de dólares por ano, segundo revelou ontem Mário Gomes Dias, procurador-geral adjunto e auditor jurídico do Ministério da Administração Interna, na abertura de um seminário sobre o tráfico de seres humanos, que decorreu em Lisboa.
Notícia do Jornal de Notícias , do Diário de Notícias e do Público: O Tribunal do Seixal indeferiu ontem uma providência cautelar interposta pela Refer, destinada a desalojar três famílias ciganas que residem em barracas num terreno em Corroios por onde vai passar a linha do Metro Sul do Tejo.

20 de outubro de 2003

Notícia do Público , do Diário de Notícias e do Correio da Manhã: Os cidadãos brasileiros que estejam em situação ilegal em Portugal e que pretendam legalizar-se, no âmbito do acordo luso-brasileiro assinado por ocasião da visita de Lula da Silva a Lisboa, poderão, a partir de hoje, começar o processo de regularização. O diploma entra hoje em vigor, dando-se início à segunda fase do processo. Depois de, num primeiro período, se ter procedido ao recenseamento voluntário, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) começará a atender os imigrantes que já tenham recebido na sua residência a convocatória com o dia, a hora e o local onde se devem deslocar. Os que não tenham ainda entrevista marcada deverão aguardar o contacto do SEF.
Notícia do Correio da Manhã: O Governo está a estudar a possibilidade de abrir um processo de legalização de cabo-verdianos a viver ilegalmente em Portugal, à semelhança dos brasileiros. O secretário de Estado chamou a atenção para o facto de "estar ainda em curso a regulamentação da lei de Imigração" e disse que a preocupação do Governo, "é procurar dentro da lei mecanismos que permitam regularizar a situação daqueles imigrantes que fizeram descontos para a Segurança Social e pagaram impostos". Outra prioridade, disse, "é promover o reagrupamento familiar e resolver o problema das crianças filhas de pais ilegais".

17 de outubro de 2003

Reportagem no Jornal de Notícias: Os imigrantes desempregados serão a nova vaga de pobres em Portugal. O distrito de Braga, onde existem, de acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, mais imigrantes da Ucrânia e do Brasil – no ano passado, foram concedidas 3177 autorizações de permanência a cidadãos ucranianos num total de 5440 titulares – é paradigmático.
Volodener Yuzefiv, de 35 anos, Oleg Yevsyeyev, de 47, e Stepan Zhyvchyn, de 49, viveram sob o tecto precário do coreto do Parque da Ponte, em Braga, durante dois meses, sendo resgatados apenas na semana passada. Após três anos nas obras, foram despedidos e não conseguiram renovar a autorização de residência (só sete conterrâneos tiveram tal sorte este ano), embarcando num silogismo fatal: sem emprego, não há renovação , sem renovação, não há emprego.
Notícia do Público, do Jornal de Notícias e do Correio da Manhã: O novo director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Gabriel Catarino, pretende que o organismo de que ontem tomou posse venha a ter mais competências na investigação de redes de auxílio à imigração ilegal. Para que tal aconteça terá de obter a concordância da Polícia Judiciária (PJ), instituição que actualmente detém a primazia na matéria.
Notícia do Público: A Frente Anti-Racista acusou ontem a Câmara de Lisboa de discriminação, alegando que o atraso no realojamento em casas municipais de 18 famílias ciganas se deve à sua etnia.
Notícia do Público: As famílias que habitam o bairro do Vale do Forno andam desde a década de 1980 em bolandas, "como os ciganos de antigamente". Nas mudanças de casa a que têm sido obrigados encontram um padrão: sempre que se começa a alindar uma zona, com novos prédios e equipamentos, são transferidos. Foram obrigados a sair do Colégio Militar para dar lugar ao Colombo, dos Olivais para dar lugar à Expo. "De onde nós saímos fazem os maiores monumentos de Portugal", conclui Diamantino, um comerciante de 36 anos, um dos cerca de 500 habitantes de etnia cigana no Vale do Forno, um bairro de realojamento na freguesia de Carnide, em Lisboa.

16 de outubro de 2003

Notícia do Jornal de Notícias: A decisão da Câmara Municipal de Lisboa (CML) de adiar o realojamento das 17 famílias de etnia cigana que vivem em barracas de madeira na Travessa do Pardal, na Ajuda, levou ontem o vereador do PS, Vasco Franco, a acusar a autarquia de estar a "ceder a um caso gritante e inaceitável de discriminação social".
Notícia do Público [Internacional]: O Governo espanhol solicitou ontem formalmente o apoio das autoridades de Marrocos para travar os fluxos imigratórios ilegais perante a avalanche de 550 imigrantes que chegaram às praias de Tarifa, na Andaluzia, e à ilha de Fuertaventura, no arquipélago das Canárias. Com as detenções de ontem são já 15985 os marroquinos, magrebinos e sub-sarianos interceptados nos primeiros dez meses deste ano.
Notícia do Público: No dia em que toma posse o novo director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o presidente do sindicato dos funcionários de investigação, Gonçalo Rodrigues, não poupa críticas ao Governo, acusando os seus responsáveis de se quererem promover à custa das questões relacionadas com a imigração. E nem sequer poupa o ministro da Defesa, Paulo Portas, de quem diz estar a imiscuir-se numa matéria que não lhe diz respeito.

15 de outubro de 2003

Notícia do Diário de Notícias: O tráfico de seres humanos é o negócio mais lucrativo e menos perigoso da actualidade. E as sanções são muito inferiores às do tráfico de armas ou droga. São palavras de Frederic Larsson, chefe da missão ucraniana da Organização Internacional das Migrações (OIM), num debate em Lisboa sobre imigração de Leste. Portugal será o quarto país de acolhimento, com 150 mil ucranianos, números três vezes superiores aos anunciados pelas autoridades portuguesas.
Notícia do Jornal de Notícias: "Quando se diz que não vem mais um imigrante para Portugal, está a esconder-se a imigração debaixo do tapete", disse o sociólogo Rui Pena Pires, em Lisboa, no decurso de uma conferência em que criticou as quotas para a imigração, previstas na lei vigente. Segundo o docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), "é preciso cuidado quando se utiliza um sistema de quotas, porque pode criar na opinião pública a ideia de que a imigração está descontrolada". Rui Pena Pires considera a situação normal e defendeu que a crise económica dos últimos anos foi o principal regulador dos fluxos migratórios (chegaram a Portugal menos imigrantes). Para o professor do ISCTE "a regulação da procura é que vai regular a imigração" e que "a única hipótese de controlar fluxos migratórios é gerir a procura em Portugal".
Notícia do Público: Apenas 16 por cento dos imigrantes de Leste que se encontram em Portugal fazem tenção de permanecer no país. De acordo com um inquérito realizado em 2002, cujos resultados preliminares foram ontem divulgados numa conferência realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, a maioria dos estrangeiros eslavos pretende regressar a casa ou, simplesmente, migrar para outro país.
Notícia do Diário de Notícias: O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) apresentou ontem o resultado da restruturação do site na Internet, agora com uma vertente de perguntas e respostas. Com o endereço www.acime.pt, a página será apresentada em português, inglês e russo e permitirá que qualquer cidadão envie notícias e esclareça as suas dúvidas.
O ACIME apresentou também uma nova publicação "Meios jurídicos de combate ao racismo", destinada a associações, organizações não governamentais e particulares interessados nas leis da imigração.
Artigo de opinião no Jornal de Notícias: A população de Teivas tocou os sinos a rebate e fechou a escola a cadeado exigindo o afastamento de 14 crianças de etnia cigana. Algumas já frequentavam aquela escola há 5 anos. Ao mesmo tempo que repudiam as acusações de racismo, falam em insegurança e violência dos miúdos ciganos e exigem a sua redistribuição pela escola de Rebordinho que está na sua área de residência. O coordenador do Centro de Área Educativa admite ter feito essa promessa no ano passado. Por sua vez, em Rebordinho também se defendeu a necessidade de ouvir os pais dos alunos, uma vez que esta escola já tinha 30% de crianças ciganas. Como se agora passasse a haver quotas para cada etnia nas escolas!
por Carlos Vieira e Castro, dirigente do núcleo de viseu da associação "Olho Vivo".

14 de outubro de 2003

Notícia do Jornal de Notícias: A REFER (Rede Ferroviária Nacional) exige a saída de barracas de três famílias ciganas, do Seixal, que impedem a progressão do Metro Sul do Tejo. A advogada de defesa da família cigana por seu lado considera não ter ficado claro o direito de propriedade da parcela em causa. Além de apontar que a "empresa pública não teve pejo em interpor uma providência cautelar sem ouvir os moradores", lembrou que em 1999, e devido à construção do interface ferroviário de Corroios, foi assinada uma escritura de expropriação amigável a favor de António Xavier de Lima, de um prédio rústico edificado no local. "A Refer terá de fazer prova cabal de que a parcela em causa é a que as famílias estão a ocupar", disse.
Notícia do Público e do Jornal de Notícias: As doze crianças de etnia cigana só deverão começar a ter aulas na escola de Rebordinho, em Viseu, na próxima quinta-feira, um mês depois do início do ano lectivo, na sequência da polémica que ditou a sua transferência de Teivas.

10 de outubro de 2003

Notícia do Público: Mão de obra clandestina suporta alguns sectores da agricultura alentejana. A Praça do Bocage em Setúbal, foi o local para onde o PÚBLICO marcou encontro com um jovem casal do país irmão, recentemente expulso de uma exploração pecuária em Odemira, depois de recusado suportar por mais tempo 18 horas de trabalho diário remunerado com um salário de 400 euros mensais. A sua tarefa consistia em ordenhar, limpar e alimentar 600 vacas, sete dias por semana, sem direito a férias, folgas semanais ou segurança social.

9 de outubro de 2003

Notícia do Público, do Correio da Manhã e Jornal de Notícias: Dois cartazes com inscrições de teor racista ("Não aos ciganos") surgiram ontem de manhã na escola primária de Rebordinho, Viseu, para onde vão ser transferidas 12 crianças portuguesas de etnia cigana que estudavam em Teivas.
Os acontecimentos de Viseu configuram "uma situação escandalosamente racista", diz José Falcão do SOS RACISMO. O líder deste movimento entende que estes acontecimentos fazem Portugal regressar à "Idade Média". "Estas manifestações são terrivelmente violentas. As crianças estão a ser ostracizadas com o argumento de que não há racismo, mas não as querem lá", acentuou.
Notícia do Público: A Câmara de Lisboa decidiu que "não está em condições" de realojar 18 famílias ciganas que moram em barracas na Ajuda, depois de lhes ter sido dito, no Verão, que a mudança para as casas novas aconteceria até Setembro.
Notícia do Jornal de Notícias: A GNR do Sameiro deteve ontem, em Priscos, um cidadão de nacionalidade ucraniana que se encontrava em situação ilegal. Os gritos de desespero do homem, em plena rua, ficavam a dever-se ao estado de fome em que se encontrava. A GNR transportou o indivíduo ao tribunal de Braga, que deu ordem de extradição, pelo que foi conduzido ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Notícia do Público: Os hospitais portugueses atendem cada vez mais imigrantes indocumentados. Uma parte considerável dos casos refere-se a pessoas com carências alimentares e que nem sequer têm onde dormir. "Se têm de andar aos caixotes para comerem, também se compreende que não tenham muitas posses para poderem alugar quartos.

Notícia do Público: Os exemplos da miséria que afecta os imigrantes são inúmeros, mas um dos mais marcantes ocorreu no dia 8 de Fevereiro deste ano. Foi no Palácio da Justiça, em Lisboa. Um grupo de oito cidadãos do Leste foi ali conduzido a um juiz de turno depois de ter sido interceptado por se encontrar em situação ilegal. A meio da audiência aconteceu, contudo, o inesperado: um dos homens caiu no chão. Morto.

Notícia do Público: Juiz manda colocar clandestinos à  porta de qualquer ministério, a propósito de uma tentativa de colocação de alguns imigrantes ilegais no Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Lisboa.
Notícia do Público [Internacional]: A nova lei espanhola de imigração estipula um visto temporário de três meses para os imigrantes procurarem emprego. Esta é a principal novidade da legislação, aprovada na quinta-feira da semana passada por 95 por cento dos deputados das "Cortes" madrilenas - entre os quais, os do Partido Popular (PP), no Governo, e os socialistas, a principal força da oposição. Só 30 por cento dos imigrantes escapam a trabalhos temporários.
Notícia do Público [Internacional]: A política de imigração abriu um grave crise política em Itália. O ministro Umberto Bossi, líder da Liga Lombarda, populista e xenófoba, ameaçou ontem romper a aliança governamental caso seja aprovada a nova lei sobre a imigração proposta por Gianfranco Fini, vice-primeiro-ministro e líder da Aliança Nacional (AN, pós-fascista), que concede o direito de voto aos imigrantes nas eleições locais.

8 de outubro de 2003

Notícia do Jornal de Notícias: Uma semana de polémica terá bastado para que fosse colocada mais uma professora e uma auxiliar de acção educativa na escola do primeiro ciclo de Rebordinho, que vai receber, a partir de amanhã, as 14 crianças de etnia cigana que estavam matriculadas em Teivas.
Entretanto, em reportagem do JN , a comunidade cigana acusa as populações de Teivas e Rebordinho de racismo e o governador civil de Viseu, Azevedo Maia, que tem seguido o problema "a par e passo, mas com discrição", está convencido de que "se houver bom senso e equilíbrio, o CAE resolverá a situação". "Na minha perspectiva, não me parece muito correcta a reacção da população contra a comunidade de etnia cigana, mas corresponde à situação e à psicologia das pessoas".
Notícia do Público: A normalidade deve ser hoje reposta na escola do primeiro ciclo do ensino básico de Teivas, S. João de Lourosa, no concelho de Viseu, que desde quinta-feira estava encerrada a cadeado. As aulas recomeçam depois de ter sido dada a garantia, aos outros pais, de que doze crianças de etnia cigana seriam transferidas para a escola de Rebordinho. O protesto dos encarregados de educação deve-se à frequência das crianças do acampamento da família Gimeni, que se situa nos limites das aldeias de Teivas e Rebordinho.

7 de outubro de 2003

Notícia do Jornal de Notícias: "Se o senhor coordenador do Centro da Área Educativa (CAE) de Viseu nos der a palavra, hoje, que as 14 crianças (ciganas) ficam a estudar em Rebordinho, por mim a escola de Teivas pode abrir já amanhã", disse ao JN, Graça Coelho, mãe de uma aluna de Teivas. Recorde-se que a escola está fechada a cadeado, desde quinta-feira da semana passada, porque os pais consideram que, com as 14 crianças que o CAE quer enviar, a escola fica sobrelotada. Confrontado com a situação, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, condenou o fecho da escola e apelou ainda à tolerância étnica.
Notícia do Jornal de Notícias: A ideia de que a imigração só tem vantagens para os imigrantes, que entre nós nem sempre conseguem reorganizar as suas vidas, parece ser facilmente contraditada. Contas feitas, o contributo dos imigrantes para as contas públicas teve em 2001 um saldo positivo de 60 milhões de contos em receitas (300 milhões de euros). Estes números , "nada desprezíveis", resultam de uma sondagem realizada no ano passado pela Universidade Católica Portuguesa, na qual também se apurou que 74% dos inquiridos discordava da vinda de mais imigrantes para Portugal, apesar de cerca de 80% dizer sim à ideia do reagrupamento familiar, o que implica, obviamente, a entrada de outros imigrantes.
Notícia do Diário de Notícias : Portugal deu ordem de expulsão a 387 imigrantes em oito meses. Destes, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, 110 são ucranianos.
Notícia do Público e do Correio da Manhã: Quinze cidadãos de Leste foram ontem encontrados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) num contentor no porto de Lisboa, onde estavam desde quinta-feira com o propósito de imigrarem clandestinamente para o Canadá. De acordo com o SEF, os imigrantes, 12 homens e três mulheres, terão pago cada um mais de 500 euros pela possibilidade de embarcarem clandestinamente.
Notícia do Jornal de Notícias e do Público: A criação de uma rede autárquica de acolhimento e integração de imigrantes foi, ontem, defendida pelo alto comissário adjunto para a Imigração e Minorias Étnicas, Rui Marques, no decorrer de um seminário dedicado a uma nova realidade que tem vindo a criar alguma conflitualidade social, apesar da mais-valia que representa para o país.

6 de outubro de 2003

Entrevista no Público: Alto Comissário está preocupado com o aumento da xenofobia em Portugal. O alto-comissário diz ainda estar solidário com a política de imigração do Governo, mas adianta que, quando sentir que ela colide com as posições da Igreja, se demite imediatamente. Finalmente, António Vaz Pinto justifica a nomeação de vários adjuntos. Relativamente aos motoristas ao serviço do seu gabinete, diz que não são quatro, como se noticiou, mas três, e que um vai ser dispensado.

4 de outubro de 2003

Notícia no Público: A Guarda Civil e Salvamento Marítimo deteve ontem de madrugada 142 imigrantes ilegais que estavam a tentar chegar às Canárias. Eram todos oriundos de África e já estavam bem próximos da costa de Lanzarote e Fuerteventura. Conforme avançou a edição "on-line" do diário espanhol "El Mundo", a atenção das autoridades foi despertada pelo facto de três das cinco embarcações viajarem com excesso de ocupantes.

3 de outubro de 2003

Notícia do Jornal de Notícias: Algumas dezenas de populares e encarregados de educação da povoação de Teivas, na freguesia de S. João de Lourosa, nos arredores de Viseu, fecharam a cadeado, ontem, a escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. O protesto, que impediu a abertura da escola e o acesso de professores e auxiliares de acção educativa, ficou a dever-se à alegada intenção das estruturas educativas de transferir, para aquele estabelecimento de ensino crianças de etnia cigana que frequentam a vizinha povoação de Rebordinho.
Notícia do Correio da Manhã: Seis imigrantes de Leste estão a viver debaixo de um coreto em pleno centro da cidade de Braga. Não têm dinheiro, nem onde viver. Mostram-se muito fracos por causa da fome e queixam-se de terem sido explorados e votados ao desemprego e abandono. Dormem no cimento e sem resguardo, envoltos num cheiro nauseabundo.
Notícia do Diário de Notícias: Os cidadãos estrangeiros com autorização de residência em Portugal, cerca de 210 mil, vão ter um documento à prova de falsificação ou contrafacção onde, a médio prazo, podem ser introduzidos num chip sem contacto, dados biométricos, como a cor da íris e a impressão digital.

2 de outubro de 2003

Notícia do PÚBLICO: Um médico especialista em recém-nascidos acusa as autoridades de saúde portuguesas de "abandonarem" as grávidas imigrantes, sobretudo as de origem subsariana, criando um problema de saúde pública no que diz respeito ao estado clínico dos bebés.